Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Noiva Ativa Maio 2025 São Paulo Estado

Dessabafo - Desânimo com o planejamento e vontade de desistir

Gabriela, dia 8 de outubro de 2024 às 11:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 19
Fala meninas e meninos. Tudo bem?
Esse post é mais um desabafo do que qualquer coisa.Comecei a olhar as coisas pro meu casamento no fim do ano passado. Nosso orçamento inicial era de 10mil, mas logo percebemos que seria um valor baixo e aumentamos para 20mil, sem incluir custos com lua de mel e vestimentas.
Mas mesmo com esse valor, organizar algo nesse teto de gastos se mostrou bem desafiador. Eu ia desistir mas encontrei um restaurante com uma comida ótima que se encaixava dentro do que a gente queria. Isso renovou meu ânimo, mas no último mês estou desanimada novamente.
Quando falo com os fornecedores para conseguir orçamento, sinto como se estivesse falando com as paredes. Por conta do nosso orçamento, estou abrindo mão de várias coisas e simplificando o que eu posso. Falando com decoradores, pedi pra que não tivesse flores; expliquei que não teremos entrada das noivas e portanto não terei corredor pra decorar. Os orçamentos vem todos padronizados como se nenhuma dessas considerações fosse feitas.
Contratamos uma assessoria e conversar com ela foi ótimo, mas mesmo assim estou descrente. Parece que preciso bater na tecla do "esse é o dinheiro que temos e que estamos dispostas a gastar" o tempo todo. Passar do orçamento e "fazer mais dinheiro" pra pagar o casamento parece a única forma de se trabalhar nesse universo e isso me frustra de maneiras que eu nem sei explicar.

Peguei pra fazer a parte de papelaria porque gosto e entendo disso, mas já não tenho vontade de mexer nos convites ou na parte de design gráfico.

Enfim. Estou levando um dia de cada vez e já vi muitos relatos aqui parecidos com o meu, então estou esperando que passe. Mas ainda assim é uma bosta.

19 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 5 de Novembro de 2024 às 21:26
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Voltei achei um debate antigo meu aqui Desabafo de noivinhas: quando ñ consigo realizar meu sonho totalmente, espero que te dê animo para continuar.

Mais alguns pra tentar te acalmar e segue o fluxo.

Desabafo de noivinhas: não vou ter festa

Reflexão: Quantas vezes......

A histÓria do lÁpis (essa é excelente tbm)

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Relaxa Gabriela, pra ser sincero tudo, tudo tudo é perfumaria, é pra deixar o dia bonito, vem agregado com sonhos, no entanto cada um sabe onde o calo aperta, mas continue tentando, porém já pensou em você mesmo organizar, olha é mais desafiador ainda, mas é totalmente possível, contratar tudo avulso, escolher um menu simples, fazer mais simples eu gastei 20 mil no meu casamento claro que foi em 2014 e dei a sorte de conseguir bons fornecedores, pessoas que estavam começando que fizeram um preço melhor, coloque Deus na frente de tudo que vai dar certo, eu fui o criador dessa forma de economizar (já patenteei confere lá Se preparem para o melhor diy de todos os tempos), não fique brava é só pra você rir um pouco, mas ânimo vai casar com o desânimo pesando sobre, de jeito nenhum, pede ajuda aqui tem uma galera disposta a ajudar, quem sabe tem noivas próximas a você que possa te dar um apoio, troque zapzap com algumas aqui, só não deixe esse peso aí ficar mais pesado do que deve, Deus os abençoe.

• Responder
  • Isabel
    Noiva Principiante outubro 2025 Minas Gerais
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sei EXATAMENTE o que você está sentindo, meu orçamento é o mesmo valor que o seu e quando eu falei isso com um dos meus fornecedores, ele riu da nossa cara.

Mas estamos na luta para manter o orçamento. Para isso estamos planejando fazer o máximo de coisas sozinhos:

- Decoração, vou comprar tudo na shopee e fazer algo bem simples (Mas o local do meu casamento é ao ar livre e bem bonito naturalmente)

- Cerimonialista somente do dia, as assessorias completas são absurdamente caras.

- Não vamos contratar buffet, vamos contratar cozinheira e equipe de cozinha e vamos comprar todas as comidas.

Em fim, vai ser muito cansativo e a chance de algo dar errado é grande, mas eu vou tentar levar com leveza, prefiro assim do que desistir do meu sonho.

• Responder
  • Thalita
    Noiva Ativa outubro 2025 Ceará
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que é a localização mesmo, pelo que vejo em SP as coisas são o dobro né, mas vai da tudo certo, espero de todo coração que consiga do jeito que quer sem gastar muito.

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa Thalita, esses valores estão ótimos!
    Pacotes fechados foram os primeiros que eu fui atrás, mas por aqui o mais barato estava 20mil para 50 convidados. Eles não negociavam nada e o único desconto possível era tirar o DJ e economizar 100 reais.
    Cerimonialista pro dia também não achei nenhuma :T
    Honestamente até conseguir resposta de cerimonialista foi difícil; tive que insistir muito. A média da assessoria parcial por aqui estava em 3mil
    Mas que bom que a sua região tem valores mais acessíveis! Achei maravilhoso (:
    Seu casamento vai ser lindo

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é. Mas minha família mora longe e minha mãe em especial tem sido bem resistente em relação ao "faça você mesmo". Além disso minha irmã vai se casar agora em Novembro então o foco está sendo no casamento dela por enquanto; mas eu não posso esperar ele passar pra resolver o meu lado :T

Mas a gente tem contado com amigos, então estou vendo onde eles podem ajudar

• Responder
  • Thalita
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah o meu pacote é para 100 convidados, então foi ótimo pra nós reduzir os gastos, pois o buffet fornece quase tudo.

• Responder
  • Thalita
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não tenho muitas condições, fui em busca destes Buffets que tem pacotes com tudo incluso, Tem Decoração com tudo, mesas, flores, arranjos, estantes, jarros, a parte da cerimônia, Decoração principal, tem DJ, Comidas como entrada, principal e sobremesas, saldos fritos e de forno, tem o fotografo completo, e ainda ganhamos o pre wedding, vem também mias de mil doces. É um pacote completo, sem falar que tem um pacote que tem o dia da noiva incluso. Foi 12mil só busquei por fora a cerimonialista que tbm consegui desconto, paguei uma na promoção se setembro, assessoria parcial, que ajuda mais no dia do casamento, foi 500 reais. E procurei por fora também O pessoal de videomaker que não foi muito caro, custou 400 reais e ficarão durante 3hrs de evento. A questão do dia da noiva fica a critério, e também vai muito de maquiadora pra maquiadora os valores, Se na sua cidade tiver um Buffet como esse que tem muita coisa inclusa será ótimo pro seu orçamento.

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é.
    Nós estamos com 80 convidados; não conseguimos diminuir mais do que isso. Mas estamos simplificando outras coisas. O buffet que conseguimos não é muito caro. Acho que o balde de água fria tem vindo em custos extras - assessoria, qualquer coisa estrutural que você precise contratar por fora. Sei lá. Seguimos aqui tentando manejar as coisas

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é.
    Eu estava me planejando pra fazer a minha própria decoração. Bem simples, bem minimalista, aproveitando coisas que já tenho em casa mesmo e contando com a ajuda de amigos e parentes. Mas a cerimonialista sugeriu um decorador e estou esperando o orçamento; ela tinha falado algo em torno de 2mil mas eu achei esse valor beeem fora do que eu vi por conta própria (muito barato); vamos ver ne.

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa, sinto muito.

Como eu disse, já vi vários relatos por aqui de noivas na mesma situação. Então entendo como algo "normal" até certa medida; principalmente se a gente está nesse processo há muito tempo. Eu estou correndo atrás das coisas tem 1 ano quase, então faz sentido ficar saturada do assunto.

Mas espero que passe e que você consiga ficar mais tranquila. Tem falado com seu noivo? Com amigos?
    Uma coisa que eu me toquei esses dias é que não compartilho muito essas preocupações com outras pessoas que não sejam a minha noiva. E acho que se fizesse isso, muitos amigos se disponibilizariam pra ajudar. Acho que pode se ruma saída, contar com a sua comunidade sabe?

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Smiley heart
    Confesso que tive um pouco de dificuldade em conseguir aplicar algumas dicas. A própria questão do cerimonial, na minha região não achei nenhum que fosse só para o dia e acabei pegando uma parcial :T

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Parece mesmo. E também tem muitas expectativas. Tenho achado muito fácil acabar sendo levada por coisas que às vezes nem fazem sentido dentro do que você estava querendo inicialmente; tipo às vezes algo que nem era pra ser uma preocupação acaba tomando uma proporção enorme.
    Mas que bom que deu certo! Passar um valor parece ser a melhor tática mesmo.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Junho 2024 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A alternativa para essa situação é economizar fazendo você e sua família. Reduz muito os gastos!
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo você muito bem e sei como é frustrante fazermos um planejamento esperando que saia perfeito e do nada é jogado um balde de água fria.

Quando se fala em casamento o valor é triplicado, não ouvem, não gostam quando tiramos algo, não se importam em nada além de ganhar dinheiro.

É um super faturamento...

Mais fica tranquila, siga confiante de que vai dar certo... com 20 mil vocês conseguem planejar um mini wedding, se possível e quiserem.. claro.. até fazer uma recepção por adesão pra desafogar um pouco.

• Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Te entendo, principalemente sobre decoração, foi algo que me surpreendeu e desanimou muito!
    Infelizmente quando se trata de casamento as pessoas perdem a ética e a noção, não existe um teto e nada é tabelado, cada um dá seu preço, recebi orçamentos de 8 até 65 mil, e olha que eu já paguei por um espaço lindo. Estou triste porque não era algo que imaginei gastar tanto dinheiro.

• Responder
  • Julia
    Noiva Curiosa Março 2025 São Paulo Estado
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai amiga, queria te ajudar mas estou passando pela mesma coisa e estou completamente perdida e com a sensação de arrependimento de muita coisa. Passo o dia todo pensando em como fazer mais dinheiro e a ansiedade vem

• Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Te entendo! Parece que quando a gente fala que é pra casamento tudo triplica, eles não se importam se está ou não dentro do nosso orçamento. Parece que é como:”não quer festa? Então se vire.” Mas isso vai passar, amanhã é outro dia. As vezes o desânimo bate mesmo mas não desista do sonho de vocês. Por aqui tem muitas dicas de como fazer um casamento dentro esse orçamento (e talvez ainda sobre pra vestimentas e lua de mel, ao menos pra inteirar).
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Te entendo bem... nosso previsto para os gastos também acabou dobrando. Mas eu tentei economizar em tudo que pude. Abri mão de diversas coisas. E, principalmente, sempre pedia para a minha cerimonialista já me indicar fornecedores dentro do meu orçamento. Mas eu sei o que você está passando, principalmente em relação à decoração. Eu tive que bater o pé, falar que não queria flores naturais, e no fim eu disse: tenho X para gastar com decoração, me passe o que você consegue com isso. É complicado mesmo. Nesse meio de noivas e casamentos parece que é tudo superfaturado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas