Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daiane
Noiva Novata Setembro 2019 Rio Grande do Sul

Cobrar ou não cobrar o jantar do convidado ?

Daiane, dia 21 de Setembro de 2017 às 21:36

Publicado em Fórum Organizar um casamento 56

Meninas no meu casamento quero mto servir um jantar aos meus convidados mas meu orçamento está mto baixo fica chato eu pedir para cada convidado para seu jantar daria entorno de 50,00 por pessoa economizaria 7.500 queria poder pagar pra todos e não precisar que eles paguem vamos ver até la . Sei que...
Meninas no meu casamento quero mto servir um jantar aos meus convidados mas meu orçamento está mto baixo fica chato eu pedir para cada convidado para seu jantar daria entorno de 50,00 por pessoa economizaria 7.500 queria poder pagar pra todos e não precisar que eles paguem vamos ver até la . Sei que muitos acabariak nao indo por terem q pagar.Preciso da opinião de vcs fica chato cobrar ou não?

56 Respostas

• L
    Noiva VIP outubro 2019 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acho isso bacana... faria algo mais íntimo estilo mini-wedding mesmo, mas não cobraria não, muito deselegante.

• Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, se você for alugar um salão, fazer uma festa "tradicional", é deselegante pedir aos convidados que paguem o jantar. Vai ficar parecendo que vocês estão vendendo ingressos, além de dar a impressão de que eles estão pagando a sua festa.

Eu farei por adesão, mas foi minha última opção. Nós estávamos pagando o casamento "tradicional"para outubro de 2018, mas tivemos a chance de comprarmos nossa casa (morávamos de aluguel), e é claro que não deixamos ela passar! Por conta da compra, nossos planos de casamento foram adiados mais uma vez, mas em conversas com amigos (alguns recém-casados, inclusive), todos nos falaram pra casarmos no civil e irmos pra um restaurante almoçar/jantar, com cada um pagando o seu, só pra não passar em branco. Então, procurei um pouco na internet e achei um restaurante em Perdizes que faz recepção por adesão e tem um espaço super fofo pra cerimônia, então decidimos casar no civil de manhã, e no final da tarde, faremos a cerimônia e recepção nesse restaurante.

Não nos envolveremos na parte do pagamento, cada um pagará o seu na entrada, direto pro restaurante.

Pais, padrinhos, irmãos e avós (que serão as testemunhas do civil) nós pagaremos.

• Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu será por adesão em um restaurante e é exatamente isso, não vamos fazer lista de presentes, chá, gravata, sapato, nada. Se os padrinhos quiserem fazer alguma comemoração pré-casamento, ok, mas não vai ser por imposição nossa. A mesma coisa com os presentes, não faremos lista, até pq já moramos juntos e temos nossa casa montada, mas caso alguém queira nos dar algo, apenas diremos "itens de cama, mesa e banho, à sua escolha", assim como fizemos no noivado. São itens com os mais variados preços e mais úteis em casa rsrsrsrs

Não estamos criando expectativa em relação a presentes, se ganharmos, será uma benção.

• Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, a minha primeira opção era uma festa por adesão. Isso porque eu ia me casar na igreja e nós conhecemos muitas pessoas. Só que o casamento na igreja não deu certo e acabei resolvendo pelo casamento no civil. Até aí tudo bem, só que de novo eu cai na onda dos convidados: eu queria chamar todos mas não tinha dinheiro. Os melhores buffets daqui estavam cobrando cerca de R$100 por pessoa sem doces e decoração e eu comecei a ficar chateada... O problema é que a família (tanto a minha quanto a dele) não concordava em fazer o casamento por adesão. Por fim a gente deu uma economizada e conseguimos fazer uma festa pra 100 pessoas (e foram 70), mas não arrependeria de forma alguma se precisasse fazer uma festa por adesão.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Daiane.

Vou dar minha opinião sentada porque também passei por esse questionamento e sei a dúvida que você está vivendo.

Eu ia dar uma festa mas acabou não rolando porque se eu fizesse eu acabaria com a reserva de economia dos meu pais. Não achei justo! E nem cogitei fazer nada parcelado. Não quero dívidas depois do casamento e nem quero deixar dívidas pros meus pais. Estou quitando tudo à vista.

O resultado? Não terei festa.

Fiquei muito triste e até já fui dormir soluçando por causa disse. Aí as amigas fizeram uma campanha para enfiar na minha cabeça um tal casamento por adesão. Eu preconceituosa fui relutante. Disse que não queria porque era feio os convidados terem que pagar suas despesas. Nunca fui num casamento assim. Porém elas não desistiram. Como foi embora pra outro estado depois que casar, elas não queriam de me deixar ir embora sem uma lembrança.

Pensei pensei e pensei. Disse sim pro casamento por adesão.

Vou casar no civil e terei um churrasco na casa do meu noivo. Em seguida caso no religioso e então iremos para um restaurante almoçar e cada um paga o seu e a amizade continua.

Eu não sabia, mas está bem atual esse tipo de casamento. Inclusive aqui na comunidade. Se ainda tem dúvidas, faz um debate e pede pras noivas que vão casar assim, se pronunciarem. Eu me surpreendi.

Após a cerimonia darei a lembrancinha que provavelmente será um Bem Casado, depois troco de roupa em casa e vou pro restaurante.

Quem for também pro restaurante é porque me ama e está interessado em estar comigo e não em comer de graça às minhas custas. O famoso Boca Livre.

Combinei com meu fotógrafo de também estar no restaurante pra fazer as fotos com os convidados.

No restaurante eu colocarei um bolo, docinhos e a decoração de mesa que será um arranjo de flores. O restaurante foi super bacana e concordou com tudo que pedi. Deixaram inclusive eu levar painel... o que eu quisesse. Mas cuidado pro barato não sair caro. Eu enfeitar de mais e acabar saindo o preço da festa srsrrsrs

Ah, o restaurante cobrará um preço fixo onde a pessoa se alimenta do quanto quiser e paga um preço só. Não há variação de preço por prato ou self service. Você tem que descutir e deixar isso bem claro com a administração do restaurante.

Espero ter te ajudado um pouquinho. Qualquer dúvida, fala.

Beijos.

• Responder
  • Kimberly
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Kimberly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha ,

Uma ótima opção é você fazer seu casamento bem lindo em uma igreja , e reservar um restaurante para o jantar , você oferece uma mesa com bolos e doces e já deixa seus convidados cientes de que vai oferecer bolo e doces em um restaurante e que o restante do consumo é por conta de cada um , no meu noivado foi assim foi num rodízio de pizza minha família adorou foram tantas pessoas que o local nos deu o salão de festas só para o meu evento ficou muito bacana , eu ofereci bolo, doces , pão de mel suco, refri e agua e cada um pagou 30,00 para comer a vontade só tive elogios ... E durante a tarde eu minha mãe e minhas irmãs (1 irmã e 1 tia irmã ) organizamos a decoração que ficou linda olha só !

O noivado mais lindo do universo !

Nosso bolo era real sou apaixonada por ele ! e nossa decoração não ficou tão cara, tudo feito a mão !

Obs : Não acho que você tenha que abrir mão de um sonho pelo o que os outros vão dizer, parece muito injusto ao meu ver, qualquer dúvida ou qualquer ideia que precisar é só chamar!

• Responder
  • Kelly
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho legal. Eu preferia fazer algo mais simples, só para os familiares.
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Novata Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas eu também acho super chato e se eu não conseguir pagar pra todo mundo n farei nada só queria saber a opinião de outras pessoas e 99% das opiniões foram como eu tmbn penso de ser extremamente chato cobrar das pessoas Obrigada pela participação de todas ❤
    • Responder
  • Talyta
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Talyta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Daniane,

É uma situação complicada ter um sonho e não poder realizar. Eu já vi várias noivas aqui contando que fizeram o casamento com participação, quando o convidado paga.

Eu sinceramente não acho legal, acho que se você não tem condição de fazer uma jantar para todo mundo, faça para a sua família (pais e irmãos) se também não pode fazer isso, não faça nada.

Já pensou em fazer alguma coisa mais simples? Um cocktel e não jantar?

• Responder
  • R
    Noiva Ativa Maio 2018 Pernambuco
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só se for em restaurante, se não vai ser bem constrangedor, vc convidar as pessoas e dizer que elas vão ter que pagar o jantar ...
    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2018 Bahia
    Jucy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho bastante desagradável cobrar. Melhor mesmo só convidar a quantidade que é viável, servir algo mais em conta. Mas cobrar acho que não 👎🏼
    • Responder
  • S
    Noiva VIP outubro 2017 Paraná
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na Espanha é normal os convidados pagar seu jantar , mas aqui brasil 🇧🇷 sei não se rola 😂
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Principiante Setembro 2020 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente

• Responder
  • Geyse
    Noiva Esperta outubro 2018 Minas Gerais
    Geyse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha não concordo muito em cobrar ... minha mãe queria fazer uma festinha também mas eu não tenho condições de pagar aí ela deu a ideia de cobrar algo ou cobrar a bebida mas prefiro nao fazer.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, dessa forma eu acho chato. Se for uma recepção por adesão em um restaurante é uma coisa. Mas fazer isso no salão não acho legal não. Festa é quando e como a gente pode. Se vc pensa em fazer assim, melhor que seja em um restaurante (mas ai vc teria que casar na igreja ou em um local publico tipo uma praça, pq ai quem não for à recepção pode ir à cerimônia!

• Responder
  • Ana Paula Matos
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Paula Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente, nada legal. Nesse caso melhor não ter nada.
    • Responder
  • Mariane
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho chato
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu sou a favor do "se eu escolhi fazer a festa, tenho que arcar", mas hoje acho que temos diversos modelos de casamentos que ajudam a galera a dar uma economiza da, esse tipo que você está cogitando é o por adesão! Eu acho válido contanto que os noivos tenham coerência nas coisas. Se os convidados pagam o jantar, acho meio sem noção passar gravata, sapatinho, fazer chá de tudo quanto é jeito e ainda fazer lista. Então tem que pensar nos prós e contras.
    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo que se não for em restaurante melhor nao cobrar, pq mt gente pensa assim: quer casar e a gente tem que pagar?
    Se nao pode pagar pra mt gente faça um miniwedding
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Honestamente não acho legal! Se vc está cm o orçamento curto.. pq n faz mini wedding..ou um bolo com champanhe? Algo mais simples..mas q faça uma boa recepção. Não é nem pelo cobrar..mas já penso que muitos não irão por ter de pagar. Eu optei em n fazer lista de presentes e pedir os presentes em dinheiro..tbm é uma forma de arrecadar.
    • Responder
  • Tábata
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Nossa, que decisão difícil a ser tomada!! Mas se vc não tem condições de arcar com os custos então acho que não há opção de não cobrar dos convidados... E pensa assim: tem gente que pode não ir pq vai ter que pagar... OK, mas já pensou que quem for é pq realmente ama vcs e estão lá por vocês e não põe uma boquinha livre? Os casamentos de hoje em dia são diferentes de antigamente que não tinha aquelas decorações estonteantes e os jantares super caros, tem gente que vai achar ruim e tem gente que vai entender, nesse momento, pense em vc, pq mesmo pagando para todos, vc não vai conseguir agradar a todos... E outra coisa, vc vai fazer a recepção num restaurante ou contratar um buffet? Pq em restaurante não acho tão deselegante, mas em buffet aí já fica um pouco mais difícil... No restaurante é mais fácil pq ao sair a pessoa automaticamente já terá que pagar a sua própria conta, mas no buffet vc terá que cobrar antes e isso vai ser um pouco constrangedor. Um beijo
    • Responder
  • Amanda Bossa
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Pará
    Amanda Bossa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, noivinha. Já pensou e fazer algo mais simples? Tem buffet's de pizzas, esfirras, ou faz com um tema: boteco (que dá pra você mesma fazer as comidas e a decoração) ou café colonial... Acho que assim você economizaria. Enfim, acho valido cobrar se for em um restaurante..

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se não for num restaurante, não acho legal cobrar. Parece ingresso.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas