Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thalita
Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo

Decisão: Incluir ou não sobrenomes na certidão de casamento?

Thalita, dia 11 de Julho de 2023 às 13:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 27

Neste final de semana sentamos para conversar para tomar mais uma decisão, dessa vez sobre sobrenomes na certidão de casamento.
Eu sou um pouco sistemática com datas comemorativas então dei 2 opções: casamento no civil esse ano no dia 21/09 (data do meu casamento do ano que vem) incluindo os sobrenomes ou casamos o ano q vem dia 20/09, pois no dia 21 seria impossível com tudo que já esquematizamos para o dia mas sem inclusão dos sobrenomes e mantendo a comemoração do casamento com "a mesma" data.

Por que essas opções? Por causa da Lua de Mel. A ideia é ter a nossa lua de mel fora do Brasil e pra isso temos que tirar os passaportes e isso tem que ser feito com antecedência. Se eu incluir o sobrenome dele depois de tirar o meu passaporte seria muito burocrático ainda mais tendo que tirar todos os documentos novamente. Eu não me importaria de incluir o sobrenome com tanto que desse tempo pra tirar novos documentos e depois tirar o passaporte, por isso a opção do casamento no civil ainda esse ano.
Na cabeça do meu noivo não faz sentido casarmos no civil e esperarmos 1 ano para a cerimonia e festa, então ficamos decidido que manteremos os nossos sobrenomes e iremos incluir 1 de cada apenas no registro dos filhos.

Ficou um pouco confuso mas a decisão foi até bem rápida. Então me contem como foi a decisão de vocês.


27 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 20 de Julho de 2023 às 01:00
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Thalita! Eu faço aniversário dia 21/09, adoro pq é comemorado o dia da árvore e antecede o início da primavera.
    Sobre a questão do sobrenome, estamos no mesmo dilema. Eu vou alterar meu sobrenome (faremos cerimônia com efeito civil, então vai ser tudo na mesma data) e depois irei tirar o passaporte. Ouvi dizer que quando vc casa ainda tem um período que pode viajar com o sobrenome de solteira, mas não sei dizer ao certo, seria bom pesquisar sobre isso.
    Bom, como pretendemos ir para os EUA, mas casaremos em janeiro (inverno lá) acho que vamos adiar a lua de mel, até lá acredito que eu já esteja com a documentação ok.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noiva! Realmente é um bom ponto, eu estava querendo colocar o sobrenome do meu noivo, mas mantendo o dos meus pais também. Como talvez a nossa lua de mel seria aqui no país ou na América do Sul não teria problema...
    • Responder
  • Adrielle
    Noiva VIP Julho 2024 São Paulo Estado
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Thalita! Acho que esse é um dilema de todo mundo né hahahaha

    Por aqui ainda não pensamos sobre isso mas de vez em quando conversamos e acho que nossa opção será manter os nomes de solteiro mesmo.

    Acho que o nome dele super combinaria no meu só que eu teria que tirar o do meu pai para não ficar muito grande, só que tenho certeza que meu pai ficaria triste com isso, então melhor deixarmos quieto né kkkkkk

    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Thalita, também fiquei nesse impasse, mas basta as passagens estarem com o mesmo nome do documento, ou seja, passagem com nome de solteira, passaporte com nome de solteira. Não teria problema nenhum, não precisa apresentar certidão de casamento. Por aqui, vou incluir o sobrenome do meu noivo, mesmo com toda a burocracia, tenho documentos que estão próximos de vencer, aí aproveito a oportunidade.

    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem me fale, nossos nomes tbm iam ficar gigantes, kkkk. Vamos evitar toda essa burocracia tbm.

    • Responder
  • Stephani
    Noiva Ativa Abril 2024 Distrito Federal
    Stephani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fora que toda essa burocracia de trocar documento pra mim é o pior de tudo, não tenho paciência
    • Responder
  • Stephani
    Noiva Ativa Abril 2024 Distrito Federal
    Stephani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui decidimos não incluir sobrenomes. Meu noivo não quis principalmente porque o nome dele já é bem grande, e eu não quis porque gosto do meu como está. Faremos isso também de que se tivermos filhos eles terão um sobrenome de cada e é isso
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai nem fale, parece que essa parte o noivo não tá entendendo
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar 1 ano e 1 dia antes da festa pois precisamos ter a certidão de casamento o quanto antes para algumas burocracias, mas vamos seguir a vida normal, cada um morando na sua casa. Decidi essa data na mesma lógica que você, querer manter a mesma data de comemoração e não adicionar outro dia a mais.
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu maior medo é passar perrengue em viagem por causa de documentos ainda mais na lua de mel. Escolhemos manter os nomes e estamos bem com isso, acredito que pra nós foi a melhor escolha 😊
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, se pretende inserir o sobrenome eu aconselho casar no civil bem antes pra dar tempo de trocar os documentos. Não acho que compensar financeiramente tirar o passaporte primeiro e depois de um tempo ter q tirar outro só por causa da mudança de nome.
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo seu pensamento sobre a família hehe. Será nosso primeiro passaporte então não vamos mudar nossos nomes assim economizando tbm.
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí q legal. Vamos deixar o civil para o dia 20/09 do ano q vem. Aí ja fica praticamente uma única data
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mantive meu sobrenome porque nunca fez sentido ter que alterar. Eu nem tenho o sobrenome da minha mãe (só do meu pai), imagina se carregaria sobrenome de marido, que provém de uma família que não é a minha...
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, essa questão de trocar o nome tem q fazer sentido para você. se pra vc não faz sentido, não troque.. conheço pessoas q incluiram o sobrenome pois foram pressionadas pela sogra (sim, um absurdo ) .eu inclui o nome do meu marido quando eu casei, pq para mim fazia sentido, pois eu queria ter sobrenome igual dos meus filhos... se for so a questão do passaporte, não vejo problemas, pois eu mesma usei meu passaporte por diversos países (como vc entra so com passaporte, eles sequer vão saber se vc se casou) e cnh até vencer e so alterei o nome quando fui renovar... diferentemente do que ja ouvi gente falando por ai... ninguem vai ser preso por falsidade ideológica por nao ter alterado nome no passaporte, pode ficar tranquila...

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva, eu tô no mesmo impasse que você, mas por aqui eu pretendo pegar o sobrenome do meu noivo e tô bem dividida também. Eu ainda não tenho passaporte, então emitiria um pra viagem da lua de mel, ou seja, meses antes do casamento. Tô realmente considerando casar no civil antes
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Thalita. Para a questão da lua de mel, vc poderia viajar usando seu passaporte + seu rg com nomes de solteiro sem nenhum problema, pq esses são os unicos documentos necessários. Porém vc iria precisar fazer a alteração de todos os documentos depois. Se seu passaporte for novo, realmente não compensa tirar outro só pelo sobrenome, caso ele esteja próximo do vencimento, vc pode considerar fazer a alteração quando for renovar.

    Por aqui eu optei por não mudar meu nome pq não vejo sentido nisso, vejo o nome como a identidade da familia a qual eu pertenço e não sou da familia do meu marido kkkkkk

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá que legal o nosso grande dia vai set no mesmo dia kk

    por aqui não conversamos sobre isso ainda mais eu acho que se vocês deixarem para ano que vem creio que devem conseguir viajar para a lua de mel mais e bom dar uma olhada

    • Responder
  • Gizelle
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou da área jurídica e infelizmente (ou não) acabo sendo muito prática em alguns assuntos, um deles sempre foi em relação a não alterar meu sobrenome em razão do casamento (isso antes mesmo de conhecer meu noivo rsrsrs) . Não vejo necessidade prática em alterar e penso em toda a burocracia que envolve emitir novos documentos, meu noivo concorda comigo e nunca chegamos a cogitar outra possibilidade
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O negocio é que nao precisa apresentar certidao de casamento (afinal apenas em Portugal e alguns países da Africa vão conseguir ler). Tenho inclusive um casal de amigos que viajou pra Vegas na lua de mel, eles tiraram os passaportes e visto 2 anos antes, tudo com nome de solteiro (e nem teria como ser diferente ne) e viajaram no dia seguinte ao casamento. A imigração americana é a mais chata com isso e mesmo eles entendem e sabem o que significa lua-de-mel e que ninguem vai ter alterado os documentos e cartões de credito no seu nome 24h após casar né
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Disso eu não sabia, vi alguns relatos de pessoas que tiveram problemas em viagem internacionais pq eram casados, apresentaram a certidão de casamento e não estavam com os documentos atualizados. Mas pensando bem, é muito burocrático, acho que pra nós manter os nomes foi a melhor opção.

    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Optamos pela sua decisão, nossos sobrenomes apenas para os filhos.

    • Responder
  • Leandra
    Noiva Esperta Julho 2024 Goiás
    Leandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha por aqui eu queria muito incluir o sobrenome do meu noivo, mas pela papelada e trabalheira acabei desistindo!
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Ativa outubro 2023 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Iremos incluir, essa era uma vontade minha desde nova, e meu noivo tambem ira incluir o meu, isso vai muito do seu gosto e vontade, era um desejo meu e nao queria abrir mao disso

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, so pra constar, se vocês quiserem mudar o sobrenome la no dia 20/09/2024 e forem casar e logo viajar pra lua de mel, vocês podem utilizar o passaporte e documentos normalmente. Existe um prazo legal para mudar tudo e você nao é obrigada a ter tudo pronto antes, minha mãe mesmo foi para Portugal me ver uns 5 meses depois de casal e alterar o sobrenome e nao tinha mudado o passaporte ainda, é normal
    • Responder
  • Mallyn
    Noiva VIP Setembro 2024 São Paulo Estado
    Mallyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noivinha, por aqui vamos colocar os sobrenomes, ainda falta bater o martelo de como os nomes vão ficar, mas concordo que casar no civil antes se torna muito menos burocrático e vocês aproveitam ainda mais casadinhos.

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui nunca pensei em incluir o sobrenome do meu noivo nem ele o meu. Amo meu nome e também tenho dupla cidadania, o que poderia prejudicar a documentação, além da brasileira. Quando tivermos filhos eles terão um sobrenome meu e outro do meu noivo. Decidimos isso logo no começo do namoro e nunca mudamos de opinião.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas