Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sthefany
Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro

Casamento com Missa

Sthefany, dia 15 de Março de 2018 às 17:35

Publicado em Fórum Organizar um casamento 66

Hello! Hoje meu post será mais voltado às noivinhas católicas: a cerimônia de casamento de vcs será com a missa? Eu nunca fui convidada a um casamento assim, já que hoje mts noivos preferem ter somente a cerimônia de casamento mesmo. Mas, confesso que tenho pensado com carinho nessa opção... ...

Hello!

Hoje meu post será mais voltado às noivinhas católicas: a cerimônia de casamento de vcs será com a missa?

Eu nunca fui convidada a um casamento assim, já que hoje mts noivos preferem ter somente a cerimônia de casamento mesmo. Mas, confesso que tenho pensado com carinho nessa opção... Smiley heart

Minha paróquia não é tradicional ou tridentina como a da foto, mas seria uma possibilidade, conversando com o padre.

E vcs, meninas, o que acham? Como será de vcs?

66 Respostas

• Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu pedi que no nosso casamento tivesse a comunhão,

achei aqui as etapas de um casamento com missa, mas acho que ficaria longo (1h30 ou mais)

• Responder
  • Luanna
    Noiva Constante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou casar na igreja que sempre frequente (batizada, 1° comunhão e crismada). Vou Casar no sábado depois da missa de sábado, quem vai celebrar vai ser o padre (Eu tive que pedir)
    • Responder
  • Rayssa
    Noiva Esperta Julho 2018 Goiás
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu queria muito o casamento com a missa, mas estou em dúvida pq boa parte da minha família é evangélica, até alguns padrinhos, então estou em dúvida.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Corrigindo; diácono permanente.
    Sim, não será missa. O meu casamento será uma celebração com corpo Santo e palavra do Senhor.
    Agora entendi. A missa teria a consagração e toda a assembléia pode receber o corpo de Cristo certo? Além da liturgia ser a do dia.

Já a celebração seria sem a consagração, só os noivos recebem o corpo de Cristo e a liturgia seria uma "especial"?

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O padre da minha paróquia não poderá assistir casamentos. No horário destinado para esse sacramento na Matriz, ele estará celebrando missa na capela. Eu já teria que conseguir um padre de qualquer forma ou ser assistida por diácono. rs

Nós somos católicos. Como dizem, "praticante" (apesar de não concordar com o termo, pois ou se é católico ou não é! rs). Vou casar na minha paróquia mesmo, onde eu sirvo. Smiley winking

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, entendi. Eu não tive como fugir do sábado, mesmo sendo mais caro. Na minha paróquia, só poderia ser sábado. Mas, super te entendo!

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, dá para ter o casamento com missa e sem missa. O casamento sem missa pode ter comunhão, restrita aos noivos. O que não tem é a consagração. Jesus Eucarístico vem direto do sacrário na hora. Smiley winking

Como seu casamento é com diácono, será sem missa e com comunhão. Com missa, necessariamente, precisa de um padre.

• Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Abril 2019 Espírito Santo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, acredito que mesmo sem missa tem a comunhão sim.
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oooh, festãaao! hahaha

A minha igreja é bem grande e estou até preocupada que fique vazia, já que minha lista é para 180 convidados. Esse perrengue acho que consigo evitar. rs

• Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Genteee, nunca fui a um casamento sem missa.
    Sendo só a cerimônia do casamento têm a comunhão/corpo de Cristo? Pq agr fiquei em dúvida 🤔
    Quem vai celebrar meu casamento é um diácono provisório (sabe né? Diácono é como se fosse um padre, porém, é casado) ele me conhece desde sempre por isso escolhi ele. Mas vai ter sagrada comunhão sim, achei q todo casamento tivesse missa....
    • Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Setembro 2019 Ceará
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tive que fechar na sexta o buffet pq era mais barato (no sábado ficava quase 5 mil mais caro), aí minha cerimônia por ser na sexta vai ter que começar as 20:30h, esse era o último horário da igreja!
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Esse era o principal motivo de eu não considerar ter a missa. Toda a família do meu pai é protestante. Mas, pensando friamente, todos os casamentos deles tem culto e, sempre que convidada, eu compareço. Ninguém deixou de ter a sua cerimônia com culto e de acordo com a fé deles pq minha família aqui é católica. Aliás, acho que isso nem foi uma questão pra eles, sabe? Eu estaria abrindo mão da missa apenas por isso...

• Responder
  • R
    São Paulo
    Rafael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No casamento teria 4 bancos para padrinhos porém o número de convidados passou a quantidade de bancos disponível ai tivemos que Seder os nossos bancos para acomodar os convidados kkkkk
    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende muito do seu padre!
    Depende muito de como vocês estão com a igreja...
    Acho se você conversar direitinho, dá pra fazer um conforme vocês querem sim.
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Começar tarde por conta do valor? Como assim?

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, vc é a segunda noivinha que menciona essa questão do tempo. Na minha não teria essa problema. Na minha paróquia são dois casamentos por sábado (um às 10h e outro às 18h). A missa da comunidade é às 20h. Daria tempo numa boa...

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu vou casar na Matriz da minha Paróquia. Smiley smile

Mas o Evangelho seria o do dia mesmo, não? Poderia alterar?

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi. Isso eu consigo resolver colocando todos sentadinhos nos bancos. Já fui madrinha assim, em cerimônia sem missa, e foi super de boa.

Aliás, é até inadequado manter os padrinhos no altar durante a missa. Nem mescs são permitidos. Somente ficam o sacerdote, o diácono e os coroinhas/cerimoniários.

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim...
    Sendo assim, acho legal fazer a missa ❤
    É que eu não irei me casar na minha paróquia, iriei me casar na Matriz... Mas se você tiver a possibilidade de fazer a missa faça, com um evangelho beeem legal, acredito que todos irão gostar!
    • Responder
  • Andreza
    Noiva Constante Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, pode haver casamento com missa independente do rito 😁
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hum, entendi. Mas não precisa ser pelo rito tridentino, até paróquias carismáticas conseguiriam. Pelo menos, os casamentos que vi até agora com missa eram carismáticos (Canção Nova). rs

• Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Setembro 2019 Ceará
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha não será com missa, apesar de achar linda e ser católica, Mas como será numa sexta feira e já vai começar muito tarde (por conta do valor), optei por ser somente a cerimônia!💗
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na minha igreja, são apenas dois casamentos por sábado (um às 10h e outro às 18h), então não teria mt problema quanto a horário. Teria uma missa para o casamento mesmo.

Acho estranho impedir quem queira. Até pq o casal se ajustaria ao horário das missas daquela paróquia e não o contrário. Seria um casamento durante a missa da comunidade, por exemplo.

• Responder
  • Andreza
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na vdd ele não foi contra, é porque nosso casamento será de manhã e em Dezembro, e aqui não há esse costume. Queríamos no Rito Tridentino mas infelizmente aqui não tem, optamos pela cerimônia só.
    • Responder
  • R
    São Paulo
    Rafael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então , e mais uma questão de tempo, fui padrinho fiquei em pé no altar , teve os mesmo rituais religiosos da missa então foi +/- 1:30, fora que a roupa de casamento não é a mais confortável para ficar na missa , foi muito bonito ,porém quando chegamos no local da festa estávamos cansados e com fome, fora se vc tiver crianças elas ficam.impacientes , teve 2 daminhas que acabaram dormindo na cerimônia,.
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Às vezes a igreja não permite fazer a missa!

Na minha igreja no caso, é 1h pra cada casamento... Não dá tempo de fazer as entradas + missa, então o padre faz uma pequena celebração.
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu não teve missa mais pelo fato de que no nosso casamento 60% dos convidados eram evangélicos, mas acho lindo cerimônia com missa!!
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha, vou dizer baseado no que já vi, porque isso pode depender da sua igreja.
    As que já fui não tinha aquela entrada normal de missa, o que teve: cortejo inicial da noiva normal, no decorrer da cerimônia que desenvolveu a missa e tudo.
    É muito bonito, não é cansativo, até porque os convidados estarão sentados, né!? rs

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu comecei a considerar a possibilidade... Smiley heart

Mas pq seu noivo foi contra?

• Responder
  • Andreza
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fui e é lindo, queria muito mas meu noivo acha melhor não 😖 então será só a cerimônia msm!
    • Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, que bom, Jani! Pode me explicar como funciona a organização, as entradas, a ordem direitinho? Comecei a considerar a ideia e não sei mt sobre ainda. Smiley winking

• Responder
  • Sthefany
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Cansativo pq, noivinha? Pode detalhar pra mim? Como estou considerando a ideia, preciso dos prós e contras. Smiley winking

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas