Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raiane
Noivo Constante Setembro 2016 Bahia

Cristo só abençoa os casamentos na igreja católica? :(

Raiane, dia 13 de Novembro de 2014 às 22:20 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 45
Olá pessoal! Estou com uma angústia no meu coração e gostaria da opinião de vocês.
Bom, sou católica praticante porém estou pensando em casar apenas no civil(pelo menos por no começo) embora sonhe com o casamento de princesa. Mas como sou mt anciosa e talvez não saiba esperar 2016 até realmente ter o dinheiro suficiente para isso, me veio na cabeça casar no civil, mas eis a questão: para minha religião só tem a benção de Deus casando na igreja e embora eu seja praticante eu não consigo concordar. Não é possível que quem só quer casar no civil ou só teve condição pra isso esteja condenado ao pecado mortal! Por favor gente, estou angustiada e mt triste. Beijos

45 Respostas

Última atividade por Jessica, dia 30 de Agosto de 2018 às 11:14
  • Jessica
    Noiva Novata Setembro 2018 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nega minha maior dúvida é... eu sou evangélica e meu noivo católico, gostariamos de casar com um Juiz de paz, que faz o religioso e o civil junto... futuramente ele consegue batizar alguma crianca Ou so consegue se casar dentro da igreja católica mesmo ?
    • Responder
  • Igor
    Noivo Novato Novembro 2018 Goiás
    Igor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A palavra e a vontade de Deus transcendem o tempo, sendo assim, o que um dia foi constituído por unção Divina não pode ser quebrado por "novos tempos".
    E essa de que "se o amor é tratado de forma sagrada pelo casal não tem problema" é onde começa o erro dos fiéis. Deus instituiu o sacramento como forma de amor para conosco, sendo ele necessário para uma vida matrimonial, e qualquer tentativa de se esquivar desse sacramento e mesmo assim viver uma vida de casado é sim pecado.
    Muito do que nós ouvimos hoje dentro da igreja não vem propriamente de Deus e sim de uma praga existente no seio dela chamada TL.
    Muito cuidado pra não virarmos as costas para o que sabemos que é desejo Divino e nos abraçarmos às idéias vazias por serem mais agradáveis para nós.
    Se o que o seu padre diz vai em confronto com os preceitos sagrados, cuidado !
    • Responder
  • Igor
    Noivo Novato Novembro 2018 Goiás
    Igor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais do que certa a atitude do padre.
    Você como católica tem que organizar sua vida amorosa para aí sim ser digna do sacramento da comunhão
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Março 2016 São Paulo
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Raiane, Deus só abençoa o que tem amor e compaixão! Muitas pessoas se casam na igreja com todas as pompas e nem sempre tem o amor que um casal mais simples tem! Os índices altissímos de divórcio mostram isso, do que adianta casar na igreja e trair o parceiro, Maltratar e ofender?

    Se você ama, honra e respeita seu parceiro e ele também, com certeza Cristo já está abençoando seu casamento!

    Um grande beijo e muitas felicidades para vocês e que sempre, antes de qualquer coisa prevaleça o amor, pois é nele que Cristo se manifesta Smiley heart

    • Responder
  • Stéfanny
    Noiva Master Dezembro 2016 Distrito Federal
    Stéfanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Matrimônio é um Sacramento, a Igreja deseja que todos os seus filhos vivam verdadeiramente a sua Fé. É um interessante lembrar que a igreja não diz ser pecado casar só no civil, ela chama pecado o ato de fornicação (sexo fora do casamento), então se não há o
    Sacramento e o casal vive uma vida íntima ai sim é considerado pecado. Ai o casal não pode receber o Corpo de Cristo vivendo assim. Então a igreja acolhe a todos, fazendo casamentos coletivos onde vários noivos recebem o Sacramento sem um alto custo. (:
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    PS: Receber o sacramento do matrimônio não demanda custos! Vc pode conversar com seu pároco quanto a isso! Smiley winking

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Junho 2016 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Raiane. Só vi seu debate agora. Gostaria de tentar ajudar. Também sou católica e creio que é redundante quando nos colocamos como "praticantes" uma vez que só é católica (ou qualquer outra religião) a pessoa que a pratica. Nossa Igreja é uma grande mãe, bastante avançada, contrariando tantas opiniões contrárias a isso. Principalmente no assunto casamento. Deus é tão maravilhoso que nos abençoa através de um sacramento, capaz de unir, como uma só carne, um homem e uma mulher, tornando-os como a própria Igreja Católica é: Una e Santa. Nesse sacramento, sendo um sacramento de serviço, o casal de dispõe a servir, com sua vida e sua família, ao próprio Cristo e à Igreja. Esse sacramento, de fato, só é realizado dentro da Igreja Católica. Muitas vezes a maioria das pessoas critica a religião católica, principalmente por desconhecimento de seus rituais e de sua liturgia. E uma das coisas que temos de mais belas na Igreja é a liturgia. O matrimônio de fato, para os católicos, só é reconhecido após o sacramento. E isso é tão bonito, Raiane. Acho que cabe a nós católicos sempre aprofundarmos o interesse e os estudos em nossos documentos (e sugiro aqui o Catecismo da Igreja Católica, que tem muitos e muitos esclarecimentos em diversas questões, incluindo o matrimônio) para que suas dúvidas sejam sanadas e seu coração se acalme. Mas vale a pena!!! Pq quando a gente entende o motivo e a necessidade, a gente compreende o que Deus verdadeiramente nos pede. Desejo de coração que sua família seja montada na rocha. Busque a Cristo e à Igreja. Tenho certeza que suas dúvidas vão ser respondidas! Cristo mesmo falou: "Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus." Com certeza o casamento civil é extremamente importante, diante da sociedade em que vivemos, alicerçada em leis civis, feitas pelos homens. No entanto, o matrimônio, somente perante a Deus e à Igreja. E não há valor nem documentos maiores que isso. Isso é o mais importante depois do amor que nutre vcs. Bom, acho que já falei bastante. Espero poder ter ajudado, de coração. Um abraço em Cristo.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Menina sou católica tbm e assim como vc nao concordo com isso, fui à um casamento evangélico e uma coisa que o pastor falou gostei bastante, disse q o casal já estava casado pois já haviam casado no civil uma semana antes e Deus disse que tuddo oq ligares na terra será também ligado no ceús, então noivinha Deua bençoa cada união desde que seja de coração, tem uniões que nem mesmo são no civil e são muito abençoadas

    • Responder
  • J
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha misericórdia isso não tem nada a ver. Deus abençoa a União aliás vcs não estão fazendo nada de errado. Você disse ser praticante em sua igreja ja tentou conversar com o padre e ver se ele não faz uma cerimônia nem que seja simples para vcs é seus pais e padrinhos talvez? Creio que ele não recusará abençoar como autoridade eclesiástica da igreja o matrimônio de um casal. Sou evangélica e meu pastor irá apenas abençoar o nosso casamento no dia e tals. Beijos
    • Responder
  • Franciane
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Franciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha , desculpe dizer, mas nada disso que Deus só abencoa casamentos se for na Igreja!!! Desde que Vc esteja casada certnho no papel o Senhor te abencoara se Vc pedir!
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinhas

    Tenho um padre que esteve na minha paróquia há um tempo, conversei com ele sobre a benção fora da igreja e para a minha surpresa ele me disse que o padre pode ir até o local sim, desde que seja feita uma cerimônia (sacramento) na igreja somente com os pais e o noivo e ele se desloca até o local, no meu caso uma chácara para fazer a benção. Estou muito feliz com essa notícia !

    • Responder
  • Ariane
    Noiva Constante Julho 2015 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso é uma palhaçada!!!!!

    Como os ministros podem julgar quem vive em pecado? O padre da minha igreja e outros padres que conheço dizem que ninguém sabe se o casal que é casado na igreja vive uma vida de amor em família! Muitos traem, não vivem mais juntos, só moram na mesma casa... e outras coisas que a gente não sabe! Uma pena um padre desse... ele só vai afastar as pessoas da igreja e pode contribuir para que pessoas que precisam não tenham vontade de se aproximar de Deus.

    • Responder
  • Renata
    Super Noiva outubro 2014 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então fique em paz, existem várias situações e Deus conhece o seu coração...caso faça questão ( por você) de se casar na igreja o padre não pode negar e nem cobrar apenas fará uma coisa mais simples sem a decoração, músicas orquestradas e tal, mas se preferir esperar para fazer como sonha é uma decisão sua, adiar não é ruim, cada coisa tem seu tempo, Deus entende e te ama acima de tudo!

    • Responder
  • Raiane
    Noivo Constante Setembro 2016 Bahia
    Raiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada viu linda! Estou mais calma. Bjs
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2015 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na propria biblia diz - fazer primeiro a lei dos homens e depois a lei de Deus, traduzindo - primeiro civil depois religioso, e Deus sabe das intenções de voces, pecado é casar sem nem querer casar no religioso, eu sou evangelica, pedi so pro pastor dar a benção pro nosso casamento e agora vamos casar no religioso.

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ta certo! valeu!

    • Responder
  • Drika
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Interessante isso, pois o padre da minha igreja orientou os ministros a não dar a comunhão para aqueles que eles sabem que "vivem em pecado".

    Eu moro com o meu noivo e nosso filho (não somos casados) e o meu PAI é ministro. Imagina como o meu pai se sentiu por saber que não poderia dar a comunhão a sua propria filha?

    Pois é. Eu não comungo mais.

    • Responder
  • Drika
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amiga... muitas pessoas que casam na igreja, casam apenas pelo charme, pelo "status", mas na verdade, nem ao menos sabem fazer o sinal da cruz.

    O que vale mesmo é a fé que temos em Deus e entregar o nosso amor nas mãos Dele.

    Deus não vai deixar de te abençoar por isso.

    A unica coisa que me incomoda em não casar na igreja (tbm sou catolica) é o fato de por exemplo: Se eu quiser ser madrinha de batismo de uma criança, sendo casada apenas no civil, não posso batizar.

    Essas regras do catolicismo me incomodam bastante, masss faz parte.

    • Responder
  • Glaucia
    Super Noiva Abril 2020 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não e pecado nenhum , isso é só doutrina da sua igreja .. Eu sou evangélica , e não vou casar na igreja , mais a bênção de Deus eu vou ter .. Acredito que isso são coisas apenas de religião ..
    • Responder
  • J
    Super Noiva Setembro 2016 Minas Gerais
    Jaciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, não casar na igreja não é nenum pecado... O casamento que prevalece é o do Civil... Se vc se casar só na igreja e não casar no civil, não estará "oficialmente" casada... Na igreja recebemos apenas a benção... Você pode fazer um jantar simples na sua casa mesmo, só sua familia e a dele e os padrinhos, é pedir para o padre dar a benção lá... Vc pode pedir ao Padre para fazer uma oração por vc dois e vcs podem até fazer os votos... Não precisa celebrar um cerimonia de casamento... A cerimonia é um costume...A igreja não é o templo construido... A igreja somos nós... Caso o padre não queira dar a benção na sua casa, talvés você conheça uma pessoa que possa fazer isso.... O importante mesmo é você entregar seu casamento nas mãos do Senhor e deixar que Ele guie vcs dois nessa nova caminhada....

    • Responder
  • érica
    Noiva Master Setembro 2016 Bahia
    érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flor, acredito que acima de tudo o amor de Deus por seus filhos independe de onde você se case, aos olhos Dele vocês não estão comentendo pecado.

    Ontem conversando com meu noivo pensando em antecipar nosso casamento no civil para assim que nossa casa estiver pronta e manteremos a data de setembro de 2016 para o religioso.

    Minha familia e eu somos católicos, porém a minha cabeça é mais aberta que a da minha mãe. Pra mim o que prevalece é meu amor por Deus, como meu noivo é evangelico e não foi batizado na igreja católica meu cunhado que é pastor que irá celebrar nosso casamento.

    Não cheguei a comentar isso com minha mãe, mas sei que irei ouvir pelo menos por 2 meses.

    • Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amore, não existe isso de que Deus só abençoa quem vai na Igreja, ou quem casa nela. Deus abençoa aqueles que abrem espaço para que ele faça parte da vida da pessoa... A única coisa que pode interferir é que vc não poderia receber a comunhão sem casar-se na Igreja.

    Porém casar na igreja não exige tantos gastos assim. Somos acostumados a pensar que casamento na Igreja exige festa, o que não é verdade. Você só precisaria pagar a taxa da igreja, que não é nada superior à taxa do cartório... Se isso é importante pra vc (pra mim seria, pois também sou praticante), faça apenas uma cerimônia na igreja, com um vestido simples, sem decoração, coral e etc, só com os pais e um casal de padrinhos, e em 2016 você faz uma festa, com uma cerimônia linda que pode até mesmo ser no salão/sítio...

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa outubro 2015 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amada, eu também sou cristã (frequento igreja evangélica) e as coisas não são bem assim.

    É imprescindível que você apresente o seu casamento a Deus e entregue a direção a Ele, mas isso não implica em casar na igreja, mesmo porque exige muito dinheiro e nem todos tem condições.

    O que você pode fazer é conversar com algum padre, que seja o da sua paróquia ou amigo da família, e explicar sua situação e condição no momento e pedir a ele uma oração e palavra de aconselhamento! Já vi algumas pessoas fazerem isso!!

    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso mesmo linda!!! Deus não olha só se vc vai a igreja, ele olha suas atitudes e intenções fora da igreja principalmente, olha como vc trata seus próximos fora da igreja!!

    não sofra por essa duvida não! Deus não vai te desamparar, pois vc sabe que precisa dEle para tudo!! ^^

    que Deus te abençoe linda! um grande beijo

    boa sorte ^^

    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Mas dá pra fazer mesmo assim, é spo fazer o casamento católico em dia de semana, e no dia mesmo o padre vai lá e faz a cerimônia com tudo o que tem direito.

    Sempre tem um jeitinho.

    Mas eu também acredito que Deus nos abençoa desde o início.

    • Responder
  • Ana Clara
    Noivo Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida, meu noivo é católico e descobrimos há uns meses que ele não poderia receber bênção de padre por se casar na praia, que tem que ser no templo. Achamos isso um absurdo, afinal, o local onde você casa altera seu amor e comprometimento com o casamento, ou mesmo seu amor por Deus? NÃO MESMO. Decidimos que não íamos abrir mão de um sonho só por causa de lei de homens, Deus nos ama acima de tudo e não é um padre ou uma lei boba que vão mudar isso.

    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Calma moçinha, eu também sou católica, mas não consigo concordar com isso.

    Deus abençoa a todos, você acha que Deus ama mais alguém que casou na igreja do que alguém que casou só no civil?

    O pecado mortal seria sexo? Bom, para mim, se feito com amor não é pecado.

    Você já leu os antigos testamentos né? Você já reparou que naquela época não existia a palavra casamento? Naquela época eles eram considerados "casados" com a consumação do casamento, perante a Deus e perante aos homens, muito antes de qualquer religião ou lei dos homens.

    Fique em paz, se você realmente é praticante e se sente desconfortável mesmo assim, case-se na igreja logo após o civil só com seus pais, dois casais de testemunha e você e o noivo. O padre realiza casamentos assim sabia? Dá pra fazer isso em um dia de semana mesmo e não precisa gastar horrores.

    E quando você fizer uma festa de casamento daqui alguns anos, faça renovação de votos, e vai ser super lindo, dia de princesa igual e já com a vida de casados.

    • Responder
  • F
    Noiva Esperta Agosto 2015 Minas Gerais
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Consegue sim noivinha vc tem q contratar um juiz de paz
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Constante outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O anterior tem uns erros porque fiz pelo Cel, no final do dia corrijo de casa para entenderes melhor. Risadaa
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Constante outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que Deus conheça teu coração, mas já pensou um se casar no religião só com a presença dos pais e no grande dia fazer uma renovação dos votos? Seria com o padre e na igreja em ambas ocasiões. Suas amigas aforariam que foi romântica e não pode esperar. Fará uma cerimônia para todos no ano que vem. Assim podes agradar a todos! Que tal? Beijos
    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho mesmo que Deus abençoa a união desde o inicio.

    Mas vai de cada um. Minha cerimonia será simbólica. Não será ministrada por pastor.

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinha,

    Hj meu noivo falou que não quer casar na igreja, porém somos católicos.

    Vamos no casar somente no civil, em um buffet.

    Quero ver se trago alguém que nos case somente nesse trameti.

    Será que consigo?

    att

    Lilian

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas