Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Iana
Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo Estado

Como fazer uma cerimônia sem celebrante

Iana, dia 3 de Maio de 2024 às 09:27 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 12
Oiii pessoal, me ajudem a resolver um dilema!!
Vou me casar em Setembro de 2025 e não terá cerimônia religiosa, pois nem eu e nem o noivo somos religiosos, apenas a cerimônia com efeito civil no local da festa.
O problema começa aí, queríamos que o irmão dele fizesse a cerimônia, porém o casamento da prima dele também foi celebrado pelo irmão e no mesmo local que vamos nos casar.O meu dilema é: nós não queremos mais que o meu cunhado celebre por conta dos comentários de que estamos copiando a prima e também não gostamos da ideia do celebrante, por ser uma pessoa que não acompanhou nossa história e vai estar ali apenas contando o que contamos sobre nosso relacionamento. Como vocês resolveriam isso? Quem poderíamos escolher para celebrar esse dia?

12 Respostas

Última atividade por Sandra, dia 5 de Maio de 2024 às 09:05
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas uma coisa você precisa considerar, você primeiro vai casar no civil, no cartório, e depois vai ter essa cerimônia, correto? Porque, na lei atual, só casa com efeito civil fora do cartório se o celebrante tiver licença pra isso (juizes de paz, padres e alguns pastores...). Se seu cunhado não tem essa licença, você vai precisar de duas cerimônias e seu casamento com swu cunhado não vai ter valor civil, vai ter valor simbólico
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você já perguntou pra prima qual a opinião dela sobre isso? Porque assim, eu pessoalmente não vejo problema em uma pessoa celebrar dois casamentos de uma família no mesmo lugar, nenhum... os padres fazem isso, jé? Os pastores... mesmo lugar, mesmo celebrante, só mudam os noivos.
    E assim, se você gosta dele celebrando não se furte disso pelos comentários dos outros. Mas se realmente for um problema para você, pense numa pessoa próxima, amigo, outro irmão, primo... mas avalie se a pessoa tem boa oratória.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No seu lugar, se fosse da minha vontade q o cunhado fosse o celebrante eu ia ligar zero p comentários...tb não vejo problemas em contratar um celebrante q não conheça a história de vocês, pq se a gente for pensar em casamentos na igreja católica, o padre só conhece a história de casais q sejam ativos na comunidade....
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se o irmão é querido e sabe conduzir uma cerimônia, ótimo! Façam com eles e manda quem reclamar pagar seus boletos da feata que rapidinho esse assunto acaba.
    Caso queiram desistir da ideia, contratem um bom celebrante, que vocês vão ver que não é só falar o que vocês falaram
    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já acho que fazer com familiar ou amigo não dá certo.
    Primeiro: A pessoa sabe da sua historia, mas ela tem uma no oratória? Saber uma história e saber conta-lá são coisas bem diferentes.
    Segundo: O celebrante é um profissional que faz isso constantemente, ele sabe conduzir uma cerimônia de uma forma que uma pessoa comum não sabe.Terceiro: Neutralidade. Um familiar ou amigo, não vai ter um ponto de vista neutro pra falar sobre o casal, talvez ele puxe mais um ponto de vista de um dos noivos só, o celebrante tende a fazer de uma visão macro do relacionamento.
    E pra fechar, o casamento de uma amiga foi com um celebrante e foi lindíssimo e todo mundo chorou.
    Já fui em um casamento que a celebrante era ruim, basicamente só leu um papel, por isso que pra quem escolhe celebrante tem que ter cuidado de olhar avaliações e tudo o mais, ver vídeos de cerimônias anteriores e o que for possível, mas no geral eu iria de celebrante mesmo.
    • Responder
  • Ananda
    Noiva Ativa Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Ananda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que tal o cupido de vocês? Alguém que deu um empurrãozinho pra vocês ficarem juntos?
    Mas caso vocês queiram o irmão dele, não desista só porque o local e o "celebrante" são os mesmos... A história de vocês é única, não quer dizer que o casamento será igual da sua prima. E se for, quer dizer que foi muito bom e vocês se inspiraram. Ninguém tem nada com isso. Seja feliz, mulher! É o grande dia de vocês 🥰
    • Responder
  • Anne
    Super Noiva Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pessoalmente não vejo nada de mais de fazer com o irmão mesmo que tenha sido parecido com o da sua prima, nenhum casamento é igual ao outro, esse irmão irá contar uma história totalmente diferente da que ele contou no casamento da prima, então eu acredito que seria tranquilo. Mas se vocês de fato não querem e preferem colocar outra pessoa pra evitar qualquer tipo de situação eu sugiro procurar um amigo próximo que também tenha acompanhado o relacionamento e mande bem nas palavras. Não sei como pretende fazer a parte do civil, mas pro casamento ter efeito civil o celebrante/pastor/quem quer que seja que estiver celebrando a união de vocês precisa ta habilitado para fazer a cerimônia com efeito civil, caso o contrário só levando o juiz de paz mesmo e paga uma taxa ao cartório para isso.

    • Responder
  • Diná
    Noiva Ativa Setembro 2024 São Paulo
    Diná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive essa ideia no começo, e não queria um profissional, mas mudamos de ideia e contratamos um. Dá uma pesquisada, veja se tem algum no estilo que goste, ele pode ter reuniões com vocês pra se conhecerem e entender a história de vocês, as vezes é melhor.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Constante Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iana, para te falar a verdade, eu faria a cerimônia com o irmão do seu noivo mesmo. Se é o que faz sentido para vcs porque deixar de fazer por medo do que as outras pessoas vão falar? O fato do celebrante ser o mesmo e o local também não significa que o casamento será igual. Cada casamento tem um estilo, vcs tem gostos diferentes da prima dele
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh.. então não tenha algum amigo? Pai? Ou amiga... alguém que tbm tenha uma família estruturada que seja exemplo
    Ou seja o irmão dele mesmo.. caso falem algo já fala" não é inveja muito pelo ao contrario, é admiração". E deixe que as pessoas falem.. é um ótimo jeito de ir diminuindo a lista kkkk
    • Responder
  • Iana
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo Estado
    Iana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii Milena, o problema é que meu noivo não gostou de como o celebrante realiza a cerimônia, pra ele não faz muito sentido ter alguém ali que não nos acompanhou durante o nosso relacionamento, está bem difícil essa decisão.

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii novinha! Que tal um celebrante que já faça o efeito civil.. na minha cidade tem muito disso, eles falam sobre o amor, noivos e já fazem a parte civil.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas