Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daiane
Noiva Master Setembro 2015 Paraná

Desabafo -- união estável

Daiane, dia 14 de outubro de 2014 às 09:54 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 123

Olá gente, hoje queria desabafar...

Estou meio chateada com o que aconteceu hoje em relação ao documento de união estável. Seguinte, eu e o meu noivo namoramos a 6 anos e 2 meses, porém não moramos juntos. Nossa cidade é pequena e todos sabem disso...

Acontece que desde que começamos a namorar ele diz para fazermos essa bendita certidão de união estável, mas eu nunca quis. Acontece que final do ano eu termino a faculdade e perco o recurso do plano de saúde da minha mãe, por esse motivo resolvi fazer então o documento para ter direito ao plano de saúde dele.

Tudo certo até aí, pesquisei muito na internet inclusive em sites aqui no PR, estado onde moro, e vi os documentos necessários, regime de bens e tudo mais, vi também que não havia a necessidade de viver juntos para declarar a união estável, sendo um direito de namorados também. Tudo lindo e maravilhoso, exatamente como eu queria, porém, quando fui levar tudo no cartório descobri que eu deveria sim morar junto com ele para ter direito ao recurso.

Eu fiquei em choque, não quero que apareça como se nós morássemos juntos (até pq não moramos mesmo), falei pra ela que tinha pesquisado e que conhecia pessoas de outros estados que tinham feito assim e ela insistiu que não teria jeito.

No final das contas eu cedi, porque realmente preciso do plano de saúde e disse para moça que tudo bem..

Mas de verdade, eu fiquei meio chateada de mentir e de que, no documento, apareça como se morássemos juntos desde o início do namoro. O Diogo também ficou chateado, mas como não tínhamos outro jeito vai ser assim mesmo...

união estável

Alguém passou ou está passando pelo mesmo caso?

123 Respostas

Última atividade por Daiane, dia 29 de Janeiro de 2015 às 08:25
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Faz siim!! *--*

    Só fiquei chateada por ter mentido, mas do resto ele é ótimo e agora eu tenho várias vantagens! Smiley smile

    • Responder
  • Evelyn
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também pretendo fazer esse documento *_*
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai siim, obrigada!! Smiley smile

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vai dar tudo certo noivinha !! Fica tranquila

    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Esperta Setembro 2016 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É sim... Smiley kiss

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Siiim!! Foi bem chato mesmo, mas agora já passou e deu tudo certo.

    Obrigada pelo carinho, Smiley smile

    • Responder
  • Dalila
    Noiva Constante Abril 2015 Bahia
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entendi. As exigências mudam muito de cartório para cartório. Nunca vi desse jeito que vc disse, pq aqui na Bahia, até onde já vi, tem a exigência de que declarem que moram juntos.

    A diferença certamente foi no que a pessoa do cartório entende por "convivência".

    Mas de qqr forma, deu tudo certo né? Chato so por ter que falar que moravam juntos, mas enfim, isso não trazer nenhum problema futuro p vc não Smiley winking

    bjs e boa sorte

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Calma lindona, não é um papel que determina o amor e a felicidade de vcs. Se vc fez pq precisa do plano de saúde, qual o problema? Melhor ser uma noiva saudável do que dicar doente e não ter pra aonde correr. O que mais importa é o que está no coração de vcs. Viva o amor!
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Ale. :*

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa que complicado, eu perguntei para a mulher do cartório sobre a separação e ela tinha me dito que nesse caso era só a gente ir lá e fazer outro documento para meio que, "desfazer" aquele, parecia ser bem simples, que droga!!

    Boa sorte pra vc, tomará que dê tudo certo. Smiley winking

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom Isa, eu fiquei meio chateada na hora mas agora estão normal (não mudou nada mesmo, kkkkkkkkk).

    Obrigada amiga, beijos :*

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siim, muito obrigada. Smiley smile

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dalila não sei como funciona essa burocrácia direito mas tenho duas amigas de SP que conseguiram a declaração de união estável pública apenas namorando e na declaração isso parece bem nitido e evidente. Muito obrigada pela sua opnião e pelo esclarecimento. Smiley winking

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Agatha, quando assinei os documentos eu sabia sobre os beneficios e maleficios dessa declaração, como vou me casar logo e escolhemos comunhão parcial de bens, vamos acabar repartindo tudo mesmo. rsrs

    Muito obrigada, bjos :*

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é verdade, nós sabiamos disso quando assinamos.

    Obrigada pelas informações, bjos :*

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tudo se resolve com o tempo não é meesmo?

    Obrigada :*

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pelo conselho! :*

    • Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Junho 2015 Bahia
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive q fazer o mesmo contrato de união estável, p fazer o financiamento de minha casa, e aqui tive q declarar viver c meu namorado tb!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah noivinha se acalme viu, logo tudo se acerta, era o que vocês podiam e precisavam no momento que Deus abençõe vocês, não tem nada de errado, se ambas partes concordam, bjs

    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha eu ja fiz esse papel a um tempo atras com um ex namorado, e também nao moravamos juntos mas tinhamos um relacionamento de 6 anos, ele tem o mesmo efeito que a certidao de casamento em alguns casos por exemplo em bens, mas eu nao consegui entrar no plano de saude dele e nem em convenios de clubes pois falaram que esse papel nao serviria, quano nos terminamos foi uma burocracia que ate hoje to meio assim porque tive que fazer um contrato de partilhas de bens envolvendo custos com advogado e agora nao sei se quando for dar a entrada no cartorio para casar vai aparecer essa uniao estavel na hora que for a celebração do casamento, o fato que to morrendo de vergonha disso acontecer e de ir la perguntar porque os amigos do meu atual trabalha tudo nesse cartorio, meu noivo sabe desse papel mas você sabe como é a lingua do povo.

    • Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amigaaa fiz hojee esse documento.

    Tbm assinamos cmo se ele morasse aqui em casa (SQN) hahaha.

    E tb detestei isso affe. Mas paciencia né?

    Nos precisavamos do documento entãoo..foii..

    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2015 Distrito Federal
    Thaynara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é, dependendo do local do cartório, os serventuários e o tabelião tem esse entendimento, até mesmo porque pela lei é isso que se entende. A possibilidade de haver essa declaração sem que residam juntos é um entendimento jurisprudencial, ou seja, dos Tribunais. Se você tivesse entrado na justiça certamente conseguiria, mas por economia, do jeito que você resolveu foi bem mais fácil e sem que vocês precisassem gastar com advogados. O resultado foi o mesmo, embora eu te entenda em ficar chateada de mentir em um documento público!

    • Responder
  • Dalila
    Noiva Constante Abril 2015 Bahia
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha só, noivinha, eu sou advogada e a lei diz que para ser configurada união estável tem sim que haver convivência, o que pressupõe que devam sim morar juntos. À união estável se aplicam praticamente todas as regras do casamento, então namorados, independente do tempo que estão juntos, não quer dizer que seja união estável, porque pra ser mesmo união estável tem que ser a convivência com o intuito de constituir família. A pessoa do cartório estava certa ao exigir que houvesse essa declaração de que vocês moram juntos, na minha opinião.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Agatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha eu não faria isso pelo convenio não, como a noivnha abaixo falou tem muitas outras coisas que envolve a união estavel. Mas obre a mentira, não se preocupe, 50% das pessoas que fazem esse documento mentem, para comprar uma casa entre outras coisas.

    Deus conhece seu coração....

    • Responder
  • N
    Super Noiva Dezembro 2015 Paraná
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu noivo temos união estável, e consta também que moramos juntos.. Mas pra nós não teve problemas, pois ja tinhamos intenção de casar em breve. Bjss noiivinha

    • Responder
  • Natalia
    Noiva Constante Dezembro 2014 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, pelo que sei a certidão de união estável traz uma série de direitos/deveres, similares a um casamento, com características de conhecimento público da relação, tempo de duração e a intenção de formar uma família, por isso que alguns cartórios podem interpretar como a necessidade de morar junto.

    Só queria dar um alerta para quem faz essa declaração para ter plano de saúde, ela envolve muito mais que isso, como por exemplo a divisão de bens em caso de separação, direito a entrar na partilha de herança em caso de morte de um dos parceiros, enfim. Envolve bastante coisa que merece ser estudada e discutida com cuidado antes de assinarem papéis ok noivinhas?

    Sei que ninguém casa ou vive em união estável para se separar, mas acho importante discutir tudo isso antes com os noivos/namorados.

    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Dezembro 2015 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que mega chato ne noivinha.
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Esperta Setembro 2016 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu iria fazer isso também pelo plano de saúde dele... Mas depois acabamos não fazendo Smiley atonished . Mas fique em paz noivinha logo tudo se resolverá. Smiley kiss

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Principiante Abril 2016 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fique tranquila, afinal Deus sabe do teu coração.
    Não pense nas pessoas e sim em você, na tua família e no teu noivo.

    O resto sempre será o resto.

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rsrs, está tudo bem querida, é só um papel que me dá alguns direitos. As pessoas fazem isso e com certeza vão me entendem... Foi só um susto no primeiro instante, não faz diferença, o importante é que agora eu posso me consultar e ter descontos no plano de saúde, consultas e remédios... Mas obrigada mesmo assim, bjos :*

    • Responder
  • Alana
    Noiva Curiosa Abril 2016 Rio Grande do Norte
    Alana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não mentiria neste caso, pois a qualquer momento você pode ser descoberta e ficar muito mal falada. Acho que não é por ai não. Mas torço para que Deus ilumine seus pensamentos e que você faça o que for melhor para você.

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Você te razão, obrigada. :*

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas