Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rayanne
Noiva Curiosa Setembro 2025 Rio de Janeiro

Cozinheira ou buffet?

Rayanne, dia 18 de Maio de 2025 às 11:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 13
Olá noivinhas! Estou passando por um momento difícil em relação ao buffet, escolhemos contratar cozinheira ao invés e buffet porque os valores não estavam encaixando no nosso orçamento. Temos uma conhecida que não costuma trabalhar como cozinheira mas entende e cozinha muito bem, solicitamos um orçamento e ela nos cobrou R$4.000! eu tô chocada, esperava que fosse bem mais barato. Sou do RJ e agora não sei o que fazer, esse valor está normal? É essa média de preço que uma cozinheira cobra?

13 Respostas

Última atividade por Rayanne, dia 2 de Junho de 2025 às 18:20
  • Rayanne
    Rayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é muito complicado, eu nao gosto de colocar preço no trabalho dos outros pois acho que cada um sabe do trabalho e custo do seu serviço, mas achei muito caro pra se somente a mão de obra.. Mas conseguimos resolver essa questão graças a Deus, estou mais tranquila agora

• Responder
  • Rayanne
    Rayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Seria somente a mão de obra, ela passou a lista e a gente compraria e alugaria tudo! Por isso achei muito caro, mas graças a Deus conseguimos resolver e contratamos um buffet onde não teremos que nos preocupar, estou mais tranquila agora rs

• Responder
  • Rayanne
    Rayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é pensei nisso, pior que a gente daria tudo, inclusive os utensílios como panelas e etc que seriam usados por ela, por isso achei caro demais.. não gosto de colocar preço no trabalho dos outros porque cada um sabe o trabalho que tem , mas ficou bem inviável. Graças a Deus conseguimos resolver essa questão e conseguimos um buffet pra não ter dor de cabeça

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Novembro 2025 Santa Catarina
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fechei em um restaurante a R$139,90 por pessoa, com: comida, sobremesa e bebida inclusa. Teria que ver se essa profissional vai disponibilizar algo ou se é só a mão de obra.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, exatamente, não tem como precificar o trabalho alheio...se a pessoa vai disponibilizar a comida, as louças, talheres, tá super ok o preço...a questão q casamento não tenho 2 chance, não tem como voltar e fazer de novo...cozinhar bem, até eu cozinho, mas não significa que tenha know-how pra fazer um casamento
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estava pensando, imagina a trabalheira né? Não podemos colocar preço no serviço dos outros. Porque por ex, se for pra no mínimo 100 pessoas, sai a 40,00 por pessoa, e se for nessa média, isso tá dado! Mas eu tb não contrataria, primeiro por não ser profissional, é um dia que nada pode dar errado, segundo, se não tá no meu orçamento, ou não faço, ou faço por adesão, assim, como disseram em outro post, a estrutura é melhor.
    • Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Abril 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo o teu susto se ela cobrou 4k só a mão de obra. Ou ela vai dar material tbm?
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho q questão nem e preço...a questão q a pessoa não e profissional e por mais simples q seja, e o seu casamento, um dos dias mais importantes da sua vida. Sendo assim, não dá pra vc depender de amadores...dito isso, eu não contrataria...quanto ao preço, se ela vai disponibilizar toda a comida eu não acho caro
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não contrataria alguém que não é profissional para fazer um casamento, independente do preço. Porque ainda precisa de ajudantes, copeiras e garçons, teria tudo isso? Sem falar que ainda tem que ter reposição de pratos. Se é um valor muito fora do seu orçamento, faça um casamento por adesão em um restaurante - o qual já terá toda a estrutura adequada para receber seus convidados.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, entendo teu susto, mas R$4.000 por uma cozinheira, mesmo sendo conhecida e sem ser profissional da área, não fora da realidade, principalmente se ela for montar toda a estrutura da cozinha pro evento, preparar, organizar equipe de apoio, servir, limpar depois etc.

Mesmo que não seja um buffet formal, tem muita responsabilidade envolvida, e dependendo da quantidade de convidados e do cardápio, esse valor pode ser até justo. Geralmente sai mais em conta, no entanto dá um trabalhão, a cozinheira que pega casamento geralmente entra sabendo o tamanho da bronca.

Agora, se ela vai cozinhar e vocês que vão cuidar de comprar tudo, montar a equipe, servir e tal, sim esse valor está puxado, e vale negociar. Mas antes disso, pergunta o que está incluso nesse orçamento: vai levar ajudantes? Ela vai servir? Tem sobremesa? Vai cuidar da cozinha do início ao fim?

Às vezes o valor assusta no primeiro impacto, mas tem custo embutido que a gente não de cara.

Minha dica: coloca tudo no papel, compara com outros orçamentos e o custo-benefício. Às vezes pagar um pouco mais por alguém que você confia compensa do que contratar alguém barato e passar dor de cabeça no dia.

Minha irmã foi economizar, eu era padrinho e cheguei antes, a festa nem estava pronta, sem mesas, um desastre, eu não aproveitei a festa fiquei dando suporte a cozinheira contratada, certifique-se de que ela saiba o que está fazendo.

Tamo junto. Deus os abençoe e boa sorte.

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2026 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, depende. Ela vai comprar todas as comidas? Ela vai levar uma equipe com ela, vai servir também? Se for só pra cozinhar tá extremamente caro ainda mais pra alguém inexperiente. Pra pagar 4k era melhor ficar com um buffet que você saberia que daria tudo certo, os convidados seriam servidos também. Dependendo de quantas pessoas forem trabalhar com ela ou se for só ela mesmo não vale a pena.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Yasmin, não chega a 4k e ela não é profissional, é um risco muito grande por se tratar de um casamento! Pois geralmente é muita comida pra fazer ao mesmo tempo e tem que sair perfeito, mas também vejo que cada um cobra o que quer, não é pq ela nao trabalha com isso, que tem que cobrar uma bagatela.
    Mas pra quantas pessoas seriam? Quantas comidas diferentes seriam? Tudo é uma questão a se pensar do porque ter cobrado esse valor.
    • Responder
  • Y
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo Estado
    Yasmim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não está normal não, 4k é o preço de um buffet.
    Pelo que eu sei a média da mão de obra das cozinhas é de 400/500 reais. Os outros curtos que você vai ter é em comprar toda a comida mas o valor da cozinheira mesmo não chega nem perto de 4k
    E se você me permite falar, a moça que você constatou não costuma trabalhar de cozinheira, mesmo que ela entenda de cozinha um casamento é um evento grande que pode te trazer muitos problemas pra resolver, e você contratar uma pessoa que nunca trabalhou nesse tipo de evento é um risco enorme
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas