Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Junia
Noiva Master Setembro 2014 São Paulo

Celebrante com Efeito Civil - Help me, please!

Junia, dia 6 de Junho de 2014 às 11:11

Publicado em Fórum Organizar um casamento 60

Boom dia, queridas noivinhas!! Estou com um problema sério, ou não tão sério assim, haha Nosso casamento será num domingo. Queremos o casamento civil no domingo. Porém, temos dois possíveis contratempos: 1) O juiz da minha cidade não aceitar (ele pode não aceitar); 2) Mesmo que ele aceite ir, não...

Boom dia, queridas noivinhas!!

Estou com um problema sério, ou não tão sério assim, haha

Nosso casamento será num domingo. Queremos o casamento civil no domingo.

Porém, temos dois possíveis contratempos:

1) O juiz da minha cidade não aceitar (ele pode não aceitar);

2) Mesmo que ele aceite ir, não queria ele, pois é bem chatinho, sabe?

Pensei em milhões de ideias, até casar no sábado, mas aí sairia na certidão um dia antes do casamento! Não queremos!

Se for possível, meu noivo quer assinar no domingo mesmo, nada de celebração figurativa. Porém eu acho muito mais lindo alguém só ler um texto bem elaborado do que as mesmas coisas de sempre do senhor juíz.

Então, deixando o egoísmo de lado, kkkkkkk, quero conciliar tudo: casamento civil na cerimônia, celebrante bacana pra ler as palavras bonitas e certidão de casamento com data real do casamento!

Pesquisei alguma coisa do tipo e vi que tem alguns celebrantes com autoridade pra fazer esse tipo de casamento.

Vocês sabem algo sobre isso? Tem experiência no assunto? Sabem como funciona? Alguém vai fazer isso? É parecido com o religioso com efeito civil? Se casar com um celebrante a certidão sai com data do domingo mesmo?

Lembrando que eu vou no cartório da minha cidade daqui um mês, mas resolvi abrir o debate, pois pode ajudar outras noivas também!! Smiley smile

60 Respostas

• Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhh que bom que sai o dia do casório, mas mesmo assim tenho que voltar no cartório, aí não ia dar muito certo, porque vamos viajar logo na segunda... rsrs E eu já queria viajar com nossa certidão, porque dá impressão que não estamos casados ainda, sem a certidão, entende? Daí meu noivo não ia querer...

Por causa disso, vou pensar na hipotese de contratar os dois mesmo, porque normalmente, os casamentos aqui é só com o juiz, mas é tão batido, tão sem graça, tão sem emoção, sabe? Eu quero alguém falando palavras bonitas, emocionando, sabe???

Aí no caso quem abre a cerimônia?? O celebrante?? Aí passa para o juiz??

Nossa, flor, me esclareceu demais!!

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai, flor, não tem problema... Vou tentar descobrir!! Smiley winking

• Responder
  • Denise
    Noiva Ativa Janeiro 2015 Pernambuco
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento religioso com efeito civil poderá ser celebrado por um padre ou pastor que tenha habilitação para celebrar. Após a cerimônia, terá exatos 30 dias para levar até o cartório e registrar, mas a data que permanecerá será o da celebração ta. Ex. Se vc casar dia 06.06.2015, terá até o dia 06.07.2015 para registrar, mas a data na certidão será a do dia 06.06.2015.
    • Responder
  • Nathalia & Diego
    Noiva VIP Maio 2014 Distrito Federal
    Nathalia & Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor, o meu casamento também foi com efeito civil. Não tem segredo!

Primeiramente, você, seu noivo e 2 testemunhas deverão ir ao cartório com o RG (documentos).

(Se possível, vão pelo menos com 2 meses antes do casamento de vocês).

Lá no cartório você vai informar que vocês querem o casamento religioso com o efeito civil ;

Depois de 30 dias eles vão pedir para vocês irem buscar um documento (ofício) ;

Vocês vão entregar para o pastor ou padre e eles deveram pegar os dados de vocês e de suas testemunhas, confeccionar um TERMO e reconhecer firma ;

No dia do casamento religioso vocês e suas testemunhas vão assinar, depois o pastor ou padre vão entregar para vocês o Termo de Casamento ;

Ai para finalizar vocês vão ao cartório com o Termo e depois de 1 semana eles vão entregar a Certidão de Casamento de vocês com a data do casamento.

Comigo foi dessa forma... Hoje fui lá no cartório buscar a minha Certidão de Casamento, tenho orgulho se ser a senhora Carvalho, kkk' Smiley winking

Boa sorte e mil beijos Smiley kiss

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não, não. Só voltaremos ao cartório para retirar nossas certidões que já estão retidas. No meu chá de panela, foi num domingo, a escrivã foi até lá e já assinamos alguns papeis. Entregamos nossa certidão e copia de alguns outros documentos. Agora no dia será formalizado. Mas custou um pouco caro isso, foi R$700,00 =\

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então essa foi a informação que me deram no cartório, mas é bom confirmar...

• Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2015 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim.

Mesmo você contratando um celebrante habilitado é necessário ir ao cartório registrar.

Porém a data que vai constar no documento é a do dia do casamento, o dia da sua festa, religioso e etc, rsrs

Vai ficar no documento a mesma data, tudo certinho.

Em relação a contratar os 2 (juiz / celebrante) não fica demais não, fica lindo, já fiz muitooooos casamentos dessa forma.

Basta focar em um bom celebrante que fale bonito o importante mas não queira realizar um missa/sermão,rsrs

Agora para o bolso realmente fica mais salgadinho mesmo, rs

Bjs

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não né...acho que deve sair com a data do casamento mesmo...ai eu num sei Junia...Smiley atonished

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahh 3 dias.. É que eu estava pensando em casar com um celebrante e efeito civil, na cerimônia, mas aí na segunda teria que ir no cartório.. :/

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, por mim o importante não é casar na cerimônia, mas sim a data na certidão, que eu quero que seja a mesma, sabe?

No seu caso, você tem a data do civil e a data da cerimônia, né?

• Responder
  • Renata
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou ver! Pois é... Terá rs

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hmmm você viu a resposta da Débora?? Vamos ver onde chegamos... Deve ter uma saída pra nós.. rsrs

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hmmm você viu a resposta da Débora?? Vamos ver onde chegamos... Deve ter uma saída pra nós.. rsrs

• Responder
  • Queila
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sai na hora Ju!! Vc tem que ir 60 dias antes do casamento marcar no cartório, mas no dia mesmo a certidão já sai na hora. Quando é religioso com efeito civil demora uns 3 dias eu acho, porque tem que voltar para o cartorio registrar.

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, ótimas dicas..

Mas tenho uma dúvida ainda.. rsrsrs

Se eu contratar um celebrante habilitado pra fazer casamento com efeito civil, depois tenho que voltar no cartório pra registrar, né? E só pego minha certidão depois que registrar? E a data? É a da cerimônia ou do registro?

Já pensei em chamar o juiz e o celebrante, mas acho que fica muita coisa, principalemnte pro bol$o!! :/

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ixii não conheço nada disso :/

essa parte é bem chatinha mesmo né

meu marido e eu nos casamos 1 semana antes no civil, sem mtas comemorações, só um almoço com os 2 casais de padrinhos, ai depois fizemos nossa cerimonia, que nós mesmo montamos

• Responder
  • Renata
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também quero os dois no mesmo dia Ju. Mas não sei como funciona isso direito. Vou tirar as minhas dúvidas aqui também.

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Será que a certidão sai com data do registro? Aí não serve.. rsrs

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hmmm já perguntei a nossa cerimonialista, ela vai procurar um celebrante habilitado pra isso...

Mas me diz uma coisa, depois de assinarem os papéis na cerimônia, você tem que voltar no cartório pra regristar, né?? Aí sai na certidão o dia da cerimônia ou do registro??

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, eu até posso casar no civil antes.. Mas não quero, pra não ter duas datas, sabe??

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Você sabe se demora pra sair a certidão depois do casamento? Eu queria já viajar com ela...

• Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2015 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Junia,

Vou responder porque entendo bem dessa situação,rsrs

Só quem pode realizar uma cerimonia com efeito civil ( no mesmo dia e local do religioso) é o padre, pastor ou celebrante habilitado para a mesma.

Porém NENHUM padre da igreja Católica Apostólica Romana realiza casamento fora da igreja.

O que eles podem aceitar fazer é você casar na igreja deles antes e no dia que você deseja ele vai até o local e faz uma benção (acho que não é o que deseja também, rs)

Pastor dispensa comentário, esse sim pode ter habilitação para realizar o casamento tanto religioso como civil tudo no mesmo dia porém é um casamento evangelico, vai depender da sua religião.

E celebrante tem alguns que tem habilitação para realizar o civil, porém todos que tem habilitação também estão coligados a alguma entidade religiosa, na maioria das vezes há alguma igreja evangelica também, pois a católica não faz esse tipo de ligação (padre/celebrante)

E por fim o próprio Juiz, no caso você tem que ir no cartório e solicitar um casamento em DILIGÊNCIA que é quando o juiz celebr o casamento fora do cartório.

Você pode conciliar as 2 coisas, contrata o juiz e um celebrante.

O juiz começa a cerimonia realizando a parte pratica e em seguida o celebrante assume a cerimonia e finaliza com palavras bonitas a parte religiosa digamos assim.

Só vale ressaltar que nenhum juiz tolera atrasos, o máximo permitido por eles são 15 minutos.

Eu já presenciei vários juizes indo embora devido atrasos pois o mesmo tinha outro casamento para celebrar.

Bjs e Boa Sorte.

Precisando estou à disposição.

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que você consegue um pastor habilitado sim. Mas quanto a data já não sei, pois você vai ter que dar entrada no cartório depois para retirar a certidão.

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh sim, se souber de alguma coisa me fala! Smiley smile

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Junia, o meu será com efeito civil. O pastor que vai fazer omeu casamento é habilitado Para realizar casamento civil também. Será que você não encontra alguem assim por aí?

• Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Iiiiiiiiiii num sei, mas acho que a Queilinha te ajudou...eu vou casar no civil antes!

• Responder
  • Queila
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ju tem vários assim! O celebrante pode ser o padre, o pastor ou quem quer que seja, desde que seja habilitado no cartório para isso...é tranquilo!!

Meu celebrante era habilitado, mas eu optei por casar no civil uma semana antes.

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amor eu nao entendo, vou tentear procurar aqui

Pq vou casar no civil e na igreja separado

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas