Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Master Março 2054 São Paulo

Confirmação de presença: maiores duvidas e respostas!

Paula, dia 23 de Setembro de 2016 às 17:49

Publicado em Fórum Organizar um casamento 46

Oi oi noivinhas! Ainda estou a alguns 7 meses do meu casamento, rs, mas sempre que penso no convite, penso também na confirmação de presença dos meus convidados! Ainda mais porque me casarei em uma sexta-feira e sei que mesmo a cerimonia sendo as 21h, ainda assim por ser durante a semana posso ter...

Oi oi noivinhas! Ainda estou a alguns 7 meses do meu casamento, rs, mas sempre que penso no convite, penso também na confirmação de presença dos meus convidados! Ainda mais porque me casarei em uma sexta-feira e sei que mesmo a cerimonia sendo as 21h, ainda assim por ser durante a semana posso ter um percentual maior de faltosos. Por este motivo, comecei a pesquisar sobre o tema e vi alguns debates aqui, mas sempre resta uma duvida ou outra...

Então encontrei um artigo na internet e vim compartilhar com vocês por aqui. Vamos rezar para nossos convidados serem honestos no momento da confirmação e confirmarem na data estipulada!!! rs

DICAS SOBRE R.S.V.P.
Por Fernanda Floret

---

R.S.V.P. é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados. Quem é noiva sabe, as despesas de uma festa e principalmente o cálculo de quantidade do serviço de buffet e bebidas é feito pela quantidade de pessoas que irão comparecer ao casamento, por isso é importante saber o número mais aproximado possível de quantos serão.

---

O R.S.V.P. pode ser passivo, quando um número de telefone, e-mail ou site é disponibilizado para que os convidados confirmem presença, ou ativo, quando uma pessoa entra em contato com os convidados confirmando a presença no evento.

Perguntamos quais são as principais dúvidas das noivas sobre o serviço de confirmação de presença, e aqui estão as respostas:

---

Devo colocar o RSVP no próprio convite ou num cartãozinho em anexo?

O uso do cartãozinho individual anexado ao convite é uma questão cultural com muitas diferenças entre as cidades do país. Aqui em São Paulo praticamente não se usa o cartãozinho anexado (é considerado vale-empada, considerado feio!), mas sei que em muitas cidades do interior de São Paulo e do Nordeste é tradicional ter para o controle da quantidade de convidados e evitar penetras. Se no seu convite irá ter o cartãozinho anexado, o RSVP pode ir no cartãozinho, porém como disse a Raquel Salaro da Chá das Duas: “O mais usual é escrever essa informação diretamente no convite, em letras menores e no final do layout.

---

Devo colocar telefone e site para confirmação ou pode ser apenas uma opção?

Muitos noivos escolhem criar um site sobre o casamento e incluem um espaço para confirmação de presença no próprio site. Mas lembre-se que nem todos os convidados, especialmente os mais velhos, estão acostumados a confirmar presença através da internet, então é melhor ter duas opções. A Samara Costa da Scards deixa a dica: “A Scards indica incluir no rodapé do convite da seguinte maneira: R.S.V.P. e sugestões de presentes pelo site www…. ou pelo tel. xxxx-xxxx, assim incentivando os convidados a saberem onde está a lista e confirmar presença ao mesmo tempo.

---

Posso escrever em português “Favor confirmar presença” ao invés da sigla R.S.V.P.?

Sim! “O termo ‘favor confirmar presença’ gera menos dúvidas entre os convidados, já que R.S.V.P. pode não ser tão conhecido entre eles“, lembrou a Raquel da Chá das Duas. A Patricia Testoni da Phatt Design também comenta: “Para mim, a regra é ficar bonito e fazer sentido! Então pouco importa se a informação vai junta ou separada, com o título de “RSVP” ou “Confirme a sua presença”. Não existe fórmula mágica. Que a informação chegue bem apresentada, com clareza e ainda originalidade suficiente para “wow” os convidados, essa é a nossa verdadeira preocupação!

---

Posso colocar uma data limite para as confirmações?

Sim, lógico que pode! Normalmente o limite é 15 dias antes da data do casamento.

---

Contrato alguém para atender ao telefone ou pode ser eu mesma?

Infelizmente não vai dar muito certo ser você mesma. Os convidados ficam constrangidos de falar que não poderão ir diretamente para você e acabarão inventando uma desculpa. E pior, quando confirmarem a presença da família inteira incluindo a amiga que veio do interior, papagaio, vizinhos etc, você ficará sem graça de falar não. Por isso o ideal é ter uma pessoa contratada para tal função. A maioria das assessorias de casamento oferecem este serviço. A pessoa que atender ao telefone deve ter a lista completa dos convidados para confirmação e informações de onde está a lista de presentes. Caso você não possa investir numa pessoa para atender ao telefone, delegue esta função para alguma amiga, madrinha, uma pessoa sem vínculo familiar (para não ter problema de negar convites para o tio, por exemplo).

---

Se eu enviar o convite com RSVP e meus convidados não me responderem, eu posso ligar ou enviar um email para cobrá-los?

Este é o RSVP ativo, pode e deve ser feito sim. Mas o ideal é que não seja você, pelos motivos escritos acima.

---

Como deve o serviço de RSVP reagir caso o convidado queira confirmar mais pessoas do que constavam como convidados em seu convite? Por exemplo, no convite estava Fulano e esposa e a pessoa liga querendo confirmar a presença dele, esposa e filhos?

O serviço de RSVP deverá explicar que somente pode confirmar a quantidade de pessoas que consta no convite e na lista, no caso 2 pessoas. Para ficar mais “ameno”, pode dizer que há limitação de espaço e que por isso infelizmente os noivos não puderam convidar todos os queridos. Na festa, é uma decisão dos noivos barrar na entrada quem não tem o convitinho ou quem não está na lista (deve ter uma lista na porta e quantidade de recepcionistas suficiente para conferir os nomes na entrada).

---

O R.S.V.P. funciona ou não? Por que as pessoas não confirmam presença?

É cultural gente, infelizmente no Brasil a imensa maioria das pessoas não tem o costume de confirmar presença, não entendem a importância e educação de tal ato. Não adianta ficar triste com isso, as pessoas realmente não lembram mesmo de ligar ou enviar um email confirmando. Por isso o RSVP ativo é muito mais eficaz que o passivo. E mesmo no ativo, em geral (cada caso é um caso) você pode considerar que 10% dos confirmados não irão, afinal aparecem imprevistos no dia e sempre tem os que confirmam por vergonha de dizer que não poderão ir, preferem confirmar e inventar uma desculpa depois. É feio mas é a realidade, calcule que 10% dos que confirmaram não irão e pronto (em mini-weddings a porcentagem de faltosos é bem menor).

Espero ter ajudado noivinha!!!! bjs bjs

46 Respostas

• Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sério? Poxa vida, se as pessoas soubessem como é caro pra elas simplismente não aparecerem, acho que nçao fariam isso! Eu me preocupo bastante, mas se sabe que eu acho que mesmo de sabado tem muitos faltantes. O mal do brasileiro é confirmar a presença e não aparecer!!! Quem sabe eu não chame um pouco mais... Penso como vc, prefiro pagar a mais do que pagar pra quem n for!!!

• Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive essa ideia dps que uma amiga me falou disso, que pra gente as pessoas ficarão constrangidas de falar a verdade hahaha aí melhor dar um gato! Smiley laugh

Acho que assessoria para o dia não faz isso! Temos que improvisar!

Então Paulita, se eu fosse casar numa emenda de feriado normal, acho que também não chamaria 60/80 pessoas a mais... Mas,vai ser emenda de feriado! Me caso em 03/11/2017.. o feriado de finados é na quinta, participo no Facebook de um grupo chamado Casamento DIY (não lembro o nome certo) e uma noiva fez um post perguntando para as casadas qts elas fecharam, qts convidaram e qts foram... E meu é de assustar! Smiley cry perguntei para umas amigas q casaram a pouco tempo e ela falaram que realmente faltam mta gente... É de dar do! Aí sei lá, prefiro pagar a mais pelos q foram do que pagar e as pessoas não irem.
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É então, eu Tbm vou fazer isso. Acho que minha assessora não faz a confirmação ativa, então eu vou pegar os telefones conforme eu for entregando os convites e depois de outro número confirmo. Nós não estamos chamando tanto a mais não, acho que uns 30 ou 40 a mais. Meu noivo está super confiante que todos vão! Rsrs mas eu prefiro garantir!
    • Responder
  • Taisa
    Noiva Constante Abril 2019 Mato Grosso do Sul
    Taisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Showz, ótima idéia noivinha
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tô pensando seriamente em pegar um chip qualquer, colocar no meu celular, fingir ser a assessora e por wts sair perguntando pro povo quem vai ou não ... hahahahaha porque eu também me caso numa sexta feira às 21 h e emenda de feriado! Contratei o Buffet para 200 pessoas, mas vou chamar umas 280 ... Tamanho medo de não ir ngm =/
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, vc só precisa pegar todos os telefones conforme for entregando os convites!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se são pessoas íntimas é mais tranquilo! Beijo e boa sorte!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gabi!!! Smiley kiss
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara noivinha!!!! Bjs!
    • Responder
  • N
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Néli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ter RSVP ativo. Será q preciso anunciar isso no convite??
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou e muito obrigado pela dica,no Meu caso sera dificil kkk Porque vou chegar 15 dias Antes e sair na correria Para entrega convites,mas nei assessor falou che ele ira ligar Para todas ad pessoas parà confermar a presenza,a mia lista tem poucas pessoas e Sao muito intimo e temos contato quase todo dia ou mes,ad outras pessoas nao espero che venha sabe,mas adorei seu post
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas!! arrasou

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva outubro 2024 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas noivinha, tbm me preocupo com essa questão, ainda não sei como farei. Mas espero como você disse que os convidados sejam honestos na hora de confirmar. Bjs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas