Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jani Andrade Saboia
Noiva Master Maio 2019 Piauí

Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻

Jani Andrade Saboia, dia 27 de Dezembro de 2018 às 18:01

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 63

Brides Tudo bem com vocês? Esse debate é especialmente para as noivinhas católicas que irão casar-se na igreja. Por mais que algumas pensem que é "só ir marcar a data na igreja", não é bem assim, pelo menos não para mim. Irei colocar alguns pontos que devem ser observados. Estes detalhes vão...

Brides Smiley heart Tudo bem com vocês?
Esse debate é especialmente para as noivinhas católicas que irão casar-se na igreja. Por mais que algumas pensem que é "só ir marcar a data na igreja", não é bem assim, pelo menos não para mim.
Irei colocar alguns pontos que devem ser observados. Estes detalhes vão ao encontro do que o Papa Francisco disse no número 72 da exortação apostólica Amoris Laetitia: “O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos”.
Antes do casamento:
1) Participar de um retiro: os noivos precisam estar a vontade para buscar Deus, além disso, têm uma formação mais sólida e podem tomar melhores decisões no dia do casamento.
2) Escolher uma igreja com um significado especial: essa para nós foi quase uma bênção. Algumas pessoas que me acompanham sabe disso, mas caso tenha curiosidade de saber como escolhemos a nossa igreja (na verdade, ela nos escolheu), basta olhar esse debate Os planos de Deus...
3) Pedir uma bênção no início do noivado: no meu noivado essa foi parte mais emocionante para nós, quem nos abençoou foram as nossas famílias e amigos. Sentimos a presença de Deus na forma mais extraordinária. E aquele sentimento foi compartilhado com todos (estou quase chorando só de lembrar..rs)
4) Depois de escolher a data do casamento, comemorar esse dia todos os meses: não me refiro aqui a jantares e festas, e sim fazerem uma oração juntos, irem a missa onde irão se casar. Nós fazemos isso, e sempre nos emocionamos.
5) Revisar e meditar junto com o sacerdote as leituras da Missa: muitos noivos apenas se limitam a escolher as leituras (as mais "famosas") e muitas vezes não meditam profundamente no que elas significam. Por outro lado, quando você se senta para lê-las com o sacerdote que vai celebrar o casamento e as medita, vocês percebem a beleza e sabedoria destas palavras. Meu noivo faz estudo da bíblia e estou estou ainda engatinhando nisso, há tanta beleza em alguns livros 'menos citados'. Vale a pena fazer esse item 5, sendo que as leituras bíblicas do casamento podem ser escolhida pelos noivos
Durante a Missa
6) Levar um terço junto com o buquê e rezá-lo: levar o terço que usa nas orações dá forças, porque, neste dia, a noiva costuma ficar muito nervosa, mesmo que esteja preparada ou tenha a maturidade para dar este passo. O casamento é algo sonhado! Caso você use no dia o terço "gigante", como eu, você pode optar de rezar o terço (ou com o terço) quando deixarem o local que estão se arrumando até chegar na igreja. Ao rezá-lo, estarão mais focados e felizes porque estão respondendo a vocação ao matrimônio. Eu e meu noivo iremos fazer assim!
7) Cobrir os esposos com um “terço gigante”
8) Fazer um buquê e deixá-lo aos pés da Virgem Maria: eu não irei deixar um buquê, porém pedi para a minha decoradora colocar um arranjo lindo perto da imagem. Eu e meu noivo somos devotos de Nossa Senhora de Fátima, então tem mais significado ainda esse pequeno gesto.
9) Visitar o Santíssimo Sacramento pela primeira vez depois de casados: a primeira coisa que o casal deveria fazer depois da Missa é visitar o Santíssimo Sacramento durante alguns minutos. Que esta seja a primeira oração e o primeiro encontro com Deus depois de casados. Se a igreja não tiver o Santíssimo Sacramento exposto, os noivos podem coordenar com o sacerdote para que faça uma breve exposição do Santíssimo no final da Missa.
10) Colocar a imagem da Virgem Maria ou de um santo especial na festa: para quem me acompanha sabe que isso também acontecerá..rs! Na minha recepção, bem no hall de entrada terá a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Nesse debate conto mais: Fé - um cantinho para agradecer 🙏🏻.

Bom noivinhas, esse foi um compilado de tudo que venho lendo e tenho conhecimento.
No meu casamento faremos a Consagração à Nossa Senhora. Minha mãe irá entrar com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Vamos também fazer a entrada da Sagrada Família e da Bíblia, no momento antes da leitura.
Como algumas sabem, a data do meu casamento não foi eu que escolhi. Aconteceu inúmeros fatos que nos fizeram mudar de janeiro para abril, e posteriormente para Maio. Para quem não sabe, Maio é o mês de Maria, no qual somos devotos.
Até então só posso acreditar o quanto os planos de Deus são perfeitos!

Então noivinhas, gostaram do debate? Me contem se haverá algo especial no casamento de vocês.
Beijos.

63 Respostas

  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda ❤️
    Fico tão feliz em saber que pude lhe ajudar de alguma forma.
    Que Deus e Nossa Senhora abençoe a sua união 🙏🏻
    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Jani, que coisa mais linda! Ler seu texto me fez ver que estamos no caminho certo. Obrigada por compartilhar conosco uma parte de seu momento tão especial! Que Nossa Senhora os ilumine e abençoe, e que seu matrimônio seja uma verdadeira benção ♥

    • Responder
  • Lívia
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sâ Linda tava com preguiça de ler o seu texto, aí comecei a ler e quis ler mais ,mais e me emocionou muito na parte da imagem de Nossa senhora que coisa mais linda. Chorei muito só louca e apaixonada pela Nossa senhora Aparecida estava pensando aonde colocar ela na minha festa com toda honra e glória agora já sei onde ela deverá ficar.
    Deus abençoe vocês eternamente...
    Amei o seu texto.😘🌹🌹🌹🌹🌹
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda 🥰
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda! ❤️ Bom saber que o intuito do debate foi aceito e admirado. Concordo muito com você, o ápice do casamento é o recebimento do sacramento. A festa é consequência!
    Eu acredito que quando o casal cuida de cada detalhe da cerimônia, como as musicas e liturgias, é como se Deus estivesse ainda mais próximo de nós nesse momento.
    Que “Fatinha” nos abençoe ainda mais 🙏🏻
    Beijo 😘
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Maria 🙏🏻
    Amém, desejo o mesmo para você ❤️
    • Responder
  • Anedine
    Noiva Esperta Julho 2019 Rio de Janeiro
    Anedine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que lindo noivinha, muito interessante...

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah ♥ que amor ..

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Jani, maravilhosa! Que coisa linda, uns dos debates mais profundos e legais que vi por aqui. Também temos a preocupação de sempre nos conscientizar, e também aos nossos convidados, que o ápice do nosso dia será a Cerimônia, não pelo protocolo da Igreja, mas pela Sacramento e pelas bençãos que receberemos neste dia. A festa será apenas uma celebração por essa 'conquista'. Também temos nos preparado. Diariamente, eu e meu noivo, rezamos uma Ave Maria em honra ao Casamento, para que Ela interceda, proteja, e nos ajude a discernir as decisões que temos que tomar, aceitando sempre a Vontade de Deus. Entronizaremos a Sagrada Família na cerimônia, apesar de ter um apego mto grande a Nossa Senhora, cremos que a Sagrada Família irá nos abençoar e simbolizar a família que acaba de ser constituída. A imagem seguirá para a nossa festa para não esquecermos sequer por um segundo o que estamos celebrando. Estamos cuidando com mto apreço das músicas e liturgia. Considerando que o nosso celebrante é um neo-ordeanado, muito amigo nosso, está tudo sendo muito especial.

    Tivemos a Graça de, em uma visita casual ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em MG, recebermos as bençãos das nossas alianças de noivado. Um momento único e muito emocionante dessa nossa trajetória.

    No mais, é esperar e nos preparar da melhor forma para o Grande Dia.

    Que Deus os abençoe e que vocês tenham uma vida matrimonial muito feliz, sob a Proteção de "Fatinha" =)

    beijão

    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Julho 2019 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate lindo! Meu casamento também sera assim, todo consagrado a Deus e Maria. Que Eles abençoem muito o seu matrimônio ❤
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Será linda! Deus os abençoe! Smiley kiss
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim Ellen 😍
    Muito obrigada 🙏🏻 Que os nossos casamentos sejam abençoados!
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia ❤️
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    “Ela é Mãe e nos prepara tudo de bom!” A mais pura verdade 🙏🏻
    Noivinha, a orquestra da minha cerimônia também são devotos de Nossa Senhora de Fátima. Em breve iremos nos reunir para checar as musicas e escolher os cânticos da missa. Nós optamos pela missa completa.
    Beijos 😘
    • Responder
  • E
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo que eu falaria linda,falou MT bem ,pois MT levam um sacramento tão importante como algo Social e é algo que vai MT além disso
    😍 É um sacramento para a santificação do Casal
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu debate é lindo!
    Concordo com tudo o que foi dito.
    Sou devota a Nossa Senhora Aparecida e à Santa Rita de Cássia.
    Meu noivo é devoto de São Francisco.
    Quero muito a entrada dessas imagens no meu casamento.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jani! Que debate lindo! Adorei! Concordo com tudo o que vc disse!
    Eu e minha família somos devotos e consagrados à Nossa Senhora de Fátima - devoção que nos foi ensinada pela minha avó (hj já falecida), que nasceu no dia da aparição dela em Fátima, Portugal (13/05/1917).
    Acredito que Nossa Mãe tem preparado tudo para nós: meu noivo, mesmo sendo judeu, respeita minha religião e devoção - tanto que ele próprio sugeriu que nos casássemos no Santuário de Fátima, aqui em SP. E, desde o ano passado, temos a promessa de anualmente visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
    Tb pretendo entrar com o terço e fazer a entrada da Sagrada Família.
    Os responsáveis pela orquestra que contratamos tb são devotos de Fátima e têm sugestões lindíssimas pro nosso repertório! Contratá-los foi um encontro maravilhoso!
    Nosso padre me batizou e é um grande amigo da família que realizá nosso casamento exatamente 35 anos após ter realizado o casamento dos meus pais (10/10/2020).
    Futuramente, em agradecimento e comemoração ao nosso primeiro ano de casamento, pretendemos ir até Fátima, Portugal.
    Por fim, coincidência ou não, minha assessora tb se chama "Fátima".
    Nós, católicas, não esqueçamos nunca da presença de Maria nas "bodas de Caná" - ela é Mãe e nos prepara tudo de bom!
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dé ❤️
    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo seu debate.....
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém Mary 🙏🏻
    Desejo o mesmo para você e seu noivo. Que a sua união seja abençoada infinitamente. ❤️
    • Responder
  • Maryana
    Noiva Ativa outubro 2019 Maranhão
    Maryana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo seu debate!! Eu e meu noivo também somos católicos, inclusive devotos de Nossa Senhora...irei compartilhar tudo com ele, alguns itens citados não havíamos pensado ainda em fazer. Que Deus abençoe grandemente seu matrimônio e que Nossa Senhora se faça presente em cada detalhe Smiley heart

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Own noivinha, que ótimo ❤️
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que benção 🙏🏻.
    Estou contando os minutos para o meu casamento ❤️.

    • Responder
  • Kelly
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim Jane, fomos no Santuario de Aparecida e consagramos nossas aliancas.

    Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻 1
    • Responder
  • Rosiane
    Super Noiva Abril 2022 Mato Grosso do Sul
    Rosiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que maravilhoso ... isso foi de enrequicimento para mim ... Smiley love Smiley love
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Kelly ❤️
    Vale muito a pena fazer esses passos. Consagrar o casamento é algo que nos trás paz. 🙏🏻
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo noivinha 😍.
    Visitar o Santuário de Fátima é um dos planos pós casamento. 🙏🏻
    Casamento tradicional na igreja é perfeito, em todos os sentidos ❤️.
    Que os nossos casamentos sejam abençoados e que Nossa Senhora de Fátima nos abençoe infinitamente 🙏🏻.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo noivinha.

    A ideia de comemorar cada dia é linda.
    Quanto à leitura concordo que precisa ser algo que nos fale ao coração.
    Ir à missa na igreja em que vamos nos casar é uma idéia que vou conversar com meu noivo.

    Parabens pelas lindas atitudes.
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que coisas lindas vc escreveu noivinha.... Que seu casamento seja abençoado ! Me casei faz um mês na igreja Nossa senhora de Lourdes a coisa mais linda e emocionante eu ficava olhando pra Ela durante a cerimônia e agradecendo..... Sou devota de Nossa Senhora de Fátima em 2017 fui a Fátima em Portugal e pude ver o local das aparições muito lindo. Hoje em dia é difícil ver casamento na igreja católica. Mas é o que há de mais lindo, é o tradicional , né . Eu agradeço a Deus por ter me mantido firme e me dado esse presente de ter cumprido esse Sacramento. Boa sorte !!!!!

    Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻 2
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Own, que bom que gostou! Smiley heart
    Andreia é mais questão de devoção do casal mesmo, e também a questão de estar abençoando aquele momento.
    Na minha família quase todos são devotos de Nossa Senhora de Fátima e de São Miguel Arcanjo.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aaaaaaaaaaaaaaaaah eu amei demais ♥ muitas coisas nao sabia..
    sobre a imagem na recepção é bom para que noivinha? fiquei curiosa ♥

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas