Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Curiosa Julho 2024 Pará

Casamento religioso

Maria, dia 29 de Agosto de 2023 às 18:37 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15
Oii lindaaas! Vocês que vão casar ou já casaram na igreja católica me tirem uma dúvida… aqui aonde eu moro eles falaram que é obrigatório fazer a crisma e se não fizer não casa e eu e meu noivo estamos participando só que falaram q se nós não participar da igreja (limpar, varrer, capinar etc) não vamos receber a crisma.. isso é normal ?

15 Respostas

Última atividade por SINTIA, dia 31 de Agosto de 2023 às 13:33
  • SINTIA
    Noiva Principiante Junho 2024 Paraná
    SINTIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

certidão de batismo e o curso de noivos

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá na igreja que vamos nos casar só nos pediu a certidão de batismo e o curso de noivos

• Responder
  • Fabiana
    Noiva Constante Novembro 2024 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Maria na igreja q vou me casar o padre pediu para somente um ter eu tenho o meu noivo não é vamos casar sem ele fazer.
    Eu frequento a igreja católica sempre e pelo menos na q eu vou e em outras q já fui nunca vi isso de ajudar nessas coisas os catequização tem q frequentar as missas.
    Verifica direitinho em outras igrejas caso vc não se importe em fazer em outra igreja católica.Beijo noivinha 💋
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pastoralmente? Não só é normal como recomendado. Tanto o Crisma quanto a participação paroquial (que não se resume só a coisas práticas, mas tbm a participação espiritual). O matrimônio é acima de tudo uma aliança com Deus. Então é correto que o pároco, por zelo ao Sacramento, exija isso a fim de garantir que ninguém entre no matrimônio sem saber o que ele significa e o que implica.

É obrigatório via de regra? Não. Mas quem manda na paróquia é o pároco e ele tem prerrogativa para exigir ambas as coisas.
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo Estado
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia!

Quem decide isso é o padre da igreja. Alguns exigem a crisma, que é feita através de um curso rápido, outros só o batismo. Tanto para casamento como para batizar uma criança.

• Responder
  • L
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja q vou casar pediram apenas certidão de batismo e o curso de noivos. Eu sou crismada, mas meu noivo não.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei na igreja católica aqui em Sp e eu e meu marido e só precisamos levar comprovante de batismo...eu não sei de onde vc e nas achei meio estranha essa exigência, pq na minha opinião participar da comunidade rerai q surgir a partir de um sentimento genuíno de vcs e não imposto desse jeito
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é gente, pq eu acho q teria que ser um sentimento que partisse de nós e não algo a se fazer por se obrigatório
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é nada normal rs Nos exigiram apenas o batismo. Antigamente era obrigatório primeira comunhão e crisma, porem com a baixa dos casais se interessarem em casar na igreja pela burocracia, ficou apenas o batismo. Mas acredito que pode mudar por região, estado e etc. Acredito que existem outras formas de incluírem vocês nas atividades da igreja. Eu conversaria com o Padre ou procuraria outra paróquia.

• Responder
  • W
    Noiva Constante outubro 2023 Santa Catarina
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, aqui se não fizer a crisma, não pode casar na igreja, mas essa parte de ajudar na igreja é diferente. Durante a minha crisma, eles sugeriram contribuir na igreja fazendo leituras, participando de algumas ações, mas eram sugestões.
    • Responder
  • Heloisa
    Noiva VIP Agosto 2024 Espírito Santo
    Heloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui onde estamos vamos casar não necessita de crisma, só pediram o batismo (já ouvi falar de outras que pedem crisma). Sobre essas atividade acho que deveria ser algo que parte do casal e não uma obrigação para poder receber o sacramento do matrimônio
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá bom, muito obrigada 🫶
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Maria.. já vi igrejas que um dos dois precisava ter Crisma, normalmente quando um é de outra religião, não precisa. Na Igreja que escolhemos para casar, os dois precisam ter. Ao contrário da Camila, nunca soube de Paróquia que aceitasse somente o batismo. Sobre as atividades, nunca ouvi e nem vi isso, se fosse voluntário até tudo bem. Se eu fosse você, pesquisaria em outras paróquias, pelo menos para comparar.

• Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, muito obrigada 🥲
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, isso não é normal não. Vocês não precisam do crisma pra casar. Só é necessário o batismo.
    Talvez estejam querendo acolher e incluir vocês nas atividades da comunidade, mas da forma errada. Procure o padre e explique a situação, que vocês não estão à vontade com essa situação
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas