Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayne
Noiva Novata Dezembro 2015 Rio de Janeiro

Casamento na igreja e do cartório

Mayne, dia 29 de Julho de 2015 às 13:14 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Gente estou com uma dúvida muito grande em relação ao casamento cívil. A questão é a seguinte:
Quero me casar no religioso e cívil no mesmo dia ,isto é, quero fazer a cerimônia na igreja com o papel do cartório porém não sei como faço os trâmites e nem sei qual a dificuldade e burocracias,preciso que o pastor assine algum documento do cartório?Eu tenho que reconhecer firma?não sei oq faze!!!!!!!
Me ajudem!!!!!!

18 Respostas

Última atividade por Ana Gabriela, dia 1 de Agosto de 2015 às 00:10
  • Ana Gabriela
    Noiva VIP outubro 2015 São Paulo
    Ana Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noiva, tudo bem?

O que você deseja é um casamento religioso com efeito civil. Para isso você vai precisar do curso de noivos, certidões de batismo do noivo & da noiva com validade de 6 meses, documento oficial com foto, comprovante de residência, questionário matrimonial preenchido (e pode ter mais algum documento que a igreja peça para você), depois de juntar todos esses documentos você inicia o processo na igreja (geralmente com 04 meses de antecedência ao casamento), daí haverá a proclama (que é quando o casamento se torna público, e tal) e demora umas 03 semanas pra devolverem esses documentos e ficar tudo OK na igreja.

Feito isso, você precisa pegar uma cartinha na igreja (caso você vá se casar em uma igreja que não seja no bairro em que vocês moram, e consequentemente terá de usar o cartório próximo a residência de vocês) com a assinatura do padre falando sobre o casamento. Aí no cartório vocês apresentam documento oficial com foto, comprovante de residência, certidões de nascimento dos dois com validade de 06 meses, e pagamento de taxa do casamento civil (o valor varia de cartório para cartório). Esse procedimento deve ser feito com 02 meses de antecedência ao casamento, para que a solicitação não vença. Quando vocês fizerem isso, receberão o papel que será assinado na igreja durante a cerimônia, e devem entregar esse documento na secretaria de matrimônio da respectiva igreja. Após a realização da cerimônia vocês têm até 30 dias para voltar ao cartório e entregar o documento assinado e com efeito para que o casamento passe para os livros e tal.

Mas todas essas informações são passadas pela igreja quando você questiona sobre o casamento religioso com efeito civil, e eles podem orientar você com mais propriedade referente aos trâmites burocráticos da igreja.

Qualquer dúvida é só chamar (:

• Responder
  • Karin
    Noiva VIP outubro 2015 Rio de Janeiro
    Karin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nada flor.

Se a igreja for no seu bairro ou proximo geralmente já tem firma aberta no mesmo cartório.

Tipo, eu sou da zona oeste e meu cartório é o de Bangu e a minha igreja já tem firma aberta lá, aí fica bem mais facil.

Quando for dar entrada, lembra de avisar que é o civil com cunho religioso.

Você só precisa levar a documentação normal. A da igreja vai até 15 dias depois do casamento.

• Responder
  • Nazira
    Super Noiva Agosto 2015 São Paulo
    Nazira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi flor, o meu será o religioso com efeitos civis, precisamos levar os documentos, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração da igreja (assinado pelo pastor e carimbo da igreja)e pagar a taxa. No dia do casamento o pastor tem que levar um Termo de casamento com efeitos civis para que os noivos e duas testemunhas assinem, e neste, a assinatura do pastor deve ter o reconhecimento de firma após o casamento.

Depois disto é só levar ao cartório para fazerem a certidão de csamento.

Espero ter ajudado.

Bjim

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Janeiro 2016 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem que dar entrada 4 meses antes .
    • Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que a igreja tenha a documentação sim pois já houve alguns casamentos desta forma lá.Porém eu não sabia dessa informação de reconhecimento de firma.Foi bom VC falar sobre isso,Obrigada! : )
    • Responder
  • Karin
    Noiva VIP outubro 2015 Rio de Janeiro
    Karin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, a igreja tem que ser reconhecida e ter firma aberta no mesmo cartorio que você vai dar entrada nos documentos.

Lembrando que nem todas as igrejas tem a documentação necessaria pra isso, é bom você ver com o seu pastor sobre o assunto.

Eu dei entrada no final do mês passado e vou levar pra minha igreja assim que pegar, pois eles fazem o documento pra levar no cartorio.

Espero ter ajudado.

• Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha grande preocupação tbm e essa mais vou seguir a dica de uma noivinha e de alguns amigos 1° vou no cartório pegar informações e depois vou dar entrada o quanto antes para não correr o risco de haver problemas e se houver dar tempo de pensar!! : )
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Janeiro 2016 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento religioso com efeito civil: a dificuldade é a mesma , eu ia fazer isso. Voce tem que da entrada no cartorio informando que quer esse tipo de casamento. No meu caso o padre tem firma registrada no cartorio, ai ele busca os documentos no cartorio, faz cerimonia, eu assino e no primeiro dia util apos o casamento, eu devolvo os papeis pro cartorio . A difuculdade é voce consegui casar no prazo de 90 dias que o cartorio da , e se por acaso algumaoisa der errado , e os proclamas sairem antes ou depois da data prevista .
    • Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm foi muito bom para mim!! : )
    • Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É evangélica, mais valeu pela dica!! : )
    • Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A cerimônia é evangélica,mais valeu pela dica!!!
    • Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso! ; )
    • Responder
  • Edianara
    Noiva Constante Maio 2016 Paraná
    Edianara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se for católica, confirme com a Diocese do seu município. Na minha cidade por exemplo, não é permitido o casamento religioso com efeito civil. Antigamente era autorizado, mas com o novo bispo (faz uns 8 anos) não pode mais. Aqui tbm, antigamente o padre poderia realizar o casamento "fora" da igreja, hj não pode mais.

• Responder
  • P
    Noiva Constante Setembro 2015 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A melhor solução é vc ir diretamente no cartorio e se informar

• Responder
  • Olivia
    Noiva Esperta Novembro 2016 São Paulo
    Olivia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também tinha duvisas a respeito do casamento com efeito civil.. Gostei do debate!

• Responder
  • Mayne
    Mayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!!!
    • Responder
  • Carla
    Top das Noivas Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha o que vc qquer se chama casamento religioso com efeito civil.

Veja uma explicação simples sobre isso Clique Aqui

Caso suas dúvidas permaneçam, procure ocartório mais próximo e tire todas as suas dúvidas.

• Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Fevereiro 2016 Distrito Federal
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você pode fazer o casamento religioso com efeito civil.

Acontece o seguinte: você entra normalmente com a papelada no cartório para obter a habilitação para o casamento. Depois que estiver tudo certo com a documentação você se casa no religioso com um pastor/padre que possa ser celebrante de casamento. Feito isso e assinado os papeis, você encaminha essa documentação para o cartório, que registrará que vc casou na data X (do seu casamento religioso), então tanto a data do civil quanto a do religioso serão a mesma. Smiley winking

Não sei se expliquei direitinho, mas qualquer coisa é só pesquisar por "casamento religioso com efeito civil" que vc poderá tirar mais dúvidas.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas