Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Super Noiva Abril 2018 São Paulo

Como é uma cerimônia na Umbanda

Amanda, dia 1 de Março de 2018 às 15:39

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 62

Oi, noivas e noivos! Mais um textão Vim contar para vocês como será a minha cerimônia na umbanda. Muitas noivas, amigos e familiares me perguntam por curiosidade e vim aqui contar para vocês. Estou na Umbanda há três anos e infelizmente nunca tive a oportunidade de ir à um casamento na minha...

Oi, noivas e noivos! Mais um textão Smiley xd

Vim contar para vocês como será a minha cerimônia na umbanda. Muitas noivas, amigos e familiares me perguntam por curiosidade e vim aqui contar para vocês.

Estou na Umbanda há três anos e infelizmente nunca tive a oportunidade de ir à um casamento na minha religião. Juro! Ou seja, não tenho ideia como será de fato meu casamento, MAS nosso pai de santo forneceu um script para nosso planejamento. Sabemos que ele pode mudar, ser adaptado ou encurtado na hora. Afinal, tem coisas que dependem da espiritualidade e não dos homens.

A cerimônia se iniciará com o canto de alguns pontos (músicas) de orixás: Ogum, Iansã (nossa casa é regida por estes orixás) e o Caboclo Pai Pena Branca, que também virá nos abençoar.

Após a abertura, chama-se os padrinhos, a entrada de todos será abaixo de palmas e espada de São Jorge que serão erguidas por nossos irmãos do terreiro - todos vestidos de branco, assim como eu e meu noivo. Na sequência ele entra e depois EUZINHA.

Após minha entrada, haverá uma leitura sobre a religião, leis dividas e matrimônio. Aí cantaremos para o orixá Oxalá.

Haverá mais leitura, votos e preces. Iemanjá virá abençoar e faremos os votos oficiais perante a umbanda. Bem semelhante à igreja católica (eu me comprometo a permanecer junto a Amanda, em todos os momentos de alegria e tristeza, saúde e doença…). Mudam alguns dizeres. Ficaria assim:




“ Eu, Noivo, me comprometo a permanecer junto a Noiva, em todos os momentos de alegria e tristeza, saúde e doença, pois nossa união será como duas colunas a sustentarem o templo de nossos corações e de nossa família, fazendo prevalecer entre nós o amor e o respeito, dando-nos confiança mútua e o compromisso de amparar-nos um ao outro em sua própria estrada, já que, embora estejamos juntos em todos os instantes de nossa vida, seremos responsáveis, cada um de nós, pelo seu próprio caminho de evolução.”

Lindo, né?Smiley cry

Depois que cada um faz esse voto individualmente, tem um outro que faremos juntos.

Aí os padrinhos fazem os votos deles. Eles não precisam ser da religião ou estarem de branco.

Canto para Oxum.

No ato das alianças, possivelmente é o momento em que o caboclo virá abençoar e transmitir sua mensagem e fará também o ritual das fitas Nele colocamos acima das nossas mãos, com nossos nomes bordados em verde, que reflete a esperança e confiança, representando as energias da natureza e crescimento.

Canto para Xangô e mais votos! É tudo muito participativo.

Tem mais uma leitura de pretos velhos, canto para Iansã, faz-se uma oração e canta para Oxossi.

Todos esses orixás vem abençoar nosso matrimônio, cada um com sua função trazendo amor, prosperidade e abertura de caminhos.


Em algum momento no meio disso tudo, acredito que durante os votos, tem um gole de bebida no cálice, que representa as dificuldades e felicidades do casal (amargo e doce).

Quando a cerimônia finalizar, sairemos com uma chuva de pétalas de flores.

Fizemos questão de ter filmagem na cerimônia e quero voltar para mostrar para vocês. Assim como dizer os detalhes.


É isso, gostaram?

62 Respostas

  • Samyra
    Noiva Ativa Setembro 2019 Mato Grosso
    Samyra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa muito interessante não imaginava que era assim...nos mostre as fotos do seu casamento fiquei curiosa em conhecer..felicidades ao casal
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bianca, eu casei fora do terreiro, em outro espaço.

    Sim! Foi orientação do pai de santo. Em nossa doutrina, em todos os casamentos usamos palmas para fazer a passagem dos noivos (mas também pode ser espada de são jorge).

    • Responder
  • B
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que coisa, linda! Smiley heart Smiley heart
    Meu casamento também será no centro. Na verdade, só meu noivo é médium da casa. Nossa casa é de Ogum Iara, e será numa gira de Iemanjá.
    Estou ansiosa demais! Não sei como será ainda, mas amei a ideia das espadas de São Jorge e palmas. Isto foi orientado pelo pai de santo?
    Você fará alguma ornamentação no local?
    Obrigada por compartilhar conosco!
    • Responder
  • Janaina
    Noiva Constante Dezembro 2019 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameiiiiiiiiiiii noiviiinha muito Axé pra voces

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart Que bom, Ana Caroline! Axé pra vocês

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Julho 2020 Minas Gerais
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo noivinha!!
    Parabéns
    Muita felicidade a vocês !
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Novata Fevereiro 2019 São Paulo
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que coisa mais linda de ler, tambem vou me casar na umbanda !!!

    • Responder
  • Walline
    Noiva Curiosa Setembro 2019 São Paulo
    Walline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sua decisão é linda e os votos então, nem se fala.

    Parabéns noivinha !!!! Que vocês sejam muito felizes !!!

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Julho 2019 Maranhão
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo os votos!

    • Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenho certeza que será muito emocionante Smiley heart

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Andreza, sim! Os ogans do terreiro que irão tocar. Depois, para a festa, contratei um DJ.


    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Lana! Será lindo mesmo! Smiley heart


    • Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que legal, a cerimonia parece ser linda com muitos cantos.

    Vc vai contratar musicos ou vai os do terreiro msm ?

    Lindo os votos e já estou ansiosa para ver a filmagem Smiley kiss


    • Responder
  • L
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei com os olhos cheios de lagrimas ao ler os votos, aliás, tenho chorado sempre desde que decidimos casar hahahahahhaha.... Noivinha que lindo, cheia de detalhes com muito significados, vai ser maravilhosa sua cerimonia, muita luz pra vcs. Vou querer ver sua filmagem com certeza, adooorei


    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Carol, que lindo! Amei as fotos, vou procurar pelo episódio. Obrigada por compartilhar Smiley love Bjs

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Emmy, que pena! Mas será lindo de qualquer forma Smiley heart


    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Opa, fui procurar pra te mostrar e foi umbanda mesmo. Eu sei o nome da noiva pq ela estudou no meu colégio. É esse da Sarah e André, o nome do episódio é Toda Forma De Amor Vale A Pena. http://gnt.globo.com/especiais/especial-noivas/fotos/fotos-casamentos-de-larissa-e-david-e-sarah-e-andre.htm#galeria_117=0

    • Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que coisa bem linda , sou da religião e também naunca fui a um casamento , somos da Nação e eu queria muito casar dentro da nossa religião ,mas por muiitos motivos não será possível, espero que dê tudo certo , que a fé e o amor de vocês sejam o mais forte nesse momento tão lindo , e estou ansiosa para ver as fotos 😍😍
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Jaqueline! Smiley love Smiley heart Que o casamento de vocês seja lindo!

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Natália! Lindos, né? Isso que não mostrei os outros, o debate iria ficar imenso. Vai ser maravilhoso Smiley heart


    Choramos horrores lendo um para o outro em casa... rsrs

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uau! Que máximo, nunca vi no candomblé além dos vídeos que tem no youtube. Obrigada, Carol!


    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mostro sim! Felicidades para nós Smiley heart


    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ounnn Smiley heart Com maior prazer


    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que seu casamento também seja lindo. Felicidades!Smiley heart


    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Setembro 2022 Rio Grande do Sul
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou apaixonada nos seus detalhes. Tô muito ansiosa pela minha cerimônia mas assim como você eu nunca fui em uma e nem conheço ninguém que tenha feito. Mas obrigada pelas ideias. Adorei! Parabéns!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Janeiro 2019 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou gostando muito dos seus debates. Achei muito bonito os votos do matrimônio. Parece ser uma cerimônia bem íntima, cheia de significado.

    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Deve ser lindo. Uma vez vi uma cerimônia de casamento no candomblé no Chuva de Arroz e fiquei apaixonada. É muito mais íntimo e muito participativo. Completamente diferente dos casamentos católicos e evangélicos. Nunca fui, mas achei muito bonito.

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva Master Agosto 2018 São Paulo
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa nunca soube como funcionava dps mostra para nos.. Felicidades noivinha

    • Responder
  • Thaís Gregório
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Thaís Gregório ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Menina,
    Só de ler seu script meus olhos ficaram marejados.
    Volte aqui para nos mostrar sim Smiley heart

    • Responder
  • V
    Noiva Ativa Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou evangélica, confesso que ao ler fiquei surpresa. Nunca tinha visto algo assim tão forte e inusitado! Cada um deve fazer seu sonho e felicidade acontecer do jeito que achar melhor. Que seu casamento seja lindo, independente de religião, se é desse jeito que você quer! 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas