Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Verônica
Noiva Master Agosto 2022 São Paulo

Casamento e mercado de trabalho

Verônica, dia 15 de Janeiro de 2021 às 22:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 39
Guardado Guardar
Responder
Olá meninas tudo bem com vcs? Gostaria muito de falar uma situação que está mexendo um pouco comigo. Eu e meu noivo já moramos juntos a um pouco mais de 2 anos e ano passado informei aos meus pais que gostaria de casar.

Meu pai sempre achou que gastar com casamento e coisas assim uma besteira, nunca me apoiou nas decisões que tomei na vida, então me criticou demais. O principal argumento dele é que perderei muito espaço no mercado de trabalho, pois empresas não querer mulher recém casadas, sendo sinônimo que quer ter filhos logo.
Eu e meu noivo queremos viajar bastante ainda antes de pensar em ter filhos, garantir nossa estabilidade.Meu pai falou tanto isso pra mim na época, que me deixa magoada. Esse ano termino a faculdade e estou fazendo umas entrevistas em algumas empresas (atualmente o contrato da que estou agora, está acabando). O casamento está marcado para ano que vem.
O que vcs pensam em relação a isso? Acreditam que o casamento prejudica realmente a carreira? Acham que mulheres recém casadas tem menos chances de conseguir emprego ou serem demitidas da empresa que já estão por um motivo desses?

39 Respostas

Última atividade por Caroline, dia 18 de Janeiro de 2021 às 09:08
  • Caroline
    Noiva Constante Abril 2021 Minas Gerais
    Caroline ·
    • Denunciar

Não concordo. Mudei de trabalho em 2019 com o casamento marcado para 2020. Na entrevista de emprego deixei claro que ia casar e mesmo assim consegui a vaga. Ainda não casei pq adiei para 2021.

• Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta Natiele, é isso mesmo que hoje em dia acontece no mercado. Nas entrevistas que fiz, ninguém me perguntou com quem moro, se sou noiva, casada ou qualquer coisa assim, sempre focam se sabe falar outra língua, o curso que fez, experiências profissionais. Hoje isso é o diferencial
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sua resposta Rosana, é isso mesmo, as coisas evoluíram bastante hoje em dia 🙏🏻 competência e difefencial no mercado de trabalho é o que mais importa
    • Responder
  • Natiele
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Perfeito comentário!
    • Responder
  • Natiele
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    Já foi assim, mas hoje nem tanto. Talvez por isso seu pai esteja com essa ideia.

Apenas em entrevistas seja sincera e diga que está pra se casar com o namorado com quem já mora. Fatalmente vão perguntar por filhos e você já tem a resposta.

Se fosse assim como seu pai fala, nenhuma mulher que mora com o namorado arrumava emprego. Aliás nenhuma mulher. Foi-se o tempo que pra ter filho tinha que estar casada.

Tudo é questão de como vc aborda nas entrevistas
    • Responder
  • Rosana
    Super Noiva Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Rosana ·
    • Denunciar
    Não somos contratadas pelo estado civil, isso não é mais viato no mercado de trabalho, e sim o currículo, não esquente a sua cabeça com isso, siga com o casamento.
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pela resposta Pri. Eu entendo bem o que vc passa, quando tomei a decisão de sair da casa dos meus pais, foi um caos na minha vida. já moro junto com meu noivo a 2 anos e até hoje meu pai não aceitou que sai de casa. Ele ficou um tempo me tratando mal na época. Mas é o que vc falou, uma hora precisamos voar e ter nossa independência. Agradeço mesmo seu apoio e boa sorte pra vc em todo seu casamento tendo que lidar com essa situação

• Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada pela resposta Andressa. Penso isso tbm, hoje em dia as pessoas se casam, mas muitas delas ainda querem curtir essa vida a dois antes de ter filhos, que é o meu caso. Agradeço o apoio

• Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pela sua resposta Jéssica. Exatamente o que pensei, não posso deixar isso atrapalhar meus sonhos, acredito que o mercado de trabalho não foca nesse tipo de coisa

• Responder
  • Priscila
    Noiva Principiante Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar

Veronica isso não existe!

Nunca vi o mercado de trabalho questionar quando se é recem casada! Não acredito que ser casada prejudica nada na vida profissional, como você mesmo disse seu pai nunca te apoia nas suas decisões talvez porque na época dele as coisas eram diferentes.

Acho que não deve desistir de um sonho vivido a dois como o casamento devido a esse tipo de pensamento do seu pai. Só pra você ter uma ideia meu pai é assim! Ele todo dia tenta me convencer a não casar sabe por qual motivo? Ele quer que eu fique com ele em casa, normalmente os pais não querem que seus filhos saiam do ninho sabe? Por isso desse tipo de comentário ou pensamento. Só que os filhos precisam voar e se tornar pessoas independentes!

No seu caso não de ouvidos a seu pai e seja feliz! E faça seu noivo feliz!

• Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Outubro 2022 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    Veronica acho que não tem muito a ver sabe... na entrevista dificilmente te perguntam quanto tempo você está casada, e outra... vocês têm sonhos a parte. Eu acho que nós mulheres infelizmente sofremos quanto temos filhos pequenos, mas não vejo isso em relação a recém casados, até porque geralmente as pessoas demoram a ter filhos. Talvez seu pai tenha uma visão antiga sabe.

• Responder
  • Ana
    Destacada Dezembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É isso ai!!! Vamos fazer nos mesmas nossos dias maravilhosos 🥰🥰
    • Responder
  • Jessica
    Destacada Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    Oi verônica, não acho que tenha ligação, até pq em nenhuma entrevista de emprego perguntam quanto tempo você tem de casada.. então é uma conclusão um pouco precipitada por parte do seu pai. Realize seus sonhos, a pior coisa que existe é se arrepender por não ter feito algo.
    • Responder
  • Anna Clara
    Destacada Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É verdade Verônica!
    Por nada linda 💗
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Lidiane, muuito obrigada pelo seu comentário. Realmente percebi q não tem muita lógica. Seguirei com meus planos muito mais feliz agora. Agradeço o apoio
    • Responder
  • Lidiane
    Noiva Ativa Janeiro 2022 Espírito Santo
    Lidiane ·
    • Denunciar
    Olá, é uma novidade para mim e sinceramente não faz sentido.
    Não deixe que coisas assim te desanime! Aproveite cada momento! Desejo que o seu dia seja maravilhoso e inesquecível!!! ,🥰🥰
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela resposta Gabi. Exatamente isso que penso. Acredito q o mercado é tão difícil que hoje em dia esse não é o que faria eu ficar desempregada. Infelizmente ele é uma pessoa que coloca a realização profissional acima de qualquer coisa. Eu já moro junto com meu noivo, queremos apenas oficializar. Hoje estudamos bastante pra crescer na carreira, não acredito q mudará mta coisa uma simples comemoração kk
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    Seu pai está te incentivando a colocar seus sonhos ao dispor do mercado de trabalho, sendo que no mercado de trabalho você é totalmente substituível a qualquer momento.
    Case se quiser (e tiver condições) e tenha filhos se quiser (e tiver condições). Realização profissional não é tudo, e não chega nem perto de ser tudo.
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelo comentário Erica. Exatamente isso que percebi, acho q hoje em dia o mercado de trabalho ta mudando mto. Não irei desanimar do meu sonho. Agradeço mesmo o apoio 🙏🏻
    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Fevereiro 2021 São Paulo
    Erica ·
    • Denunciar
    Mito! Não tem nada a ver. Acho q seu pai tem um pensamento antigo e ignorante. Lindona coloca seus sonhos nas mãos de Deus e vc vai o que acontece 😉
    • Responder
  • Débora
    Destacada Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Veronica, fico feliz que minhas palavras possam ter trazido um pouco de tranquilidade pra vc. E você falou tudo: construir a vida juntos!! Ter quem a gente ama ao nosso lado, compartilhando a vida e apoiando um ao outro é a melhor forma de aproveitar e encarar a vida, nos seus melhores e piores momentos.
    Obrigada também pelas suas palavras. Já estamos decididos a ter filhos e estamos muito felizes com a escolha. Quando for pra ser, será! O trabalho que tenho no momento é temporário, relacionado a um projeto de pesquisa, mas sei que outros podem aparecer, ou outras oportunidades estarão em meu caminho futuramente. Já conversei muito sobre isso com meu marido e sabemos das dificuldades de recolocação que posso encontrar estando gravida em breve, ainda mais estando numa cidade nova em que ainda não tenho muitos contatos. Mas a gente sabe que vai fazer tudo o possível para proporcionamos a melhor vida que pudermos para nossos futuros filhos, sempre em busca das melhores oportunidades. Para tudo na vida, dá-se um jeito! Tendo saúde, o resto a gente corre atrás e se reinventa quando necessário.
    Vai dar tudo certo!! Você verá que todo o esforço valerá a pena, o dia do casamento é um dia mágico e repleto de amor e bons momentos. Curta muito esse dia especial de vcs!! Um beijo grande pra você!!
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oii Ana, muito obrigada pela sua resposta, d vdd. Eu super te entendo, aqui sei que infelizmente meu pai tbm não vai ajudar, por ele achar q é uma besteira e esse motivo q comentei. Mas mantenha seu sonho firme, infelizmente nem sempre teremos quem amamos nos apoiando o tempo todo e não é por isso que não tomaremos nossas decisões. Seu dia será maravilhoso. E obrigada novamente pelo apoio
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiii Débora, muito obrigada pela sua resposta, vc como sempre uma fofa hahah. Eu imagino de verdade sua preocupação, vc fica dividida na sua decisão de ter filhos. Mas é o que vc falou, sua vida não pode parar por causa disso, tem que ter seus planos e realizar suas vontades. A balança nunca vai poder tender apenas pelo lado profissional, senão os sonhos sempre ficarão guardados. Use seu conselho para si, vc é uma boa profissional e terá espaço para vc, até mesmo continuar na empresa atual q vc está, não fica na cabeça pensando que isso vai te atrapalhar.
    Infelizmente o meu pai é uma pessoa complicada, para ele a vida profissional é o que importa acima de tudo. Temos a cabeça focada sim em nossa carreira, atualmente já moramos juntos e vejo que essa decisão não atrapalhou. Apenas queremos construir a vida um ao lado do outro. Mas obrigada mesmo pelas suas palavras, não tem noção como ajudou
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sua resposta Anna. Exatamente o que penso, acho que se eu optar por ter filhos logo e ficar em casa e depois de anos querer voltar para o mercado de trabalho, realmente será difícil. Mas não é o caso, aqui continuaremos focados em carreira, temos planejamento de viagens e coisas assim. Mas agradeço mesmo pela sua resposta
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiiii Marina, muuuito obrigada mesmo pela sua resposta. Penso exatamente no que vc falou, acho que as empresas evoluíram bastante nesse aspecto, pela visão que elas querem passar. Nenhuma empresa quer se queimar diante a concorrência e mercado pelo simples fato de deixar de contratar uma mulher que casou. Meu pai é uma pessoa bem machista e pra ele a vida amorosa é sempre em segundo plano. Sendo q acredito que é possível conciliar os dois. Pensei q poderia ser sobre a minha idade como vc comentou, mas pra ele até os 30 e pouco basicamente eu não deveria casar, ou apenas ficar morando junto sempre. Hoje vejo que o casamento mesmo na minha idade não interfere ou atrapalha na minha vida profissional ou financeira, ainda bem, pois já moramos juntos. Sabemos administrar bem o dinheiro, investimos, melhoramos currículo com cursos, outras línguas. Mas agradeço demais pela sua resposta, deu uma ótima acalmada no coração diante da preocupação.
    • Responder
  • Ana
    Destacada Dezembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    Eu nunca ouvi falar nisso... Eu tb não tive muito o apoio do meu pai por dizer que é mt gasto a toa, tanto q ele nao esta me ajudando com nd! Mas se tranquiliza noivinha, eu pelo menos nunca ouvi falar nisso. Claro q ha barreiras no mercado de trabalho porém isso nao pode nos impedir de seguir nossos sonhos.
    • Responder
  • Débora
    Destacada Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar

Verônica, quando vi o tema do debate, vim correndo ler. Nunca ouvi falar sobre o casamento atrapalhar uma possível vaga de emprego, não mesmo. Fique tranquila com relação a isso! O que infelizmente ainda vejo acontecer é com relação à maternidade. Estou casada há dois anos e planejando ter filhos em breve e isso sim é uma preocupação constante, infelizmente, ainda nos dias de hoje. Sabemos que a decisão de ter filhos ainda dificulta sim para algumas empresas, o que é uma triste realidade que nós mulheres sempre iremos enfrentar. Soube de amigas que foram perguntadas na entrevista se pretendem ter filhos em breve e claramente isso foi decisivo para a empresa contratar ou não. Trabalho atualmente em um projeto que tem data para acabar e já imagino que minha recolocação profissional depois ficará prejudicada com a decisão de ter filhos agora. Mas a minha vida não pode parar por conta disso, tenho 34 anos e não pretendo demorar mais para ter filhos (pela nossa vontade e pela questão biológica mesmo). Então, o conselho que te dou é que siga sua vida, tome as decisões com base nas SUAS prioridades de vida. Realizem o sonho de casar do jeitinho que querem, pois a vida não pode ser vivida pelos olhos das outras pessoas. Penso que sempre vai existir espaço para os bons profissionais e, quando alguma empresa não contrata alguém pelas decisões pessoais de vida (casamento e filhos), essa empresa não é um bom lugar para trabalhar. Que contratem robôs, não pessoas.

Lamento que seu pai tenha causado essa pressão sobre você. Não se sinta assim! Seja feliz, curta muito ao lado do meu noivo, façam um lindo casamento e aproveitem a vida! Tudo dará certo! Sucesso na sua carreira profissional e muitas felicidades no casamento! Grande beijo!

• Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    Oie! Então, já sofri discriminação e não fui aceita em emprego apenas por ser mulher e também conheço dois empresários (amigos de amigos) que não contratam mulher e muito menos mulher casada que tenha ou não filhos. Então isso acontece sim, mas com certeza você vai achar alguma empresa séria, confiável e que não seja discriminatória para trabalhar. Não deixe seu sonho pra trás por causa disso.
    • Responder
  • Anna Clara
    Destacada Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    Acredito q ninguém é demitido por ser casada, querer casar ou ter filhos não. O mercado de trabalho só de fecha se vc preferir ficar em casa cuidando do marido e/ou filhos 🥰
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    Oi, Verônica!

Eu trabalho com RH e posso te dizer que as coisas mudaram muito. Claro, o mercado de trabalho ainda tem machismo e essa é uma coisa que todas as mulheres profissionais vão lutar contra durante toda a vida, sendo ou não casadas!

Agora, quando eu digo que mudaram muito é porque empresas, felizmente, estão muito mais amigáveis e receptivas às mulheres com filhos. A lei criou muito mais dispositivos para proteger a maternidade, apoiando tanto mães quanto empregadores. Além disso, cada vez mais as organizações se preocupam com o seu papel social e agora pega bem mal indagar uma candidata sobre casamento e filhos em uma entrevista, por exemplo. Especialmente as empresas sérias, que crescem cada vez mais e as em que você provavelmente quer trabalhar.O questionamento do seu pai não faz o menor sentido, tá. Só me faltava você nunca se casar por causa do mercado de trabalho machista. Qual será a próxima coisa da qual você vai abrir mão; nunca ser mãe?

Se a preocupação do seu pai é você ser nova demais, ele deveria abordar o problema de outra forma. Eu concordo que, se casar muito jovem, atrapalha a vida profissional sim. Porém, é pelo aspecto da falta de tempo e dinheiro para se dedicar aos seus estudos e a falta de flexibilidade geográfica (para mudar de cidade). Por isso, tanta gente tem optado por focar na carreira e deixar o casamento para um pouco mais tarde na vida.

Beijooos
    • Responder
  • Verônica
    Verônica ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oii Samara, muito obrigada pelo seu comentário. Penso a mesma coisa, as pessoas tem filhos antes mesmo de casar. Vou seguir bem melhor agora. Agradeço mesmo
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Julho 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Por nada linda!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados