Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thaís
Noiva Constante Março 2025 Pernambuco

Casamento na igreja

Thaís, dia 24 de outubro de 2021 às 12:04 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22
Olá meninas, tudo bem?
Acho lindo casamentos celebrados em igrejas pelo ambiente e a decoração , sou apaixonada pelos altares, porém , eu e meu noivo não somos ligados à religião e por vezes até discordamos de algumas coisas da igreja católica principalmente sobre casamentos. Portanto, gostaríamos de saber se é possível casar na igreja mas sem o padre como celebrante, contratar um celebrante ecumênico ou juiz de paz.. alguém saber dizer se é possível?

22 Respostas

Última atividade por Aline, dia 27 de outubro de 2021 às 22:54
  • Aline
    Noiva Ativa Novembro 2022 Ceará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bela explicação 👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Novembro 2022 Ceará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, não tem como , só se vocês casarem em outro local e chamar um padre( pra dar apenas a benção) ou um celebrante.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente... ninguém é obrigado a ser católico, professar a fé católica. Mas dentro do local fisico da igreja católica são realizados sacramentos para quem é católico. logo, para se casar lá alem de acreditar na fé católica vc tem que seguir as regras impostas pela igreja

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Thais, tudo bem?

Realmente algumas igrejas católicas são lindas e tem uma das arquiteturas mais belas e realmente acaba despertando mesmo esse desejo do casamento nelas principalmente para a maioria das mulheres que de certa forma sonham com isso. porém, não é uma questão de uma opinião sobre o ambiente. Realmente o que é sagrado pra mim pode não ser pra outra pessoa e tudo bem, ninguém é obrigado. mas imagine a seguinte situação, na sua casa existem hábitos e uma rotina x que voce ou alguem criou e as pessoas que ali vivem acataram e entendem pelo melhor, certo? uma outra pessoa que não mora ali e não vive aquela realidade não pode chegar la e mudar porque tem uma visão ou uma rotina diferente. É sobre respeitar o lugar que é de alguem. Ora se eu vou almoçar na sua casa, eu devo comer no horário que habitualmente todos comem. De alguma maneira nós nos adaptamos aos ambientes, outro exemplo seria em uma empresa, eu não posso fazer o que eu quero mas tenho que seguir as diretrizes e valores daquele lugar. Se eu não concordo com a visão daquela empresa eu não vou fazer parte daquele quadro de funcionários, embora possa me identificar com o ambiente de trabalho e achar ele o mais lindo e agradável possivel. Na igreja é a mesma coisa, voce pode não ter a mesma visão, mas é a visão que aquele povo tem. São as diretrizes da igreja católica, da propria condição para o sacramento e das promessas sobre o casamento, entende?

Eu casei na igreja católica porque sou católica. E antes de casar voce tem que fazer uma série de coisas como curso de noivos (onde eles explicam várias obrigações e deveres do casamento, explicam as condições para aquele casamento acontecer e tudo mais) e uma entrevista com o padre onde é feito várias perguntas para voce, se voce concorda com aquilo e se aceita viver as promessas do matrimonio, e naturalmente, se eu não concordo não é possível me casar.

É a mesma coisa de eu ir assinar um contrato e não querer cumprir com as obrigações que aquele contrato me exige, vou assinar pra que? isso não existe, entende?

É por isso que não é aceito. E nessa situação eu te aconselharia a procurar um lugar que tenha uma decoração semelhante a que voce gosta e que tenha um estilo parecido e fazer a sua celebração como voce deseja.

• Responder
  • Thaís
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para que fique terminantemente claro: a igreja católica é um templo sim mas a visão de cada um sobre o ambiente é pautada na sua visão de mundo e vivências. A discordância faz parte das relações sociais , ou lidamos com elas ou é melhor morar numa caverna Smiley smile A minha DÚVIDA (que fique claro que foi uma dúvida leiga sobre o assunto já que não tenho religião) estava colocada em cima da POSSIBILIDADE e não envolve desrespeito ou “ligar apenas para a estética do lugar”. Os nossos conceitos pessoais (religiosos ou não) não devem influenciar sobre o nosso gosto estético pela escolha de determinado ambiente. O fórum do aplicativo é um local para troca de opiniões e não pra textão lacração afim de dar lição de moral! Precisamos admitir que (con)vivemos com pessoas de diferentes culturas, vivências e olhares acerca do mundo e que por mais que não concordemos com as colocações, que elas sejam respeitadas e não julgadas pelo seu ponto de vista.
    Espero que tenha ficado tudo claro!
    Um beijo a todas.
    • Responder
  • Thaís
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Luiza,
    Concordo com você totalmente! Obrigada pela gentileza
    • Responder
  • Thaís
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ops , *Fernanda
    • Responder
  • Thaís
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah finalmente alguém que entendeu o que eu quis dizer! Pois é, Ju, que dá vontade da! Kkkkkk
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Thaís, creio que todos concordem que as igrejas católicas no Brasil são algumas das construções mais bonitas que temos. Por isso, em viagens é comum passarmos em alguma delas para contemplar a beleza do edifício, isso é sem discussão, né?

Mas assim... eu sou da Igreja Presbiteriana desde que nasci. Quando fui marcar meu casamento, queria um local bonito, mas é bem difícil uma igreja evangélica que seja tão bela quanto uma católica, não é? Mesmo assim, eu JAMAIS faria meu casamento em uma igreja apenas pela beleza do templo. E isso eu digo em respeito à religião que ali é confessada, sendo ela qual for. Não faria em uma sinagoga, em uma mesquita, em uma catedral católica, etc.

Por fim, encontrei uma Presbiteriana belíssima, onde me senti contemplada espiritual e esteticamente. Mas, caso não achasse um templo bonito, ou escolheria pela estética (e iria para um buffet bonito, por exemplo) ou escolheria pela fé (e me casaria em uma igreja, mesmo que simples e sem beleza, porque ali eu estaria me comprometendo com um rito litúrgico/espiritual).

Eu creio que as suas opções seriam ou um casamento em um buffet bonito, com algum local específico para a cerimônia (uma capela ou algo do tipo); ou um casamento ao ar livre, em uma chácara/sítio bonito. Creio que assim você consiga a estética que procura, sem estar ligada a um local religioso.

• Responder
  • Marcela
    Noiva Ativa Abril 2022 Paraná
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!! Te entendo muito! Minha família é de descendência ucraniana, e na minha cidade há uma igreja católica de rito ucraniano linda, sou apaixonada por ela desde criança, porém não sou católica, e entendo que isso inviabilizará me casar nesta igreja. De qualquer forma você pode tirar fotos bonitas de casamento na frente do local, seria uma alternativa...
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A igreja católica e um templo p quem professa a fé católica, assim como q a sinagoga e p quem segue o judaísmo, etc...No mais, o casamento na igreja católica, para quem acredita, e um sacramento Logo, não dá p casar na igreja católica pela plástica do lugar, ainda mais um celebrante q não seja um sacerdote.Religiao e dogma: ou a gente aceita sem discutir ou não acredita...não e possível relativizar certos pontos.

Você pode procurar um buffet desses q tem uma capela separada que acredito q atenderá as suas expectativas.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito comentário, Lizandra!
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acho que o ideal para você seria procurar uma capela. Eu entendo pois por aqui não temos religião, mas como apaixonada por história e arquitetura que sou, me casaria em uma igreja se o rito não envolvesse o cristianismo, mas como não é possível, a vontade é fazer como o Rodrigo Hilbert e construir a própria capela hahhaha
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tem como, igreja é um templo e não um buffet! Lá não é apenas casamento e sim um sacramento…então a melhor opção para vocês seria casar em algum buffet ou ao ar livre ou até um buffet fechado…alguns tem até uma “capela” para realização do cerimônia! Igreja é mais para quem concorda com a palavra e principalmente com o significa de casamento no catolicismo
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é permitido, pois a igreja é para a prática da religião católica.
    • Responder
  • Lizandra
    Super Noiva Abril 2025 São Paulo Estado
    Lizandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você, Nathalia.
    Não sou católica, muito longe disso, não tenho qualquer tipo de crença.
    Mas acredito que alguns locais não são meramente arquitetura, estão repletos de significados e ancestralidades e o sagrado se manifesta nessas edificações, mesmo para quem não crê ou não concorda com os preceitos religiosos.
    Nesse sentido, Thaís, por mais que você se encante apenas com os espaços físicos, se fosse possível (o que não é) realizar uma cerimônia ecumênica, a própria arquitetura traria uma carga religiosa indireta para seu casamento. É uma construção social de milênios que, querendo ou não, afetaria os convidados e talvez até você mesma. O simbólico tem mais poder do que imaginamos. Já parou para pensar que mesmo os espaços dito ecumênicos nos remetem mais a algumas religiões do que outras?
    Desculpa pelo textão, mas é um assunto tão complexo que não consegui sintetizar mais do que isso!Desejo do fundo do coração que você encontre o local dos seus sonhos para sua cerimônia.
    Grande abraço!!
    • Responder
  • Thaís
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Nathalia , tudo bem? Entendo seu ponto de vista , mas acho que não precisamos ser tão extremistas, o gosto e a visão sobre os lugares é de cada um Smiley smile um beijo !
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Tha,
    Não é possível.
    O que você pode fazer é procurar por lugares esteticamente parecidos, mas que não contenham o peso religioso atrelado.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiê, noivinha!
    Não pode fazer isso em igreja, isso é proibido, eles só permitem casamentos com o Padre da propria igreja.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Thaís, como católica serei bem sincera: a igreja não é um salão de festa ou um lugar bonito, a igreja é um templo, o altar é sagrado para quem acredita. O que se dá ali é, mais que um casamento, são sacramentos. Um padre permitir algo assim seria um sacrilégio do ponto de vista católico, uma falta de respeito.

Sem problemas vocês discordarem da igreja quanto as posições, mas concorda que não é coerente você só querer pela beleza? É o mesmo que querer fazer uma cerimônia evangélica num templo budista só porque o lugar é bonito. Não faz sentido...
    Seria legal vocês procurarem salões com estilos parecidos. Hoje em dia já existem muitos que tem capelas ecumênicas que são lindas.
    • Responder
  • Lilian
    Noiva Constante Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Thaís, creio que não tem como não, sou católica. Mas tem muitos salões e até mesmo sítios que tem capelas e espaços como igrejas e são livres para casamento. Já procurou espaço assim?
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Thaís!
    Sou católica e não tem como, já que vocês descordam sobre essa questão de religião o que teria mais sentindo e casar ao ar livre e contratar um celebrante ou juiz de paz.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas