Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscila
Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco

Depressão pós-festa de casamento existe?

Priscila, dia 8 de Fevereiro de 2013 às 00:22 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 42

Organizar um casamento parece uma atividade fácil, tranquila, que todos nós iremos tirar de letra, afinal, você já sabe tudo o que quer! Certo? Errado! O planejamento é interminável, são tantos detalhes, ajustes, que quando nos damos conta, estamos comprometendo muito do nosso tempo nessa organização.

Sem reparar, sua vida gira em torno da festa. Toda folga que tem no seu trabalho, você vai procurar itens para a celebração e no fim do dia é o seu primeiro assunto com o seu noivo. A sua assessora não para de enviar fornecedores, temas, ideias. Os seus amigos e familiares só conversam sobre festas de casamento. Seus finais de semana são tomados para grandes decisões e visitas a fornecedores. Enfim, por cerca de 1 ano, você dorme e acorda sonhando com o seu grande dia.

Mas e quando tudo isso acaba? Quando você acorda e percebe que precisa voltar a trabalhar, cuidar da casa, das contas, do marido. Quando percebe que toda aquela dedicação, ansiedade e comprometimento acabaram. O que fazer?

Muitas noivas se sentem aliviadas por não precisar mais ficar louca com tantas obrigações, já outras ficam tristes, é como se não existisse mais um foco, um objetivo de vida. Elas precisam suprir a falta que aquela correria faz com outras atividades.

O psicanalista Paulo Giraldes diz como entender mais sobre a “Depressão pós-festa de Casamento”. Paulo comenta que o stress dos preparativos só aflora uma depressão que já existia, por isso não são todas as noivas que sofrem dessa síndrome.

Paulo já foi procurado por noivas cerca de 8 meses após a festa, quando o quadro de depressão estava bem acentuado e o casamento em crise. Parece um exagero, mas sim, ocorre e é comum. Por isso, preste atenção em você, nos seus sinais, não ultrapasse seus limites e tenha um casamento perfeito, e não apenas uma festa perfeita! Veja as 5 dicas do profissional:

1. Case com a pessoa que você escolheu para viver ao seu lado o resto de sua vida. Não dê ouvido às pressões familiares, que são muito comuns em casamentos que não dão certo;
  2. Divida com seu noivo as responsabilidades, evitando assim uma sobrecarga só da noiva;
  3. Aprenda a respeitar os seus limites e saiba pedir ajuda das pessoas mais próximas, como mãe, tia, amiga;
  4. Tenha foco na razão da festa, que é o casamento. Muitas noivas se envolvem tanto com os preparativos da festa que acabam se esquecendo que ela só está ocorrendo por conta de algo muito mais importante em suas vidas, que é a vida a dois;
  5. Faça terapia. Por meio dela você poderá resolver os seus conflitos, verbalizar suas dúvidas e receber ajuda profissional, para que a ansiedade não tome conta de você, para que recarregue suas energias semanalmente e se prepare para o convívio a dois

Esperao que o debate ajude as noivinhas mais ansiosas, desejo que todo o casamento seja um momento de muita felicidade e quando o grande dia passar, que fiquem apenas as boas lembranças e um casamento duradouro!

42 Respostas

Última atividade por Danielle Viana, dia 22 de Maio de 2015 às 22:07
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba RsdssNão Sabia Que Isso Existia Não! Interessante!
    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Master Novembro 2015 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deve existir sim.. Só de pensar nas contas q ficara pos festa..da para ficar DP....
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Abril 2014 Pernambuco
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas minha irmã disse q a gente deixa de acompanhar sites e blogs de casamento, e passa a pesquisar decoração de casa!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, eu estou com a parte mais trabalhosa né.. rsrs
    Decoração, buffet, salão, minha roupa e das madrinhas, daminhas e pejens, floriculturas, cabelereiro, convites, e listas. Ufaaaa... muita coisa né!?
    Mas, sim, estamos fazendo as pesquisas e depois juntamos tudo e decidimos juntos quais os que mais gostamos. Quando tivermos isso definido, vamos maracr pra ir nos locais juntos Smiley smile

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha só! Realmente é disso que os homens gostam de cuidar. Muito boa a dvisião!! E você? E no final voCês olham juntos?

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A princípio ele está a cargo do DJ, foto e filmagem, roupa dele, e dos documentos e datas do cartório.
    DJ e foto e filmagem ele já tem vários orçamentos, falta a roupa dele e os documentos do cartório.

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Linda, e não deixar de falar de um tema tão legal. Eu particularmente adooooro

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, nem fala, imagina, não olhar mais nada? Deve ser mesmo difícil.

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai que barato! Claro que vai, o que ele está a cargo?

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois eh... pelo menos!!

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley atonished

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também sinto isso... É estranho.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas pelo menos a gente tem o site para ajudar as outras noivinhas...

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Todas as minhas amigas, inclusive minha irmã, disse que ficaram orfans depois do casamento... que não tinham mais o que fazer... o que procurar... o que olhar na net!!

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também estacionei e estou me sentondo assim, é meio que um vazio...

• Responder
  • Melina
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley tongue

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade...

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, espero que eu não sinta.

Mas não vou negar, já ando meio murcha, pois dei uma estacionada nos preparativos...

É estranho passar fim de semana sem conversar com fornecedor ou procurar por eles...

Mas finalmente estou descansando um pouco, rs

• Responder
  • Melina
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina...bom saber que essas coisas existem pra eu ter mais cuidado...mesmo trabalhando na area da saúde a gente pensa que é indestrutivel e que nada pode acontecer conosco!!!

• Responder
  • Mara e Fran
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mara e Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley surprise

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso é verdade, tem noivas que para voltar a vida sem preparativos sofre um pouquinho.

• Responder
  • Mara e Fran
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mara e Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu nem penso nisso, e jamis me passou pela cabeça depressão pós casamento... mas acho que temos que ter em mente que nossa vida vai mudar depois do casamento e também vão aparecer outros objetivos..

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, estamos montando nossa casa aos poucos, não moramos juntos não.
    Confesso que está uma loucura e muita correria pra que tudo dê tempo. Nosso assessor sugeriu que dividíssemos alguns ítens, por exemplo, meu noivo está com uma lista de alguns fornecedores que não preciso me preocupar... vamos ver se essa divisão vai dar certo... rs

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vocês estão fazendo a casa? já moram juntos? Como vai o tema? Já pensaram em dividir tarefas?

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah isso é verdade...

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que vou respirar aliviada, pois a tensão é enorme, mas no fundo sentimos falta da correria.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahaha verdade.

• Responder
  • Aline
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Deve ser complicado mesmo. Eu tento não pensar e falar nessas coisas todo dia, toda hora, mas confesso que é complicado não dar uma espiadinha em algum site, fotos ou fornecedores... rs
    Só que eu acho que, pelo menos no meu caso, não terei esse problema, pois já fico pensando nas decisões e todas as questões de rotina depois de casados... rsrs
    Acho que quando acabar a loucura de casamento, já vou ter outra "loucura" ora administrar na minha cabecinha... A VIDA DE CASADOS!!! rsrs

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkk é muita pressão mesmo.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso é verdade, fiquei pensando sobre isso...

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas