Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Junia
Noiva Master Setembro 2014 São Paulo

Celebrante com Efeito Civil - Help me, please!

Junia, dia 6 de Junho de 2014 às 11:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 60

Boom dia, queridas noivinhas!!

Estou com um problema sério, ou não tão sério assim, haha

Nosso casamento será num domingo. Queremos o casamento civil no domingo.

Porém, temos dois possíveis contratempos:

1) O juiz da minha cidade não aceitar (ele pode não aceitar);

2) Mesmo que ele aceite ir, não queria ele, pois é bem chatinho, sabe?

Pensei em milhões de ideias, até casar no sábado, mas aí sairia na certidão um dia antes do casamento! Não queremos!

Se for possível, meu noivo quer assinar no domingo mesmo, nada de celebração figurativa. Porém eu acho muito mais lindo alguém só ler um texto bem elaborado do que as mesmas coisas de sempre do senhor juíz.

Então, deixando o egoísmo de lado, kkkkkkk, quero conciliar tudo: casamento civil na cerimônia, celebrante bacana pra ler as palavras bonitas e certidão de casamento com data real do casamento!

Pesquisei alguma coisa do tipo e vi que tem alguns celebrantes com autoridade pra fazer esse tipo de casamento.

Vocês sabem algo sobre isso? Tem experiência no assunto? Sabem como funciona? Alguém vai fazer isso? É parecido com o religioso com efeito civil? Se casar com um celebrante a certidão sai com data do domingo mesmo?

Lembrando que eu vou no cartório da minha cidade daqui um mês, mas resolvi abrir o debate, pois pode ajudar outras noivas também!! Smiley smile

60 Respostas

Última atividade por Isolete, dia 23 de Fevereiro de 2020 às 20:22
  • Isolete
    São Paulo
    Isolete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Celebrante com efeito civil tem mesmo efeito de casamento civil e religioso mas existe tbm celebrante apenas uma pessoa sem vínculo nenhum com estes órgãos ou seja celebrante apenas faz uma celebração palavras bonitas etc... celebrante com efeito civil tem autoridade pra isso tudo registrado enfim ... obs eles cobram por deslocamento ou seja para ir até local da cerimônia no caso de campinas está em torno de 1.400
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Curiosa Janeiro 2021 São Paulo
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais uma noiva com dúvida kkkk
    No meu caso, quero casar na cerimônia. Se eu contratar um celebrante habilitado então é como se o juiz de paz fosse no casamento e a certidão sai na hora?
    • Responder
  • N
    Noiva Principiante Novembro 2019 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aaaaaaaaah uma dúvida cruel, que tá me deixando maluca, quando casamos com celebrante que pode fazer o efeito civil, precisamos gastar com o cartório?

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava procurando muito informações sobre esse assunto!! Achei muito confuso!!
    • Responder
  • Marcelo
    São Paulo
    Marcelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Keithe, pode ir sem medo, pois todo Celebrante Religioso (desde que esteja amparado por uma instituição religiosa, claro) está amparado pela legislação.

Aqui no casamentos.com.br tem alguns, veja qual mais próximo de sua região.

Segue uma indição, caso ainda precise. Felicidades!

https://www.casamentos.com.br/celebrante/marcelo-fabiano-celebrante-de-casamentos--e154190

• Responder
  • Keithe
    Noiva Novata Agosto 2015 São Paulo
    Keithe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá meninas! Estou nesse dilema também.... Sempre ouvi dizer que apenas juizes tinham a autoridade de casar alguém com efeito civil.... Mas quando comecei a pesquisar observei que alguns celebrantes dizem fazer casamento com efeito civil. Confesso que fiquei confusa e com medo rsrs afinal vai que contrato um celebrante e depois descubro que não me casei de verdade? kkkk Eu conversei com um chamado Valter silva, super bonzinho, mas mesmo assim fico com medo!

• Responder
  • Ellen
    Top das Noivas Novembro 2014 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aain Junia Deus Abençõe pela força. É realmente preciso de muuita fé, vou me acalmar e conversar com meu noivo, tenho certeza que Deus vai tomar os caminhos e preparar tudo como foi tem feito até agora.

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já te respondi no debate, mas vou responder aqui, com uma resposta diferente... rs

O que eu disse pra você sobre isso? Tem que pedir pra Deus e ter fé. Ele é poderoso pra resolver qualquer coisa que precisamos. O desespero é normal, somos carne. Mas não se esqueça, o que Deus promete Ele cumpre. Então, não é preciso a gente se desesperar, pq Deus cuida de nós!!

O valor tá na média. Ok.

Vai pessoalmente até o cartório, fala sua situação, diga com firmeza que você quer no domingo. Se els implicarem, peça pra falar com o oficial, ou até com o juiz, se for possível. Diga o horário que vai ser sua cerimônia, que você vai pagar por isso... Sempre com firmeza e humildade! Sei que Deus pode fazer uma obra. Smiley winking

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Junia do céu, eu nem te conto o que me aconteceu!

A gente conversando sobre isso, resolvi ligar no cartório para me informar e tive uma terrível notícia: No dia do meu casamento não terá Juíz disponível!!!!! Smiley cry

Terá um evento com casamentos comunitários e todos os juízes já estão convocados, não sei o que fazer! Já chorei e estou em desespero! Smiley cry

O valor aqui era R$ 1.042,00

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é, foi o que eu pensei, rsrsrs quando atesta pobreza tem que casar no cartório mesmo, uma semana antes, qualquer dia da semana, blablabla... Olha, cada cartório tem um preço.. Aqui vai ficar em torno de R$ 1.017,00!! Smiley winking

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Imagina atestar pobreza e ele chegar e ver o 'festão'?? kkkkkkk

Ele ia pedir o dinheiro dele lá na hora mesmo! Acho que para ele comparecer ao local nem deve ter como atestar pobreza, também conto com essa despesa desde o início, espero só que não fuja muito do que eu imagino!! rs

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É, é uma facadinha boa, haha. Algumas noivas conseguiram atestar pobreza e mesmo com isso, o casamento religioso com efeito civil. Mas no nosso caso, mesmo atestando pobreza, acho difícil o juiz aceitar ir de graça.. Então, bora pra facada, haha. Já estava contando com essa despesa desde o começo!! rs

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu entendi e vai ficar liiindo com certeza!!! Smiley winking

A melhor parte é o 'sem custo adicional', eu acho que vou deixar só com o Juíz mesmo, vou me preparando para a facada!! =/

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, Ellen, celebrante que eu falo, é alguém pra ler um texto bonito, pq pra celebrar o casório mesmo, fica esquisito pra gente, muita gente não vai entender, sabe? Eu sei que o casamento com o juiz vai ser bem simples, então pensei sim na possibilidade de fazer os dois. Mas aí quem vai ser o nosso celebrante é um dos meninos que trabalha com minha cerimonialista/decoradora, sem custo adicional, rsrs.

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aaaah eu também faço muita questão que minha certidão tenha a data de quando eu realmente casar! rs

No casamento da minha irmã foi só com o Juiz de Paz e ficou muito bonito, mas depende muito do juiz. Pensei em levar o celebrante, mas realmente não sei. Nunca fui em casamento da igreja com celebrante, nem sabia que podia! rsrs

Mas com certeza temos que ter muita fé! E só vou poder marcar em Agosto, pq eles só aceitam 3 meses antes né? MAs tenho certeza que Deus já está trabalhando nisso!

O seu então vai ser com o Juiz e o celebrante? Não acaba saindo mais caro?

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ellen, já conversamos em outro debate sobre tantas coisas que Deus fez por nós... E sim, sei que vc é da CCB, rsrs.

.

É assim, vc pode casar no sábado no cartório e no domingo levar um celebrante, pra ler um texto bonito como esse exemplo, mas aí a data do casório não vai ser a mesma da festa. A outra possibilidade, que eu estava pensando em fazer, é chamar um celebrante habilitado pra fazer no dia, mas aí eu teria que voltar no cartório, pra registrar, o que todo mundo estranharia e diria que estou errada, que eu não casei no domingo mesmo e tal, apesar de eu achar certo. Pra não dar o que falar, o jeito qu achei melhor é levar o juiz e o celebrante, o juiz casa e o celebrante (que pode ser um amigo) lê um texto bonito logo em seguida. Mas aí que vem o milagre:

.

Você tem fé? Rs Então peça a Deus, que Ele pode trabalhar a seu respeito sobre isso, rsrs. Uma coisa que parece simples, né? É só casar no sábado e pronto. Mas não, pra nós é importante casar no dia da nossa festa, né? Principalmente nós, no domingo. E olha, o juiz não é obrigado aceitar fazer no domingo, a assistente dele falou até que não tinha como. Mas aí eu falei com a oficial de justiça, pedi muito pra Deus, e quando liguei lá pra saber a resposta do juiz, ele disse que sim, que faz!!!! *----* Não vejo a hora de chegar dia 02/07 pra dar entrada nos papéis!!!

.

Então, se vc faz questão de que a data na sua certidão seja a mesma que a festa, vc vai até o cartório e peça pra falar com quem for preciso, e peça muito pra Deus. rs

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aaain Junia, estou com a mesma dúvida. Eu me caso num Domingo também e não sei se o Juiz vai (Acho que sim), mas tenho medo que fique sem graça. Não sei se sabe, mas somos da mesma religição (CCB, vi em outro debate que vc comentou ser! Rsrs), e me pergunto se podemos levar o celebrante, pq nunca fui num casamento da nossa igreja com celebrante... Isso é tão complicado né? rs

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahh que bom, ficou marcado então!! Smiley winking

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E a data do casamento taiwanes kkk

vou comemoras todas

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem pensado... Vou correr atrás disso então, pra resolver essa questão!!

Muitíssimo obrigada, Débora!!! Smiley winking

• Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2015 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Junia,

Eu aconselho abrir a cerimonia com o juíz e depois o mesmo passa a palavra para o celebrante, por vários motivos:

1° que o juíz detesta esperar, na verdade eles não esperar mesmo.

Seria "constrangedor" para o celebrante fazer uma cerimonia correndo porque o juiz precisa assumir, o juíz ficaria com aquela "cara" porque não acaba logo.

2° Porque o juíz é frio, não fala nada bonito, apenas vai ler sua certidãoe colher as assinaturas, se começar com ele depois o celebrante tem a chance de trazer a emoção de volta, terminar com um clima agradavel, com palavrar bonitas e etc.

Precisando estou à disposição.

Bjs

• Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, entendo!!!!

• Responder
  • Ayanny
    Noiva VIP Novembro 2014 Pernambuco
    Ayanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ...e depois com td pronto é remetido ao pastor que irá ratificar o que vcs levaram para o cartório e da data sairá a do religioso.
    • Responder
  • Ayanny
    Noiva VIP Novembro 2014 Pernambuco
    Ayanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exitem várias modalidades de casamento, uma delas é o religioso com oefeito civil, VC resolve td no cartório
    • Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhh então isso é normal, creio que dará certo o que estou pensando então!!! Smiley smile

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah! Eu fui num casamento assim! Houve a pregação com o pastor e depois os votos com o juiz de paz.
    • Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não, Carol... rs

Já falei com meu noivo, mas ainda não chegamos num acordo... Pensei em ter os dois: celebrante e juiz, mas é uma possibilidade!!

Conto depois o que decidimos... Smiley winking

• Responder
  • Nathalia & Diego
    Noiva VIP Maio 2014 Distrito Federal
    Nathalia & Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Rsrs'

Por nada flor!

Beijos Smiley winking

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom Ju! E aí já decidiu com vai fazer?

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahh sim, vou confirmar... Mas vocês já me esclareceram muuuuuito!!!! Obrigada!!! Smiley winking

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhh entendi... O mais caro eu já estava contando, só não queria precisar voltar no cartório pra buscar a certidão... Mas agora eu entendi como é que funciona, eu tinha minhas dúvidas!!

Muito obrigada, Carol!!! Smiley laugh

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh agora eu to entendendo, rsrrsrs

Acho que estou sendo exigente, kkkkk, eu quero fazer a cerimônia com um celebrante, mas quero já pegar minha certidão na hora, e não é assim, né?? rsrs

Mas muito obrigada, flor, pelas dicas e pela experiencia contada!!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas