Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ariana
Noiva Ativa Abril 2023 Minas Gerais

Cerimônia na Igreja é essencial?

Ariana, dia 2 de Maio de 2022 às 21:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 28
Guardado
Olá noivinhas, estamos no momento de decidir se queremos cerimônia na igreja ou no próprio local da recepção, a igreja é importante para nossas famílias e eu gostaria de deixar todos felizes, mas fico receosa pelo fato de não poder fazer decoração além de dois vasos no altar e o tapete, além do fato da seleção de músicas ser bem mais limitada... Me contem, como vocês lidaram com esse dilema?

Cerimônia na igreja

45%

39 votos

No local da recepção

54%

47 votos

28 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 26 de Março de 2024 às 23:26
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para mim era importante pq eu fazia questão do sacramento... mas pelo visto (não estou criticando, apenas constatando) para vocês não e tão importante, então acho q seria mais interessante casar no espaço mesmo... ja fui em casamento q a cerimonia foi celebrada por um celebrante e foi lindissima...

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu marquei cerimônia na igreja pra poder comentar porque não tem a opção depende.

    Vocês são católicos? Vocês levam a sério o Sacramento do Matrimônio e tudo que vem com ele? Se sim, casem na igreja independente de decoração ou coisa parecida, pois o foco tem que ser o Sacramento. Agora se pra vocês (esqueça família) o Sacramento não faz sentido ou não é tão importante assim, não casem na igreja (não se celebra matrimônio fora da igreja, salvo autorização do bispo para casos extremos). O Sacramento do Matrimônio é sério demais pra receber apenas pra deixar os pais felizes. Se vocês não frequentam a igreja no dia a dia, se não acreditam no Sacramento, NÃO CASEM NA IGREJA. Contratem um celebrante ou um juiz de paz e sejam felizes.
    Agora se o Sacramento é importante pra vocês (mais uma vez esqueça pais e demais pessoas) case na igreja independente de decoração ou etc. Coloque o foco no que realmente importa pro católico, que é o Sacramento.

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Constante Março 2023 Minas Gerais
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho essencial, voltei na Igreja, porque o meu será!!

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que de alguma forma te ajudamos a pensar melhor sobre isso, Ariana. Espero que dê tudo certo. E, de fato, o Sacramento é o mais valioso!!
    • Responder
  • Ariana
    Noiva Ativa Abril 2023 Minas Gerais
    Ariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Giovana obrigada pelo conselho, meu noivo e eu nos afastamos da igreja por alguns problemas que tivemos, mas vendo as respostas por aqui eu vi que a igreja representa mais do que o público que a frequenta, então decidi que para mim o Sacramento é sim essencial rsrs
    • Responder
  • Ariana
    Noiva Ativa Abril 2023 Minas Gerais
    Ariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seria bom pela facilidade fazer tudo no mesmo local, cortou várias das minhas opções até o momento mas no fim realmente eu estava meio tristonha pela igreja aqui perto da minha casa ser meio caidinha, então decidi procurar outra igreja... Vamos ver no que dá
    • Responder
  • Ariana
    Noiva Ativa Abril 2023 Minas Gerais
    Ariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, acho que minha dúvida maior era por ser a vontade deles rsrsrs mas depois de pesquisar e pensar bastante acho que peguei um pouco da vontade para mim também.
    • Responder
  • Ariana
    Noiva Ativa Abril 2023 Minas Gerais
    Ariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu estava um pouco afastada da igreja mas agora com o casamento repensei um pouco essa atitude e realmente faço questão do sacramento, será na igreja sim.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende. Se você é católica e faz questão do sacramento, tem que ser na igreja. (Salvo autorização do bispo, o que é algo BEM difícil). Se você é evangélica geralmente os pastores vao na festa.


    Acho que deve pesar o que faz sentido pra vocês. Pros católicos em especial é um sacramento indissolúvel.
    Nesse ponto acho que não tem essa de agradar ninguém, tem o que faz sentido pra vocês
    • Responder
  • Dafne
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Dafne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    NO INICIO PASSEI PELO MESMO PROBLEMA. Minha familia é muito religiosa e queria que eu fizesse o casamento na igreja, mais com tempo eram tantas regras de documentação, decoração, roupa, musica e não estava me sentindo bem com tudo aquilo, ai decidi abrir mão e vou me casar no mesmo sitio onde será a festa e estou super feliz com isso. Voce tem que colocar suas prioridades e desejos e do seu noivo em primeiro lugar, é um dia para vcs dois e te garanto que qem te ama vai entender da mesma forma que minha família entendeu (minha mãe deu trabalho mais aceitou kkkkk)

    • Responder
  • Camila Rosa
    Noiva Curiosa Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Camila Rosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optei por fazer no local da recepção.
    Acho que vai só gosto do casal..

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Novata Maio 2023 Santa Catarina
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinha!

    Eu acredito que vai muito do perfil de vocês.

    Na igreja realmente tem vários fatores limitantes (ainda estou descobrindo). No meu caso, estou disposta a acatar todos eles pois sei do significado que tem para nós.

    Realizar a cerimônia no local da recepção, no meu ponto de vista, facilita em várias coisas, pois você tem mais liberdade para tudo, mas eu gosto mais da conexão que estar dentro da igreja me traz.

    Enfim, vai muito de vocês mesmo.

    Sobre decoração, no meu ponto de vista, não se preocupe! Algumas igrejas nem deixam colocar muita coisa mesmo. Eu, por exemplo, pretendo colocar beeem pouca coisa, deixar a igreja em si, "aparecer".

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ariana! Bom, muito mais que uma questão de comodidade ou de tipo de decoração ou música, casar na Igreja é para os casais que compreendem a seriedade e o valor disso. Por isso, é importante entender o que é valor para vocês. Como católicos, o Sacramento do matrimônio sempre foi essencial para nós e a prioridade. Avaliem o que isso representa para vcs.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Julho 2022 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, tudo bem? Por aqui foi a primeira decisão que tomamos e, como somos católicos não abrimos mão de receber o sacramento do matrimônio. Acho que depende de cada casal.

    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para católicos, o sacramento só tem validade na igreja e celebrado por um padre.
    Eu não abro mão.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, tudo depende da vontade de vocês!
    Nossa personalidade combina muito mais com um casamento ao ar livre do que dentro da igreja, e foi isso que escolhemos.
    Mas casamentos na igreja são lindos e se esse é o sonho de vocês, vai ser incrível... mas se é algo a ser feito apenas para agradar, não aconselho fazer!

    • Responder
  • Eliane
    Noiva Constante Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Eliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou cristã protestante. Vou casar no civil antes e a celebração religiosa será feita pelos nossos pastores (somos de igrejas diferentes) no restaurante que faremos o Mini Wedding. Já quis muito fazer na igreja (templo), mas hoje não tenho como prioridade. Poderia ser até na sala do meu apartamento, estando os que amo, o noivo e Deus. ♥️
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu Alini, não abriria mão do sacramento, a decoração,e a musica limitada para mim são somente detalhes. Eu terei o salão onde será a cerimonia para decorar e tocar as musicas que eu quiser. Mas acho muito pessoal, se isso realmente não é importante para você, eu não faria.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Maio 2022 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como já disseram: depende de cada casal.
    Aqui na minha cidade se você quiser um padre por ex, tem que ser na igreja, eles não podem realizar cerimônias ao ar livre ou diretamente no salão. Quanto a pastores e juizes de paz acredito que seja possível sim.

    No meu caso, é a parte mais essencial do casamento: a cerimônia na igreja, tanto é que vimos de marcar lá antes mesmo de fechar qualquer contrato.

    Aqui a igreja pode ser decorada desde que siga algumas solicitações, como por ex, não utilizar fita crepe, durex, pra colar coisas no banco, porque na hora de retirar, a tinta sai junto, não colocar arranjos extremamente altos, porque atrapalha os convidados na hora da cerimônia e algo do tipo.

    Acredito que se for importante pra vocês, tem como fazer ajustes que fiquem de acordo com o gosto e a vontade dos noivos e que sejam de acordo com o proposto pela igreja.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ariana. Isso depende de cada pessoa. Pra mim é essencial! Eu sempre falei que se não fosse pra casar na igreja, eu não casaria.

    Sobre o seu caso, não acho q vc deva fazer algo apenas pra agradar sua familia. Vc e seu noivo devem fazer oq faz sentido pra vcs!

    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que varia muito da vontade dos noivos, fé e religião. A igreja que escolhemos não tem limitação de decoração e nem de musicas, apenas pediram bom senso. Aqui somos católicos então será em uma igreja católica. Inicialmente eu nao queria fazer na igreja por conta do deslocamento e tudo mais, mas conversamos e sempre quisemos a benção e seria importante para nossos pais. Vamos casar na igreja que meus pais se casaram, então tem um sentido a mais.

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo faz questão de receber o sacramento do matrimônio. Então decoração da igreja foi irrelevante para nós.
    • Responder
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cerimônia na igreja, escolhi essa opção porque faremos dessa forma: cerimônia na igreja + recepção (em outro lugar). O casamento na igreja para nós tem um significado muito importante. Porém, a escolha do local é bem pessoal de cada casal e baseado na religião que seguem e naquilo que acreditam. 😘
    • Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu farei no local!! Acho mais cômodo para os noivos e tbm para os convidados, pois não precisamos ficar nos deslocando. Eu não frequento nenhuma igreja e nem meu noivo, mas ambos acreditamos em Deus, então iremos pedir para um amigo cristão como nós para celebrar a nossa união.

    • Responder
  • Sally Medina
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Sally Medina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, a nossa será na igreja (fazemos questão), poderá ser decorada e escolher músicas sim. Se for importante para vocês casa na igreja sim vai ser lindo 😍
    • Responder
  • C
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito da sua crença, pra mim tem que ter mas pq sou católica, mas tem gente que nao liga e a cerimônia fica linda do mesmo jeito
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós fizemos na igreja e deu para decorar bem, sim, assim como escolhemos várias músicas Cerimônia na Igreja é essencial? 1
    Mas depende da escolha de cada casal mesmo
    • Responder
  • Monique
    Noiva VIP Setembro 2022 Goiás
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, isso depende de alguns fatores. Para os católicos, a cerimônia do casamento somente tem validade se realizada na igreja. Para os protestantes, o sacramento matrimonial pode ser realizado em outros lugares, desde que os noivos estejam casados perante a lei dos homens. Mas, nem todos os casais possuem uma religião, dessa forma, você pode avaliar em qual situação você se encaixa. Como cristã protestante, farei o casamento no civil um dia antes, e o pastor realizará as bençãos no dia seguinte.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas