Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo

Conversão de ue ou Casamento Civil?

Ana, dia 22 de Abril de 2024 às 15:44 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 8
Guardado
Meninas, gostaria muito de uma ajuda!

Tenho União Estável há 10 anos e estou na dúvida de qual a melhor opção: converter essa união em casamento ou casar direto? Qual a opinião de vocês? Me ajudem!

Converter União Estável

14%

3 votos

Casar no Civil

82%

18 votos

8 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 28 de Abril de 2024 às 21:59
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A gente não tem como te dar essa resposta pois depende muito de vocês. Qual o objetivo maior de vocês com isso?
    Eu particularmente casei no civil pois era necessário pada algumas questões burocráticas, mas se não fosse, talvez tivesse feito só UE. Porém descobri também que em algumas empresas UE não é suficiente para ser colocada como dependente, por exemplo.
    Não valorizo muito a papelada em si, por mim o que importa é como a gente se considera e não oq o status civil, mas se isso me impede de ter um plano de saúde de graça já vira um problema kkkkkk
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Do ponto de vista patrimonial não faz diferença... em caso de divórcio, a partilha relativa aos bens adquiridos na constancia da união estável serão feitos pelo regime da u.e, e os adquiridos no casamento, pelo regime do casamento...

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada, meninas!
    Sim, temos apartamento, carros, mas como mencionado, o casamento não vai anular a certidão de UE que já tínhamos antes.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina! Eu fiquei nessa dúvida e o cartório me ajudou muito.
    Inclusive, casamento não anula união estável, então você continua com as duas certidões. E o valor é o mesmo, não vejo vantagens em conversão da UE, sinceramente haha.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O casamento não anula a União Estável, então os bens serão repartido da mesma forma caso tenham escolhido divisão de bens na UE.
    • Responder
  • Ludmila
    Super Noiva Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q um ponto importante a considerar é se vocês adquiriram bens nesses 10 anos. Aí seria interessante converter para garantir o direito a uma possível divisão desse bem.
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada por compartilhar sua história, Gi! ❤️
    Tenho vontade de morar fora do Brasil e acho que isso pode fazer uma grande diferença!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana, tive a mesma dúvida porque já tinha UE com meu marido desde 2018 e me casei em 2023.

    O valor é o MESMO.

    Por que decidimos casar e não converter. Porque a conversão não vale como casamento e sim conversão fora do Brasil.

    Então por exemplo, eu sou cidadã europeia, meu marido não. Ele não consegue tirar o passaporte apenas com a conversão porque a Itália (país que eu sou cidadã) não considera a conversão como documento de casamento.

    Sendo assim, optamos pelo casamento mesmo. As burocracias seriam as mesmas e o valor também, então pra gente super fez sentido para ter um documento oficial e global para se um dia quisermos nos mudar para outro país, ser mais fácil.

    Agora se voce preferir somente converter e não irá utilizar uma certidão de casamento fora do BR, faça somente a conversão.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas