Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sabrina Galvao
Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo Estado

Casamento por adesão com valor simbólico

Sabrina Galvao, dia 20 de Junho de 2022 às 12:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26

Olá, tudo bem com vocês?

Eu decidi há pouco tempo que vou fazer um mini wedding em um restaurante para pessoas próximas.

Me falaram desse tal de "casamento por adesão" e estou muito em dúvida em relação ao que fazer.

Pensei em talvez fazer algo que nós pagamos metade e os convidados pagam metade. Seria um valor simbólico e me ajudaria demais com as confirmações pois assim só vai pagar quem realmente for participar.

O que vocês acham? Estou totalmente aberta a críticas e sugestões pois estou em fase de definição de tudo hahahah

26 Respostas

Última atividade por Polyanna, dia 21 de Junho de 2022 às 16:59
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada linda! Vai dar tudo certo! O nosso vai fazer um mês e parente nenhum veio falar desaforo pra gente, então se os que não foram convidados acharam ruim, reclamaram entre eles Smiley xd

• Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hoje mesmo refinei mais um pouco a lista porque alguns eram realmente por educação ou "se não chamar fulano vai ficar chateado".
    E vou fazer essa lista reserva também, obrigadaaa 💖💖
    • Responder
  • Polyanna
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso, hoje em dia todo mundo pede confirmação, até por que com a confirmação de presença, a gente tem mais dinâmica com a lista de convidados. No total pro meu eu chamei 167 pessoas pra confirmar 130 (que era o que estava no contrato do buffet) e no dia ir 120. Chamei primeiro as 130 pessoas que estavam no topo da lista (família e amigos próximos) e depois conforme as pessoas avisavam que não iam fomos chamando mais gente da lista reserva, que eram parentes mais distantes e colegas de trabalho.

• Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda ❤️
    Decidi que não vai ser por adesão e vou fazer isso que falou de enviar bem antes os convites e pedir a confirmação com até no máximo 1 mês faltando.

• Responder
  • Polyanna
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah e outra coisa: lista de convidados é sua e do noivo, pessoas que não participam da vida de vocês (não interessa se é parente), não tem que ser convidado. Não tem essa de chamar por educação, casamento é caro e é pago por pessoa, quem não tem a capacidade de entender isso é por que só ia pra comer mesmo.

• Responder
  • Polyanna
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sabrina, vi você falando nos comentários abaixo que a adesão seria mais pela questão da confirmação de presença, e nesse caso eu recomendo não fazer assim. A adesão é pra que as pessoas possam se reunir cada um pagando um pouco, mas isso acaba prejudicando na hora de receber presentes, por exemplo. Os convidados já estarão gastando pra estar ali, então provavelmente não vão contribuir com presentes, vaquinha de lua de mel, gravata, sapatinho etc.

O que eu recomendo no seu caso é entregar os convites com uma boa antecedência (3 meses seria o ideal) e já colocar no rodapé do convite o aviso pra confirmar presença até 30 dias antes do evento. Deu 30 dias e o site do casamento tem pouca confirmação? Vai atrás de um por um no whatsapp e explica que precisa passar a confirmação de presença pro buffet pois terá lista de entrada (nem precisa de lista, mas só pra se tocarem). No meu eu fiz assim e deu tudo certo, todo mundo que confirmou foi, as ausências que tivemos foram todas por motivos de doença ou emergência mesmo.

• Responder
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo 100%. Eu não gosto da ideia de adesão, mas, quando posso, procuro ir e prestigiar o casal. Agora transferir essa responsabilidade para o convidado é algo muito desconfortável. Acho que quem faz dessa forma tem que estar aberto a ouvir o "não" de quem não tem ou não quer pagar.
    • Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Sabrina

Acho que muitos casais estão optando pelo casamento por adesão. No entanto, se não se sente bem, outra maneira de "arrecadar" dinheiro seria fazendo uma lista de presentes fictícia em que os convidados pagam o preço simbólico de algo, e vocês recebem em dinheiro.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Sa!
    Sinceramente, não faria um casamento por adesão. Porém, dependendo da pessoa, iria tranquilamente. Acredito que se o problema for somente a confirmação da presença, é só fazê-la com antecedência e passar confirmando nos últimos dias. Só acho válida a ideia do adesão se for realmente por questões orçamentais. Nesse caso, o restaurante com comandas individuais seria a melhor opção! 😉
    • Responder
  • Camila
    Noiva Curiosa Janeiro 2023 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho super válido a comemoração do casamento pro adesão! Hoje em dia é tão comum a aniversário no bar com comanda... pq não celebrar um casamento assim? Só precisa ter expectativas mais baixas em relação aos presentes, porque as pessoas já vão gastar para estar lá.

No meu caso, o chá bar será por adesão
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria pra mim, porém não vejo problema nenhum, se é algo reduzido de convidados eu prefiro pagar do que fazer dessa forma!

Porém vou falar a coisa aqui que acho um tanto quanto problemático quando alguem vem falar " Quem gosta de vocês vão dar um jeito de ir" ... é colocar as expectativas dos noivos em cima dos convidados, principalmente se tratando de um ano de PANDEMIA na qual muita gente ficou com sua renda prejudicada ou até sem renda. Nem sempre o "NÃO IR" , é desfeita ou pouco caso!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui em dois casamentos por adesão e foram super legais. Quem gosta de vocês vai dar um jeitinho de ir, indico que procure um local que tenha um valor acessível e avise com antecedência, caso opte pela adesão.
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha hoje em dia é a tão normal casamentos por adesão, festas compartilhadas e etc. Acredito que quem gosta de vocês vão ir de qualquer forma. Tem que ser o melhor para vocês. Muita gente entende que o casamento é só festa e não é. A real importância é benção da cerimonia, seja padre, pastor, celebrante ou qualquer que seja sua religião. O importante é as pessoas que vocês amam estarem ali de alguma forma abençoando e jogando energias positivas à vocês. Vocês podem fazer a festa mais incrível e cara do mundo, sempre vai ter uma pessoa que vai achar algo para criticar, então é melhor ser criticada por algo que vocês queiram e que consigam pagar sem se enforcar rs

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já fui em casamentos por adesão e não vejo problema algum nisso!

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu acho q se for so pela questão da confirmação, talvez não faça sentido fazer por adesão. é so pedir para as pessoas confirmarem com antecedência e pedir pra alguem (caso vc não tem assessora) entrar em contato com quem não confirmou... no meu casamento deu super certo.

agora se vc vai fazer por adesão em razão do orçamento, é perfeito mesmo fazer em restaurante, pq eu acho meio complicado fazer em buffet com decoração e tals e os convidados arcando com os gastos.

• Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super normal, hoje mesmo tem uma noiva q postou q o dela foi por adesão e deu super certo.
    Boa sorte aí noivinha 😘😘
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Sabrina! Vejam o que fica melhor para vocês, a decisão é do casal. Ao longo da organização vai ter muita gente opinando e o melhor é seguir o coração♥️
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão da confirmação é tranquila. Dependendo do número de convidados a quebra varia, mas quanto menos pessoas, justamente pq a tendência é de serem pessoas mais próximas, a quebra é menor. Vc pode pedir a alguém próximo ou comprar outro chip e enviar confirmação de presença via whatsapp como se fosse alguém do cerimonial.
    • Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também acho bem legal e hoje em dia ta bem normal, ne? Vou ter que pensar mais um pouquinho mas talvez eu faça desse jeito de meio a meio. Depende de como vai ficar minha lista de convidados final hahahhaha Obrigadaaa Smiley heart

• Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também acho normal, se alguém me convidasse por adesão eu não veria problema algum. Mas sinceramente acho que vou acabar fazendo normal mesmo, mas vou tirar algumas pessoas da lista. Muitos coloquei só pra sei lá quem não ficar chateado mas não faço questão da presença.

• Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, acho que vou acabar fazendo isso mesmo

• Responder
  • Sabrina Galvao
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Principalmente por questão de confirmação de presença. To pensando em fazer só confirmação até 1 mês antes mesmo. Espero que tudo mundo realmente vá hahaha

• Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sabrina.... acho sua ideia super legal!!!
    Já fui em vários casamentos por adesão e foi maravilhoso!
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me parece uma ótima opção. Não fiz o meu por adesão, mas cheguei a considerar. Não vejo problema nenhum
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria por adesão. Mas se o casal tiver de fato necessidade, se sentir confortável e os convidados forem íntimos e toparem, então td bem. Mas no seu caso que quer pedir um valor simbólico só pra confirmação de presença, acho que pode fazer só a confirmação de presença sem pedir dinheiro aos convidados.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ooi Sabrina! Olha, eu não faria por adesão, mas acho que é uma decisão do casal. E vai muito do perfil dos convidados de vcs tbm. Vcs pensaram nessa opção por Questão financeira ou pela questão da confirmação dos convidados que vc citou?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas