Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Isabella
Noiva Novata Setembro 2026 Minas Gerais

Cerimonia fora da igreja católica é visto como algo ruim ou como pecado por não querer casar na igreja?

Isabella, dia 19 de Agosto de 2025 às 13:01 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 9
Olá noivas , tudo bem ?
Eu sou novata nessa area de noivas. Mas preciso algum norte sobre casar fora da igreja mas sou católica, conversei minha mãe e ficou horrorizada quando eu disse que tenho vontade casar fora da igreja mas com a realização de cerimônia católica com Diácono. Queria saber se alguma noiva esta passando essa experiência ou ja passou como foi?
Realmente para mim Deus esta em todos os lugares e sei muito a importância do sacramento . Mas não me veja me casando na igreja. Preciso de um help se sigo meu coração ou faço a vontade de que minha mãe diz casar na igreja é a tradição?

9 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 26 de Agosto de 2025 às 13:08
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você não terá o sacramento fora da igreja.
    Faz igual eu fiz, eu tive o sacramento do matrimônio na igreja, só nós, o padre, os pais e 2 casais de padrinhos que quiseram ir.
    Depois fizemos a festa no sitio e tivemos uma celebração com celebrante

Assim tivemos nosso sacramento, conseguimos nos comungar

Aqui nosso sacramento do matrimônio com nosso padre dentro da nossa igreja

Cerimonia fora da igreja católica é visto como algo ruim ou como pecado por não querer casar na igreja? 1

Cerimonia fora da igreja católica é visto como algo ruim ou como pecado por não querer casar na igreja? 2

Aqui nossa celebração fora da igreja

Cerimonia fora da igreja católica é visto como algo ruim ou como pecado por não querer casar na igreja? 3

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oha, assim, perante a doutrina da igreja católica, quem não casa na igreja está em pecado... mas isso é pra quem segue a doutrina católica.. para quem não segue a doutrina católica, não faz muito sentido casar na igreja so pq acha bonito ou pra agradar a familia...

casar fora da igreja tendo padre como celebrante é bem complexo, precisa de autorização especial... eu ja fui em dois casamentos que as pessoas queriam casar fora da igreja, mas seguiam a igreja catolica, entao elas casaram na igreja e no dia da festa o padre foi e deu uma benção ao casal...

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nenhum dos dois, noivinha. Isso não é escolha pessoal do padre ou do diácono, mas uma determinação da própria Igreja, prevista no Código de Direito Canônico. Se você encontrar um diácono disposto a celebrar fora da igreja, até é possível tentar, mas normalmente só em situações graves, como quando os noivos têm verdadeira aversão ao espaço físico da igreja.

De fato, Deus está em todo lugar, mas ao seguir apenas o coração, você pode acabar indo contra a instituição à qual diz pertencer. Para esclarecer, segue o que diz o Cânon 1118:

• §1 O matrimônio entre católicos, ou entre uma parte católica e outra batizada não católica, deve ser celebrado na igreja paroquial (ou em outra igreja ou oratório, com permissão do ordinário do lugar — ou seja, o bispo ou seu delegado).

• §2 O ordinário do lugar pode permitir que o matrimônio seja celebrado em outro lugar conveniente, desde que haja causa justa e razoável.

• §3 Quando um dos noivos não é batizado, o bispo diocesano pode permitir que o matrimônio seja celebrado em outro lugar adequado.

• Deus a abençoe.

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fora da igreja você não vai casar com diácono, porque a igreja católica não permite nenhum sacramento fora da igreja, em outros espaços. Você pode casar na igreja com seu noivo, testemunhas e padre, apenas, pra ter o sacramento. E aí fora da igreja, com quem você quiser fazendo a sua celebração simbólica, pode ser até um juiz de paz, celebrante ou algo assim.

Casando só fora da igreja você estará juntada, em pecado sim, se você for da religião católica e seria bom regularizar a sua situação. Mas se não for, se não fizer sentido pra você, sem problemas, faz a cerimônia do jeito que você achar melhor

• Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento fora da igreja só é pecado para quem professa a fé católica, afinal não é só casamento e sim um sacramento, (assim como o batismo, primeira eucaristia, crisma, ...).

Se você não vê com essa significância, acredito que não seja interessante casar apenas para agradar terceiros, faça como seu coração deseja e seja feliz.

Quanto ao casamento fora da igreja com a bênção católica, é bem complexo, pois para a igreja católica o casamento deve ocorrer dentro de um templo, só assim ele tem validade, mas não custa tentar ou até contratar um celebrante.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho muito difícil você conseguir casar fora da igreja com a benção de um padre ou diácono da igreja católica, geralmente eles não tem autorização para sacramentar casamentos fora da igreja. Se não faz sentido pra você, não vejo pq casar na igreja só porque as pessoas querem, sou católica, mas nao muito “fiel”, se é que posso dizer, é meu noivo evangélico, então vou fazer a cerimônia no espaço do salão destinado a isso e teremos uma celebrante, ao final, como é importante pra ele, teremos a benção de um pastor que é tio dele.
    • Responder
  • Silvana
    Noiva Ativa Abril 2026 Paraná
    Silvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Siga seu coração! meus pais são católicos fervorosos mas eu mesma deixei de frequentar igreja alguns anos depois da crisma. Como não frequento igreja não vejo sentido em casar na igreja. Eles ficaram um pouco tristes pela minha decisão, mas super respeitaram. Vou me casar numa chácara e com celebrante comum.

• Responder
  • L
    Noiva Principiante Maio 2026 Rio de Janeiro
    Luna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho que seja pecado, mas faço questão de casar dentro da casa de Deus, pois se eu fosse casar fora da igreja seria apenas por estética e eu não acho isso legal.

E sem contar que é um pouco difícil conseguir a autorização para o casamento acontecer fora da igreja, existe uma burocracia e inclusive é raro os casos onde é concedido que o matrimônio seja feito fora da igreja. Mas claro que existem várias pessoas que já conseguiram.
    Caso a sua carta seja recusada, você pode se casar dentro da igreja em uma data antes da festa, e no dia da festa fazer uma cerimônia de benção.
    • Responder
  • Camilla
    Noiva Curiosa Abril 2026 São Paulo Estado
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Noivinha!
    Eu tive o mesmo problema kkkk acabei marcando 2 cerimonias, uma na igreja em uma data x no qual somente nossos pais comparecerao e um casal de amigos.
    A outra sera ao ar livre com um celebrante que era padre a uns anos atras. Minha mae ficou horrorizada tb ate ver filhos dos amigos dela de igreja fazerem a msm coisa ai ela aceitou...

Minha recomendacao p vc é fazer o msm kkkkk faz uma coisa mini na igreja e dps do jeito q vc quer fora

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas