Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jani Andrade Saboia
Noiva Master Maio 2019 Piauí

Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻

Jani Andrade Saboia, dia 27 de Dezembro de 2018 às 18:01 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 5 63

Brides Smiley heart Tudo bem com vocês?
Esse debate é especialmente para as noivinhas católicas que irão casar-se na igreja. Por mais que algumas pensem que é "só ir marcar a data na igreja", não é bem assim, pelo menos não para mim.
Irei colocar alguns pontos que devem ser observados. Estes detalhes vão ao encontro do que o Papa Francisco disse no número 72 da exortação apostólica Amoris Laetitia: “O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos”.
Antes do casamento:
1) Participar de um retiro: os noivos precisam estar a vontade para buscar Deus, além disso, têm uma formação mais sólida e podem tomar melhores decisões no dia do casamento.
2) Escolher uma igreja com um significado especial: essa para nós foi quase uma bênção. Algumas pessoas que me acompanham sabe disso, mas caso tenha curiosidade de saber como escolhemos a nossa igreja (na verdade, ela nos escolheu), basta olhar esse debate Os planos de Deus...
3) Pedir uma bênção no início do noivado: no meu noivado essa foi parte mais emocionante para nós, quem nos abençoou foram as nossas famílias e amigos. Sentimos a presença de Deus na forma mais extraordinária. E aquele sentimento foi compartilhado com todos (estou quase chorando só de lembrar..rs)
4) Depois de escolher a data do casamento, comemorar esse dia todos os meses: não me refiro aqui a jantares e festas, e sim fazerem uma oração juntos, irem a missa onde irão se casar. Nós fazemos isso, e sempre nos emocionamos.
5) Revisar e meditar junto com o sacerdote as leituras da Missa: muitos noivos apenas se limitam a escolher as leituras (as mais "famosas") e muitas vezes não meditam profundamente no que elas significam. Por outro lado, quando você se senta para lê-las com o sacerdote que vai celebrar o casamento e as medita, vocês percebem a beleza e sabedoria destas palavras. Meu noivo faz estudo da bíblia e estou estou ainda engatinhando nisso, há tanta beleza em alguns livros 'menos citados'. Vale a pena fazer esse item 5, sendo que as leituras bíblicas do casamento podem ser escolhida pelos noivos
Durante a Missa
6) Levar um terço junto com o buquê e rezá-lo: levar o terço que usa nas orações dá forças, porque, neste dia, a noiva costuma ficar muito nervosa, mesmo que esteja preparada ou tenha a maturidade para dar este passo. O casamento é algo sonhado! Caso você use no dia o terço "gigante", como eu, você pode optar de rezar o terço (ou com o terço) quando deixarem o local que estão se arrumando até chegar na igreja. Ao rezá-lo, estarão mais focados e felizes porque estão respondendo a vocação ao matrimônio. Eu e meu noivo iremos fazer assim!
7) Cobrir os esposos com um “terço gigante”
8) Fazer um buquê e deixá-lo aos pés da Virgem Maria: eu não irei deixar um buquê, porém pedi para a minha decoradora colocar um arranjo lindo perto da imagem. Eu e meu noivo somos devotos de Nossa Senhora de Fátima, então tem mais significado ainda esse pequeno gesto.
9) Visitar o Santíssimo Sacramento pela primeira vez depois de casados: a primeira coisa que o casal deveria fazer depois da Missa é visitar o Santíssimo Sacramento durante alguns minutos. Que esta seja a primeira oração e o primeiro encontro com Deus depois de casados. Se a igreja não tiver o Santíssimo Sacramento exposto, os noivos podem coordenar com o sacerdote para que faça uma breve exposição do Santíssimo no final da Missa.
10) Colocar a imagem da Virgem Maria ou de um santo especial na festa: para quem me acompanha sabe que isso também acontecerá..rs! Na minha recepção, bem no hall de entrada terá a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Nesse debate conto mais: Fé - um cantinho para agradecer 🙏🏻.

Bom noivinhas, esse foi um compilado de tudo que venho lendo e tenho conhecimento.
No meu casamento faremos a Consagração à Nossa Senhora. Minha mãe irá entrar com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Vamos também fazer a entrada da Sagrada Família e da Bíblia, no momento antes da leitura.
Como algumas sabem, a data do meu casamento não foi eu que escolhi. Aconteceu inúmeros fatos que nos fizeram mudar de janeiro para abril, e posteriormente para Maio. Para quem não sabe, Maio é o mês de Maria, no qual somos devotos.
Até então só posso acreditar o quanto os planos de Deus são perfeitos!

Então noivinhas, gostaram do debate? Me contem se haverá algo especial no casamento de vocês.
Beijos.

63 Respostas

Última atividade por Jani Andrade Saboia, dia 30 de Janeiro de 2019 às 10:12
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo. Me emocionei com o seu relato.
    Nós somos devotos de Nossa Senhora de Fátima (irei casar em Maio), ela entrará na nossa cerimônia (iremos consagrar o nosso casamento a ela) e na recepção, bem no hall de entrada ela estará, como na foto abaixo. Pedi para a decoradora fazer um altar de flores, a imagem eu comprei (mais de 65 cm), nas vésperas no casamento irei levar para serem benzida, tanto a imagem da recepção, como da igreja e também a Sagrada Família


    Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻 1


    • Responder
  • Julia Almeida
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Julia Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É lindo demais né, noivinha! Nós somos católicos também, vivemos na igreja, fazendo retiros, participando de grupos, mas pra nós o casamento é um momento muito esperado, de entrega e vida nova! Somos muito devotos de Nossa Senhora Aparecida, queremos que a imagem entre na cerimônia e também teremos uma imagem no local da festa com os bem-casados (foto inspiração abaixo). O terço com certeza não será apenas um "acessório" e rezarei com muita fé, creio que estarei bem nervosa, mas a Mãezinha vai me auxiliar! A igreja que frequentamos é a NOSSA igreja, queremos casar lá, por toda a nossa história ser vivida ali dentro, acho que vai passar um filme na nossa cabeça, né? Enfim, todas as dicas são preciosíssimas, pois o matrimônio é um sacramento PERFEITO! "Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito."

    Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻 2


    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo Paula Smiley heart
    Havíamos pensado em algo do tipo, mas como terá o momento de Consagração à Nossa Senhora de Fátima e nesse momento entrará a imagem + a imagem da Sagrada Família seria muitas entradas.

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém e obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo Daniela. A paróquia que fazemos parte é de São Francisco de Assis.

    • Responder
  • Paula
    Noiva Curiosa Dezembro 2022 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate! Inclusive me identifiquei muito, pois também sou católica e acredito que nesse momento especial como o casamento e em toda a vida, devemos ter Deus como centro da vidaSmiley heart ...e no meu casamento, quero que a imagem de Nossa senhora Aparecida entre antes de mim....a música seria ave Maria.
    • Responder
  • Milla
    Noiva Constante Agosto 2021 Rio de Janeiro
    Milla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate!!!
    Eu e meu noivo também somos católicos e nada mais lindo do que saber que Deus está presente em cada detalhe 🙏🙏🙏
    Felicidadessssssss ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo o que escreveu! Vamos nos casar na Igreja de São Francisco de Assis , que tem um significado muito importante a nós, principalmente a mim, e também farei uma homenagem a ele, mesmo já sendo na própria igreja..🙂
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! 😘
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Dezembro 2020 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente relato! Muito esclarecedor.
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo! Me emocionei com o seu relato. A saga da escolha da igreja foi algo divino, contei nesse debate aqui como aconteceu!
    Os planos de Deus são perfeitos! Grande beijo e ótimo domingo.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo debate noivinha !!

    tbm sou bem católica no e sou devota de Nossa Senhora Aparecida a qual vai entrar com meu afilhado levando, com a musica cheiro de rosas da banda colo de DEUS, mais com ctz a entrega do casamento para DEUS é linda, ontem fomos na nossa igreja pegar os papeis para iniciar o curso de noivos já deu uma imensa ansiedade, e nossa igreja para mim é linda eu passo por ela toda vez e admiro foi a igreja que crismei e qual comecei a caminhada indo desde pequena com a minha mãe em grupos de oração então para mim ela tem um charme rs, não que as outras não tenham até porque faço parte de uma pastoral em outra paróquia mais a Igreja que vou me casar me toca muito rs.

    Que DEUS continue nos abençoando e nos ajudando cada dia mais a superar todas as coisas, pois sem ele nada somos !


    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Toda fé entregue, real e profunda é bela. Com certeza serà tudo muito especial.
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jaqueline 🥰
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo noivinha 🥰
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ficará lindo 😍
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade 🙏🏻
    Será lindo ❤️
    As 3 imagens e a Bíblia que entrarão no meu casamento também virão para a nossa casa 🥰
    • Responder
  • Jaqueline
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo noivinha
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante outubro 2021 Paraná
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei!
    Meu noivo e eu nos conhecemos na igreja, fazemos tudo juntos desde liturgia até retiros, é uma delícia.
    Quando decidimos o local da recepção do nosso casamento fomos surpreendidos por lá já ter uma imagem do nosso santo de devoção e uma Nossa Senhora Aparecida linda! Não tivemos dúvidas de que Deus nos levou até aquela chácara!
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que legallll
    Muito lindo será
    Eu gostaria de fazer algo na entrada como a sagrada família mas ainda não sei
    Mas na recepção colocarei uma mesa somente para nossa senhora aparecida.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém!!! A nós todos...🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🌹🌹🌹🌹
    • Responder
  • Tamara
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha. O mais importante sempre é nossa fé e o Sacramento que receberemos. No meu vai ter entrada da Sagrada Família, pelos meus avós que são casados há 60 anos. A imagem será abençoada pelo padre e estará no nosso lar.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Mato Grosso do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha verdade né Smiley smile
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é confuso não. É questão de escolha né , dos dois. ❤️
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Mato Grosso do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaaaaa entendi
    Nossaaa é bem confuso mesmo
    Tipo sempre fui curiosa para saber hahaha
    Entendiii sim Smiley smile
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sendo indiscreta, mas já sendo 😅.
    A questão da santidade no relacionamento é bem polêmica. Há sim católicos que optam pelo “namoro santo”. A questão de se “guardar” para o casamento é para não cegar o amor é ter uma aproximação com Deus.
    Eu e meu noivo não optamos por isso. Somos adultos e apesar de termos um passado, ao iniciar o nosso relacionamento nos livramos de toda vaidade e passado. Tanto que desde o início consagramos o nosso relacionamento a Nossa Senhora de Fátima e desde então só foi bênçãos em nossas vidas! 🥰
    Hoje em dia isso é mais escolha do que obrigação, até porque se você é forçado a fazer algo é porque não faz por amor.
    Espero que tenha entendido. Beijos 😘
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Mato Grosso do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente uma dúvida...
    Na igreja católica, também levam um namoro/noivado em santidade?
    Tipo vocês se guardam para o casamento?
    (Não quero ser indiscreta, é que nao sei como é)
    (Sou cristã)
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém linda ❤️
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Constante outubro 2021 Alagoas
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeito, noivinha!
    Que Nossa Senhora de Fátima abençoe o seu dia C.
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém noivinha 🙏🏻
    • Responder
  • Thamires
    Noiva Novata Fevereiro 2019 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo testemunho!! Deus os abençoe no matrimônio, pelas mãos de Maria!
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada noivinha ❤️
    Desejo o mesmo para você, que Nossa Senhora de Fátima abençoe infinitamente o casamento 🙏🏻
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas