Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daiane
Noiva Master Setembro 2015 Paraná

Desabafo -- união estável

Daiane, dia 14 de outubro de 2014 às 09:54

Publicado em Fórum Antes do casamento 123

Olá gente, hoje queria desabafar... Estou meio chateada com o que aconteceu hoje em relação ao documento de união estável. Seguinte, eu e o meu noivo namoramos a 6 anos e 2 meses, porém não moramos juntos. Nossa cidade é pequena e todos sabem disso... Acontece que desde que começamos a namorar ele...

Olá gente, hoje queria desabafar...

Estou meio chateada com o que aconteceu hoje em relação ao documento de união estável. Seguinte, eu e o meu noivo namoramos a 6 anos e 2 meses, porém não moramos juntos. Nossa cidade é pequena e todos sabem disso...

Acontece que desde que começamos a namorar ele diz para fazermos essa bendita certidão de união estável, mas eu nunca quis. Acontece que final do ano eu termino a faculdade e perco o recurso do plano de saúde da minha mãe, por esse motivo resolvi fazer então o documento para ter direito ao plano de saúde dele.

Tudo certo até aí, pesquisei muito na internet inclusive em sites aqui no PR, estado onde moro, e vi os documentos necessários, regime de bens e tudo mais, vi também que não havia a necessidade de viver juntos para declarar a união estável, sendo um direito de namorados também. Tudo lindo e maravilhoso, exatamente como eu queria, porém, quando fui levar tudo no cartório descobri que eu deveria sim morar junto com ele para ter direito ao recurso.

Eu fiquei em choque, não quero que apareça como se nós morássemos juntos (até pq não moramos mesmo), falei pra ela que tinha pesquisado e que conhecia pessoas de outros estados que tinham feito assim e ela insistiu que não teria jeito.

No final das contas eu cedi, porque realmente preciso do plano de saúde e disse para moça que tudo bem..

Mas de verdade, eu fiquei meio chateada de mentir e de que, no documento, apareça como se morássemos juntos desde o início do namoro. O Diogo também ficou chateado, mas como não tínhamos outro jeito vai ser assim mesmo...

união estável

Alguém passou ou está passando pelo mesmo caso?

123 Respostas

• Graziela
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando fui me informar no cartório a atendende disse que não precisa morar junto, ai colocamos como se tivessemos bens em comum, no caso a casa afim de um ter direito caso aconteça imprevisto (vai saber) kkk

• Responder
  • Rayelle
    Super Noiva Janeiro 2015 Piauí
    Rayelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc Sara.
    • Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amor nós fizemos a união estável para unir as rendas e colocamos que moravamos juntos desde o dia do noivado. Mas só fomos morar juntos após o casamento religioso.

Smiley laugh

• Responder
  • Paloma
    Noiva Master Setembro 2015 Minas Gerais
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para fazer o financiamento da casa também vou ter que fazer.

Será que aqui vai ser a mesma coisa?

Também não moramos juntos

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Um amigo tbm fez isso para a namorada, nunca moraram juntos, mas ele disse que morava rsrsrs

linda não fica triste não, não tem o porque de ficar, afinal de contar é seu namorado, não é uma pessoa estranha Smiley winking

• Responder
  • Simone
    Noiva Master Setembro 2014 Rio de Janeiro
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É feita a conversão em um documento.. vai ter a certidão normal de casamento, mas tem apenas uma observação que ja havia uma escritura de união estável de vcs, mas sem maiores detalhes...

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, foi isso mesmo que a moça do cartório disse, que é possível que existam cartórios que trabalham diferente, porém eles tem essa regra e fazer apenas desse jeito.

Fazer o quê né? Deixa pra lá, rsrs..

Obrigada Ká, bjos :*

• Responder
  • Karina
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dai, estranho isso eu trabalho nessa área e nunca vi fazer com namorado na internet diz mesmo mas não está de acordo com a lei. Mas vai ver que alguns cartórios trabalham diferente, sei la. rsrs'

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Ká, é que eu já ouvi falar sim... Umas amigas minhas que morar no interior de SP já fizeram e depois converteram para casamento civil e tudo... Tem uma que tem filho, fez união estável e mora até em outra cidade e deu tudo certo... Uma amiga tinha me explicado que depois de 2 anos de namoro vc pode fazer, pq entende-se que vcs já tem uma união estabelecida, direitos e tal.. Na internet, onde eu pesquisei, também dizia isso, por esse motivo fiquei feliz e resolvi fazer...

De qualquer forma, agora não tem mais jeito mesmo rsrsrs, eu preciso do plano de saúde e esse plano do Diogo é muito bom... Então vou deixar essa sensação estranha e vou assinar os papéis logo..

Obrigada pela atenção, bjos.

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Julia Smiley smile

Estou mais calma agora.. rsrs

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aii Carol, estou meio chateada ainda, mas essa é a melhor opção mesmo... Sei que é só um papel, mas parece que estou mentindo e isso me faz sentir mal. Porém entendo que tenho direito e que é necessário fazer isso...

Não vamos morar juntos não, isso só depois do casamento mesmo, rsrsrsrs.

Obrigada amiga, bjos :*

• Responder
  • Karina
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dai, o procedimento está correto nunca ouvi falar em união estável para namorados, porque para se ter a U.E reconheicida é necessário ter o objetivo de constituição de família, o namoro não se tem esse objetivo, pois quando se tem essa intenção a primeira coisa que acontece é o "morar junto". Não fique chateada com essa situação logo, logo vocês estarão casadinhos e se foi necessário não vale a pena se entristecer.

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai Dai, que coisa chata =\

Não era melhor ter casado logo no Civil? Mas vocês nem vão morar juntos né?

Mas fica triste não amiga, é só um papel, todos conhecem vocês e isso não vai prejudicar em nada seu lindo casamento. Foi uma ação pSmiley winking necessária.

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Si, obrigada pelo esclarecimento. Smiley smile

Fiquei mais chateada por ter que declarar o mesmo endereço, pq tipo, não moramos ali sabe, sei lá, rsrs, enfim, está tudo bem...

Me diz uma coisa, quando eu for converter essa certidão para casamento civil, vai mesmo aparecer essas datas como se nós morássemos juntos?

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Beijo!!!

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou pensar, obrigada.

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Chará, não sei, acho que não pq não moramos de fato e o padre sabe disso.

Mesmo assim, vou conversar com ele para saber... Obrigada pela dica :*

• Responder
  • Simone
    Noiva Master Setembro 2014 Rio de Janeiro
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Florzinha... eu trabalho em cartório. .. na verdade vc declara que vive como casada com o seu namorado... convive maritalmente ... por isso tem o nome de união estável... isso é apenas um documento declaratório. .. seu estado civil nem muda... na prática é apenas pra vc ter seu benefício. .. ainda mais se esta de casamento marcado não se preocupe com isso ...
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aii noivinhaaa.... pensa que é por um motivo

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Queilinha, só fico meio assim pq vai parecer algo que não é verdade, daí parece que estamos mentindo, sei lá, rsrs.. Mas tudo bem, eu preciso de verdade então é o melhor a ser feito.

Obrigada pelo carinho.. :*

• Responder
  • D
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Dai ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dai, pensa que foi por um bom motivo Smiley smile

Agora, só fique atenta, se vc for se casar na igreja católica vcs vão ter que fazer o curso de santificação além do de noivos por "morarem juntos", pq acho que vão precisar desse docto né?

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou pensando nisso, obrigada. Smiley smile

• Responder
  • Daiane
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é... Mas agora, vai ter que ser assim mesmo. :/

• Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pense que é para um bem maior, então fique em paz Smiley smile

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah Dai, não fica chateada não...vocês já estão de casamento marcado e logo o fato de vocês morarem juntos será uma realidade. Pelo menos foi para um bem maior, que é a sua saúde!

• Responder
  • D
    Top das Noivas Novembro 2015 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha....

Poxa.... é chato realmente... principalmente por nao ser a verdade.

*-*

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas