Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Master Setembro 2021 São Paulo

Conversas Pré Casamento! =)

Danielle, dia 24 de Março de 2021 às 13:56 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 35

Good afternoon, brides Smiley ring

Hoje quero compartilhar com vocês uma matéria bem interessante que eu li, e que nem sempre paramos pra pensar o quão importante é essa questão de esclarecermos o máximo de coisas possíveis antes de decidirmos construir uma vida juntos! Várias pessoas só chegam nesses pontos após o casamento, muitas das vezes causando brigas que poderiam ter sido evitadas lá atrás, ou até mesmo divórcio, infelizmente.

Então, bora lá conferir!!

1. Filhos, eu?

Essa é uma das conversas mais importantes para se ter antes do casamento. Vocês dois querem filhos? Quantos? Em que momento? De que forma desejam educar as crianças? São perguntas que devem ser discutidas para evitar decepções futuras. Vale lembrar também que, embora a maior parte das pessoas sonhe em ter a sua própria família, existem homens e mulheres que não têm essa certeza, ou ao contrário, que estão seguros de que não querem ter filhos. É fundamental vocês terem bem claras as expectativas um do outro nesse aspecto.

2. Quem casa quer casa?

Parece bobagem falar sobre esse assunto, mas é fato que a rotina da casa desgasta o dia a dia e é uma das principais razões de discussões frequentes entre casais. E, acredite, vocês não querem chegar cansados do trabalho e ainda ter que brigar porque um não lavou a louça e o outro não tirou a roupa do varal. Os cuidados com a casa costumam ter maior impacto para casais que sempre moraram com os pais. Sentar e ter uma boa conversa antes do problema surgir entre vocês, é o melhor caminho.

3. Dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda!

Essa pode ser uma conversa delicada, especialmente se vocês têm situações financeiras diferentes. E por essa mesma razão, ela é necessária. O que é importante para vocês? Ter uma casa? Trocar de carro todo ano? Viajar o máximo possível? Guardar dinheiro para uma emergência? E as contas da casa, serão divididas igualmente ou pagas por quem ganha mais? Muita gente evita falar em dinheiro, mas esse é um assunto bem mais fácil de se discutir antes de os problemas aparecerem.

4. Fidelidade ou lealdade?

É bem possível que, como namorados, vocês já tenham estipulado os termos do relacionamento: se é exclusivo ou se trata de uma relação mais aberta. Mas, para muitas pessoas, uma traição não se dá apenas quando o parceiro se envolve amorosamente com outra pessoa. O que acham de conversas com estranhos no facebook? Flertes ‘inocentes’ com colegas de trabalho? Deixem claro os limites de cada um com relação à infidelidade e sejam sempre sinceros e leais um com o outro.

5. Liberdade individual

Essa é uma questão que dificilmente surge entre recém-casados. Quando ainda estão na fase de lua de mel, homens e mulheres tendem a abrir mão de suas atividades individuais pelo prazer de estar com o outro. Mas uma hora, a vontade de retomar aqueles momentos só seus, volta. E aí é importante que os limites estejam estabelecidos. Com que frequência vocês acham aceitável que cada um saia com os amigos? Que programas vocês não abrem mão de fazer um com o outro? Dar espaço e ter o seu próprio espaço dentro de uma relação é algo fundamental para que ela seja saudável e longeva. Afinal, quem ama quer ver o outro feliz, não é verdade?

6. Carreira

Às vezes a convivência como namorados não é suficiente para que um entenda o quanto o outro está disposto a se sacrificar pela carreira. Você tem planos de fazer uma pós, aproveitar as próximas férias para fazer um curso no exterior, vai ficar até mais tarde no trabalho o quanto for necessário para mostrar para o chefe que merece uma promoção? Esses comportamentos podem ser facilmente compreendidos se vocês têm trabalhos e ambições semelhantes. Se não têm, podem ser o início de um problema. Cada pessoa lida com o trabalho e a carreira de uma forma. Esclarecer seus planos e expectativas e sua disponibilidade para o trabalho pode poupar discussões futuras.

7. Prática religiosa

As opções religiosas de cada um precisam ser manifestadas ao outro. Não basta simplesmente declarar de que religião você é, mas conversar sobre como cada um vê a relação com o sagrado, o papel da prática religiosa no dia a dia e o modo como a sua visão religiosa influencia decisões concretas na vida. Por isso tudo, esse aspecto não é um mero detalhe. A religiosidade pode ser um fator de união entre o casal, mas também de dissenso e de afastamento, se o casal não souber conversar sobre isso.

-

Espero que tenham gostado e que seja útil para muitas noivinhas assim como foi para mim. Se você acha que tem mais algum ponto essencial que deve ser conversado antes do "sim", compartilhe com a gente!

Um grande beijo e ótima quarta-feira! Smiley kiss

35 Respostas

Última atividade por Danielle, dia 25 de Março de 2021 às 13:56
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico feliz que tenha gostado, Letícia! Smiley love

• Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ameii! não tinha lido nada assim ainda

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😍😍😍 sim sim
    • Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que booom hehe Smiley love Smiley heart

• Responder
  • P
    Noiva Principiante Setembro 2021 Paraná
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei essas dicas!!!

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom, Jéssica Smiley love Smiley kiss

• Responder
  • Jessica de Jesus
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Jessica de Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei as dicas

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que lindo, Bruna! Fico muito feliz por vocês!!! Que Deus os abençoe sempre Smiley heart

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha só, isso é ótimo kkkkkk

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Smiley love

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza haha Smiley love

• Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dani, dicas mega úteis! Smiley heart

Um relacionamento duradouro é feito de muita conversa (antes conversa que discussão) Smiley smile

Falamos disso também aqui neste joguinho da Comu:

12 temas para conversar e acordar antes de casar: JOGUE! 🎯

Um beijo, linda.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Julho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estamos há 12 anos juntos e nunca foi conversa. Foiais fluidez de opiniões e espontaneidade para expressar o que cada um sente com relação aos itens do debate.

Queremos filhos, sempre tivemos vontade de conquistar nossa casa / lar antes de casar, um apoia o outro na carreira porque sabemos que a vida a dois exige esforço dos dois lados e decisões financeiras ou até mesmo de carreira pode impactar o outro diretamente.
    Sempre admiramos o respeito, a lealdade e a fidelidade no relacionamento. E sim, conversas com estranhos em redes sociais dependendo do assunto pode, pra gente, ser considerado uma traição.
    A individualidade também é muito importante, cada um tem hobby. Eu gosto muito de ler ouvindo música e ele de jogar vídeo game. Aprendemos a ficar juntinhos no sofá / cama cada um fazendo o que gosta. E claro que as vezes compartilhamos os Hobbys e fica muito gostoso curtir o momento.
    Em 12 anos de união eu aprendi muitas coisas com ele e acredito que ele comigo. E o mais curioso nisso tudo é que apesar dos momentos difíceis e defeitos, meu amor e adimiração por ele só aumenta. E eu amo o que construimos em tanto tempo. Não vejo a hora de nos unirmos definitivamente aos olhos de Deus e consagrar esse amor e união Smiley smile
    • Responder
  • B
    Super Noiva Dezembro 2023 Tocantins
    Brunna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já conversamos sobre tudo assim que começamos namorar kkkk
    • Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, esses temas precisam sempre serem alinhados em tempos, em tempos!!

• Responder
  • Thaísa
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Thaísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O q a gente está fazendo tem muuuuitas tarefas, lições mesmo para fazer juntos, e é aí q surge os assuntos como esses para conversar. Vc vai gostar !
    • Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal, Thaísa! Também iremos fazer um curso de noivo com o pastor da nossa igreja daqui 2 meses. Com certeza será muito bom! 🥰
    • Responder
  • Thaísa
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Thaísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente é muito importante falar sobre isso antes de tudo né ?
    Estamos fazendo um curso de noivo que tem nos ajudado muito, principalmente em conversarmos sobre assuntos que nunca tínhamos conversado em quase 3 anos de relacionamento. 🤗😊
    • Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Disse tudo!!! Concordo plenamente! Smiley laugh

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom, Ingrid Smiley love Smiley heart

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo, Keyte Smiley heart

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Dani. Perfeito o seu debate! Realmente todos os pontos que voce levantou são muito importantes antes do casamento. Na minha concepção o tempo de namoro e noivado (principalmente o noivado) são justamente para isso, alinhar os pontos. Infelizmente vemos muitos casais casados com sérios problemas e até mesmo separações por divergências nessas questões e que uma simples (não tão simples) conversa e alinhamento ja resolveria e também são aspectos ate mesmo pra pessoa discernir se realmente essa é a pessoa pra ela casar. O diálogo é a base da construção do relacionamento.

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Dani eu adorei
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, Dani! Parabéns! Smiley laugh

Todos esses pontos precisam ser conversados entre o casal, não só uma, mas várias vezes se necessário for! Não da para casar com um "desconhecido" e ser pego(a) de surpresa, né?

• Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aqui também. Me assusta as pessoas acharem que principios religiosos são coisa suplerflua. Pelo menos pra mim, meus principios religiosos são a base da minha existência. Como você eu não queria passar a vida puxando pra lá ou pra ca. Queria uma família católica praticante, e com esse ex isso não ia acontecer. E acho que estar bem, com uma relação leve é o que importa. O peso pra mim ia ser grande...

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Na época os pais e as irmãs dele ficaram bem chateados comigo, não entenderam e ficaram achando que terminei por bobeira, por algo supérfluo, mas eu não vejo minha vida espiritual como algo supérfluo, muito pelo contrário. Acredito que devemos estar ao lado de alguém que irá caminhar conosco no mesmo sentido, e não um puxando o outro para o seu lado. É como você disse, temos que ter princípios inegociáveis, ainda que tenhamos que abrir mão de algo que gostamos ou amamos muito. No final, valerá a pena! Smiley heart

• Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Além de doido as pessoas não entendem né? Acham que é "só por isso". E não. Eu não saberia levar um matrimônio sem ser com alguém tão comprometido quanto eu. Doi, mas é como vc falou, antes isso. E assim vamos conversando. Sendo algo que dá pra negociar, ok vamos cedendo. Mas precisamos ter sim nossos princípios inegociáveis

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também penso assim. Por falta de sabedoria minha na época, somente após 3 anos de relacionamento fui parar pra pensar nessas questões, e no final não deu certo. Ainda bem que nem cheguei ao ponto de ter casado, aí seria complicado.

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse debate, Danielle.

São questões bem importantes, mas que muitas vezes só nos damos conta após iniciar os preparativos ou, ainda, depois de casados. Esse tipo de conversa, na minha opinião, em que ser já nos primeiros meses de relação, pois assim já e possível ver se os seus planos caminham com os do outro.

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, Jéssica! Acho que já evita muitas frustrações futuras.

• Responder
  • D
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com tudo dito, Natiele. Eu também já tive que terminar um relacionamento (o primeiro e único que eu tive antes desse) que era maravilhoso, pelo mesmo motivo que você - a prática religiosa não coincidia e eu também não estava disposta a abrir mão ou ceder neste ponto e nem ele, então optei por terminar. Doeu demais, chorei horrores, mas foi melhor ter sofrido tudo aquilo no namoro do que depois no casamento, até porque casamento deve ser pra vida toda. Hoje, graças a Deus já tive essas conversas com meu noivo, em alguma coisa ou outra a gente acaba se desalinhando, mas eu abro mão de algo, ele também e fica tudo certo no final.

• Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

São assuntos super importantes Dani, concordo que devem ser discutidos ainda no namoro, para saber se ambos querem o mesmo futuro ou se querem caminhos totalmente opostos.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas