Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayara
Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal

Dica de noiva da Mayara: Orçamento do casamento

Mayara, dia 11 de outubro de 2019 às 15:00 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 93

Olá, noivinhas e noivinhos! Smiley heart

Hoje vim contar pra vocês como eu e meu noivo decidimos o orçamento do nosso casamento, nossos acertos e erros.

tenor.gif

Bem, logo após o pedido de casamento, eu comecei a pesquisar vários sites, perfis em redes sociais, tudo que pudesse me dar dicas sobre casamentos, pois eu não fazia ideia de como organizar, por onde começar, quanto gastar, etc. E já fui fazendo uma prévia da lista de convidados, já que quase tudo gira em torno da quantidade de pessoas que você quer chamar, né. Então aqui vai minha primeira dica:

1º: Faça a lista de convidados e destaque as pessoas essenciais daquelas que podem ser cortadas, eventualmente.

Eis que a lista deu quase 200 pessoas, por cima. Mas achei tranquilo até, pois minha família tem tradição de festas de casamento grandes, imaginei que fosse por aí mesmo. E com base nisso fui ligando nos locais para ver o orçamento do espaço.

Como sou a louca das tabelas de Excel (hahaha) montei a minha sobre o espaço da recepção. Nela, eu colocava tudo: nome, endereço, telefone, proposta, tempo de festa e um campo para observação. Nessa observação eu colocava tudo, o que achei do orçamento, do local, das fotos, se havia marcado horário para visitação, o que estava incluso no preço, etc. Vou colocar um exemplo pra vocês verem:

Local da RecepçãoDica de noiva da Mayara: Orçamento do casamento 1

Conforme eu ia agendando visitas, avisava meu noivo da data e horário pra ele ir também. Foi aí que percebemos o quão caro é casar!!! Eis que, depois de 3 lugares visitados, ele chegou pra mim e disse que não teria coragem de gastar aquilo tuuuudo com a festa. A questão nem foi a falta de dinheiro, e sim a opção por não gastar tanto, sabe. De acordo com ele, preferia gastar mais com a lua de mel.

Isso pra mim foi quase um balde de água fria, porque eu sempre sonhei com esse dia, uma festa com várias pessoas, super decorado... Mas o casamento não era só meu, né. Conversei MUITO com minha mãe, comecei a ler sobre miniweding e aos poucos fui me acostumando com a ideia. Confesso que não foi fácil, mas decidimos encolher nossa lista para no máximo 70 pessoas, levando em consideração o tanto que gostaríamos de gastar.

Mas como que a gente sabe quanto dá para gastar sem saber quanto custa as coisas? Pois é, não tem como. O jeito é dar uma pesquisada nos preços de tudo e ver quanto fica. Então aqui vai minha segunda dica:

2º: Estabeleça um orçamento e faça uma planilha detalhada com tudo o que vocês pretendem gastar.

Sejam realistas e definam quanto dá para economizar todos os meses e quanto dinheiro vocês já têm guardado para a ocasião. Não adianta querer fazer um casamento fora da sua realidade, acredite, é pura dor de cabeça depois e noites mal dormidas de ansiedade. Se preciso, adiem o casamento em mais 1 ano, assim vocês conseguem economizar mais ainda.

Mas também é importante sabe quanto vai custar cada fornecedor. Então lá fui eu fazer outra tabela. Vou explicar ela certinho depois. Ela é grande, já vou avisando:

FinanceiroDica de noiva da Mayara: Orçamento do casamento 2

tenor.gif

Não se assuste com o tamanho da tabela, essa é a minha, você pode fazer como ficar melhor. Eu preferi detalhar tudo meeeesmo, porque nela eu vejo os itens que quero ter no casamento, quanto eles custam e quais eu já paguei, quais parcelas vão cair, etc. Ela me ajuda muito, principalmente naquelas compulsões que a gente tem.

Daí você compara esse preço aí com o quanto vocês conseguem economizar mensalmente. Seu casamento está saindo por 25 mil, mas vocês só conseguirão essa grana daqui uns 2 anos. Então marquem o casamento para daqui 2 anos e 4 meses (é sempre bom ter uma margem para emergências).

Quando fiz essa planilha, comecei a colocar mil coisas mais e meu orçamento estourou. Então aqui vai uma estratégia:

Estabeleça prioridades.

O que é mais importante para vocês? O local, o buffet, a decoração? Invista somente nas coisas indispensáveis. Tem muuuuuita coisa totalmente dispensável nesse mundo de casamentos. Os vendedores sabem que é uma data muito especial e começam a fazer quase que uma lavagem cerebral na nossa cabeça, acrescentando um monte de coisas que dizem ser “indispensável”, mas será que são mesmo?

Por exemplo: é tão importante pra vocês ter um porta guardanapo maravilhooooso e que custa o olho da cara? Será que isso fará diferença no seu casamento? A decoração, precisa mesmo ser com flores naturais nobres? Há flores artificiais por aí tão lindas quanto e flores naturais mais baratinhas e lindas também. Aquele convite magnífico (que todo mundo joga fora depois) pode ser trocado por outro mais baratinho? Dá pra encontrar guardanapos mais em conta? Dá pra encontrar forminhas mais baratas? Precisa de filmagem? Quando e quantas vezes na vida você verá essa filmagem? O que você pode fazer em casa?

No meu caso, eu e meu noivo escolhemos como prioridade a comida, a música e a fotografia. E mesmo assim não pegamos nada caro, existem muitas coisas por aí com precinhos bacanas e de qualidade. Colocamos na cabeça que os convidados lembram mesmo é da comida, da bebida e da animação da festa. Sempre que eu vejo algo bacana pro casamento eu penso: eu preciso disso mesmo? Os convidados vão lembrar disso? Fará diferença pra nós? A filmagem mesmo é algo totalmente dispensável para nós, então não pensei duas vezes na hora de cortar.

4º Invista em DIY.

Algumas coisas realmente valem a pena fazer em casa, mas outras já não vale. Pesquise bastante antes de decidir, pois muitas vezes você compra no atacado e sai mais barato. Sabe aquelas garrafas de vinho/cerveja, dá pra pintar e fazer parte da decoração. Um porta retrato bonito que tem na sua casa também, vasinhos de vidro, espelho... Dá pra comprar e pintar as caixas dos padrinhos em casa, não precisa gastar horrores com presente pra eles, só o pedido pra fazer parte desse momento já os deixarão mega felizes.

Também é possível fazer os próprios convites em sites de edição gratuitos, eu mesma fiz tudo no Canva e não paguei 1 centavo (convite dos padrinhos e da demoiselles, manual, convite do casamento, convite individual, menu, save the date...). Fui procurando imagens de flores em formato png gratuito na internet e montei do meu jeito.

Convite padrinhosDica de noiva da Mayara: Orçamento do casamento 3

5º Chore desconto, SEMPRE.

Não tenha vergonha de pedir desconto, peça mesmo! Ninguém vai pagar seus boletos, só quem sente essa dor é você, então lute pelo que é melhor para o seu bolso. Não se engane: o fornecedor não está nem aí se você vai ficar endividada, ele cobra o que é melhor para ele. E ele não aceitará o desconto se ficar no prejuízo, então relaxa.

6º Pare de ouvir a opinião dos outros

A única opinião que você tem que levar em consideração mesmo é a do seu parceiro, de verdade. Seeeeeempre terá aquela pessoa pra dar pitaco em tudo, na decoração, nas cores, no local, nos fornecedores. Eu sei que muita gente dá sugestões querendo ajudar mesmo, mas você não é obrigada a segui-las.

7º Não fale do casamento para muita gente

Quanto menos pessoas você comentar sobre os preparativos, menos opiniões indesejadas você receberá. E outra: se você comenta sobre seu casamento com alguém, essa pessoa já pensa que será convidada, e nem sempre é assim, né, ainda mais com uma lista pequena.

8º Fique firme no seu orçamento

Vai dar uma vontadinha de aumentar o orçamento pra colocar aquele arco de flores maravilhoooooso que você viu? Ou aquela cabine de fotos super bacana? Claro que vai! Mas calma, foca no orçamento! Esse item é tão importante assim? (sempre se faça essa pergunta).

tenor.gif


9º Não compare o seu casamento com o alheio

Um dos piores erros que eu fazia era comparar meu casamento com outros que eu via na internet. É um aprendizado diário, eu preciso me controlar todos os dias. Cada casamento é único e eu tenho certeza de que o seu será lindo. O que faz um evento desses ser lindo e inesquecível não é a decoração impecável ou aquele local lindo de morrer, e sim a energia do ambiente, o amor de vocês que transborda, a alegria no rosto de cada um.

10º Tenha em mente que a festa é só um dia, mas o casamento é para a vida toda

Não vale a pena brigar com o seu amor por um dia de festa. Eu sei que é um dia muito especial, mas o seu casamento é mais especial ainda. Também não vale a pena fazer um festão e se afogar em dívidas e mal ter dinheiro pra se sustentar depois ou pra comprar os móveis da casa. Não foi fácil abrir mão do meu sonho de ter uma festa grande, confesso, mas estou muito feliz com o que estamos construindo juntos e não me arrependo da escolha que fiz.

Quem realmente se importa com vocês estará presente e adorará a festa, independentemente de ser um festão ou uma recepção simples na sua casa. Aliás, as pessoas costumam se sentir mais acolhidas quando a festa é para poucos. Faça questão apenas das pessoas essenciais. Para aquelas que não serão chamadas, você pode fazer até um cartão explicando tudo: vamos nos casar dia X, mas, infelizmente, não poderemos chamar todas as pessoas especiais para nós. Mas saibam que nossa casa está aberta para recebê-los com todo amor e carinho, etc.

É isso, espero que tenha ajudado! Beijinhos.

tenor.gif



93 Respostas

Última atividade por Lorrane, dia 10 de Novembro de 2020 às 21:23
  • L
    Noiva Constante Maio 2026 Bahia
    Lorrane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiii que texto maravilhoso ,lie com minha parceira e ajudou muito ,a primeira coisa que pensamos foi o convite :"Boa idéia ,vamos fazer.!" kkkk
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou me casar só em 2021 e no momento estamos preparando a documentação pra construir a casa, então não estamos vendo ainda sobre o casamento, mas de uma coisa eu sei, isso ajudou muuuuuuito
    • Responder
  • Marina
    Noiva Principiante Novembro 2021 Paraná
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o planejamento pois estou sem rumo kkkk para o meu apesar de estar longe
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!!!

    • Responder
  • Melina
    Noiva Principiante Julho 2022 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mayara, eu tava sem o pc e não dava pra pegar o link.

    É esse aqui ó: https://www.zettaconhecimento.com/planilhas

    Lá em baixo, tem "Planejando meu Casamento"

    É só clicar e seguir as informações, como disse tem o vídeo que explica como baixar e usar.

    Precisa habilitar a função macro do Excel, mas não tem problema. Eu achei que era perigoso, mas meu namorado mexe com ti e disse q não tem problemas.

    Dá pra centralizar tudo lá!!


    P.s: eu achei essa planilha esse ano na internet, qdo mandei pra minha amiga q casou ela qse me bateu pq n mandei pra ela, pq enlouqueceu fazendo uma hahha

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótima dica, obrigada! Vou pesquisar agora mesmo Smiley smile)
    • Responder
  • Melina
    Noiva Principiante Julho 2022 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É complicado mesmo, eu não tô noiva ainda, mas tô pesquisando as coisas.
    Como sou formada em Eventos e já organizei casamentos, sei como são as coisas.
    Uma dica pras noivas: tem um site chamado Zetta q fez uma planilha de casamentos em conjunto com uma empresa de organização, ela é fantástica!! Tem lista de convidados, orçamento, check list e etc, tudo detalhado, ela é gratuita pra baixar e uma das páginas ela te dá o resumo de tudo, quantidade de convidados, valor gasto já e etc.Pra quem quiser, pesquise no google: "planilha de casamento Zetta e organizando meu casamento" Ah, lá tem um vídeo explicando como usar a planilha tbm.Vale muito a pena!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Sei bem como a gente fica perdida, sem saber por onde começar. Mas aos poucos vc vai ficar especialista no assunto hahaha
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal! Se tiver umas dicas pra me dar, fique a vontade hahaha
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Novembro 2020 Pernambuco
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas super valiosas. Principalmente para noivinhas iniciantes, assim como eu, que ficam extremamente perdidas no começo! Amei Smiley heart

    • Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá< Mayara!!! Adorei suas dicas! Maravilhosas!!!

    Meu casamento também foi um Miniwedding e foi a melhor escolha que fizemos Smiley smile


    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Junho 2021 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza! Obrigada pelas dicas!!!! 😊
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada, noivinha Smiley smile

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada!!! Smiley smile

    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta Novembro 2021 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoreiiiiiii as dicas noivinhas. obrigada!

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas maravilhosaaaaas!!!!! Muito obrigada noivinha Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagina, noivinha Smiley smile

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu sei que é bem difícil não ouvir os palpites dos parentes, principalmente dos pais. Mas, a não ser que eles ajudem financeiramente, vc e seu noivo precisam fazer um casamento dentro do orçamento de vcs. Seus pais com certeza vão entender. O que mais importa é a união de vcs. Pode ser uma opção tbm vcs casarem no civil sem festa e depois fazerem uma festa no salão de festas do prédio, ou na casa de algum parente. Não precisa ser algo rebuscado para ser inesquecível Smiley smile


    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acabei de olhar o seu debate, noivinha. Ficou ótimo, parabéns!!

    • Responder
  • Alice
    Noiva Constante Janeiro 2021 Rio Grande do Norte
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas dicas! Estou fazendo o mesmo em relação a planilhas. Ajuda muuuito!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Junho 2021 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeeei!!!!
    Estou noiva há apenas dez dias, mas já estou enlouquecendo com os primeiros dilemas... orçamento apertado, palpites (milhões de palpites!) dos pais, noites sem dormir, pensando se vai dar pra fazer a festa ou vou ter que abrir mão do meu sonho!
    Muito obrigada por compartilhar todas essas dicas e, especialmente, pelas planilhas!!!
    • Responder
  • Marcellen
    Noiva Master Abril 2021 Rio de Janeiro
    Marcellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada 😘
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu debate noivinha!!!

    Muitas dicas úteis, adorei

    Dá uma olhadinha no meu também!

    Dica da noiva Adrieli: Orçamento de casamento

    Bjsss


    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada, noivinha! Que bom que gostou.

    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Janeiro 2024 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas excelentes dicas👏👏😍
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Brigadinha Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, que bom que gostou Smiley smile

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Smiley love

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!!! Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, noivinha Smiley smile

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo! Fico feliz em ajudar. Eu quase não tive ajuda de ninguém e sei como faz falta

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Haha que bom que gostou! Smiley laugh

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas