Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Q
Noiva Principiante Abril 2024 Rio de Janeiro

Como falar que os pais do noivo também tem que ajudar $$?

Quéren, dia 2 de Fevereiro de 2023 às 16:46 Publicado em Fórum Festa 0 23
Olá pessoas! Eu queria muito conseguir pagar minha festa de casamento sozinha, mas ainda não sei se vou conseguir. Não vai ser nada muito luxuoso (não vai passar de 30.000) e o que mais pesa é a quantidade de pessoas, já que nossa família é muito grande.

Meu dilema é que acho injusto só os meus pais me ajudarem a pagar, mas ao mesmo tempo fico sem graça de pedir que os pais do noivo colaborem também. Seria indelicado? O que vocês acham? Obrigada!!

23 Respostas

Última atividade por ELISANGELA, dia 17 de Junho de 2023 às 23:48
  • ELISANGELA
    Noiva Esperta Junho 2023 Paraná
    ELISANGELA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Na minha opinião, hoje em dia, ninguém é obrigado a ajudar. Os noivos que devem arcar com seu sonho. Na tradição, os pais da noiva pagam a festa. Lógico, que se eles se oferecem seria ótimo. Mas tanto os pais do noivo quanto da noiva, não devem ser cobrados disto.
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Principiante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou da mesma opinião da maioria, acredito que eles não tenham a obrigação de pagar, e sim os noivos.
    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui não teremos ajuda de pais não !
    E caso um ajude, eu sei que do outro lado não poderá , e tá ok! temos que entender. Isso não é como antigamente que os pais pagavam e se sentem na obrigação do mesmo

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não falando. Festa é sonho e luxo dos noivos. Se Deus pais se dispuseram a pagar (que nem obrigação era), aceitem de bom grado. Agora se eles quiserem adicionar convidados, sejam sinceros sobre o custo por pessoa e que eles paguem
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2023 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, eu nunca conto com ajuda de ninguém para nada. Primeiro que se sou eu que quero algo, eu que me viro pra conseguir além disso, não fico frustrada quando a ajuda que imaginei não vem. Acho que isso é por já ter me decepcionado com expectativas que eu criei com base no nada sabe.

Cobrar que outras pessoas nos ajudem acho complicado. Isso deveria partir deles

• Responder
  • Jessica
    Super Noiva Fevereiro 2023 Roraima
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, isso é complicado porque nem seus pais e nem os pais do noivo têm a obrigação de pagar coisas, por aqui fizemos o orçamento com base no que eu e o meu noivo podíamos pagar sem contar com a ajuda de ninguém, mas a minha mãe foi se oferecendo para pagar algumas coisas e até então os meus sogros não, foi quando eu só comentei com a minha sogra que a minha mãe estava ajudando a pagar que eles se ofereceram para pagar algo. Foi simples assim, mas não acho certo você pedir pra pagarem, o ideal seria eles se oferecerem e se quiserem
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, é um pouco complicado exigir que paguem algo. Minha mãe se ofereceu em dar o vestido e tudo que tem haver com isso. Meu pai se ofereceu em pagar a minha orquestra. Ai já vemos a diferença de valores, mas cada um ajuda com o que pode.
    A família do meu noivo é muito humilde, sei que não tem condições e bem provável que eu terei que pagar pelo vestido da minha sogra e da vó dele.
    Quando resolvemos fazer a festa foi com a certeza que poderíamos pagar todas as despesas, e o que vier de ajuda será um plus.

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva outubro 2023 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, por aqui nós estamos arcando com todos os custos. Como o desejo de casar é nosso, nada mais justo que pagarmos sozinhos. Claro que se alguém quiser ajudar, não vamos recusar o presente.

• Responder
  • Thayná
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Tudo bem?
    Por aqui nós que estamos arcando com a festa e os preparativos de todo o casamento.
    Entendo que seus pais estão ajudando, mas é difícil querer fazer uma divida pra outra pessoa sem ela querer ou se oferecer.Agora caso os sogros queiram chamar outras pessoas que vocês não pretendem chamar, eles teriam que arcar com esses convidados.
    É uma situação bem complexa
    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito que é indelicado "exigirem" ajuda de ambos os pais, nenhum deles hoje tem mais obrigação, a não ser que eles queiram. Acho que é tudo conversado entre o casal, se vocês tem condições de arcarem com todos os custos ótimo, se não acredito melhor esperar mais um pouco e se preparar financeiramente. Não podemos contar com ninguém nesse momento. Durante a preparação algumas pessoas se oferecem a ajudar financeiramente, aqui aconteceu bastante por exemplo, meu pai pagou o salão da recepção e minha mãe a igreja, mas em nenhum momento pedimos à eles, eles se ofereceram a isso porque cabia no bolso deles. Meus sogros por até então não se manifestaram e nem esperamos por isso, são realidades diferentes, o que vier será bem vindo e se não vier está tudo bem. Temos que ter os pés no chão pois o sonho de casar é do casal, então a obrigação do pagamento também é.

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, os pais não tem obrigação nenhuma de ajudar. Por aqui meus pais que estão nos ajudando pq eles quiseram e minha sogra nunca deu R$1,00 eu entendo que q a situação dela seja mais complicada.
    Mas acho muito indelicado pedir esse tipo de ajuda, até pq de quisessem já teriam oferecido.
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, assim como as meninas falaram, penso que so ajuda quem quer, e se eles quisessem ja teriam oferecido, acredito que fique bastante indelicado pedir ajuda sim.

Hoje em dia, a grande parte dos casais pagam o casamento inteiro ou aceitam ajuda somente quando oferecem... minha sugestao assim como de outras noivinhas seria dar uma olhadinha no seu orcamento e reduzir o tamanho da festa ou pesquisar fornecedores mais em conta.

Espero que tudo de certo! Smiley smile

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente
    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo Estado
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi querida, então! Não somos de família luxuosa, mas mesmo que fossemos os custos somos nós que estamos arcando, em tudo. Estamos fazendo tudo bem simples por esse motivo, estamos começando a vida agora! A decisão foi nossa, e nossos pais não tem obrigação de nada! Vejo muitas pessoas com esses problemas e depois ainda falam que os familiares estão palpitando muito. Acho que se possível façam vocês, isso evita uma série de problemas
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Quéren! Acho que os pais dele só tem obrigação de pagar se for algo que eles exigiram. Ex: se eles querem convidar alguém que está fora da lista, se fazem questão que seja um determinado fornecedor, se o sonho deles é que vcs se casem no mesmo lugar que se casaram... Aí vc pode pedir que eles paguem.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem antigamente, a tradição eram os pais da noiva pagarem o casamento e os pais do noivo ajudarem a comprar o imóvel... foi dai que surgiu o costume por nome dos pais no convite, sendo o nome da noiva na frente, pq eram os pais dela que arcavam com o casamento... mas isso é era um costume mais de 50 anos ..a maioria das mulheres não trabalhavam, nem tinham profissão...

hj a realidade é diferente... a maioria dos homens e mulheres trabalham e 99% dos noivos (pelo menos, os que eu conheço) que arcam com os gastos do casamento. É claro q muitas familias, ajudam, mas isso é um presente. E presente dá quem quer e quem pode, pq a pessoa pode ter condições de ajudar e não querer, e é um direito dela...

Eu e meu noivo pagamos absolutamente tudo no nosso casamento, não tivemos ajuda de ninguém.

Se até agora seus sogros não se prontificaram, é pq não podem ou não querem, e na minha opinião que cabe a vocês respeitar.

O máximo que vcs pode acontecer, ao meu ver, é que caso sua sogra insista em convidar alguem , vc explique q seu budget está apertado e não vai poder. Ai caso ela insista, vc pede pra ela pagar...

No mais , a gente tem q lembrar que festa de casamento não é obrigação... a gente dá pq gosta e quer, mas é luxo...

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Quéren! Vim opinar e vi que a minha opinião vai na mesma direção que a das meninas. Não acredito que seja obrigação dos pais de ninguém pagar o casamento. Aqui fizemos questão de pagar tudo (meu pai deu os docinhos) até para ter menos cobranças. Na minha visão o casamento é algo do casal em primeiro lugar, os custos inclusive. Se você acha que tem muitos familiares, eu consideraria enxugar a lista deixando apenas os mais próximos. Em caso de insistência (ex: sua sogra exige a presença de alguém), dai sim sugerir que eles paguem o excedente pode ser um caminho. Porém, já de início, eu não pediria contribuição
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo com as meninas. Hoje em dia os pais não tem obrigação nenhuma de contribuir com o casamento, eles fazem se podem e se querem, acho injusto cobrarmos isso. Se seus sogros não se manifestaram, é por que eles não tem interesse, ou não podem pagar. O que eu sugiro é avaliar suas economias e rever a lista de convidados para fazer uma festa que caiba no seu bolso, sem contar com o dinheiro deles. No nosso caso, reduzimos ao máximo a lista de convidados e quem quisesse chamar alguém fora da lista teria que pagar pelos convidados extra (por exemplo seu sogro querendo chamar parente que mal conhece meu marido e etc, assim que falamos o valor que ele teria que pagar pra chamar esse pessoal ele desistiu).

• Responder
  • Rafaela
    Noiva Constante Fevereiro 2025 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Quéren!

Sigo a mesma linha de pensamento das meninas: acredito que nenhum dos pais tem obrigação de ajudar com os preparativos de casamento. No nosso caso, os dois lados se ofereceram para ajudar financeiramente por vontade própria.

Acho que será indelicado chegar neles e cobrar esta ajuda.

• Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que ninguém “tem que” pagar nada. Entendo que é um pouco injusto, mas ao mesmo tempo ajudar a pagar o casamento nos dias de hoje é um presente, e não é legal contar com presente sem nem saber se a pessoa tem a intenção de dar. Recomendo fazer um casamento de um tamanho que vocês dois consigam arcar, e se eles decidirem ajudar vai ser um dinheiro extra pra ajudar, e não para arcar com os custos básicos.
    Estou na mesma situação, meu pai se ofereceu para pagar grande parte da festa, e o meu sogro não falou de dar 1 real até agora. Não estou com esperanças dele mudar de ideia, mesmo sabendo que existe a possibilidade, prefiro me virar sem contar com isso.
    • Responder
  • Thamares
    Noiva Constante Abril 2024 São Paulo
    Thamares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seria indelicado mesmo pedir ajuda aos sogros. Se eles não se dispuseram até agora talvez não tenham condições ou realmente não quer ajudar. Converse com seu noivo sobre isso, talvez ele saiba de detalhes que você ainda não saiba.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho indelicado pedir que colaborem, no final não vejo obrigação de nenhum dos pais. Acredito que uma coisa seja eles se oferecerem para isso, outra cobrar alguma ajuda!
    • Responder
  • Karol
    Super Noiva Janeiro 2023 Minas Gerais
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não seria obrigação deles pagarem não, eles teriam que pagar por vontade própria, não por vocês estarem obrigando eles a pagarem a festa de vocês. Creio que eles ficaram de mal de vocês
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas