Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Talyssa
Noiva Ativa Dezembro 2019 Ceará

Desabafo sobre a igreja

Talyssa, dia 27 de Novembro de 2019 às 06:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 53
Olá meninas queria fazer um pequeno desabafo, estou tentando fazer meu casamento na igreja porém eu nunca fui batizada na igreja católica mas tive meu batismo na evangélica, nas águas e foi lindo tenho o batisterio dele e tudo, porém a igreja católica não quer realizar meu casamento pois eles não acham que meu batismo é válido pará eles é a evangélica só pode nos casar depois do civil que só vai ter data em fevereiro, já tenho minha casa e passo o dia lá porém tenho que vir dormir na casa da minha mãe por regra dela, resumindo eu não posso ter meu casamento porque a igreja não me aceita como cristã (meu noivo congrega lá e toda a família dele inclusive minha cunhada canta no coral deles)

53 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 11 de Dezembro de 2019 às 12:28
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada doutrina tem sua regra. Você poderia pedir uma dispensa para casamento misto (que é o seu caso), porém entre outras coisas, você se compromete que os filhos serão católicos. Dogma é dogma. Cada lugar com suas regras. Se vc considera que a Igreja Católica não é receptiva é uma opinião sua. Se ele é paroquiano (para a igreja católica não existe o termo congregar. Fiel é fiel em qualquer lugar do mundo - a liturgia é a mesma) e tem interesse que o matrimônio dele seja reconhecido, ele sabe os dogmas. Resta ceder. Se for o caso de casarem na sua igreja, casem e sejam felizes. Casamento é muito mais que a cerimônia!
    • Responder
  • A
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi de novo, Thalyssa! 😆

Você cogitou fazer uma cerimônia não ligada a igreja?
    Tenho visto muitas cerimônias lindas e emocionantes inclusive com "toques de fé" (não sei como chamar) feitas por um amigo, um familiar ou um celebrante (no último caso, há vários profissionais incríveis). Você pode fazer em casa ou em qualquer outro espaço mesmo, mas com bençãos, leituras da Bíblia e qualquer outro ritual que vocês achem pertinente às crenças de vocês.
    Você não precisa desistir completamente do que queria a princípio, só ver o que é possível com criatividade e flexibilizar. 🙂
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo que "aceitar" as pessoas, todas as religiões aceitam...
    Mas é contraditório ser batizado em uma e querer seguir outra.
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu queria muito mas depois de tanta coisa eu desisti e resolvi casar apenas no civil e ter um almoço com só os padrinhos e pessoas próximas da família e pronto.... Só pra não passar em branco
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A evangélica daqui aceita sim o meu noivo que é católico o pastor e super simpático e disse até que iria onde a gente quisesse realizar a cerimônia
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou evangélica mas vou Pará a católica desde que me mudei pois na minha cidade não tem a assembleia que congrego
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O padre daqui não aceita fazer isso pois ele vai sair em janeiro e vai vir outro padre e ele me disse que não quer se responsabilizar
    • Responder
  • Sarah
    Noiva VIP Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A pessoa pode, de fato, se batizar novamente se tiver sido católico e depois ter ido pra igreja evangélica. Mas se não quiser, seu batismo não é desconsiderado. O batismo não é sobre religião a ou b, e sim sobre aceitar Jesus como o único Salvador e etc.
    • Responder
  • Sarah
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A igreja evangélica reconhece o batismo católico sim, pois é o batismo por via da Santíssima Trindade.
    • Responder
  • Souza
    Noiva Novata Dezembro 2020 Minas Gerais
    Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha eu tbm não era aí eu então conversei com eles e pronto batizei no domingo e casei no sábado seguinte
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Fevereiro 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Toda religião tem suas regras (doutrina) Noivinhas..

e sim, o casamento no Civil precisa ser feito primeiro e assim depois o religioso.( para ambas religiões).

Ao meu ver, o melhor é fazer tudo em uma unica religião.

• Responder
  • Cláudia Lima
    Noiva Esperta Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, o casamento na igreja é um sacramento, não deve ser feito apenas porque é bonito ou porque vc quer casar na igreja católica. Tanto que, antes de casar nós fazemos um curso de noivos onde é explicado tudo isso.

Acho que vc tem 2 opções:

Casar na igreja evangélica

Celebrar o casamento no buffet com um pastor ou cerimonialista.

• Responder
  • AMANDA
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    AMANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mariane,

Faço das suas palavras as minhas. Como católica sabemos que o casamento na igreja católica não é apenas uma celebração e uma vocação ao matrimônio. Existem regras a ser seguida, sinceramente não vejo sentido no geral das pessoas Não católicas que não pensam em seguir a religião, quererem casar na igreja católica.

• Responder
  • AMANDA
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    AMANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha,

Batismo na igreja evangélica é diferente do batismo da igreja católica.

Você é evangélica ou católica?

• Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom tudo bem, mas só pra encerrar, irei colocar o trecho do que escrevi e você veio comentar...

"...da mesma forma que a evangélica não aceita o batismo da católica, a católica não aceita o da evangélica. São crenças diferentes...."

Não disse nada erroneamente, pois dificilmente uma religião reconhece o batismo de outra.

Ai você questionou que a evangélica casa de qualquer forma, mas eu não disse que a pessoa não pode casar na evangélica. Apenas disse que ela não aceita o batismo.

Todo católico que passa a frequentar a evangélica, acaba sendo batizado novamente, assim acontece ao contrário.

Você veio questionar algo que eu nem mencionei.

• Responder
  • Mariane
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Toda doutrina tem suas regras é só cumpri-las se você quer seguir.

Casamento na igreja católica tem que ser batizado na igreja católica, a igreja METODISTA é aceita pela católica pois seguem os mesmo ritos na hora do batismo.

Após casar na católica você deve seguir a mesma, pois o casamento para igreja católica não é apenas uma celebração bonitinha e sim uma VOCAÇÃO, assim como existe vocação para padre/ministros enfim.. se DEUS te escolheu para casar é pq ele acredita na sua vocação como esposa e do seu companheiro como esposo.

Depois de casada na igreja católica você nunca mais pode casar nela novamente somente se ficar viuvá e seu novo companheiro for solteiro ou viúvo, nada de divorciado... pois " o que DEUS UNIU NINGUÉM SEPARA." então antes de querer casar na igreja católica veja se realmente está disposta a seguir as regras que a mesma pede ... !! é simples.. desejo muita sorte em sua casamento independente de qual religião for casar,.

• Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Talyssa! Vocês fazem questão de casar na igreja? Smiley smile

• Responder
  • Rafaela Soares
    Noiva Curiosa Dezembro 2019 Paraná
    Rafaela Soares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode optar por outra igreja evangélica que esteja disponível! Eu vou fazer meu casamento religioso no salão onde eu escolhi e os pastores irão fazer lá realizar a cerimônia, eu achei melhor assim!
    • Responder
  • Arliane
    Noiva Novata Novembro 2020 Minas Gerais
    Arliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eh realmente a igreja tem regras e muitas, eu msm me casei uma vez na igreja catolica e estou me casando de novo e nao pode ser na igreja catolica, pq se casa uma vez só, e como sou católica quero um casamento catolico, vou casar na chacara com a Bençao do Ministro, pq o Padre tbm n pode realizar mdu casamento, Padre nao pode realizar nada fora da igreja e na igreja n posso casar novamente, no começo fiquei com Raiva, mas depois me acalmei minha religiao eh bem rígida entao fazer o que neeh, nada. Vou casar na chacara com um ministro de confiança do Padre.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então noivinha não seria melhor você se casar na sua igreja na data que está disponível no cartório em fevereiro???
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já sim ele viu meu batisterio e disse que não era valido
    • Responder
  • Talyssa
    Talyssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu batismo é reconhecido mas o padre não quer aceitar porque não é católico, meu batisterio diz que fui batizada seguindo as normas e recebendo o divino espírito santo, e antes do meu batismo eu tive que fazer o estudo da Bíblia e respondi perguntas antes do batismo se eu tinha consciência de que aquilo é sério e que a partis do momento do batismo eu já devia ter me arrependido de todos os meus pecados pois ao sair das águas eu seria uma nova pessoa
    • Responder
  • Sarah
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não disse o contrário em nenhum momento. Só corrigi algo que você falou erroneamente sobre as cerimônias nas instituições da igreja evangélica, mesmo.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem igreja católica que só aceita batismo dela própria, inclusive já vi essa exigência para ser madrinha ou padrinho de batismo se a pessoa for solteira. Já tem algumas igrejas que aceitam apenas que um dos noivos seja batizado. Não entrando aqui se é certo ou errado por parte da igreja ou do padre (já criei uma confusão aqui com isso e posso te falar que não vale a pena) e não somos nós que fazemos as regras, por que vcs não procuram uma que aceite apenas a certidão de batismo do seu noivo? Seu noivo faz questão de ter a cerimônia católica? Se não, por que não convidar um pastor pra fazer a cerimônia no próprio local da recepção?

• Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ué!!!! Já que respondeu ao comentário não sendo a dona do DEBATE, achei que estava querendo questionar religiões, o que é algo que não se discute.

A noivinha queria saber sobre informações da igreja católica e cada igreja tem suas regras, como a maioria disse.

Não conheço as da evangélica, porque minhas crenças são outras.

Cada pessoa tem o livre arbítrio de escolher onde casar, porém terá que cumprir as regras de onde escolher.

• Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se é em nome da Trindade, o batismo é reconhecido sim!

Eu entendi o q vc quis dizer!

E eu comentei pra vc entender o pq q a pessoa tem q ser católica pra casar na igreja católica. (Criação de filhos etc) não é mero status de casada. É compromisso na igreja.

Mas esse assunto já rendeu o q tinha de render. Bjos.
    • Responder
  • Sarah
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    +Em momento nenhum falei que não é sério, que faz sentido ou não faz. Eu apenas corrigi uma informação que você deu. E o batismo evangélico também é realizado em nome da Trindade Santa.
    • Responder
  • Sarah
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa, opa. Em momento
    • Responder
  • Kamila
    Super Noiva Novembro 2020 Distrito Federal
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha veja em outra igreja. Eu sou católica e meu noivo protestante e nos vamos nos casar na igreja Católica, pois existe sim o casamento misto!! Esta no livro Catecismo da Igreja católica, é como as leias para os civis.

Se vc pesquisar no google eles dão todas as dicas de como fazer.

Agora uma coisa eu te pergunto. Vc vai viver a doutrina da igreja católica? Pq se não vc n pode mesmo casar em um lugar que vc não segue. Não adianta se precipitar para casar logo e fazer tudo errado. O casamento acaba não sendo valido.

No casamento misto vc terá que criar seus filhos conforme a igreja Católica prega, toda nosso doutrina terá que ser vivida por eles. É isso que vc quer? Somos muito rigorosos com nossos SACRAMENTOS, pois são coisas consagradas a Deus.

• Responder
  • G
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que o pessoal já falou tudo, ou vc cumpre a regra da igreja ou casa em outro lugar....não tem o que contestar em relação a isso. Vc se casar em certa igreja, independente se é católica ou evangélica, vc está concordando com suas regras. Eu sou batizada na católica e meu marido é evangélico, nós optamos por uma cerimônia ecumênica fora da igreja. E sobre sua mãe, acho que vc tem que tem que decidir sobre a sua vida...vc já é maior de idade, vai se casar...vc tem que decidir o que for melhor pra vc. O que EU faria: já que batizou pela evangélica faria o casamento nela e até lá continuaria morando na casa.

• Responder
  • Sarah
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uai, não sou a dona do post. Vou fzr minha cerimônia no salão. Só dei uma informação.
    • Responder
  • Kayene
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Kayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Po que entendi sua vontade é casar em uma igreja, mas não é assim que funciona noivinha, você precisa se decidir com o seu noivo se seguirão os mandamentos da católica ou da igreja evangélica, são diferentes e cada uma com seus batismos e ensinamentos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas