Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriella
Noiva Principiante Novembro 2026 São Paulo

Contar aos pais sobre a data

Gabriella, dia 27 de Maio de 2025 às 20:22 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 18

Boa noite, noivinhas. Gostaria da ajuda de vocês...

Tenho 21 anos e caso ano que vem, estou no proceddo de contratar o buffet e queria a ajuda de vocês quanto a contar aos pais.

Sempre tive uma ótima relação com eles, porém, minha mãe sempre teve muito ciumes desde que comecei a namorar. Ela nunca quis se aproximar do meu namorado na época mesmo ele tentando, aos poucos ela foi se acostumando, mas era um nível dele não poder estar nem nas festas de familia.

Noivamos e a reação dela também não foi muita coisa, escutei ela conversando que não conseguia ficar feliz pois tinha ciumes.

Escolhemos um local para o casamento que amei, até cheguei a comentar sobre, mas ela não teve interesse em participar do assunto. Agora, conseguimos uma data nesse local e decidimos fechar. Queria a ajuda de vocês para contar para os meus pais, pois imagino que ela não terá uma boa reação sabe?

Não comentei nem que fui visitar o local com receio da reação, sei que falhei nisso, mas agora não sei como contar para eles

18 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 9 de Junho de 2025 às 17:07
  • Bruna
    Noiva Novata Maio 2026 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinto muito por você estar passando por isso! Não parece uma postura saudável da parte da sua mãe quando se fala de relacionamento, tanto dela com você, quanto dela com seu noivo.

Uma dica que eu quero te dar, algo que tenho pensado bastante recentemente, é que você só é responsável pelas suas ações e sentimentos. Você não tem como controlar ou saber o que ela vai sentir, você não é responsável pelo que ela vai sentir ou o que ela vai fazer/como vai lidar com as emoções dela.
    Libere o peso que você tem nas costas de agrada-la ou de não deixa-lá chateada por que isso já não é sua responsabilidade. Você pode expressar pra ela o quanto gostaria que ela ficasse bem e participasse do processo, celebrando a união de vocês dois, ficando feliz e se alegrando com essa etapa. Mas que a decisão de fazer isso é dela. Você a está convidando para participar da sua alegria, mas se ela não quiser por causa do ciúme que ela sente, você não tem o que fazer.
    O mais importante é você e seu noivo estarem alinhados nas suas decisões, e se unirem, por que a partir do casamento, vocês serão a nova família! (Conselho que meu pai me deu essa semana).
    Espero que você fique bem e consiga ter essa conversa com ela! Forças!! Ore por isso, e pelo seu coração para que você fique em paz independente das circunstâncias e de como ela vai lidar com isso. Orarei por você!
    • Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Luis, que sábias palavras, muito obrigada!

Realmente, tenho muito respeito, mas em alguns momentos sinto que atraplha pois muitas vezes deixei o que queria de lado para que não fosse contra ao desejo deles.

Aos poucos e com terapia isso foi mudando, estou em constante evolução kkkkk

Vou me preparar para conversar com eles e deixar claro o quanto quero a presença deles no momento, mas que cabe a eles decidirem se querem o mesmo ou não.

Mais uma vez, muito obrigada pelas palavras.

• Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oieee

Ahh que legal. Amei!!

Aqui não daria certo pois meus pais querem muito que eu fale tudo, mas não de um jeito de participar do momento, mas algo autoritário que os pais precisam saber de tudo e aprovar...

Mas amei a ideia e o café ficou lindo

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, entendo que a situação é delicada, ainda mais com esse histórico de ciúmes da sua mãe. Mas é o seguinte: você já é adulta, tá construindo a sua vida com quem escolheu, e casamento não é brincadeira. Se vocês tomaram essa decisão com maturidade, então tá tudo certo. Tome as rédias de sua vida e tome a decisão.

Sobre como contar pra eles, você demonstra um respeito profundo pela sua família e isso é muito bom, por isso minha dica é: não vá com medo. Vá com respeito, mas com firmeza. Chama pra conversar num momento tranquilo, sem pressão, e diz algo do tipo:

“Pai, mãe, queria conversar com vocês. Eu e o noivo visitamos um lugar que me encantou muito e conseguimos fechar a data do casamento lá. Eu queria ter envolvido vocês antes, mas confesso que tive receio por conta de reações anteriores. Mesmo assim, é importante pra mim que vocês saibam que isso tá sendo feito com amor, carinho e responsabilidade. Quero que vocês participem do processo daqui pra frente, se quiserem.”

Você mostra que respeita, mas também que tem autonomia. Pode ser que sua mãe se feche no começo, mas com o tempo ela vai ver que isso é sério, e vai ter que lidar com isso. Ciúme de mãe é real, mas não pode definir suas decisões.

E se ela não reagir bem... respira fundo. Você não tá errada por construir a sua felicidade. Segue firme. Foca no noivo, no seu amor por ele, e lembre sempre, depois que casamos, sua família é seu marido e filhos, se tornarão sua prioridade, pais, irmãos, tios, se tornam parentes, não deixam de ser importantes e nem devem ser esquecidos, mas não são sua prioridade, Deus os abençoe

• Responder
  • Jenifer
    Noivo Constante Setembro 2025 São Paulo Estado
    Jenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha aqui em casa as coisas foram basicamente assim. O que eu e meu noivo fizemos foi organizar praticamente todo o casamento, já tínhamos fechados todos os fornecedores e já estava tudo encaminhado e aí faltando 9 meses para o casamento nós realizamos um café colonial com ambas as familias e anunciamos e acredite, quando tem mais pessoas envolvidas você dá menos espaço para respostas negativas e coisas do tipo. Claro, eu e meu noivo já moramos sozinho e isso ajuda com que os comentários negativos não cheguem na gente, mas foi a melhor estratégia que pensamos e deu tudo certo, vamos nos casar agora em setembro e só felicidade. Vou deixar uma foto do café Contar aos pais sobre a data 1

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gabriela, eu li os comentários anteriores.. e a minha conclusão e que sua mãe precisa de terapia. s sua mãe precisa aprender a aprender a respeitar decisões dos outros ainda q ela não concorda, seja por ciumes ou por intolerância religiosa... nenhum dos dois é saudável

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Te mandei uma solicitação de amizade pra conseguir te enviar mensagem
    • Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quero sim, me manda, por favor

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando você citou que eram de religiões diferentes, eu imaginei que fosse algo do tipo. Realmente é muito complicado e eu e meu noivo sofremos muito com isso até o início da preparação do casamento, hoje, quase 1 ano depois que finalmente tudo entrou nos eixos.
    Iremos casar no próprio espaço da festa, optamos por uma celebrante, assim ele respeita a minha religião e eu a dele.

Eu e algumas meninas aqui da comunidade temos um grupo, caso queira entrar, te mando o link por mensagem. É um grupo muito legal de trocas e desabafos.
    • Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ela é sim, nasci em berço evangélico.

Meu noivo e a familia são católicos, mas ele me acompanha na igreja e eu acompanho ele.

No início o choque foi por isso, mas fico pensando, 3 anos se passaram e ainda continua com as mesmas atitudes.

Aproveitando, seu noivo irá casar na igreja católica?

• Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Inclusive, meu noivo é católico e eu evangélica kkkk temos uma história parecida

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vi em outro comentário sobre a diferença religiosa, sua mãe é cristã?
    Talvez seja uma intolerância religiosa disfarçada de ciúmes, geralmente quem é, nunca assume.
    • Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

As vezes acho que sim, as vezes acho que não kkkkkk

Penso que quando eu for embora tudo fique mais tranquilo, mas no momento não consigo imaginar que melhore... E no começo ela falou coisas muito ruins para mim, a ponto de dizer que eu envergonhava ela, isso me entristeceu muito, tive que fazer terapia.

Sempre fui a filha que tenta agradar sabe? Mas também nada tava bom.

Então por conta disso, não imagino ela melhorando a relação nesse momento

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por algumas questões religiosas, passei isso com a minha sogra, ela não aceitava muito o casamento, mas com o passar do tempo as cosias melhoraram e hoje ela é super participativa e tá super feliz com tudo, você não acha que com o passar do tempo tudo se ajeita? No início minha sogra tb dizia que não queria saber sobre nada, mas o tempo cuidou de tudo.
    • Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Conversamos pouco pois ela não é muito aberta. Eu e ele somos de religões diferentes, mas sempre nos demos bem nessa questão, respeitando e acompanhando ao outro.

No início achava que era por esse motivo, mas as coisas foram piorando então hoje em dia não acredito que seja somente essa questão de religião, já que estamos 3 anos juntos... Ela sempre comenta que tem o ciumes excessivo mesmo.

• Responder
  • Gabriella
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tento, mas ao mesmo tempo ela não é muito aberta a isso. Aos poucos, por ter um certo medo devido ao que passei bem no início, fui me fechando e não conversando mais sobre isso. Mas infelizmente fico bem triste com essa situação, pois gostaria muito de ter ela ao meu lado nesse momento.

muito obrigada!!

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você precisa ter uma conversa o mais rápido possível com a sua mãe e se preparar pq a reação dela vai ser pessima, me desculpa, mas não é normal esse ciúme a ponto de não ficar feliz com a sua felicidade, ela ao menos já explicou o pq desse comportamento? Boa sorte!
    • Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, que situação difícil quando a própria mãe vai "contra", mesmo não dizendo abertamente. Não consigo engolir essa questão de "ciúmes". Vocês duas já conversaram sobre isso? Quais os motivos que ela alega tal rejeição ao seu noivo? Pq eu não consigo acreditar que é por ciúmes...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas