Sim, a grande atração de Bariloche é a neve! Pelo menos para os brasileiros, a oportunidade de esquiar é inusitada. No entanto, as atrações da cidade não param por aí: com uma beleza rara, esse pedacinho da Patagônia Argentina revela belas montanhas com picos nevados, bosques, parques, e um imenso lago, o Nahuel Huapi.
Além do esqui, a cidade proporciona diversão para toda família em atividades como rafting, passeio de barco ou caiaque, escaladas, moutain bike, teleférico. Os casais também aproveitam muito o clima romântico com restaurantes inspirados na culináriaargentina, italiana e suíça, casas de chá e hotéis charmosos e confortáveis.
OS QUERIDINHOS DOS TURISTAS Mesmo com tantas atrações em Bariloche, os centros de esqui ainda continuam sendo os mais disputados. Durante todas as temporadas de inverno, milhares de turistas de todo o mundo praticam o esporte e o aprendem nas escolas situadas nestes centros. Os locais são bem diversificados com espaço para iniciantes e praticantes mais experientes. Confira os principais centros de esqui.
CENTRO ESPORTIVO DE CERRO CATEDRAL
É o mais tradicional de Bariloche, com 600 hectares em um total de 70 km de pistas, das quais 25 por cento são consideradas de nível fácil, 60 por cento são intermediárias e avançadas e o restante, reservado aos praticantes mais experientes. Por conta disso, o local sedia campeonatos nacionais e internacionais de esqui. Nos começos de temporada, para atrair cada vez mais visitantes e se renovar a cada ano, o local promove novas modalidades de recreação, como passeios em motos de neve e trenós.
CERRO OTTO/ SLEDDING
São cinco pistas de esqui localizadas ao redor da Confeitaria Giratória do Cerro Otto, com diversos graus de dificuldade. A atração é recomendada para todas as idades.
CERRO OTTO/CENTRO DE SKI NÓRDICO
Localizado no Corro Otto, conta com pistas especialmente preparadas para fazer esqui nórdico. Os passeios nas motos de neve também divertem os turistas que visitam o local.
CERRO BAYO
Localizado a 80 km de Bariloche, na Villa La Angostura, tem pistas ideais para quem quer aprender a esquiar.
COMO CHEGAR: A Megtur oferece passeios às estações de esqui, confira o preço e a disponibilidade com o receptivo local.
Natureza para qualquer lado que se olhe
Em Bariloche, as atividades turísticas se desenvolvem em um ambiente natural de beleza cênica. Vários locais como o Parque Nacional Nahuel Huapi, que abriga uma infinita diversidade de flora e fauna, permitem ao turista um maior contato com a natureza.
São várias as opções: Alto-andino, a maior praça central da cidade; o Bosque úmido, com suas enormes árvores avermelhadas; o Bosque de Transição, com centenas de espécies de animais; a Estepe, típica do território patagônico; e o Valle Challhuaco, com sua riquíssima fauna. A vista dessas paisagens deslumbrantes pode ser combinada com a prática do trekking, rafting, esqui, cavalgadas e outras atividades ao ar livre.
Fonte:Le Monde Diplomatique e Revista Próxima Viagem.
Saiba mais sobre:
Parque Nacional Nahuel Huapi
Parque Nacional abriga a cidade de San Carlos de Bariloche, mas não pára por aí, ele também é formado por cinco lagos e 717 hectares de terra com flora e fauna preservadas. No parque, é possível aproveitar a natureza para caminhadas, passeios de bicicleta, pesca (somente no verão), cavalgadas, entre outras atividades.
Fauna do Valle Challhuaco
Diante da exuberância deste bosque, há observadores atentos e lagoas cristalinas. O vale está habitado por uma fauna muito peculiar com espécies únicas no mundo. O espetáculo das aves oferece o eco de seus cantos e o brilho de sua plumagem. Além de admirar a bela paisagem, o local ainda é ótimo para cavalgadas, trekking, tirolesa e muitas outras atividades.
Centro Cívico
É o primeiro centro cívico da Argentina, inaugurado em 17 de março de 1940, construído em madeira e pedra extraída do monte Carbón. A torre, que abriga a sede da prefeitura de San Carlos de Bariloche, exibe na parte externa um enorme relógio, onde às 12h e às 18h aparecem quatro figuras representativas da região: o índio, o missionário, o conquistador e o trabalhador. End. Centro Civico, 8400.
Complexo Turístico Teleférico Cerro Otto
O complexo está localizado a 5 km de San Carlos de Bariloche e além das pistas de esqui, ainda possui diversas outras atrações como a Confeitaria Giratória, a Galeria de Arte e o teleférico, que percorre o caminho da estação inferior à estação superior, localizada no ponto mais alto do Cerro. O percurso é realizado a uma velocidade de 3 m/s , com capacidade para 500 passageiros/hora.
Circuito Chico
O circuito é um percurso de aproximadamete 70 km por Bariloche e locais vizinhos. Com início na cidade, contorna o lago Nahuel Huapi, o maior da região. No km 8, há a Praia Bonita em frente a Ilha Huemul. Já no km 17 está a base de Cerro Campanário, seguindo para a península San Pedro e a Llao-Llao, onde é possível ter a vista privilegiada do Parque Nacional Nahuel Huapi, com todas as suas cores e formas.
Villa La Angostura
Localizada ao pé da Cordilheira dos Andes é rodeada de lagos, rios e bosques e junto a tanta beleza, se agregam atividades culturais e esportivas. O local é propício para a pesca, trekking, mountain bike, aventura e descanso. Os praticantes de esqui contam com as pistas de Cerro Bayo, ideais para iniciantes. A vila ainda dispõe de infraestrutura com variedade de hospedagem e gastronomia que vão do econômico ao luxuoso. COMO CHEGAR: A Megtur oferece este passeio, confira o preço e a disponibilidade com o receptivo local.
Cerro Tronador
Com saída de Bariloche, o passeio percorre as margens dos lagos Gutierrez e Macardi e continua até chegar a Pampa Linda. Quase no final do caminho, é possível ver o Ventisquero Negro e um pouco mais adiante termina o caminho, chegando ao Cerro. Os três picos que caracterizam o local são o Argentino, o Internacional e o Chileno. Seguindo as estações do ano, o conjunto de atividades vão se adaptando às condições do clima e dos encantos pelas quais cada uma se caracteriza.
Isla Victoria
É a maior ilha que emerge no centro do lago Nahuel Huapi, larga e coberta de bosques, com lagoas e pastos com fauna diversificada. A 35 minutos da Isla Victoria está o Parque Nacional Los Arrayanes onde está o Bosque Arrayanes, que inspirou o cenário do filme Bambi, da Walt Disney. COMO CHEGAR: A Megtur oferece este passeio, confira o preço e a disponibilidade com o receptivo local.
Pesca
A temporada de pesca começa em novembro e termina em abril, mas no lago Moreno a pesca é permitida durante o ano inteiro. O Parque Nacional Nahuel Huapi possui uma importante bacia lacustre e fluvial, com costas de fácil acesso, particularmente adequadas para a reprodução de peixes. A truta de arroio, a truta criolla ou perca e o salmão são algumas das espécies encontradas e também serão motivos de um dia de pesca esportiva, com a utilização das técnicas de spinning (colher), fly casting (mosca artificial), e trolling (pesca de engodo em que se usam diversas iscas artificiais).
Cerro Catedral
Lago Nahuel Huapi 1
Muita gente sabe que Bariloche fica às margens do Lago Nahuel Huapi, mas poucos imaginam que esse "laguinho" tem 557 quilômetros quadrados e cerca de 450 metros de profundidade. Acredita-se que suas águas seriam suficientes para inundar três cidades do tamanho de Buenos Aires. Por conta de sua extensão, o lago é ótimo para passeios de barco, práticas de esporte e até para pegar um bronzeado no verão. Muitos vão até às suas margens ao entardecer, pois dizem que quem presencia o pôr-do-sol no lago, nunca mais esquece!
Lago Nahuel Huapi 2