Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jessica
Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo

Casamento remarcado. Fornecedor pediu reajuste

Jessica, dia 25 de Novembro de 2020 às 16:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 57

Olá Vocês tiveram que remarcar algum fornecedor pediu reajuste? Meu contrato de doces quer subir 5% , sei que as coisas subiram demais esse ano, mas não estava esperando ter que desembolsar mais. Iria casar em abril desse ano Remarquei para julho de 2021
Olá

Vocês tiveram que remarcar algum fornecedor pediu reajuste? Meu contrato de doces quer subir 5% , sei que as coisas subiram demais esse ano, mas não estava esperando ter que desembolsar mais.
Iria casar em abril desse ano Remarquei para julho de 2021

57 Respostas

• Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja vi entendimento de enriquecimento ilícito por 10,00. Enriquecimento ilícito é o acréscimo patrimonial pessoal, sem causa jurídica plausível, a custas de outra pessoa. De novo, Alessandra, não sou em quem faz a lei...eu tão somente cumpro a legislação. Estudei pra isso e isso é o meu dia a dia.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enriquecimento ilícito por conta de 50 reais????? 5%??????

Aí gzus...
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Novamente: solidariedade.
    Casamento remarcado. Fornecedor pediu reajuste 1
    Se a pessoa tem condições de arcar com parte da reajuste, pq não? É justo. Vai tentar remarcar voo pelo mesmo preço que vc pagou pelo voo cancelado... Vai processar a companhia aérea pq não mantiveram o preço? Ninguém faz isso.

De novo: dependendo da situação, vale mais a pena o fornecedor cancelar o contrato e devolver o dinheiro dali um ano e pegar outro cliente, se for ter prejuízo. Quem fica mais no prejuízo nesse caso? Por isso, essas renegociações devem ser feitas de modo que pelo menos ninguém seja prejudicado. Não acho 5% de reajuste abusivo, quando houve aumento no custo de tudo em torno de 20%. Tem itens que estão mais que o dobro do preço...
    A lei, por mais que seja lei, nem sempre é justa, ou certamente nosso país e o mundo não teria tantos problemas, como desigualdade social, pobreza, miséria, fome... Tudo isso é causado pela falta de compaixão e solidariedade das pessoas. Egoísmo daqueles que criam as leis.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos falando de risco do negócio. O fornecedor ao abrir um negócio tem que assumir os riscos e não passar isso a terceiros. O preço de alimentos aumenta todo mês, se é assim, um buffet contratado poderia cobrar cada mês um valor reajustado de parcela sob esta justificativa. O que não é nada plausível. Quando se fecha um contrato nele o fornecedor já coloca seu lucro (que em muitas vezes é altíssimo), então nesta margem já está todo o risco que ele corre como situações como esta. Cobrar um acréscimo pelo adiamento, por está lógica, seria enriquecimento ilícito, pois o fornecedor estaria ganhando duas vezes pelo mesmo serviço. Isso é taxativamente proibido por lei.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alessandra, de novo. A legislação é muito clara neste sentido: não pode ter reajuste de valor pelo adiamento em decorrência da Pandemia. Inclusive tem até uma Medida Provisória que, ao meu ver está bem do lado do fornecedor. Pela MP no caso de rescisão do contrato, os valores pagos devem ser devolvidos aos consumidores em um prazo de 12 meses a contar de janeiro de 21.
    Ao contrário do que você entende, a legislação não é só imparcial como também é justa: se não foi o consumidor quem deu causa a Pandemia porque ele tem que arcar com os custos dos supostos prejuízos do fornecedor? Não faz sentido algum esse custo ser dividido entre as partes. O fornecedor ao abrir um negócio deve assumir seus riscos e não repassar isso a terceiros.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E outra: o fornecedor também teria todo direito de cancelar o contrato e devolver o dinheiro, para pegar outro cliente na data nova, com valor totalmente reajustado. Demanda com certeza está tendo.
    E a própria noiva viu que se ela fosse trocar de fornecedor, iria ficar muito mais caro.
    Se é pra citar a lei, então que seja imparcial. Os dois lados perdem na pandemia, então no mínimo deve-se ser solidário com os custos, para que seja menos ruim para ambos.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Todas essas empresas ficaram meses sem renda, e quem trabalhava com alimentação não teve direito a auxílio emergencial. Se coloque na posição dessas pessoas, tendo que arcar com prejuízos enormes por conta de algo que também não é culpa deles.
    Com certeza 5% de 1000 reais, que seja, 50 reais vai fazer MUITO menos diferença para o casal que contratou, que 500 reais de 10 contratos que a pessoa tenha reajustado.
    Novamente: o nome disso é solidariedade, compaixão, generosidade, com uma boa dose de bom senso.
    De novo: a pessoa não está tentando lucrar mais em cima da pandemia, e sim pedindo um reajuste normal por conta dos aumentos dos preços e também da inflação.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alessandra, entendo seu ponto de vista, mas não sou eu quem diz que cobrar para a remarcar não pode gerar um custo. É a legislação. Inclusive já há entendimento jurisprudencial neste sentido de que qualquer cobrança a mais pelo reagendamento é ilegal. Há casais, inclusive, sendo indenizados não só materialmente, mas moralmente.
    Quanto as coisas aumentarem de preço, é risco do negócio. O fornecedor não pode repassar isso ao consumidor simplesmente porque a data foi alterada. Se isso fosse permitido, um contrato que é pago em várias parcelas, por exemplo, não teria valor fixo, e seria reajustado a cada mês, já que o valor das coisas aumenta todo mês.
    Ainda que você não concorde, a lógica de reajustar um contrato tão somente porque a data teve que ser alterada por causa da Pandemia não pode prosperar. Como já dito, a Pandemia não foi causada nem pelo fornecedor e nem pelo consumidor, então porque o consumidor deve arcar com esse "prejuízo" pagando a mais?
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ilegal é vc fazer a pessoa trabalhar de graça, isso se chama escravidão. Dólar subiu 25% esse ano, e isso influencia o preço de chocolates, combustível, gás de cozinha, creme de leite. Tudo no mercado está um absurdo. Leite condensado moça, vc achava por 4 reais, 3,95. Agora, não paga menos de 5,70 a latinha. Vc acha ilegal a pessoa pedir um reajuste de 5% quando o custo de produção dela sobe 44%????? Fala sério... Por isso que este país está como está.
    Aqui, nós não recusamos reajuste a nenhum fornecedor, somente a banda, pq eles ficaram mais conhecidos no meio do caminho desde que contratamos e o cachê deles subiu 40%... Me recusei! Pq a banda não tem custo com nada, já tem os instrumentos e eles moram na mesma cidade. Agora, reajuste na comida, bebidas (de novo, tudo importado quase), flores... Eles não estão cobrando mais pelo "trabalho", apenas reduzindo o prejuízo um pouco por conta dos insumos!
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Alessandra, a MP 948 ela fala bem sobre isso o Fornecedor ele não pode cobrar multa pela remarcação o que seria uma coisa "Normal" em outras situações, mas se a data muda de um ano para outro ele pode aplicar a diferença do reajuste anual que ele prática. Afinal ele precisa garantir o mesmo padrão de qualidade contratada, e não tem como fazer isso sem reajustar os valores .
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem q ver o q esta em.contrato..eu amarrei o meu onde eles colocaram.clausulas q poderia alterar data devido pandemia e q seria mesmos valores sem prejuizos
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Taiana, eu preciso discordar de vc. Uma coisa é a pessoa cobrar para remarcar, outra é entregar a mesma coisa pelo mesmo preço. O custo dos alimentos, flores, energia elétrica, combustível, tecidos, tudo subiu. Como que vão cobrar a mesma coisa? Impossível. Ou teriam que reduzir as porções dos doces, por exemplo, ou repassar. Diferente de serviços, que "não tem custo", tipo celebrante, fotografia, cerimonial, música... Entende a diferença?
    Igual passagens aéreas. Quem remarcou, ficou com crédito do que foi pago, o valor da nova passagem vai depender da data e demanda, impossível garantir que não pode ter reajuste em nada.
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou procurando buffets e tudo mais e meu medo é isso, o meu vai ser em setembro de 2022
    • Responder
  • Jessica
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois conversando com meu marido( já casamos no civil em abril hehe ) chegamos a conclusão que é justo. Hoje está muito caro os materiais e outra coisa, não foi nada exorbitante o que ele pediu .

Fiz um orçamento com outra pessoa só pra ter uma noção e ficou bem mais caro.
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha o fornecedor pode pedir Sim reajuste as pessoas confundem um pouco com a parte da MP 948 a onde fala que o fornecedor Não pode cobrar pela remarcação. Reajustes são comuns e necessários até para o fornecedor poder manter a mesma qualidade nos produtos. O que ele não pode e cobrar um reajuste maior ao que ele oferece aos clientes daquele ano
    • Responder
  • Juliane
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu ia falar justamente o que a Taiana disse, isso é totalmente ilegal!

• Responder
  • Erica
    Super Noiva Fevereiro 2021 São Paulo
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom ❤️
    • Responder
  • Jessica
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele foi o único por enquanto que reajustou. Entramos em um acordo e pagarei o reajuste. Bom senso para os dois lados
    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Fevereiro 2021 São Paulo
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tive reajuste na mão de obra decoração, coisa pouca.
    Não sei até onde vão nossos direitos mas os preços subiram muito e nesse caso eu usaria o bom senso e empatia e pagaria o reajuste sim.

Claro q tem fornecedores que querem se aproveitar e não acho q é o caso.
    Geralmente quem faz os docinhos é alguém que trabalha de casa e que sofre um impacto diretamente. Pense nisso 😘
    • Responder
  • Jessica
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jéssica, qualquer reajuste feito em detrimento da pandemia é ilegal e não deve ser aceito pelos noivos.

O reajuste é ilegal porque a legislação entende que a Pandemia entra nos casos de caso fortuito/ força maior, ou seja, foi um evento ao qual os noivos não deram causa e, por isso, nada pode ser cobrado deles qualquer valor.
    Escrevi um debate aqui na comunidade justamente sobre isso. De uma olhadinha: "Atenção as multas contratuais".
    A dica que te dou é contestar qualquer valor a mais que tenha que pagar pelo adiamento do seu evento. E caso não consiga conversar amigavelmente, rescinda o contrato e requeira judicialmente seus direitos.
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Jessica, vários fornecedores estão pedindo porcentagens de reajuste, tudo aumentou esse ano, e muitos casamentos foram adiados pra 2021, então a procura ta enorme, oq faz aumentar mais ainda.

• Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muitos fornecedores fizeram o reajuste noivinha!
    • Responder
  • Jessica
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem que ele foi o único por enquanto. Não vai ter jeito kkkķ
    • Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·