Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thaiane
Noiva Curiosa Setembro 2025 Minas Gerais

Casamento por adesão

Thaiane, dia 28 de Março de 2025 às 15:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 12

Meninas, como funcionaria um casamento por adesão ou como comunicaria isso pros meus convidados? Pq não iriamos fazer festa, pelas condições, somente um almoço no dia seguinte pra familia. Mas minha familia insiste em fazer no dia, e tem um restaurante ao lado da igreja que vamos casar, que recebe até 50 pessoas. Como eu poderia fazer para não ficar muito apertado pra mim? Achei essa uma boa alternativa, já que contratar buffet e sitio talvez sairia mais caro, e demandaria muito da gente. Seria ruim fazer esse estilo só para os padrinhos e familia próxima? alguém já fez e me explica como funcionou?

12 Respostas

Última atividade por Gabriela, dia 28 de Abril de 2025 às 14:02
  • Gabriela
    Noiva Ativa Novembro 2025 Paraná
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sobre ser por adesão... depende da situação, se vocês se sentem confortável e fazer sem problemas nenhum, desde, que deixe muito claro. Eu coloquei observação no convite para o almoço dos padrinhos.

Casamento por adesão 1

Mas eu não colocaria lista de presente, uma vez vi um vídeo que falava.

"Se você for em um aniversário que você paga a comida ou leva a bebida você levaria presente?" - Não, às vezes sim.
    "Mas se você fosse em um aniversário que será tudo pago pelo aniversariante você levaria presente" - Sim, com toda certeza.

Vale a mesma coisa para o casamento.

• Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria, mas não teria problema algum em ir em um casamento por adesão.
    Acho que você poderia fazer um orçamento do almoço e bebidas, e talvez pagar o almoço ou somente as bebidas.
    No convite deixar claro que o consumo é individual, pode deixar o Instagram do local, para as pessoas se preparem financeiramente.
    • Responder
  • Thaiane
    Noiva Curiosa Setembro 2025 Minas Gerais
    Thaiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii, eu não montei o meu ainda, mas vou te enviar alguns exemplos que achei

Casamento por adesão 2

Casamento por adesão 3

Casamento por adesão 4

• Responder
  • Leticia
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou querendo fazer assim também, mas não tenho ideia de como escrever os convites, pode me mostrar como fez o seu?

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não faria, mas entendo quem faça... como será apenas para parentes e amigos próximos, se vc explicar com antecedência, não acho q vai dar grandes problemas... mas é aquele negocio, tem q explicar com bastante antecedência, ficar claro q cada um paga o seu e ser num restaurante com um preço razoável e com comandas individuais... se vc puder arcar com bolo e docinhos, melhor ainda... e nada de lista de presentes ou passar gravata, pq os convidados vao ter bastante gastos

• Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👏👏👏👏👏
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acabei de sugerir isso em outro post seu. É uma prática muito comum e super na moda hoje em dia, mas concordo em alguns pontos com as meninas no post. Não irão ganhar presentes, acho que as pessoas entendem que não é festa e não precisa, nem todo mundo vai.. mas é nesse momento tb que vc vê quem se importa, pq se fosse festa com vc bancando, não ia faltar gente querendo ir né? Mas faça sim! Comemore seu momento e cada um paga o seu. Você pode fazer um convite normal como qualquer outro e acrescentar o valor do buffet (se for rodízio melhor ainda, assim as pessoas conseguem se programar melhor)
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Casamento por adesão pode ser uma boa saída se o orçamento tá apertado e você quer algo mais simples, principalmente se a ideia é reunir só a família e padrinhos num lugar legal. Funciona assim: você convida pro evento, mas os convidados pagam a parte deles no restaurante.

O importante é deixar claro com antecedência e de uma forma que ninguém se sinta mal ou pego de surpresa. Dá pra avisar de forma delicada no convite ou no boca a boca, algo tipo: "Após a cerimônia, vamos celebrar com um almoço no restaurante x. Para quem quiser participar, o valor por pessoa é de Y reais."

Agora, se for só para os padrinhos e família próxima, acho que dá pra ser mais tranquilo. Como são pessoas mais chegadas, elas provavelmente vão entender bem essa alternativa e não vai ficar aquele climão.

O mais importante é ser transparente, aí você evita qualquer mal entendido. Já vi gente fazendo assim e deu tudo certo!

Espero que ajude. Deus os abençoe.

• Responder
  • Milleyd
    Noiva Novata Agosto 2026 Paraíba
    Milleyd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, vou fazer nesse estilo de pós civil no cartório ir para um restaurante. No meu caso eu irei pagar tudo pois será para 13 pessoas ( já incluído eu e o meu noivo). Uma mesa com decoração pegue e monte, um bolo de 2 ou 3 kg, uns bem casados... Já está quase 6 mil kkkk

• Responder
  • .
    Noiva Ativa Janeiro 2020 Mato Grosso
    ..... ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então vou te acompanhar sobre esse assunto nesta postagem.. porque também estou pensando em fazer por adesão o almoço após a cerimônia...
    • Responder
  • Auane
    Noiva Ativa outubro 2025 São Paulo
    Auane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiê, o meu será assim, escolhemos um local com comida boa e um valor acessível. Não tivemos problemas e tem até bastante gente confirmando presença. Porém, ao adotar esse estilo de casamento a gente tem q ter em mente que nem todas as pessoas irão, nem todo mundo vai gostar da ideia e principalmente: não vamos ganhar presente!
    Pro meu estilo de casamento está dando super certo, eu acho super válido pra quem tem um orçamento baixo.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Principiante Maio 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii!! Por aqui vamos fazer o civil e chamar as pessoas mais próximas para uma churrascaria. Acho que uma idéia é já colocar no convite o valor por pessoa do restaurante, assim todos conseguem se programar e fica bem claro que é por adesão.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas