Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maraísa
Noiva Ativa outubro 2020 Pará

Crianças em jantares de casamento

Maraísa, dia 31 de Janeiro de 2020 às 15:47 Publicado em Fórum Festa 0 45

Gente! Meu casamento será mini, apenas familiares e amigos mais íntimos! Cerimônia civil, troca de votos e buffet no mesmo local. 60 pessoas. Desde criança cresci ouvindo minha mãe dizer que casamentos e formaturas não eram festas para criança. Agora chegou minha vez de preparar os convites e avisar aos convidados que eles não se estendem às crianças, sendo que minhas primas e metade das amigas está justamente na fase de filhos pequenos, mas não me agrada mesmo a ideia de crianças correndo no espaço. Sejam sinceras, o que vocês acham dessa decisão?

45 Respostas

Última atividade por Beatrice, dia 5 de Julho de 2020 às 10:40
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho complicado... muita gente não tem com quem deixar as crianças e pode não ir
    Se são muitas crianças , acho válido pensar em um espaço para elas, vai agradar a todos,
    Principalmente você que não verá todas correndo desordenadas e os pais que estarão mais tranquilos
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maraísa, minha opinião sincera: não acho legal proibir crianças. Pensando nos meus amigos que têm filhos (especialmente na fase de filhos pequenos) eles ficariam super ofendidos e acho que não iriam ao casamento.


    Sobre achar que elas vão correr e estragar a festa: eu sempre vejo esse tipo de preocupação aqui na Comunidade, mas nunca vi um debate chamado "As crianças arruinaram meu casamento", hahaha. Será que essa preocupação tem fundamento?
    E sinto que você já está deduzindo que seus amigos são pais relapsos que não tomarão conta dos filhos. Seria isso mesmo? Eles devem ter noção de que precisam controlar os próprios filhos.
    Por fim, acho legal oferecer algo divertido para elas, já que também são convidados. Mini convidados. =)
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva outubro 2020 Rio Grande do Sul
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já vi vários debates sobre esse assunto e entendo o seu ponto de vista. Não tenho filhos, mas não acho legal excluir as crianças da festa... Aposto que muitos pais não curtem a ideia de serem obrigados a deixarem seus filhos em casa, ainda mais se são bebês. Alguns dos meus convidados têm filhos pequenos que são bem hiperativos e sinceramente tenho medo de um deles começar a correr e fazer bagunça na festa, hah. Mas não me preocupo a ponto de não querer que eles estejam lá, por isso vou preparar alguma coisa, justamente para o entretenimento deles. Assim eles ficam distraídos e os pais podem aproveitar o casamento.

    • Responder
  • Elaine e Rinaldo
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Elaine e Rinaldo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente com seu ponto de vista eu tbm sou a favor de permitir que as crianças possam ir . Eu tbm tenho crianças sapecas na família e estou com medo deles correndo e brincando em volta da mesa do bolo , buffet até tenho pesadelos com desastres que podem acontecer mas sei que eu magoaria o coração dos pais e vou arriscar que eles sejam bons pais e não permita que eles façam algo de errado.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Caroline! Li seu comentário e pensei: Será que ela se casou no Nomangue? rs

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E se me permite, um ponto de vista muito válido o dela. E leva até a gente adulto hoje a reflexão. Faz até parte de educar para a frustração: quando você tiver idade vai.
    • Responder
  • Maraísa
    Noiva Ativa outubro 2020 Pará
    Maraísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Após ler tantos relatos e argumentos, penso assim tb... Minha mãe gosta de crianças, foi professora da alfabetização metade da vida dela, mas ela nunca mudou de opinião: há festas que não são para crianças!
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que tudo depende muito dos envolvidos. Eu fui criada indo a casamentos sim porque sempre fui facinada kkkk, mas tinha vezes que mesmo eu implorando era nao e pronto.


    Só que eu como eu mesma digo, fui criada no cabresto kkkkk Sério meus pais OLHAVAM eu pedia perdão por estar viva kkkk E hoje agradeço pois além de ter aprendido que todo ambiente tem comportamento. Porém, a maioria dos pais hoje em dia não é como os meus, muitos não tem controle e pior, se doem de quem chama a atenção (coisa que minha mãe nunca ligou, e ainda falava, bem feito quem mandou fazer o que não devia. E se machucar ainda apanha kkk kkk-a bicha era brava kkkk). Então super válido não convidar, em especial se você conhece os envolvidos e SABE que não ia dar certo.
    Já fui a festas que era restrita a adultos e pais se doerem, outros entenderam, outros como minha amiga que tem 3 filhas declarou: amem senhor tô de férias kkkk
    O que eu quero dizer é que Não dá pra controlar o que os demais vão achar. Se a pessoa se chateia e vira a cara porque não pode levar o pimpolho a um lugar, paciência. Não dá pra viver a vida, ainda mais no caso do casamento, pisando em ovos assim. Como eu sempre digo: pessoas adultas são compreensivas.
    • Responder
  • Maraísa
    Noiva Ativa outubro 2020 Pará
    Maraísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aline, isso é sensato. Eu fui criada com a minha mãe dizendo "existem festas que não são pra crianças", referindo-se à casamentos, bailes de formatura e até 15 anos, ela sempre deixou a gente em casa. Se fosse sempre lindo não existia um monte de vídeos pela Internet mostrando crianças correndo nos espaços do evento, passando por baixo na mesa do bolo, roubando doces e metendo dedinho no bolo, se jogando no tapete vermelho, tacando a almofadinha com as alianças no chão, chorando pq não quer entrar com cestinha e com plaquinha (isso estou falando de pajens que as vezes até foram ensaiados antes). Como cerimonialista, já passei por isso, o menino tinha uns 7 anos e simplesmente disse que não ia entrar, chorou, arrancou o corsage do paletó e deitou no banco da igreja. Quando eu fui madrinha, a menina começou a chorar na hora da entrada, atrasou a cerimônia, tivemos que parar a entrada, até que uma mulher adulta assumiu o posto. As vezes os pais não têm controle da criança num restaurante, que dirá num jantar de casamento, que na prática é mais monótono. Criança tem energia, gosta de brincar, de correr e de pular, meu sobrinho é um desse tipo! Mas ele não corre se não tiver outro pra correr com ele (risos), não põe o dedinho no bolo e nem pega docinho sem pedir, minha irmã não leva ele em casamentos pq segue a mesma linha que eu, não é festa pra criança, só levou quando ele foi pajem 1 vez, e quando ele faz birra, o que é NORMAL em certa idade, minha irmã tira ele do local na hora! No meu caso, eu realmente preciso cortar custo de buffet e gosto da ideia de um casamento intimista com o mínimo de pessoas possível, temos tios de primeiro grau que estão de fora pq têm menos intimidade conosco que alguns amigos, logo, filhos de amigos seguem a mesma linha.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Polêmico esse debate (já tinha opinado, e voltei a princípio só para ler os novos comentários).

    Fiquei aqui pensando que dá para compreender os argumentos de ambos os lados. Mas eu só fico pensando na quantidade de crianças mal educadas que tem hoje em dia e de como isso impactaria no casamento e bem estar dos noivos no dia que afinal, é DELES.

    E eles que tem que escolher e ponto final, e aos convidados resta respeitar a decisão, mesmo que não concordem com ela.


    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Firmes e carinhosos foi ótimo!! Amei o relato.

    • Responder
  • Talita
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Digitando com os pés e aplaudindo com as mãos!!!

    Fada Sensata Smiley flower

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tenho filhos ainda. Mas eu certamente não iria num casamento onde meus filhos são excluídos do convite.

    Em outro ponto, se conhece bem seus convidados e acha que eles vão aceitar bem, acredito que o casamento é seu, você tem um sonho em relação à isso e deve fazer aquilo que vá deixar seu dia especial. Ciente de que talvez algumas pessoas deixem de ir por não ter com quem deixar os filhos ou porque vai se sentir ofendida de ver o filho sendo excluído da comemoração.

    De qualquer forma, discordo bastante dessa frase de que casamentos e formaturas não é local pra criança. Criança aprende na vivência. Não levá-las a certos espaços é fazer com que ela demore mais ainda pra aprender as regras sociais desses eventos. Limitar criança a festinhas de crianças, escola, parquinho e sua própria casa não facilita para que ela se torne uma pessoa consciente e que sabe viver em sociedade.

    • Responder
  • Mary
    Noiva Esperta outubro 2020 Bahia
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Creio que também passarei por esse problema viu noivinha! Farei um mini wedding, e não gostaria que tivesse crianças, não é que sou contra,mas tem umas que ficam correndo para lá e para cá! Só que onde eu moro,se eu disser que não é para levar crianças,o povo imbirra, e não quer ir....fica muito complicado viu!🙄🙄🙄
    Se deixa levar,leva até as crianças do vizinho que não foi convidado!
    Não fiz minha lista ainda....mas estou já pensando como vai ser o dia de convidar!Boa sorte e felicidades noivinha!
    • Responder
  • Tata
    Noiva Constante Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Tata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    "firmes e carinhosos na resposta negativa." falou tudo!

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu faria o mesmo. Concordo com suas palavras.


    Tb só abrimos exceções para crianças de colo e para os nossos sobrinhos. As criancas de colo geralmente ficam no colo e não correndo.....
    Boa sorte! 🙂
    • Responder
  • Maraísa
    Noiva Ativa outubro 2020 Pará
    Maraísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Liliane, como os convidados são familiares e amigos muito próximos, meu noivo e eu estamos dispostos a manter nossa decisão sobre crianças, a exceção será apenas para o meu sobrinho de 5 anos (só pq eu o amo mto e será o pajem), o filho dele de 11 e o sobrinho de 10. Minha irmã deixará minha sobrinha de 1 ano e meio com alguém, pois ela tem hora pra dormir! Sendo assim, exceto crianças com menos de 3 anos (pq os pais se responsabilizam), os demais não serão inseridos à lista de convidados do casamento. O casamento será num salão fechado, haverá um jantar na sequência da cerimônia civil que uma juiza de paz fará no local, não há espaço para "espaço" Kids e tb não estaríamos dispostos a arcar com esse custo se tivesse. Algumas amigas minhas já estão acostumadas a nem levar os filhos pra esse tipo de evento, meu receio são meus primos.
    Acredito que, no final das contas, mesmo que algumas pessoas discordem, é justo que a cerimônia seja a cara dos noivos de acordo com o orçamento de cada casal, sempre sonhei com uma cerimônia intimista, minha lista terá 60 convidados, sendo apenas 3 crianças e nenhum adolescente, mas juro que se eu conseguisse diminuir para 50 seria melhor, ou seja, inserir criança só aumentaria esse número.
    Profissionalmente eu sou cerimonialista e mestra de cerimônia, conheço mto bem bastidores de eventos e tb defendo que há eventos que não são para crianças, pelo horário, pelo conteúdo, pelo objetivo etc., isso não tem nada a ver com gostar de crianças ou não! Obrigada pela dica do convite individual, eu havia descartado por preferir lista na porta, mas vamos repensar isso.
    • Responder
  • Caroline Carvalho
    Noiva Curiosa Abril 2022 Rio de Janeiro
    Caroline Carvalho ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todo mundo que já passou por esse momento de quantidade de convidados entende sua situação e pensa muito nisso. EU não faria essa segregação, até pensando em não magoar algumas pessoas. O que eu fiz foi: - O buffet não me cobrou crianças até 7 anos - O buffet cobrou metade do valor para crianças entre 8 e 13 anos - Convidei apenas as crianças que eram próximas mesmo (família e melhores amigas - são poucas então foi mais fácil) - Convidados de trabalho ou mais "distantes" colocamos convites individuais apenas para os pais para situações onde as crianças estão acima do limite de 7 anos; Foi a melhor forma que encontrei para amenizar essa dificuldade!
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou relatar minhas experiência...

    Casamos, fizemos festa pra 100 pessoas + eu e marido + fornecedores (buffet cobrou por eles). Foi uma festa super restrita, o ambiente tinha piscinas grandes e eu não tinha orçamento pra convidar crianças.


    Qd eu era pequena meus pais já recusaram milhões de convites pq tinha a obs: favor não levar crianças. Mas tb já cansaram de ir para festas importantes (pra eles) e deixava eu e meus irmãos na casa de um tio ou vó sem problema nenhum.


    Meu ponto de vista é: Qd o evento é importante, os pais vão e arrumam um jeitinho de deixar filhos pequenos com alguém!


    Então eu e o marido tínhamos uma certeza: Não queríamos crianças no nosso casamento, somente os nossos sobrinhos (pq participaram da cerimônia - 3 crianças)


    Como a gente fez: não colocamos a frase "fulano e família", colocamos "fulano e ciclano" e ainda fizemos o convite individual e a cada convidado q entregávamos o convite enfatizávamos: olha miga, não esqueça, tem q levar o exibível no dia, pq só entra se tiver com isso em mãos, e é 1 por pessoa!

    Pronto, assim ficava subentendido q o convite não se estendia as crianças.


    O q aconteceu: algumas pessoas q têm filhos de 12, 15 anos perguntaram sobre a permissão de levarem eles e nós fomos firmes e carinhosos na resposta negativa. Eles entederam e foram pra festa sem os filhos.

    Outras pessoas nos perguntaram se poderiam levar as crianças de colo (1 a 2 anos por aí) Nesse caso, óbvio q a gente falou: leva sim, pode levar.

    Não tivemos problemas com crianças correndo pelo salão, ou excedentes no buffet.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Maio 2022 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O intuito da área Kids noivinha não é separar as crianças é pensar em um ambiente para os pequenos se divertirem e ao mesmo tempo os pais aproveitarem o evento sem ficarem preocupados com os filhos! Nesses caso não se contabilizam as crianças em mesas porque os monitores da área kids que ficam responsáveis por auxiliar na alimentação, contabiliza apenas no buffet.

    O casamento por ser um evento familiar na minha opinião deve propiciar um ambiente agradável a todos os convidados sejam eles adultos ou crianças, isso se chama ser um bom anfitrião. Mas isso é a minha opinião, seu casamento suas regras, mas acho isso extremamente desagradável e deselegante.

    • Responder
  • F
    Noiva VIP Novembro 2020 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OI Marisa.

    Olha eu não tenho filhos, mas se eu tivesse e eles não fosse convidados, eu entenderia que eles não são bem vindo a algo, porque eu seria.

    Eu acho que é bem desagradável não convidar a criança.

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Maraísa, eu super entendo o seu pensamento!

    Mas penso também que suas primas ou amigas enfrentem dificuldades de ir ao seu casamento por conta dos pequenos, se não puder levá-los.

    Pense na ideia de ter um espaço para crianças, alugar brinquedos e pagar um monitor, assim as crianças poderão brincar e os pais ficarem tranquilos no jantar!

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Minas Gerais
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Complicado noivinha. Não tenho filhos, mas me coloco no lugar das mãe. Acho que nem todas vão gostar de "proibir" a entrega dos filhos em um jantar de casamento principalmente que terá outras crianças do seu circulo familiar. Tenta conversar com seus convidados que tenha filhos e explicar
    que será um pequeno jantar formal.

    • Responder
  • Maraísa
    Noiva Ativa outubro 2020 Pará
    Maraísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minhas amigas pensam exatamente como vc.
    • Responder
  • Andreza
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, vou dar minha opinião como mãe de uma criança de 5 anos!

    O seu casamento são para poucas pessoas, acredito então que o espaço não seja ENORME, para que as crianças fiquem correndo. E acredito que também não seria viável contratar espaço kids. Se eu fosse convidada para um casamento, da qual os noivos pediram que não leva-se crianças (e os noivos tem seus motivos para isso), eu não ficaria chateada não, eu tentaria ver com alguém se conseguiria ficar com minha filha, e iria sem problemas ao casamento. Porém se eu não tivesse ninguém para ficar no dia, ai sim eu não iria. Mas do contrato eu iria sem problema nenhum.

    • Responder
  • Maraísa
    Noiva Ativa outubro 2020 Pará
    Maraísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aline, é bem assim que pretendo fazer. Não adianta considerar casamento uma festa familiar e preparar uma área Kids pra separar as crianças, isso por si mesmo já indica que não é agradável ter crianças correndo no meio do salão e fora que vc acaba pagando o buffet e tendo que deixar um número de cadeiras reservadas mesmo para os pequenos, o que já encarece a celebração. Quando as mamães querem se divertir sabem encontrar um jeito de deixar suas crias para alguém cuidar. Será um cerimônia de 4h no total do início ao fim, ou seja, menos que o tempo de uma balada ou que um happy hour com os amigos na sexta.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento também será mini, para familiares mais próximos e amigos mais íntimos. Cerimônia, buffet e festa no mesmo local, também para 60 pessoas.

    De crianças, serão apenas seis - os sobrinhos. Quanto às amigas, eu convidei explicando como seria o formato do casamento e que o convite era para o casal, e elas trataram isso de forma muito natural, estão felizes por ir no casamento e aproveitar, super animadas em organizar despedida de solteira, e já providenciarão com quem deixar as crianças (sempre tem a casa de uma avó, amiguinho ou parente que pode ficar com a criança né?). Não tive problema nenhum com isso.

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Maio 2022 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu respeito a sua opinião, não tenho filhos, mas se eu tivesse não iria a uma festa onde não cabe meus filhos, ainda mais uma festa como o casamento que é um evento familiar! Se quiser limitar as crianças tudo bem, porem saiba que recebera muitas criticas familiares e muitos podem não ir a festa. Acho que existem muitas formas de ter crianças no evento sem correria, no meu caso contratei espaço kids, assim que as crianças chegarem serão direcionadas a ele, lá terá brincadeiras e monitores. Os pais aproveitaram e as crianças não ficaram correndo. Pense com carinho nos seus convidados com filhos e se coloque no lugar deles!

    • Responder
  • Caroline
    Super Noiva Novembro 2021 Paraná
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não tenho filhos, mas respeito sua opinião, porém não concordo imagina se fosse ao contrario você iria gostar?

    Já que vc não quer criança no casamento também não deve ter daminhas nem pajens. Revise sua lista as vezes e melhor deixar de convidar uma namorada do seu primo que vc não tem contato do que deixar de convidar um filho de uma pessoa querida.

    • Responder
  • ANA CLARA
    Noiva Esperta outubro 2020 Minas Gerais
    ANA CLARA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ainda não sou mãe, mas não me sentiria bem vinda num lugar que meus filhos tbm não fossem

    • Responder
  • RENATA
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    RENATA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom noivinha...

    Casamento é complicado, será impossível agradar a todos. Eu particularmente não sou a favor de não incluir as crianças. Tenho filhos e onde meus filhos não puderem ir eu tb não vou!!

    Você precisa conhecer muito bem seus convidados e assumir o risco de algumas pessoas não irem por conta da exclusão das crianças.

    Deixo claro que respeito a sua opinião, somente coloquei meu ponto de vista!

    Boa sorteSmiley heart

    • Responder
  • A
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Respeito sua opinião, mas eu não concordo!

    Infelizmente muitos pais não tem com quem deixar as crianças, não tenho filhos mas eu me sentiria chateada com um convite que não posso levar minhas crianças.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas