Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Master Março 2054 São Paulo

Confirmação de presença: maiores duvidas e respostas!

Paula, dia 23 de Setembro de 2016 às 17:49 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 45

Oi oi noivinhas! Ainda estou a alguns 7 meses do meu casamento, rs, mas sempre que penso no convite, penso também na confirmação de presença dos meus convidados! Ainda mais porque me casarei em uma sexta-feira e sei que mesmo a cerimonia sendo as 21h, ainda assim por ser durante a semana posso ter um percentual maior de faltosos. Por este motivo, comecei a pesquisar sobre o tema e vi alguns debates aqui, mas sempre resta uma duvida ou outra...

Então encontrei um artigo na internet e vim compartilhar com vocês por aqui. Vamos rezar para nossos convidados serem honestos no momento da confirmação e confirmarem na data estipulada!!! rs

***

DICAS SOBRE R.S.V.P.
Por Fernanda Floret

---

R.S.V.P. é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados. Quem é noiva sabe, as despesas de uma festa e principalmente o cálculo de quantidade do serviço de buffet e bebidas é feito pela quantidade de pessoas que irão comparecer ao casamento, por isso é importante saber o número mais aproximado possível de quantos serão.

---

O R.S.V.P. pode ser passivo, quando um número de telefone, e-mail ou site é disponibilizado para que os convidados confirmem presença, ou ativo, quando uma pessoa entra em contato com os convidados confirmando a presença no evento.

Perguntamos quais são as principais dúvidas das noivas sobre o serviço de confirmação de presença, e aqui estão as respostas:

---

Devo colocar o RSVP no próprio convite ou num cartãozinho em anexo?

O uso do cartãozinho individual anexado ao convite é uma questão cultural com muitas diferenças entre as cidades do país. Aqui em São Paulo praticamente não se usa o cartãozinho anexado (é considerado vale-empada, considerado feio!), mas sei que em muitas cidades do interior de São Paulo e do Nordeste é tradicional ter para o controle da quantidade de convidados e evitar penetras. Se no seu convite irá ter o cartãozinho anexado, o RSVP pode ir no cartãozinho, porém como disse a Raquel Salaro da Chá das Duas: “O mais usual é escrever essa informação diretamente no convite, em letras menores e no final do layout.

---

Devo colocar telefone e site para confirmação ou pode ser apenas uma opção?

Muitos noivos escolhem criar um site sobre o casamento e incluem um espaço para confirmação de presença no próprio site. Mas lembre-se que nem todos os convidados, especialmente os mais velhos, estão acostumados a confirmar presença através da internet, então é melhor ter duas opções. A Samara Costa da Scards deixa a dica: “A Scards indica incluir no rodapé do convite da seguinte maneira: R.S.V.P. e sugestões de presentes pelo site www…. ou pelo tel. xxxx-xxxx, assim incentivando os convidados a saberem onde está a lista e confirmar presença ao mesmo tempo.

---

Posso escrever em português “Favor confirmar presença” ao invés da sigla R.S.V.P.?

Sim! “O termo ‘favor confirmar presença’ gera menos dúvidas entre os convidados, já que R.S.V.P. pode não ser tão conhecido entre eles“, lembrou a Raquel da Chá das Duas. A Patricia Testoni da Phatt Design também comenta: “Para mim, a regra é ficar bonito e fazer sentido! Então pouco importa se a informação vai junta ou separada, com o título de “RSVP” ou “Confirme a sua presença”. Não existe fórmula mágica. Que a informação chegue bem apresentada, com clareza e ainda originalidade suficiente para “wow” os convidados, essa é a nossa verdadeira preocupação!

---

Posso colocar uma data limite para as confirmações?

Sim, lógico que pode! Normalmente o limite é 15 dias antes da data do casamento.

---

Contrato alguém para atender ao telefone ou pode ser eu mesma?

Infelizmente não vai dar muito certo ser você mesma. Os convidados ficam constrangidos de falar que não poderão ir diretamente para você e acabarão inventando uma desculpa. E pior, quando confirmarem a presença da família inteira incluindo a amiga que veio do interior, papagaio, vizinhos etc, você ficará sem graça de falar não. Por isso o ideal é ter uma pessoa contratada para tal função. A maioria das assessorias de casamento oferecem este serviço. A pessoa que atender ao telefone deve ter a lista completa dos convidados para confirmação e informações de onde está a lista de presentes. Caso você não possa investir numa pessoa para atender ao telefone, delegue esta função para alguma amiga, madrinha, uma pessoa sem vínculo familiar (para não ter problema de negar convites para o tio, por exemplo).

---

Se eu enviar o convite com RSVP e meus convidados não me responderem, eu posso ligar ou enviar um email para cobrá-los?

Este é o RSVP ativo, pode e deve ser feito sim. Mas o ideal é que não seja você, pelos motivos escritos acima.

---

Como deve o serviço de RSVP reagir caso o convidado queira confirmar mais pessoas do que constavam como convidados em seu convite? Por exemplo, no convite estava Fulano e esposa e a pessoa liga querendo confirmar a presença dele, esposa e filhos?

O serviço de RSVP deverá explicar que somente pode confirmar a quantidade de pessoas que consta no convite e na lista, no caso 2 pessoas. Para ficar mais “ameno”, pode dizer que há limitação de espaço e que por isso infelizmente os noivos não puderam convidar todos os queridos. Na festa, é uma decisão dos noivos barrar na entrada quem não tem o convitinho ou quem não está na lista (deve ter uma lista na porta e quantidade de recepcionistas suficiente para conferir os nomes na entrada).

---

O R.S.V.P. funciona ou não? Por que as pessoas não confirmam presença?

É cultural gente, infelizmente no Brasil a imensa maioria das pessoas não tem o costume de confirmar presença, não entendem a importância e educação de tal ato. Não adianta ficar triste com isso, as pessoas realmente não lembram mesmo de ligar ou enviar um email confirmando. Por isso o RSVP ativo é muito mais eficaz que o passivo. E mesmo no ativo, em geral (cada caso é um caso) você pode considerar que 10% dos confirmados não irão, afinal aparecem imprevistos no dia e sempre tem os que confirmam por vergonha de dizer que não poderão ir, preferem confirmar e inventar uma desculpa depois. É feio mas é a realidade, calcule que 10% dos que confirmaram não irão e pronto (em mini-weddings a porcentagem de faltosos é bem menor).

***

Espero ter ajudado noivinha!!!! bjs bjs

45 Respostas

Última atividade por Ana Luiza, dia 20 de Junho de 2020 às 02:41
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, a quebra foi de quantas pessoas?
    • Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Smiley smile

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma pena não fazer parte na nossa cultura a confirmação de presença! Meu noivo Tbm é otimista, acha Q todos que nos convidarmos vão! Rs mas como nos casaremos em uma sexta, melhor prevenir do que remediar.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza!!! O grande problema não é dizer que não vai, na Vdd isso nos ajuda a chamar outras pessoas! O problema é dizer que vai e não aparecer! Aí gastamos um dinheirão pras pessoas não irem!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Paula adorei esse debate, eu vou casar no dia 04/11/17 será feriado emendado, porque dia 02/11 será na quinta feira, e tenho medo da quebra, meu noivo já tem medo de irem pessoas a mais rsrs. Podemos convidar 240 pessoas, minha assessora está avisando pra convidarmos 300 pessoas pra não corrermos o risco da quebra.

    • Responder
  • Karoline
    Noiva Ativa Março 2017 Rio Grande do Sul
    Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha família funciona super bem. As pessoas que por acaso não vão avisam com antecedência... E se confirmam vão! Já a família do meu noivo... tem uma galerinha que simplesmente não entende que se confirmou é pra ir. Conversei com minha sogra e ela vai falar com esse pessoal pra deixar bem claro que vamos ficar bem menos chateados se eles forem sinceros e se não forem comparecer avisem!
    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Volto pra contar sim.. bjuus

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz sim noivinha, só nao pode ser vc pros convidados não se sentirem acanhados! Mas Tbm pretendo usar!!! Bjs!
    • Responder
  • Luana
    Noiva VIP Setembro 2018 Alagoas
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal! eu quero muito usar sistema de confirmação... não tinha visto sobre esse sistema ativo. Bem legal!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkk olha Dani se juntar eu e vc pra virarmos assessoras íamos ser uma dupla e tanto heim! Kkkkkk
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha! Smiley kiss
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caramba noivinha, a 18 dias e ainda não confirmaram todos??? É difícil né? Depois vem nos contar como foi, se todos foram ou se houveram faltantes... Bjs e boa sorte, tá chegando!!! Smiley kiss
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Elo!!! Smiley heart
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito legal Paulaaa =)

    Eu coloquei no convite a data pra confirmar, o site pra confirmar e se nego ñ falar nada até a data que eu mencionei, no dia seguinte telefone de neguinho vai tá tocando pra saber se vai ou não! kkkkkkk E se reclamar, vou lá bater na porta deles domingo 7h da manhã. hahahahah Beijos Smiley heart

    • Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas perfeitas. parabéns pela iniciativa!!

    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas Noivinha... te digo que como é dificil fazer as pessoas confirmarem presença, estou a 18 dias do dia C, já terminou o prazo de confirmaçoes que coloquei no convite e ainda tem gente que ta confirmando..

    • Responder
  • Eloise
    Noiva Master outubro 2017 São Paulo
    Eloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, me ajudou muitooo! Bjs

    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Complicado né? Agora pouco falei com meu noivo sobre. Pois vamos comprar um groupon de convites e precisamos saber a quantidade. Ele disse para não me preocupar pois da nossa lista boa parte tbm é família. Só de família mesmo são 160 pessoas (minha e dele) por esse motivo ele, e o problema é que a minha família boa parte é do interior de SP e MG tentao tenho medo de mudar de sexta e aí sim as pessoas não irem devido ao trabalho, trânsito e etc! Não amoreeee meu casório é na emenda... O feriado é dia 2 de nov (quinta) e me caso dia 3 de nov (sexta) ... Mas vou fazer isso mesmo, dar o convite uns 4 meses antes e lançar os sabe the date sempre! Espero que dê certo... Pq deve ser horrível a sensação de lugar vazio! Smiley sad
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom noivinha!! Smiley smile

    • Responder
  • Thais
    Super Noiva Novembro 2017 Goiás
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu precisava mesmo destas dicas..
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Magina, que bom que ajudei!! Smiley kiss

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que ajudei noivinha! Vamos torcer pra dar td certo! rsrs bjsss

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Maio 2017 Piauí
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada noivinha, é muito útil essas informações
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima matéria adorei as dicas, realmente essa questão é bem delicada e preocupa muitas noivinhas como eu rsrs obrigada
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso ai Dani, eu acho que eu mesmo farei se for por whats (de outro numero e me identificando como equipe da assessoria) haha! Se tiver que ligar peço pra uma amiga/madrinha! rs

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ual, fechar para 250 e ir 120? Nossa... Eu nem sei oq eu faria!!! Inicialmente nossa idéia era fechar festa para 150 pessoas, porém só de familia do meu noivo batia quase 80 pessoas! A familia dele é grande, e são aquelas pessoas que adoram festa e vão! Minha familia já é bem menor, mas mesmo assim ficaria até mais caro pagar festa para 150 e ter que pagar adicional caso fossem pessoas a mais. Então optamos por fechar em 200 convidados, e caso tenhamos que pagar a mais, o valor fica menor. Minha lista ainda esta meio bagunçada, tem pessoas que as vezes lembramos e esquecemos de colocar. Mas acho que convidaremos uns 240 no maximo 250. E todos que vamos encontrando SEMPRE comentamos que será em uma sexta! No seu caso por ser véspera de feriado, não acho que precise trocar a data, mas pode ir avisando de várias formas os seus convidados... No boca a boca, save the date, convite formal e depois ainda a confirmação por tel ou whats! Eu vou usar todas as maneiras! Já até sonhei que chegava na igreja e estava vazia!!!! kkkkkkkk

    • Responder
  • J
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo também pensa assim haha. Quando comentei com alguns convidados eles de primeiro momento estranharam, depois aceitaram e disseram que estariam lá com certeza.
    Ufaa menos mal. Smiley tongue
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é noivinha, eu me caso de sexta e morro de medo do povo não vir... Já meu noivo acha que todo mundo vai aparecer, ele acha até que vamos pagar adicional! haha ele é otimista! Já eu... rsrs

    • Responder
  • D
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o artigo! Penso em uma amiga para fazer isso, atender ou receber email dos convidados. Muito bom.
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sério! Vou te dizer que as pessoas não fazem ideia... Mas não posso julgar, eu que apostei em emenda de feriado, fiz sabendo que o número de ausentes seriam altos. Claro, não é só de sexta não! Minha cunhada casou no sábado, fez festa para 250 e foram 203 se não me engano, uma menina desse grupo disse que chamou 250 e foram 120 Smiley angry Smiley cry ! Falam que na sexta (sem feriado) vc deve chamar 20 por cento a mais. Morro de medo de começar a entrar e ver a minha festa vazia! Não vou mentir já pensei em desistir da data viu? Mas vamos ver!
    • Responder
  • J
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas!!
    No meu caso, irei me casar em uma quarta-feira às 20:00h, essa questão da data e do horário já tirou muito meu sono.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sério? Poxa vida, se as pessoas soubessem como é caro pra elas simplismente não aparecerem, acho que nçao fariam isso! Eu me preocupo bastante, mas se sabe que eu acho que mesmo de sabado tem muitos faltantes. O mal do brasileiro é confirmar a presença e não aparecer!!! Quem sabe eu não chame um pouco mais... Penso como vc, prefiro pagar a mais do que pagar pra quem n for!!!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas