Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fernanda
Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco

Cortejo - cerimônia de casamento

Fernanda, dia 22 de Junho de 2022 às 22:03

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 38

Novinhas que já casaram ou que tenham conhecimento, conseguem me confirmar se essa é ordem oficial do cortejo na cerimônia ou apenas uma das formas de dispor o cortejo ?!?!?
Novinhas que já casaram ou que tenham conhecimento, conseguem me confirmar se essa é ordem oficial do cortejo na cerimônia ou apenas uma das formas de dispor o cortejo ?!?!?
cfb_1961198.jpg

38 Respostas

• Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso que eu fiquei pensando...imaginava que a Noiva seria a última a entrar, vou pedir ao Cerimonial para fazer essa troca.
    Na verdade eu pensava que o noivo seria o primeiro e a noiva a última, por isso bateu a dúvida l.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva VIP Setembro 2022 Minas Gerais
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fernanda adorei o seu desenho!
    Bom você tem que olhar com a igreja.

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Fernanda! Acho que eu vi essa imagem na época que eu ia casar kkkkk no fim, a gente adaptou porque não teve entrada da mãe da noiva nem daminhas, mas foi basicamente essa estrutura. Só não fizemos cortejo de saída, optamos por apenas nós dois sairmos
    • Responder
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Fer,

Adorei a foto que postou, auto explicativa e super didática!

Aqui nós casaremos na igreja católica, e depois de muita pesquisa sobre a entrada e saída do cortejo e conversar com a nossa cerimonialista, concluímos que, caso não hajam objeções da igreja/ cerimonial (se for o caso), a escolha fica a critério dos noivos.

Por exemplo, na foto que você postou, na parte da entrada, percebo que as daminhas e os pajens estão depois da noiva, isso depende muito e é relativo, pois, se a função das daminhas/ pajens é para a entrada das alianças somente, então ficou entendido. Também, tem noivos que desejam que as daminhas/ pajens e floristas entrem antes da noiva (anunciando a chegada da noiva) e com isso, a noiva entra por último, acompanhada ou sozinha, e ainda existem aqueles que desejam que as daminhas/ pajens participem da entrada do cortejo e também no momento das alianças, e outras infinitas configurações (...).

Em nosso casamento não teremos a entrada de daminhas/pajens e floristas antes da noiva (eu) entrar. A ordem que ficou melhor em nossa entrada do cortejo foi: noivo+mãe, testemunha 1 (madrinha entra sozinha), testemunha 2 (padrinho entra sozinho), noiva+pai. Teremos apenas um pajem que entrará com as alianças na cerimônia no momento da troca das alianças.

Também, na minha opinião, a única exigência que faz sentido ser feita pela igreja/ civil (se for o caso) é que seja obrigatório a presença dos noivos maiores de idade (lógico) e mais duas testemunhas maiores de idade para o casamento acontecer (uma testemunha para a noiva e outra testemunha para o noivo), o que geralmente acontece na maioria dos casamentos religiosos e/ou civil.

Contudo, os demais convidados de honra que os noivos convidarem para participarem do cortejo não possuem algum efeito que implique para a realização da cerimônia, isso é feito mais como representação simbólica de afeto dos noivos para os demais convidados do cortejo (caso hajam exceções, desconheço).

Quanto a parte da saída, geralmente a organização padrão segue a mesma da foto que postou, apenas dependerá da configuração do cortejo.

Espero ter lhe ajudado a esclarecer um pouquinho ❤️.

Desejo que dê tudo certo no seu grande dia e depois nos conte aqui a crônica do seu casamento 😘.

• Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Fernanda!! Então, eu acho q depois da noiva só vem as alianças, se não me engano, o restante todos são antes dela!!!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Fernanda, acredito que essa seja a entrada do cortejo mais usada. Mas, as damas de honra entram primeiro que a noiva. Por aqui vamos mudar um pouco, os nossos padrinhos vão entrar primeiro e depois meu noivo, pajem, florista, dama de honra e eu.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas