Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nara
Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal

Casamento entre ateia e católico

Nara, dia 22 de Julho de 2022 às 15:31 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 39
Olá, meninas!
Vocês conhecem alguma caso de casamento com ateu na igreja católica?

Eu sou ateia, mas meu noivo é católico e não abre mão do casamento na igreja. Apesar dele ter conversado com vários padres, eu ainda não estou segura que isso vá ocorrer de forma fluida. Sinto que podemos enfrentar problemas de burocracia para nos casarmos.


39 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 1 de Agosto de 2022 às 14:52
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Chama-se casamento com disparidade de culto. Ele vai precisar pedir uma autorização ao bispo local. Existem algumas exigencias que vocês dois precisarão seguir. Por exemplo, você terá que se comprometer que seus filhos serão católicos, que serão batizados e que não o impedirá de praticar a fé.

    Sobre o local, realmente para casar fora do templo, só com autorização do bispo local. O que vocês podem fazer é casar na igreja sem pompa (depois do tramite de autorização do bispo) e fazer uma cerimônia simbólica na festa

    No caso do processo é preciso a certidão de batismo dele atualizada, identidades, comprovante de endereço. Vocês terão que fazer o curso de noivos e fazer uma entrevista com o padre. Depois o processo é remetido para a cúria diocesana pra análise e aprovação do bispo (costuma ser mera formalidade, mas é preciso fazer o processo com antecedencia porque dependendo da diocese da uma agarrada ). No mais é bem tranquilo

    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom finalmente ouvir sobre um caso parecido com o meu. Obrigada, isso me anima. 👏🏽
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Janeiro 2023 Minas Gerais
    Karolainy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nara eu acho que você não vai ter problema nenhum com isso, porque eles não podem te obrigar a terem o sacramento e nem o batismo, minha amiga tbm é ateia e ela conseguiu casar na igreja católica sem nenhum problema.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, tem algumas promessas que precisam ser feitas. O correto é mencionar que é ateia, normalmente no questionário de noivos ele colocam essas perguntas sobre religião.

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não precisa, só batismo mesmo. Para batizar que precisa dos outros sacramentos.

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nara, sou católica... o correto seria os 2 serem batizados. Mas vc não é católica, então não pode ser exigida. Talvez vc tenha que fazer o que o marido da minha amiga fez (ele tem criação evangélica) ele teve que prometer que não iria se opor se a esposa criasse o filhos no catolicismo.

    Mas o curso de noivos, terá que fazer... isso fica arquivado na igreja.

    • Responder
  • Elza Messias
    Noiva Constante Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Elza Messias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você precisa só se batizar e fazer o curso de noivos, mas você consegue fazer isso depois de adulta sem problemas, só conversar com o padre!
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nara, então creio que não terá impecilho, procure a paróquia que seu noivo participe, espero que dê certo ❤️
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se alguma igreja católica exigir de você o batismo, está errado. Existe a possibilidade do matrimônio misto ou com disparidade de culto e você pode pedir a dispensa até pro bispo, e encrencarem na igreja. Peça ao seu noivo que pesquise bem sobre isso, por que nos ritos está previsto (tenho alguns ritos em pdf, posso dar jeito de enviar se quiser). Acredito que conversando certinho, não terão muitos problemas
    • Responder
  • Auriane
    Noiva Principiante Agosto 2023 Minas Gerais
    Auriane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente ateu não, mas sei que na igreja católica pode haver casamento com religiões diferentes, desde que um dos dois seja católico e já cumpriu os ritos necessários.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Bruna! 😊
    • Responder
  • Livia
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio de Janeiro
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha !
    No meu caso eu sou católica e meu marido é evangélico e enfrentamos certas dificuldades, acredito que é necessário o batismo para casar na igreja católica, no meu caso eles exigiram somente isso, mas tivemos que assinar um papel em que nós comprometiamos a criar os filhos na doutrina católica e tls, mas acredito que tudo quando se é conversado pode haver exceções.
    • Responder
  • Livia
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio de Janeiro
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha !
    No meu caso eu sou católica e meu marido é evangélico e enfrentamos certas dificuldades, acredito que é necessário o batismo para casar na igreja catol
    • Responder
  • Veridiane
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Paraná
    Veridiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nara, vale dar uma pesquisada em algumas igrejas, sei que varia muito de comunidade, para comunidade, pra você ter uma ideia, eu fiz o curso de noivos (algo que provavelmente, independente de ser ateia ou não, terá que fazer) em uma comunidade, diferente da qual vou me casar, e lá fui tirar umas dúvidas sobre casamento religioso com efeito civil, e me disseram que eu não poderia fazer, que a "IGREJA" (falaram como um todo) não fazia mais, fui na minha paróquia, e eles fazem, e a secretaria me disse que tem igrejas que não realizam mais, pelo trabalho que dá pra eles, enfim...

    Eu sei que existem celebrações ecumênicas, que a igreja católica, aceita realizar quando tem religiões diferentes, e existem algumas "promessas" que precisam ser feitas, do tipo "vou criar meus filhos na crença católica e tals". No seu caso, eu acho que pode ter algumas ressalvas maiores, pelo fato de não ter uma crença, e pode ser que tenha algumas coisas desconfortáveis para você no sentido de "conversão" e tals.

    Acho que vale a pena conversar bem com seu noivo e ver se algum de vocês pode ceder, pode pode sim haver alguns desconfortos, MAS como eu te disse, dá uma procurada em uma igreja mais flexível, fala que você não frequenta a igreja e tals, e mencione o fato de ser ateia, só se julgar muito necessário mesmo. {desculpa o textão}

    • Responder
  • Carol
    Noiva Novata outubro 2022 Ceará
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que na maioria das igrejas católicas exije crisma e primeira comunhão se vc tiver não haverá problema não
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Julho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Nara!


    Me casei na igreja católica e aprendi algumas coisas a respeito. Apenas um dos noivos deve ser católico, que é o caso do seu noivo. A única exigência da igreja católica é que ele seja batizado. Se você é ateia, mas seu noivo não, não há impedimento algum de vocês se casarem na igreja. Procurem a secretaria da igreja na qual vocês desejam fazer a cerimônia eles irão informar vocês super direitinho. Não há impedimento, ok? Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não conheço, quando é igreja católica senão me engano precisa fazer catequese, batismo ou curso dos noivos.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o meu namorado, somos de religiões diferentes. Pra mim foi muito difícil ouvi vários “nãos” de diferentes igrejas e quando uma permitia, não permitia acessória ou não fazia casamento na sexta. Após muita busca encontramos uma igreja que permitiu e havia uma dispensa que ele haveria que fazer, mas ambos temos a mesma crença. Acho que por você se areia haverá impedimentos, pela questão de ser ateia, caso um fosse católico e budista, há impedimentos visto que não acreditam no mesmo Deus:
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade, Jaqueline! O caminho mais fácil seria com o padre que a gente já conhece e nos acompanha. Infelizmente esse padre é de outro estado e não poderá nos acompanhar na cerimônia. Mas vamos tentar achar algum na cidade das nossas famílias 👍🏽
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Carol! Obrigada por me falar sobre a sua experiência! Nós vamos tentar achar uma igreja mais flexível. Tomara que a gente encontre rsr
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Mariana! Mas meu noivo é católico apostólico romano meeesmo rsr. Acho que a alternativa será caçar alguma igreja católica mais flexível mesmo.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Abril 2023 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii Nara!
    Aqui eu sou umbandista e meu marido católico, para ele é importante o casamento da igreja. Não tive impedimentos pq tenho todos os sacramentos e sim eles pedem todos e a comprovação: batizado, comunhão e crisma...aaaaaa não ser que você encontre um padre menos "crica" com relação a isso e diga "não sou católica e não serei, o que podemos fazer?".
    Aí super acho que a ideia da Anna Cláudia é válida, seria bom o seu noivo que é católico ir atrás de um padre já conhecido por ele, a coisa fica bem mais tranquila e ele pode explicar melhor como funciona.

    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Nara!! Meu noivo cresceu em lar evangélico também e por isso não tinha sido batizado, já eu sou de família católica. Quando começamos os preparativos do casamento, não sabíamos se ia dar tempo de ele cumprir todos os sacramentos (ele aceitou casar na igreja católica visto que era importante pra mim também), conversamos com o padre e ele disse que talvez ele teria que entrar como pagão. No fim, tivemos que adiar por conta da pandemia e deu tempo de cumprir os prazos. Mas veja com padres da sua região se tem essa possibilidade, sei que nem toda igreja católica é flexível com certos pontos, mas vale a pena conversar

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nara, se você não é católica, provavelmente vai enfrentar problemas, pois a igreja exige pelo menos que você seja batizada para ter o sacramento do casamento.
    É mais fácil seu noivo abrir mão do que você...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nara, algumas igrejas católicas exigem somente que um seja batizado, mas se de repente não acharem vocês podem buscar um padre da igreja católica anglicana, eles não exigem o certificado de batismo e segue a mesma doutrina da católica romana.
    • Responder
  • Jéssika
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Distrito Federal
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo, tudo que é conversado dá certo, desejo felicidades a vocês!
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não fui batizada pq fui criada em lar evangélico.
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, a maioria das igrejas católicas exigem pelo menos o batismo dos dois. Como você é atéia creio que pode rolar um empecilho nesse detalhe. Acho legal da sua parte fazer o desejo do seu noivo, então pesquisem para ver se alguma igreja abra mão do batismo, o que eu acho bem difícil. Ou você foi batizada quando pequena?

    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara 🤞🏽. Obrigada!
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vai barrar não, quando um dos noivos é católico a igreja não nega o sacramento.
    O sacramento realmente não pode fora, benção sim! Mas se você não se opoe, mais fácil vocês conversarem diretamente com o padre da igreja que ele frequenta.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Alini! A gente conversa muito sobre isso. Eu estou ciente dessa questão, mas deixei claro que a educação católica será responsabilidade dele. Eu não sou ateia militante nem anti-religiao, então, até agora, isso não tem sido um problema para nós.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade, eu realmente não me oponho a ideia de casar na igreja. É importante para meu noivo e essa questão não me ofende. E para um católico que pretende comungar, o casamento na igreja com um padre é imprescindível. Além disso, raramente a igreja permite casamentos fora do templo.


    Eu sou muito de boa quanto a isso, o problema será se a igreja me barrar kkkk.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas