Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Master Março 2054 São Paulo

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças!

Paula, dia 12 de Julho de 2017 às 08:16 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 52

BBom, todo o planejamento de um casamento tem que começar por algum lugar... No caso, iniciamos a busca por um buffet (espaço) que nos agradasse, desde que fosse próximo a uma igreja, pois tanto eu, quanto meu marido, queríamos casar na igreja, esse era nosso sonho!E olha, posso dizer que bati muita perna por aí! Como somos da zona leste de São Paulo, acho que o maior sentido seria casar na mesma região.

Nada contra, mas não vejo sentido em morar na leste e casar na sul, ao meu ver dificulta tudo. É longe, pega trânsito, e a maioria dos seus convidados provavelmente é da mesma região que você, ou seja, ninguém vai entender nada. Rs Exceto em casos de casar em sítio ou chácaras, onde a cerimônia e festa são realizados no mesmo local, aí sim tem um propósito.Pois bem... Assim comecei a busca frenética pelas igrejas.

O ponto principal era que nós já havíamos escolhido o buffet, que fica localizado na região da Penha. Então não queríamos ir pra muito longe disso, então estávamos dispostos a casar talvez na Mooca, Tatuapé, Belém, até mesmo no Ipiranga. Das que eu procurei, vi as seguintes igrejas: São Carlos Borromeu, São José do Belém, Cristo Rei, Regina Mundi e São José do Ipiranga.

O problema era: quando encontrávamos uma boa localização, era caro demais. Quando o preço agradava, era burocrático demais ou não tinha o horario e dia que queríamos, ou quando o preço era bom e não era tão burocrático, era longe demais. Fora que todas elas (exceto a São Carlos Borromeu) tinham que pagar a decoração a parte (aliás, o que é o mais comum). Então fora os valores que sempre terminavam em "il" reais, ainda teríamos o custo de decoração, música e etc.

Até que um dia nos falaram do Santuário Eucaristico Nossa Senhora da Penha. Uma igreja pequenininha bem no centro da Penha, aconchegante e estilo barroca! Tudo que nós queríamos! Corri lá para ver do que se tratava e me APAIXONEI! Pensei comigo mesma "é aqui!". Na primeira oportunidade levei meu marido para ver (na época era noivo), e ele também amou! E ela era perfeita por vários motivos: era próxima ao buffet (3min de distancia), o valor incluía a decoração (pagamos R$ 2.500,00), e ainda tinha um significado sentimental para o noivo, pois descobrimos que o avô falecido que ele mais amava, havia casado ali! Fora algumas tias da família. Ou seja, perfeito!

Todo o trâmite de papéis foi tranquilo, curso de noivos também bem sossegado, decoração já estava inclusa então não tive preocupações quanto a isso, e ainda ficamos LIVRES para escolher QUALQUER fornecedor de foto e vídeo, e a orquestra também, assim como poderíamos tocar QUALQUER música que quiséssemos! Acho o fim do mundo quando as igrejas impõe um roteiro específicos de música (ainda mais quando são apenas religiosas) ou quando impõe fornecedores específicos! Isso só gera mais custos e aborrecimentos.

Pudemos escolher tudo livremente... então montamos o cortejo da seguinte maneira:

Entrada dos padrinhos
Entrada da mãe da noiva e pai do noivo
Entrada do noivo
Entrada dos pagens
Entrada da noiva
Entrada das alianças
Bênçãos das alianças
Assinatura
Cumprimentos
Saída padrinhos, pais e pagens
Saída dos noivos

Meu marido escolheu deixar os padrinhos entrarem primeiro para ele não ficar sozinho no altar desde o início, mas se forem livres para escolher a ordem, vocês podem inverter.

E eu diria que uma das coisas MAIS lindas que pudemos fazer, foi ter escolhido minha avó para entrar com as alianças! Foi lindo, emocionante e CHEIO de amor! Não poderíamos ter feito escolha mais certa! Todos amaram, e ela parecia uma princesa entrando! Nao fizemos por ser moda, nem nada disso, fizemos porque ela era a pessoa certa para isso, foi perfeito! Foi um momento de encher o coração de felicidade e muito, muito amor para nós!

Para as noivinhas que procuram por igrejas, acho que vale a pena pesquisar bastante e aliar a localização do buffet com a da igreja. Pra mim isso foi crucial, pois casamos em uma sexta-feira e seria impossível fazer nossos convidados cruzarem a cidade de um ponto ao outro. Outra dica que eu daria, seria para que vocês se atentassem muito as burocracias que a igreja impõe. Sei que existem regras, mas cuidado para não ficarem presas as regras que não se encaixem no que vocês querem, pois o casamento tem que ser a cara de vocês!

E se vocês têm alguém que amam muito, não importa se é vó, vô, tio, tia, primo, sobrinho, irmao, novo, velho, criança ou adulto... se o coração de vocês disser que essa pessoa significa muito e vocês sentirem a vontade de compartilhar esse momento com a pessoa, façam! Sei que pode parecer bobagem, mas é um momento que vai ficar gravado pra sempre em nossas vidas, e nada melhor do que ele ser dividido com aqueles que realmente amamos! Não liguem se "não está na moda", ou se "você nunca viu ninguém fazer" , ou se "é diferente". O que importa é o que vem do coração!

Bjs!!!

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 1

Entrada noivoEntrada noivo

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 2

Entrada pagensEntrada pagens

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 4Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 5Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 7Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 8

Vovó entrando com as aliançasVovó entrando com as aliançasVovó entrando com as aliançasVovó entrando com as alianças

Saida pagensSaida pagens


52 Respostas

Última atividade por Mirths, dia 8 de Março de 2019 às 10:27
  • Mirths
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amo igrejas antigas, e o meu sonho será realizado no dia 13/06/2020 no santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha.

    Fui atendida pela secretaria paroquial Fernanda que é um amor de pessoa, muito atenciosa e prestativa, esclareceu todas as nossa duvidas.

    o valor da cerimonia é 3,100 já com a decoração inclusa que por sinal e lindíssima!


    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois me conta se deu certo, Camila! A Moóca fica perto até da Penha, acho que rola... eu tinha visto a Regina Mundi no Tatuapé mas eles n realizavam mais casamentos às sextas. Olha, vc chegou a pesquisar a paróquia Cristo Rei? Tenho uma parente que casou lá, e me parece q realizam às sextas. Fica no Tatuapé tbm se não me engano!
    • Responder
  • Camila
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela resposta!!
    Minha duvida era entra a do Belém e a da Penha que você casou..

    Minha recepção será na mooca... procurei as mesmas regioes de igreja que você.... tbm será em uma sexta para 200 convidados... rssss
    E assim como, tb nao qro uma igreja muito grande! Ameiiiii mto suas fotos! Parabens!!!
    Hj mesmo vou passar lá na velha igreja da penha para visitar....

    Quando fui na do belem, me disseram que fazem apenas um casamento por sexta, as 21:00..... ate abri um debate aqui, porque fiquei com medo de pagar toda a decoracao sozinha...

    Seu relato me ajudou bastante!! Muiti obrigada

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Camila!!! Tudo bom? Ah que bom que tenho ajudado! Rsrs quando eu estava pra casar sempre procurava debates que me dessem um
    “norte” e tentei fazer assim com os meus ! Rs Smiley heart

    Com relação ao efeito civil, depende dos noivos. A igreja dava a opção de fazer com efeito civil, mas nós que teríamos que correr com toooooda documentação de um lado pra outro para que isso acontecesse, e acredite, tinha tantas coisas a resolver q eu não quis mais essa responsabilidade! Entao optamos por casar 1 semana antes no civil e depois realizar o religioso. Mas se vc estiver disposta a correr de cartório pra igreja e igreja pra cartório, vc pode fazer os 2 em 1.

    Ja sobre as flores eles são taxativos: não pode jogar absolutamente nada. Nem flores, nem arroz, nem nada que demande de alguém para limpar depois. Então eu optei pelos balões na saída, e adorei! Mas olha, a maioria das igrejas em São Paulo tem essa regra com relação a jogar algo.

    Eu fui a São José do Belém, e ela custava o mesmo valor quando procurei, e no início me interessei bastante! Só que nos casamos em uma sexta, então eu corria o risco de não ter outros casamentos no mesmo dia, e aí teria q arcar com a decoração toda da igreja sozinha. Além da igreja ser bem grande, e isso me fez pensar que meus convidados poderiam ficar “perdidos” lá dentro, daria aquela sensação de vazio, mesmo tendo 200 pessoas. Aí quando achei a da Penha, já com a decoração inclusa independente se haveriam outros casamentos no mesmo dia ou não (e não teve), nao pensei 2x! Rs

    Acho q vc deve avaliar todo o conjunto, avaliar distância, preço, data, decoração, e tbm uma igreja que te toque, pq casar em algum lugar apenas por casar tbm acho q n vale a pena. Rs mas vai dar certo, vc vai ver! Vc comentou q esta em duvida entre a do Belém e outra, qual seria?
    • Responder
  • Camila
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah.... tbm vi a São José do Belem....
    Estou em duvida entre as duas...
    Na do belem me cobraram $1.100 sem decoracao...

    Estou muito indecisa...
    • Responder
  • Camila
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Paula, mto bom os seus debates!!!
    Acho que li todos! Rs...

    Fiquei apenas com uma duvida...
    Nessa igreja os casamentos tem efeitk civi?
    Ele permitem jogar flores?

    Parabens pelo casório!!!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz Yasmin!!! Smiley kiss Smiley kiss Smiley kiss

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou Fabiane! Eu tbm acho emocionante! Smiley love

    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas!! Ameii !

    • Responder
  • Neide
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara Paula! Estou esperando fechar a igreja para depois fechar outros detalhes.
    • Responder
  • Fabiane
    Super Noiva Setembro 2018 Bahia
    Fabiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei suas dicas Paula e que igreja maravilhosa é essa? Acho lindo quando os avós entram Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 💕💕💕😍
    • Responder
  • R
    Super Noiva Julho 2023 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um 4° fato é que eu também não sou católica, sou batizada mas não sigo a religião. Enfim, são muitos motivos, mas acredito que mesmo casando no local da recepção vai ser lindo. ❤️ mas suas dicas são muito boa ❤️
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sou suspeita pra dizer, mas acho essa igreja incrível! 😍 E eu faria o mesmo que vcs, escolheria um meio termo entre as cidades mas permaneceria na mesma região! Eu não sou de reclamar de casamentos, afinal cada casal faz aquilo que quer e que o bolso permite, mas às vezes ter que "viajar" impede que alguns convidados mais preguiçosos não compareçam.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você tem pontos realmente fortes para mudar de ideia... primeiro que o noivo tbm tem q concordar com as escolhas né, e ele não querer casar na igreja já é um fator bem determinante.Segundo que realmente as igrejas são bem caras... eu quase desisti tbm em função dos valores, e infelizmente hj isso virou um comércio para eles. E terceiro que acho muuuuuito difícil que uma igreja permita que sua cachorrinha participe da cerimônia. Mas casamentos no buffet estão cada vez mais em alta por conta desses diversos fatores mesmo!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mayara!!! Acho lindoooooo as vovós entrarem!!! Emocionante!! Tenho ctz que sua sogra irá se emocionar!!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Neide! ❤️ Mas se serve de consolo, mesmo eu morando próximo a essa igreja não sabia que celebrava casamentos, e andei bastante até achar! Tenho ctz que logo você encontra a sua! Ainda mais de férias, vai ter bastante tempo pra pesquisar e visitar! Smiley smile
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Stela!!! Smiley love
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui a um casamento nessa igreja! Um dos mais lindos que já fui... Amei suas dicas! E super concordo com essa de casar na mesma região dos noivos, eu é meu noivo não moramos na mesma cidade, porém, ambos na região do ABC, então optamos em nos casar no meio rs mas na região do ABC... Parabéns, casadinha! Tudo maravilhoso
    • Responder
  • R
    Super Noiva Julho 2023 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que igreja linda ❤️ Eu Sempre sonhei em casar na igreja e meu noivo não, eu acho lindo e sempre me vi entrando de noiva na igreja, mas estou por abandonar esse sonho, razões1 Meu noivo não gosta da idéia 2 Algumas igrejas são bem caras 3 Quero que minha cachorra (Pérola) leve as alianças e não sei se a igreja vai permitir. Esses são alguns pontos que me fazem desistir da idéia.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maravilhoso!!! Felicidades!!
    A avó materna do meu noivo tbm vai entrar! Com a musica favorita da minha sogra . Sera surpresa
    • Responder
  • Neide
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Paula amei suas dicas. E o que dizer do seu casamento na igreja? Lindíssimo! A decoração linda, vc maravilhosa e a avó entrando com as alianças sensacional! Eu estou com muita dificuldade de encontrar a igreja certa justamente pelos pontos que vc indicou. Também prefiro uma igreja barroca, mas até o momento não encontrei nenhuma perto do salão, só longe. Mês que vem estarei de férias e espero conseguir finalmente fechar a igreja.
    • Responder
  • Stela
    Noiva VIP Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Stela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quee Linda noivinhaa Vc estava.
    • Responder
  • Valéria
    Noiva Ativa Junho 2018 São Paulo
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah tá, o meu vai ser no laços de amor
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, queria muito que pagassem alguns boletos viu. Porque eles não param de chegar hahahaha

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante Fevereiro 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que igreja linda, parabéns noivinha, seu casamento estava lindo, e muito obrigada pelas dicas !!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahaha muito obrigada gatona!!! Smiley laugh Fico feliz que esteja bacana, tento ser muito detalhista sempre! rs

    Olha, acho que se é algo que vc realmente quer, faça! Esse momento é seu e do seu noivo, então vocês devem fazer aquilo que VOCÊS quiserem! Alias, se conselho fosse bom, pagaria alguns boletos de fornecedores! kkkkkkk

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Paula, sou sua fã (já falei né?)! Seus debates são maravilhosos assim como foi o seu casamento. E eu concordo 100% com o que você disse.

    Eu não vou me casar na igreja, farei tudo em um sítio/chácara (não sei qual a diferença rs) mas concordo com a questão burocrática. Sempre vejo debates aqui de outras noivas falando e/ou reclamando disso.

    Quanto a entrada da sua avó: EU AMEI! Dá pra notar o quanto ela está emocionada e feliz com isso.

    Eu bati o pé e disse que quem vai levar as minhas alianças será o meu sobrinho, como segurança, e o meu cachorro. Ouvi milhões de críticas e sabe o que eu fiz? isso mesmo, ignorei. Porque isso era a única coisa que falei que não abriria mão.

    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mandei lá!!! Smiley laugh

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Islaine!! Smiley shame
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amigaaaa, tava procurando mesmo por vc!!! O maridão me deu um céu novo e não consegui sincronizar com o antigo... e nessa perdi vários contatos, inclusive vc! Rs me manda uma msgm pra eu gravar seu número de novo! Smiley smile
    • Responder
  • Islaine
    Super Noiva Dezembro 2017 Paraíba
    Islaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei parabéns
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas