Oi, noivas e noivos! Mais um textão
Vim contar para vocês como será a minha cerimônia na umbanda. Muitas noivas, amigos e familiares me perguntam por curiosidade e vim aqui contar para vocês.
Estou na Umbanda há três anos e infelizmente nunca tive a oportunidade de ir à um casamento na minha religião. Juro! Ou seja, não tenho ideia como será de fato meu casamento, MAS nosso pai de santo forneceu um script para nosso planejamento. Sabemos que ele pode mudar, ser adaptado ou encurtado na hora. Afinal, tem coisas que dependem da espiritualidade e não dos homens.
A cerimônia se iniciará com o canto de alguns pontos (músicas) de orixás: Ogum, Iansã (nossa casa é regida por estes orixás) e o Caboclo Pai Pena Branca, que também virá nos abençoar.
Após a abertura, chama-se os padrinhos, a entrada de todos será abaixo de palmas e espada de São Jorge que serão erguidas por nossos irmãos do terreiro - todos vestidos de branco, assim como eu e meu noivo. Na sequência ele entra e depois EUZINHA.
Após minha entrada, haverá uma leitura sobre a religião, leis dividas e matrimônio. Aí cantaremos para o orixá Oxalá.
Haverá mais leitura, votos e preces. Iemanjá virá abençoar e faremos os votos oficiais perante a umbanda. Bem semelhante à igreja católica (eu me comprometo a permanecer junto a Amanda, em todos os momentos de alegria e tristeza, saúde e doença…). Mudam alguns dizeres. Ficaria assim:
“ Eu, Noivo, me comprometo a permanecer junto a Noiva, em todos os momentos de alegria e tristeza, saúde e doença, pois nossa união será como duas colunas a sustentarem o templo de nossos corações e de nossa família, fazendo prevalecer entre nós o amor e o respeito, dando-nos confiança mútua e o compromisso de amparar-nos um ao outro em sua própria estrada, já que, embora estejamos juntos em todos os instantes de nossa vida, seremos responsáveis, cada um de nós, pelo seu próprio caminho de evolução.”
Lindo, né?
Depois que cada um faz esse voto individualmente, tem um outro que faremos juntos.
Aí os padrinhos fazem os votos deles. Eles não precisam ser da religião ou estarem de branco.
Canto para Oxum.
No ato das alianças, possivelmente é o momento em que o caboclo virá abençoar e transmitir sua mensagem e fará também o ritual das fitas Nele colocamos acima das nossas mãos, com nossos nomes bordados em verde, que reflete a esperança e confiança, representando as energias da natureza e crescimento.
Canto para Xangô e mais votos! É tudo muito participativo.
Tem mais uma leitura de pretos velhos, canto para Iansã, faz-se uma oração e canta para Oxossi.
Todos esses orixás vem abençoar nosso matrimônio, cada um com sua função trazendo amor, prosperidade e abertura de caminhos.
Em algum momento no meio disso tudo, acredito que durante os votos, tem um gole de bebida no cálice, que representa as dificuldades e felicidades do casal (amargo e doce).
Quando a cerimônia finalizar, sairemos com uma chuva de pétalas de flores.
Fizemos questão de ter filmagem na cerimônia e quero voltar para mostrar para vocês. Assim como dizer os detalhes.
É isso, gostaram?