Oiii Noivinha! Faremos antes da cerimônia, até pensamos em fazer no dia da cerimônia mas como iremos casar em um espaço mais distante o valor fica salgado…então optamos por casar antes.
Aqui pelo visto faremos dias antes, pq fazer junto está bem caro (religioso com efeito civil) e no mesmo dia (manhã civil e à tarde religioso) não, pq fica muita coisa para um dia só.
Ver mensagem citada
Claro! Não sei se muda de um estado para o outro, mas fizemos assim:
Fui ao cartório com meu noivo e as testemunhas para dar entrada na documentação faltando uns 60 dias, pagamos a taxa (acho q foi uns 150 reais) e ficamos aguardando a liberação da habilitação de casamento. O cartório publica os proclamas e depois de 25 dias, mais ou menos, fui ao cartório retirar a habilitação para enviar para o celebrante (informando que a gente podia casar). O celebrante faz um documento informando que celebrou o casamento, com os dados dos noivos e testemunhas. Isso que a gente assina na cerimônia. Esse documento do pastor eu levei no cartório e já sai de lá com a certidão de casamento. Foi isso
Vamos optar por casar no civil antes, pq é mais um custo levar o celebrante para o casamento, além de querermos casar num dia específico, que dará em dia de semana e também fazer um almoço em familia no dia.