Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscila
Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco

Depressão pós-festa de casamento existe?

Priscila, dia 8 de Fevereiro de 2013 às 00:22

Publicado em Fórum Organizar um casamento 42

Organizar um casamento parece uma atividade fácil, tranquila, que todos nós iremos tirar de letra, afinal, você já sabe tudo o que quer! Certo? Errado! O planejamento é interminável, são tantos detalhes, ajustes, que quando nos damos conta, estamos comprometendo muito do nosso tempo nessa...

Organizar um casamento parece uma atividade fácil, tranquila, que todos nós iremos tirar de letra, afinal, você já sabe tudo o que quer! Certo? Errado! O planejamento é interminável, são tantos detalhes, ajustes, que quando nos damos conta, estamos comprometendo muito do nosso tempo nessa organização.

Sem reparar, sua vida gira em torno da festa. Toda folga que tem no seu trabalho, você vai procurar itens para a celebração e no fim do dia é o seu primeiro assunto com o seu noivo. A sua assessora não para de enviar fornecedores, temas, ideias. Os seus amigos e familiares só conversam sobre festas de casamento. Seus finais de semana são tomados para grandes decisões e visitas a fornecedores. Enfim, por cerca de 1 ano, você dorme e acorda sonhando com o seu grande dia.

Mas e quando tudo isso acaba? Quando você acorda e percebe que precisa voltar a trabalhar, cuidar da casa, das contas, do marido. Quando percebe que toda aquela dedicação, ansiedade e comprometimento acabaram. O que fazer?

Muitas noivas se sentem aliviadas por não precisar mais ficar louca com tantas obrigações, já outras ficam tristes, é como se não existisse mais um foco, um objetivo de vida. Elas precisam suprir a falta que aquela correria faz com outras atividades.

O psicanalista Paulo Giraldes diz como entender mais sobre a “Depressão pós-festa de Casamento”. Paulo comenta que o stress dos preparativos só aflora uma depressão que já existia, por isso não são todas as noivas que sofrem dessa síndrome.

Paulo já foi procurado por noivas cerca de 8 meses após a festa, quando o quadro de depressão estava bem acentuado e o casamento em crise. Parece um exagero, mas sim, ocorre e é comum. Por isso, preste atenção em você, nos seus sinais, não ultrapasse seus limites e tenha um casamento perfeito, e não apenas uma festa perfeita! Veja as 5 dicas do profissional:

  1. Case com a pessoa que você escolheu para viver ao seu lado o resto de sua vida. Não dê ouvido às pressões familiares, que são muito comuns em casamentos que não dão certo;
  2. Divida com seu noivo as responsabilidades, evitando assim uma sobrecarga só da noiva;
  3. Aprenda a respeitar os seus limites e saiba pedir ajuda das pessoas mais próximas, como mãe, tia, amiga;
  4. Tenha foco na razão da festa, que é o casamento. Muitas noivas se envolvem tanto com os preparativos da festa que acabam se esquecendo que ela só está ocorrendo por conta de algo muito mais importante em suas vidas, que é a vida a dois;
  5. Faça terapia. Por meio dela você poderá resolver os seus conflitos, verbalizar suas dúvidas e receber ajuda profissional, para que a ansiedade não tome conta de você, para que recarregue suas energias semanalmente e se prepare para o convívio a dois

Esperao que o debate ajude as noivinhas mais ansiosas, desejo que todo o casamento seja um momento de muita felicidade e quando o grande dia passar, que fiquem apenas as boas lembranças e um casamento duradouro!

42 Respostas

  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza, ficamos com toda adrenlina preparando o grande dia ai depois que passa fica aquele vazio na agenda.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que possa existir sim, esse assunto meche tanto com nossa mente que voltar a rotina normal sem pensar nesse assunto é um pouco difícil. No meu caso, depois do casamento eu me senti muito aliviada, parecia que tinha tirado um caminhão das minhas costas, pois não aguentava mais tanta pressão do casamento...

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Deve existir mesmo, pois depois da agitação, vc colta a rotina, uma nova rotina, mas não é igual a agitação de antes...

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que existe sim, e devemos tomar mt cuidado com isso.

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley winking

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é bom.... ainda tenho as novidades quentinhas e idéias boas tb... fora o site e vcs q ajudam!!!!

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah com certeza e principalmente pq vc vai ter passado pela ocasião...

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa!!!!!!! eu fiquei umas 2 semanas paradas e já to meio paranoica pois parece q deixei tudo p/ depois.... estou me sentindo muito sobrecarregada!!!!!!!!!! mas espero q dps q passe a festa fique bem... se bem q tem amigos de minha irmã q vão casar e querem ajuda pois como eu q fui procurar minhas coisas querem palpites... nw custa nada ajudar... rs

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também adorei essas dicas quando vi...

    • Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caraca, nem sabia que isso existia!!!

    Mas olha, as 5 dicas do final são excelentes, temos que dividir tarefas com o noivo, mãe, amigas para evitar ficar sobrecarregada! E claro, a festa somente é uma comemoração do que é mais importante, o casamento, a vida juntos, o nascimento de uma nova família... ai ai

    Gostei do seu tema!!! Valeu Pri

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas