Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Casei: texto da cerimônia e votos

Estela, dia 3 de Dezembro de 2016 às 08:58 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 11 42

Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! Smiley smile

Agora que casei, posso divulgar alguns detalhes! Algumas pessoas aqui na comunidade já me conhecem, para quem ainda não, digo que minha cerimônia religiosa de casamento foi espírita simbólica.

Eu e o marido somos espiritualistas e espíritas kardeccistas cristãos e nossa religião não celebra a oficialização do casamento por não julgar necessário um ritual (Deus já abençôa o casal, pelo amor, quando ele é verdadeiro, todos os dias).

Porém, não desconsideramos ter nossa cerimônia de casamento, foi uma comemoração pelo início de vida juntos e por tudo que representa: um marco na vida, emoção da celebração, lembrança a ser guardada, realização do sonho, fé na espiritualidade e luz presente no momento.

Dessa forma, tivemos uma cerimônia simbólica celebrada por um amigo da família, que é palestrante em centro espírita.

Eu escrevi o texto da cerimônia, que foi aceito pelo noivo. Me inspirei em referências da internet e coisas da minha cabeça mesmo, rs... quem quiser se inspirar em parte ou todo, fique à vontade!

Em breve, trarei o vídeo da cerimônia, mas por enquanto deixo o texto:

[Início – 19h00]

Boa tarde a todos. A partir de agora, por gentileza, coloquem os celulares no modo silencioso e fiquem à vontade para sentar-se.

Estamos aqui hoje para celebrar o amor, a confiança, a esperança, entre tantos outros bons sentimentos.

[Às famílias e amigos]

Vocês foram convidados para compartilhar este momento com a Estela e com o Pedro porque são as pessoas mais importantes para eles. O respeito, a compreensão e o carinho que sustentam o relacionamento deles têm suas raízes no amor que todos vocês deram a este jovem casal. Por isso, é uma honra para os noivos contar com a sua presença, aqui, hoje. Embora muitos não morem exatamente perto, vocês nunca estão distantes dos corações da Estela e do Pedro. Vocês são parte insubstituível do seu ontem, do seu hoje e de todos os seus amanhãs. Um casamento precisa de uma comunidade, não apenas para amparar o casal nos momentos de adversidade, mas também para celebrar junto os momentos de alegria.

Que todos nós possamos sempre fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para apoiar e nutrir a união entre estas duas pessoas que tanto amamos.

[Homenagem aos entes falecidos]

Esta noite, recordamos também aqueles que não se encontram fisicamente nesta cerimônia, mas que acreditando em sua presença espiritual, se fazem presentes em nossos corações. Lembramo-nos com especial saudade do Guilherme, tio da Estela, da Marina, tia da Estela, do Osvaldo, do José Trindade e da Honorina, avôs da Estela, e do Nonô, avô do Pedro, a quem os noivos sempre dedicarão parte de sua felicidade.

[Sobre o casamento]

Hoje, Estela e Pedro demonstram que escolheram um ao outro como sua família, e hoje estão celebrando algo que já começou e que vai continuar crescendo ao longo dos anos. O casamento é uma caminhada ousada rumo a um futuro desconhecido, que envolve abrir mão do que somos, separados, em prol de tudo o que podemos vir a ser, juntos.

[Introdução aos votos]

Estela e Pedro, vocês têm sido muitas coisas um do outro - colegas de academia, companheiros, namorados, noivos, e até mesmo professores e alunos, pois vocês já ensinaram muito um ao outro e já aprenderam muito um com o outro, nestes últimos anos. Agora, com as palavras que vocês estão prestes a trocar, vocês passarão para a próxima fase. Pois, com estes votos, vocês estarão dizendo ao mundo: “este é meu esposo”, “esta é minha esposa”.

Assim sendo, por favor, preparem-se para dar e receber suas juras de amor, que estão entre os maiores presentes da vida.

[Leitura dos votos]

Pedro: [texto]

Estela: [texto]

[Troca das alianças]

E agora... as alianças.

As alianças são símbolos físicos do compromisso de um casal e de sua ligação emocional e espiritual. Elas são consideradas um círculo perfeito, sem começo nem fim. O amor é assim. O amor é o processo de construir algo belo com coisas simples.

Estela e Pedro, que estes anéis sejam um lembrete visível de seus sentimentos um pelo outro neste momento. Ao olhar para eles, lembrem-se que vocês têm alguém especial com quem compartilhar suas vidas. Lembrem-se de que vocês se encontraram um ao outro e um no outro, e de que nunca mais andarão sozinhos.

[Trocam as alianças, um no outro]

[Oração]

Agora, peço a todos aqui presentes, a gentileza de se levantarem e erguerem suas mãos, mentalizando Jesus e pedindo que cada dia deste casal seja abençoado por Deus nosso pai.

Então vamos juntos rezar a oração que Jesus nos ensinou para harmonizar sempre estes votos.

“Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome

Venha a nós o vosso reino

Seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus

O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Perdoai as nossas ofensas

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

E não nos deixeis cair em tentação

Mas livra-nos de todo o mal,

Pois teu é o reino, o poder e a glória para todo o sempre,

Que assim seja, graças a Deus!”

[Pronunciamento final]

Estela e Pedro, ninguém além de vocês mesmos detém o poder de proclamá-los esposo e esposa. Porém, vocês me escolheram como anunciante desta boa nova. E assim, tendo testemunhado sua troca de votos diante de todos que estão aqui presentes hoje, é com grande alegria que declaro que vocês estão casados.

Encerremos com uma salva de palmas dos presentes e o noivo pode beijar a noiva!

[Beijo]

[Cumprimentos e saída dos noivos]

Pelo menos por enquanto, não vou colocar os votos do meu marido, porque ainda não pedi para ele, rs, mas depois terá tudo em vídeo.

E os meus votos foram:

"Pedrinho,

Durante muito tempo te esperei,

Dentro do meu coração eu sabia que você existia,

Que era minha alma gêmea e iria te encontrar!

Te conheci tímido, era um professor que eu só via de longe. Sério e profissional, não falava comigo.

Até que um dia em uma festa, vi seu olhar brilhar! Vi seu sorriso preencher meu coração!!

Esse sorriso que amo mais que tudo nesse mundo!

Hoje é o dia mais feliz da minha vida e é ao seu lado que eu estou vivendo este dia!

E quero viver todos os próximos para sempre!

Eu escolhi me casar com você porque eu te amo!

E eu te amo porque eu amo:

A sua presença todos os dias,

Seu caráter e responsabilidade inquestionáveis,

Como faz me sentir segura,

A forma que você me olha,

A forma que você me trata:

Com carinho, com amor!

Cuida de mim todos os dias, todas as horas!

Não importa o quanto o meu dia foi problemático ou o quanto o seu dia foi problemático, você me ajuda sempre.

Você me entende, me admira, me respeita,

Você acha minha filosofia de vida a coisa mais incrível do mundo e você embarca comigo nela!

Agora ela é a nossa filosofia!

Você gosta de tudo que eu gosto, e me faz gostar de tudo que você gosta,

Você entra no meu coração e tira todas as mágoas, me faz esquecer de tudo,

Me faz lembrar que a vida é linda!

Você me tranquiliza, me dá paz, me dá conforto,

Você realiza os meus desejos, me presenteia com sentimentos,

Você me beija com intensidade, com emoção, me abraça com aconchego,

Você é divertido e é meu melhor amigo,

Você é romântico, carinhoso e fofo!

Você faz de tudo por mim, cuida da minha saúde, da minha tristeza e da minha alegria.

Você é honesto, responsável, trabalhador, batalhador, estudioso, dedicado, criativo, comprometido e inteligente,

Seu amor é puro e leal,

Você é lindo, em todos os sentidos,

Em todos os sentidos que Deus possa imaginar! Você é lindo!

Você é tudo pra mim!

Meu maior desejo na vida é retribuir e te fazer feliz, te amar!

Você é minha vida! Minha alma gêmea! Meu príncipe!

E eu sou muito grata a Deus por ter você!

Nossa relação transcende, e quero caminhar ao seu lado nesta vida,

Para crescermos e evoluirmos juntos,

Porque juntos somos mais fortes e nos apoiamos,

De hoje até amanhã,

De amanhã até todo sempre! E sempre que nos reencontrarmos!

Eu amo você!"

42 Respostas

Última atividade por Talita Claro, dia 14 de outubro de 2020 às 17:02
  • Talita Claro
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Talita Claro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Iza... boa ideia... vou fazer o convite normal e somente falar para os mais íntimos quem irá realizar a bênção... tô trabalhando minha mente p desencanar disso, afinal, é o nosso momento... obrigada pela dica! Smiley heart

• Responder
  • IZABELE
    Noiva Principiante Novembro 2020 São Paulo
    IZABELE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Talita, vim aqui por conta do texto da cerimonia e vi seu comentário, gostaria de compartilhar a minha experiencia, ainda não fizemos nossa cerimonia, está marcada para o dia 28/11, mas já entregamos os convites, eu não coloquei nada a respeito de como seria a cerimonia, mas os convidados foram poucas pessoas e todas próximas então para quem perguntou eu comentei que não teria padre nem pastor que seria celebrado por uma pessoa do centro espirita que frequento.

• Responder
  • Talita Claro
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Talita Claro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá... que lindo... amei cada palavra... também realizarei uma cerimônia com uma Grande Amiga Espiritualista, sendo que de matriz africada... nem todos sabem do meu seguimento de fé, não faço muita questão de divulgar devido ao grande preconceito alheio, enfim, você chegou a citar no convite quem faria ou como seria sua Cerimônia? Pois tenho medo de não citar e ter problemas com os preconceituosos...

• Responder
  • |
    Noiva Novata Setembro 2020 Paraná
    |Hosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindo vou cpoiar alguns coisas

• Responder
  • Caroline
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns, felicidades.
    Que Deus abençoe!
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau! Lindo texto, muito bacana compartilhar essa experiência. Serve de inspiração.
    • Responder
  • S
    São Paulo
    Sergio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou kardecista também, me chamam para celebrar casamentos, espíritas e não espíritas, seu debate foi muito esclarecedor, excelente sob todos os pontos de vista!

• Responder
  • Michele
    Noiva VIP outubro 2019 Rio Grande do Sul
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindo texto!!!!

Obrigada por compartilhar.

• Responder
  • Estephanya
    Noiva Novata Dezembro 2023 Piauí
    Estephanya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei , e com certeza ira me ajudar muito essa cerimonia. Obrigada por compartilhar

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindo, amei o texto! Smiley laugh

• Responder
  • Yasmin
    Noiva Principiante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o seu texto!

• Responder
  • Elena
    Noiva Novata Junho 2018 Rio de Janeiro
    Elena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo! Me inspirou muito! Meu noivo e eu somos espíritas e seu texto é perfeito. Obrigada por compartilhar!
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Maio 2018 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estela, li e peguei umas ideias para a minha cerimonia.

Adaptei pois a minha será das areias, mas me ajudou mto!

Obrigada Smiley heart

• Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns casadinha adorei
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Janeiro 2018 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei 😍😍😍😍😍
    • Responder
  • Quésia
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Bahia
    Quésia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley ring aii que tudooooo

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tô passando pra copiar seu texto... fui convidada ontem pro casamento de uma amiga minha. E acabei virando a "assessora" de casamento dela... ela me pediu dicas, me deu a função de recepcionista, amou a minha lembrancinha - vou fazer as dela, só muda a cor! - o modelo de convite vai ser parecido com o que eu tinha escolhido, mas não tem nada organizado ainda, não sabe quem vai ser cerimonialista, não tem noção de nada ainda ! Aí como ela gostou das minhas inspirações, vou mostrar seu texto da cerimônia pra ela!

• Responder
  • D
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley ring

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

obrigada de novo, eu fiz do fundo do coração, todo meu sentimento, nao podia ser diferente, rs Smiley smile

• Responder
  • D
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, Estela! Muito emocionante o texto da cerimônia, e seus votos mais ainda ! Tive que me segurar pra não deixar a lágrima cair - pq tô no trabalho.

Que Deus abençoe cada dia mais o casamento de vocês!

• Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindos votos ! Felicidades.

• Responder
  • N
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Néli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu choro lendo seu voto imagina quando for ler os meus ... Quando ouvir os meus então 😱😱😱
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

eu nao contratei ninguem.... um amigo da familia foi o celebrante, ele leu o texto Smiley smile

• Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que palavras bonitas. Parabéns,deve ter tido muita emoção. Vc contratou uma cerimonialista, foi ela quem falou no inicio?

• Responder
  • Heidy
    Noiva VIP Abril 2017 Mato Grosso do Sul
    Heidy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo!!! Parabéns casadinha!!!

• Responder
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo noivinha, parabéns

• Responder
  • Ana B.
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Ana B. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo, parabéns! S2

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que coisa mais linda, que perfeição, estou completamente encantada Smiley love

• Responder
  • Kelly
    Noiva VIP outubro 2016 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Liiindoo!!! Smiley winking Acho taaaao bonito
    Olha a minha cronica
    https://www.casamentos.com.br/cronicas-casamento/marcelo-kelly--rw8196

• Responder
  • Ariane
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ameeei os seus votos, noivinha! parabéns!

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dá para dar um "curtir" nessa frase?? Smiley love Smiley love

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Junho 2017 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, que lindo! Muito lindo mesmo...me deu uma baita inspiração, obrigada por compartilhar! E muita felicidade a vcs!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas