Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Dayane
Noiva Novata Setembro 2025 Bahia

Cerimônia sem festa

Dayane, dia 6 de Novembro de 2025 às 08:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 13
Oii, gente! Preciso muitoooo de ajuda, estou enlouquecendo.
Vamos nos casar mês que vem. Nossa cerimônia será à noite, na igreja, e bem simples, mas o espaço é aberto ao público, então a estimativa é umas 300 pessoas (já tivemos esse número em um culto festivo)

O dilema é o seguinte: não temos dinheiro para fazer uma recepção grande, mas também ficamos constrangidos em deixar as pessoas irem embora sem comer nada, principalmente amigos que virão de outras cidades e pessoas da igreja que ajudaram muito, mas não são da família.
Pensamos em algumas opções:
● Fazer só a cerimônia e, no outro dia, um almoço simples numa chácara com a família (mas aí excluiria o pessoal da igreja que vieram de outras cidades ajudar na cerimônia)
● Levar a família para uma pizzaria, mas isso geraria muitos custos e pode não caber todo mundo (já tentamos reserva em todos os lugares. Pensamos em chamar só uma parte da família, mas já ouvi que é deselegante)
● Colocar uma mesa com bolo e salgados na saída da igreja (essa era minha opção preferida, mas o número de pessoas é incerto e com isso pode ficar caro e um pouco desorganizado)
● Entregar apenas uma lembrancinha simples (eu ia fazer um brownie pra cada um, mas é muito pouco. Pensei naquelas marmitinhas/sacolinhas que o pessoal faz em festa de criança, ficaria muito feio?)
Alguém já viveu algo parecido ou tem ideias criativas e acessíveis para resolver essa situação? ME AJUDEMMM 🥹🥹🥹

13 Respostas

Última atividade por Elisa, dia 10 de Novembro de 2025 às 16:29
  • Elisa
    Noiva Constante Março 2026 Minas Gerais
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optaria pelo brownie na saída, que é o que eu vou fazer. não tenho como fazer um jantar pra todo mundo e não quero ter que selecionar algumas pessoas porque acho deselegante, já que todos que vão estar na cerimônia são de certa forma importantes pra nós
    • Responder
  • Samile
    Noiva Novata Agosto 2026 Minas Gerais
    Samile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para você ficar mais tranquila se você fizer somente a cerimônia no dia dando bem-casados (conte 2 pra cada convidado) é tradicional, maioria gosta, você estará dando algo e se depois você sentir disponível em fazer um momento na chácara para os mais íntimos você faz, mas no dia foque na cerimônia. Quem se deslocar é devido o carinho com você, não preocupe em não está oferecendo janta. Casamento é caro e quem gosta de você vai entender. Festa pode fazer depois a única coisa que é um dia apenas é a cerimônia na igreja foque nela.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu não entendi muito bem...tipo a igreja fica aberta então pode assistir quem quiser? E assim tb na igreja católica...mas quem tava so passando, por acaso na igreja nao vai na festa...mas enfim...dentre as opções q vc deu eu acho mais viável a lembrancinha pra todos os presentes....
    • Responder
  • Silvana
    Noiva Ativa Abril 2026 Paraná
    Silvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você pode enviar um convite por adesão somente paras as pessoas que você gostaria de comemorar pós cerimônia. Escolha um restaurante, verifique os valores e coloque no convite. Solicite confirmação e reserve os lugares e se divirta! E cada um paga o seu.

• Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nosso casamento também foi aberto aos membros da igreja, mas optamos por não fazer recepção. Não me arrependo de nada! Foi bem tranquilo e a cerimônia foi rápida.

Das opções que você trouxe, o melhor mesmo é uma lembrancinha simples e pronto. Fiquem à disposição para tirar fotos com os convidados e abraçá-los!
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha uma pastora minha celebrou as bodas dela na nossa igreja e deixou o convite aberto, mas não foram todos da igreja apenas quem é mais proximo dela e ela serviu refri e salgados nas mesas e o bolo foi naquelas marmitinhas de aluminio pra cada um levar pra casa.

A galera da igreja se reuniu e ajudaram a decorar o espaço e também servir as comidas nas mesas e deu super certo, quis compartilhar pra vc ter uma noção e ver se te ajuda.

Ah e ela fez confirmação de presença, jogou um link no grupo da igreja e pediu pro pessoal confirmar pelo google forms.

• Responder
  • Cami
    Noiva Esperta Abril 2027 São Paulo
    Cami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você pode ver se há a possibilidade de ter “garçons” ou voluntários da igreja que poderiam ajudar a servir as finger foods, é uma forma de “controlar” e não deixar todo mundo ir direto na comida. Ou deixar uma mesa com os aperitivos e algumas pessoas responsáveis por dar eles para os convidados.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faça uma lembrancinha, eu fiz bem casados e distribuí para a geral, na época eu consegui fazer uma recepção só para os padrinhos, cada uma sabe onde o calo aperta, então foi isso, faça o brownie e está tudo certo, Deus os abençoe.

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Simm, a igreja que citei faz casamentos durante o culto então qualquer pessoa pode entrar também, mas ainda assim você não tem obrigação de bancar comida pra elas entende? eu faria o almoço na chácara apenas com a familia, mas como vc citou que se sente constrangida em relação as pessoas da igreja acredito que as lembrancinhas seja mais viável, faz bastante umas 400/500 e eu acho que o brownie é uma boa ideia pois não vai ter desperdicio.

• Responder
  • Dayane
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, Yas... Mas infelizmente a igreja que frequento é um pouco diferente quando se trata de casamento, quem passar na rua e quiser assistir a cerimônia pode entrar e participar
    • Responder
  • Dayane
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Cami! Sim, será aberto. A igreja que frequento é um pouco diferente e excêntrica em alguns quesitos. Infelizmente não posso controlar quem vai estar lá ou não, mas já estimo que será muita gente. Sobre o casamento por adesão: aqui é uma cidade pequena, e minha família é grande, todos os restaurantes com os quais falei não reservava para a quantidade de familiares que iriam comparecer, aí fiquei insegura em fazer assim. Pensei na mesa de finger food, queria que fosse isso mesmo, mas estou com medo de ficar desorganizado, de pessoas sem educação avançarem na comida (como não sei quem vai estar, deve-se esperar de tudo). Obrigada pelo comentário e pelas bons votos 🩷
    • Responder
  • Cami
    Noiva Esperta Abril 2027 São Paulo
    Cami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Dayane! mas o casamento será como um "culto" aberto a todos que quiserem ir? Geralmente mesmo sendo na igreja, se entrega os convites para as pessoas que vocês gostariam de ter na cerimônia, pra não correr o risco de ter muita gente mesmo Smiley xd

Vocês podem fazer a recepção por adesão, ir à um restaurante após a cerimônia e cada um paga o seu, mas deve-se fazer uma reserva antes, devendo ter um número estimado de pessoas (por isso o convite é tão importante).

Ou você pode deixar na saída da cerimônia lembrancinhas para todos como bem casados ou bolo de pote. Mas se você quiser que todos realmente se alimentem, pode fazer uma mesa de finger food/coquetel simples, com uma decoração de casamento, servindo até pra fotos.

Como o casamento é mês que vem, creio que o tempo está bem apertado, mas espero que dê tudo certo!

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já vi em uma igreja que o casamento foi aberto ao público, eles apenas assistiram a cerimônia, a recepção foi apenas pra familia (o que é certo) não tem sentido você bancar comida pra +300 pessoas que você nem conhece

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas