Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adriele
Noiva Novata Setembro 2024 Bahia

Casar ou não na igreja?

Adriele, dia 23 de Novembro de 2023 às 15:08 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 11
Alguma noivinha católica aqui não casou na igreja? Estou querendo fazer casamento ao ar livre mas recebendo muitas críticas que não será um padre que fará o casamento

11 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 26 de Novembro de 2023 às 10:07
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que é mais importante pra vocês dois: casar na igreja e ter o Sacramento do Matrimônio, ou a opinião alheia? Veja na cerimônia do casamento o casal já dá o tom de que ali é uma nova família. Uma coisa é ceder nos convidados ou coisa assim. Outra bem diferente é abrir mão do que é importante pros dois. Se pra vocês casar ao ar livre é mais importante, independente de quem faça a cerimônia, façam. Agora se o Sacramento é importante, casem na igreja. Uma ideia também, caso o Sacramento seja algo que queiram muito, é casar na igreja sem pompa e depois fazer uma cerimônia simbólica com celebrante ao ar livre.


    Mas essa é uma decisão que cabe só a vocês.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Eu sou católica e meu noivo apesar de não frequentar mais a igreja, segue ainda os ideais evangélicos.
    Optamos por uma cerimônia em um sítio e com o meu cunhado de celebrante.Ainda não foi divulgado isso amplamente, mas creio que devemos ouvir algo, mas paciência. Não queremos forçar nada da religião um pro outro e essa decisão nos deixa muito feliz.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou católica e casei num sítio com um celebrante.

    sempre sonhei em casar num sítio, conversei com o padre e ele não viu problema, contando que cassasse na igreja para ter o matrimônio.

    Casei na igreja 6 meses antes da minha data da festa só meu noivo, eu, um casal que era padrinho e nossos pais.


    • Responder
  • Anny
    Noiva VIP Março 2024 Paraná
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, por aqui optamos por casar na igreja 2 finds antes da festa, não queríamos abrir mão de casar na igreja, porém os horários da nossa igreja não batiam com o que a gente queria, que era casar a tarde. Então teremos outra cerimônia com um celebrante e depois a festa. Ai no dia da igreja, vamos jantar apenas e serão apenas os mais próximos!
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Constante Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa, por aqui não iríamos casar na igreja católica mais mesmo sendo muito importante para gente porque prezamos pela presença da nossa cachorra e o Padre não autorizou. 🙄
    Porém mudamos de ideia e voltamos atrás, vamos casar na igreja e ela nos acompanhará no final da cerimônia e fará sua entrada especial e totalmente indispensável para nós no salão do buffet.
    Pela sua cidade não há nenhuma chácara/fazenda que tenha capela e seja catalogada pela diocese para que possa ser realizada por um padre ? Uma amiga queria casar ao ar livre também e fez da seguinte forma, a celebração na igreja apenas para os pais, irmãos, pessoas super próximas mesmo na sexta feira e no sábado se casou ao ar livre numa chácara. Mas faça o que o seu coração sente vontade, não vá pela opinião dos outros. Deus ama casamentos. 🙏🏼
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adriele, uma coisa que eu percebo vendo o que as noivas aqui vão comentando e na minha experiência pessoal é que as pessoas vão criticar de tudo e em todos os casos. Então cabe a nós noivos e noivas, que vamos casar, filtrar o que é uma crítica que ajuda a crescer e o que é uma crítica vazia de quem não tinha nada pra falar.
    Sobre o casamento na igreja católica, uma dica, como as meninas falaram é casar na igreja só você, o noivo e as testemunhas e depois casar com um juiz de paz no lugar de sua escolha. Inclusive, se esse casamento fora da igreja for mesmo depois do primeiro você até pode chamar o padre oara fazer, porque ele pode considerar renovação de votos (não pode se for antes, porque aí o padre estaria fazendo simulação de casamento, que pra igreja é proibido). Mas isso é se o sacramento de matrimônio é realmente importante para você, se não for, se você estiver considerando casar na igreja só por causa do que o pessoal fala acho que você tem que avaliar se vale a pena o trabalho que dá, já que há muitos protocolos e documentos para casar na igreja católica
    • Responder
  • Lucila
    Super Noivo Maio 2025 Paraná
    Lucila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adri, o casamento católico, para ser sacramento, necessáriamente precisa ser em igreja.
    Diferente de outras religiões em que se concede a benção independente do lugar, na católica temos o "sacramento do matrimônio" e por isso, este, se recebe apenas na igreja.

    por aqui, eu sempre quis exatamente isso, então, nunca nem pensei em casar ao ar livre. Porém, estava com dificuldade de data na igreja (antes de mudarmos a data) e recebi uma sugestão:
    fazer o sacramento na igreja, você, noivo e testemunhas (2 pessoas) (talvez na sexta pré recepção de casamento, por exemplo) e ai sim, fazer um casamento ao ar livre, com uma cerimônia de Juiz de paz. Assim, vocês já terão o Sacramento da igreja e também podem fazer uma cerimônia ao ar livre.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Fevereiro 2024 Espírito Santo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Adriele.
    Vou me casar na igreja pq considerei importante, se vc n enxerga isso como algo indispensável, então siga a sua vontade. O dia é de vcs, não de quem tá opinando!!!
    Uma sugestão q vc pode pensar, caso isso te incomode, é realizar o casamento só vc e seu noiva na igreja, antes da cerimônia oficial. É mto comum e cada vez mais católicos tem adotado isso para poderem ter uma cerimônia no local dps, sem padre.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O casamento tem q fazer sentido pra vc, nao para os outros... se for importante para voce, vc pode fazer uma cerimonia simples na igreja , e depois casar ao ar livre, conciliando seu desejo e o sacramento. agora, se para vc não tem importância o sacramento, case-se so ao ar livre e deixa os outros falar...

    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Adriele! Eu vou casar na igreja, mas porque pra mim é muitíssimo importante o sacramento do Matrimônio. Não faria sentido outro lugar. Se pra você, a cerimônia ao ar livre tem o mesmo significado, segue da forma que gostariam. Casar na Igreja tem uma série de protocolos, curso de noivos, entrevista com o padre, documentações etc... fora que as taxas não são baratas. Não vale a pena só pelas críticas das pessoas, isso sempre vai ter, infelizmente. Façam o que vai deixar o casal mais feliz e realizado!

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É que pela igreja católica, o sacramento só acontece quando um padre ou diácono faz. Então, em termos práticos, se não for o padre ou o diácono, o casamento não aconteceu perante a igreja.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas