Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! 
Agora que casei, posso divulgar alguns detalhes! Algumas pessoas aqui na comunidade já me conhecem, para quem ainda não, digo que minha cerimônia religiosa de casamento foi espírita simbólica.
Eu e o marido somos espiritualistas e espíritas kardeccistas cristãos e nossa religião não celebra a oficialização do casamento por não julgar necessário um ritual (Deus já abençôa o casal, pelo amor, quando ele é verdadeiro, todos os dias).
Porém, não desconsideramos ter nossa cerimônia de casamento, foi uma comemoração pelo início de vida juntos e por tudo que representa: um marco na vida, emoção da celebração, lembrança a ser guardada, realização do sonho, fé na espiritualidade e luz presente no momento.
Dessa forma, tivemos uma cerimônia simbólica celebrada por um amigo da família, que é palestrante em centro espírita.
Eu escrevi o texto da cerimônia, que foi aceito pelo noivo. Me inspirei em referências da internet e coisas da minha cabeça mesmo, rs... quem quiser se inspirar em parte ou todo, fique à vontade!
Em breve, trarei o vídeo da cerimônia, mas por enquanto deixo o texto:
[Início – 19h00]
Boa tarde a todos. A partir de agora, por gentileza, coloquem os celulares no modo silencioso e fiquem à vontade para sentar-se.
Estamos aqui hoje para celebrar o amor, a confiança, a esperança, entre tantos outros bons sentimentos.
[Às famílias e amigos]
Vocês foram convidados para compartilhar este momento com a Estela e com o Pedro porque são as pessoas mais importantes para eles. O respeito, a compreensão e o carinho que sustentam o relacionamento deles têm suas raízes no amor que todos vocês deram a este jovem casal. Por isso, é uma honra para os noivos contar com a sua presença, aqui, hoje. Embora muitos não morem exatamente perto, vocês nunca estão distantes dos corações da Estela e do Pedro. Vocês são parte insubstituível do seu ontem, do seu hoje e de todos os seus amanhãs. Um casamento precisa de uma comunidade, não apenas para amparar o casal nos momentos de adversidade, mas também para celebrar junto os momentos de alegria.
Que todos nós possamos sempre fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para apoiar e nutrir a união entre estas duas pessoas que tanto amamos.
[Homenagem aos entes falecidos]
Esta noite, recordamos também aqueles que não se encontram fisicamente nesta cerimônia, mas que acreditando em sua presença espiritual, se fazem presentes em nossos corações. Lembramo-nos com especial saudade do Guilherme, tio da Estela, da Marina, tia da Estela, do Osvaldo, do José Trindade e da Honorina, avôs da Estela, e do Nonô, avô do Pedro, a quem os noivos sempre dedicarão parte de sua felicidade.
[Sobre o casamento]
Hoje, Estela e Pedro demonstram que escolheram um ao outro como sua família, e hoje estão celebrando algo que já começou e que vai continuar crescendo ao longo dos anos. O casamento é uma caminhada ousada rumo a um futuro desconhecido, que envolve abrir mão do que somos, separados, em prol de tudo o que podemos vir a ser, juntos.
[Introdução aos votos]
Estela e Pedro, vocês têm sido muitas coisas um do outro - colegas de academia, companheiros, namorados, noivos, e até mesmo professores e alunos, pois vocês já ensinaram muito um ao outro e já aprenderam muito um com o outro, nestes últimos anos. Agora, com as palavras que vocês estão prestes a trocar, vocês passarão para a próxima fase. Pois, com estes votos, vocês estarão dizendo ao mundo: “este é meu esposo”, “esta é minha esposa”.
Assim sendo, por favor, preparem-se para dar e receber suas juras de amor, que estão entre os maiores presentes da vida.
[Leitura dos votos]
Pedro: [texto]
Estela: [texto]
[Troca das alianças]
E agora... as alianças.
As alianças são símbolos físicos do compromisso de um casal e de sua ligação emocional e espiritual. Elas são consideradas um círculo perfeito, sem começo nem fim. O amor é assim. O amor é o processo de construir algo belo com coisas simples.
Estela e Pedro, que estes anéis sejam um lembrete visível de seus sentimentos um pelo outro neste momento. Ao olhar para eles, lembrem-se que vocês têm alguém especial com quem compartilhar suas vidas. Lembrem-se de que vocês se encontraram um ao outro e um no outro, e de que nunca mais andarão sozinhos.
[Trocam as alianças, um no outro]
[Oração]
Agora, peço a todos aqui presentes, a gentileza de se levantarem e erguerem suas mãos, mentalizando Jesus e pedindo que cada dia deste casal seja abençoado por Deus nosso pai.
Então vamos juntos rezar a oração que Jesus nos ensinou para harmonizar sempre estes votos.
“Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome
Venha a nós o vosso reino
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livra-nos de todo o mal,
Pois teu é o reino, o poder e a glória para todo o sempre,
Que assim seja, graças a Deus!”
[Pronunciamento final]
Estela e Pedro, ninguém além de vocês mesmos detém o poder de proclamá-los esposo e esposa. Porém, vocês me escolheram como anunciante desta boa nova. E assim, tendo testemunhado sua troca de votos diante de todos que estão aqui presentes hoje, é com grande alegria que declaro que vocês estão casados.
Encerremos com uma salva de palmas dos presentes e o noivo pode beijar a noiva!
[Beijo]
[Cumprimentos e saída dos noivos]
Pelo menos por enquanto, não vou colocar os votos do meu marido, porque ainda não pedi para ele, rs, mas depois terá tudo em vídeo.
E os meus votos foram:
"Pedrinho,
Durante muito tempo te esperei,
Dentro do meu coração eu sabia que você existia,
Que era minha alma gêmea e iria te encontrar!
Te conheci tímido, era um professor que eu só via de longe. Sério e profissional, não falava comigo.
Até que um dia em uma festa, vi seu olhar brilhar! Vi seu sorriso preencher meu coração!!
Esse sorriso que amo mais que tudo nesse mundo!
Hoje é o dia mais feliz da minha vida e é ao seu lado que eu estou vivendo este dia!
E quero viver todos os próximos para sempre!
Eu escolhi me casar com você porque eu te amo!
E eu te amo porque eu amo:
A sua presença todos os dias,
Seu caráter e responsabilidade inquestionáveis,
Como faz me sentir segura,
A forma que você me olha,
A forma que você me trata:
Com carinho, com amor!
Cuida de mim todos os dias, todas as horas!
Não importa o quanto o meu dia foi problemático ou o quanto o seu dia foi problemático, você me ajuda sempre.
Você me entende, me admira, me respeita,
Você acha minha filosofia de vida a coisa mais incrível do mundo e você embarca comigo nela!
Agora ela é a nossa filosofia!
Você gosta de tudo que eu gosto, e me faz gostar de tudo que você gosta,
Você entra no meu coração e tira todas as mágoas, me faz esquecer de tudo,
Me faz lembrar que a vida é linda!
Você me tranquiliza, me dá paz, me dá conforto,
Você realiza os meus desejos, me presenteia com sentimentos,
Você me beija com intensidade, com emoção, me abraça com aconchego,
Você é divertido e é meu melhor amigo,
Você é romântico, carinhoso e fofo!
Você faz de tudo por mim, cuida da minha saúde, da minha tristeza e da minha alegria.
Você é honesto, responsável, trabalhador, batalhador, estudioso, dedicado, criativo, comprometido e inteligente,
Seu amor é puro e leal,
Você é lindo, em todos os sentidos,
Em todos os sentidos que Deus possa imaginar! Você é lindo!
Você é tudo pra mim!
Meu maior desejo na vida é retribuir e te fazer feliz, te amar!
Você é minha vida! Minha alma gêmea! Meu príncipe!
E eu sou muito grata a Deus por ter você!
Nossa relação transcende, e quero caminhar ao seu lado nesta vida,
Para crescermos e evoluirmos juntos,
Porque juntos somos mais fortes e nos apoiamos,
De hoje até amanhã,
De amanhã até todo sempre! E sempre que nos reencontrarmos!
Eu amo você!"