BBom, todo o planejamento de um casamento tem que começar por algum lugar... No caso, iniciamos a busca por um buffet (espaço) que nos agradasse, desde que fosse próximo a uma igreja, pois tanto eu, quanto meu marido, queríamos casar na igreja, esse era nosso sonho!E olha, posso dizer que bati muita perna por aí! Como somos da zona leste de São Paulo, acho que o maior sentido seria casar na mesma região.
Nada contra, mas não vejo sentido em morar na leste e casar na sul, ao meu ver dificulta tudo. É longe, pega trânsito, e a maioria dos seus convidados provavelmente é da mesma região que você, ou seja, ninguém vai entender nada. Rs Exceto em casos de casar em sítio ou chácaras, onde a cerimônia e festa são realizados no mesmo local, aí sim tem um propósito.Pois bem... Assim comecei a busca frenética pelas igrejas.
O ponto principal era que nós já havíamos escolhido o buffet, que fica localizado na região da Penha. Então não queríamos ir pra muito longe disso, então estávamos dispostos a casar talvez na Mooca, Tatuapé, Belém, até mesmo no Ipiranga. Das que eu procurei, vi as seguintes igrejas: São Carlos Borromeu, São José do Belém, Cristo Rei, Regina Mundi e São José do Ipiranga.
O problema era: quando encontrávamos uma boa localização, era caro demais. Quando o preço agradava, era burocrático demais ou não tinha o horario e dia que queríamos, ou quando o preço era bom e não era tão burocrático, era longe demais. Fora que todas elas (exceto a São Carlos Borromeu) tinham que pagar a decoração a parte (aliás, o que é o mais comum). Então fora os valores que sempre terminavam em "il" reais, ainda teríamos o custo de decoração, música e etc.
Até que um dia nos falaram do Santuário Eucaristico Nossa Senhora da Penha. Uma igreja pequenininha bem no centro da Penha, aconchegante e estilo barroca! Tudo que nós queríamos! Corri lá para ver do que se tratava e me APAIXONEI! Pensei comigo mesma "é aqui!". Na primeira oportunidade levei meu marido para ver (na época era noivo), e ele também amou! E ela era perfeita por vários motivos: era próxima ao buffet (3min de distancia), o valor incluía a decoração (pagamos R$ 2.500,00), e ainda tinha um significado sentimental para o noivo, pois descobrimos que o avô falecido que ele mais amava, havia casado ali! Fora algumas tias da família. Ou seja, perfeito!
Todo o trâmite de papéis foi tranquilo, curso de noivos também bem sossegado, decoração já estava inclusa então não tive preocupações quanto a isso, e ainda ficamos LIVRES para escolher QUALQUER fornecedor de foto e vídeo, e a orquestra também, assim como poderíamos tocar QUALQUER música que quiséssemos! Acho o fim do mundo quando as igrejas impõe um roteiro específicos de música (ainda mais quando são apenas religiosas) ou quando impõe fornecedores específicos! Isso só gera mais custos e aborrecimentos.
Pudemos escolher tudo livremente... então montamos o cortejo da seguinte maneira:
Entrada dos padrinhos
Entrada da mãe da noiva e pai do noivo
Entrada do noivo
Entrada dos pagens
Entrada da noiva
Entrada das alianças
Bênçãos das alianças
Assinatura
Cumprimentos
Saída padrinhos, pais e pagens
Saída dos noivos
Meu marido escolheu deixar os padrinhos entrarem primeiro para ele não ficar sozinho no altar desde o início, mas se forem livres para escolher a ordem, vocês podem inverter.
E eu diria que uma das coisas MAIS lindas que pudemos fazer, foi ter escolhido minha avó para entrar com as alianças! Foi lindo, emocionante e CHEIO de amor! Não poderíamos ter feito escolha mais certa! Todos amaram, e ela parecia uma princesa entrando! Nao fizemos por ser moda, nem nada disso, fizemos porque ela era a pessoa certa para isso, foi perfeito! Foi um momento de encher o coração de felicidade e muito, muito amor para nós!
Para as noivinhas que procuram por igrejas, acho que vale a pena pesquisar bastante e aliar a localização do buffet com a da igreja. Pra mim isso foi crucial, pois casamos em uma sexta-feira e seria impossível fazer nossos convidados cruzarem a cidade de um ponto ao outro. Outra dica que eu daria, seria para que vocês se atentassem muito as burocracias que a igreja impõe. Sei que existem regras, mas cuidado para não ficarem presas as regras que não se encaixem no que vocês querem, pois o casamento tem que ser a cara de vocês!
E se vocês têm alguém que amam muito, não importa se é vó, vô, tio, tia, primo, sobrinho, irmao, novo, velho, criança ou adulto... se o coração de vocês disser que essa pessoa significa muito e vocês sentirem a vontade de compartilhar esse momento com a pessoa, façam! Sei que pode parecer bobagem, mas é um momento que vai ficar gravado pra sempre em nossas vidas, e nada melhor do que ele ser dividido com aqueles que realmente amamos! Não liguem se "não está na moda", ou se "você nunca viu ninguém fazer" , ou se "é diferente". O que importa é o que vem do coração!
Bjs!!!
Entrada noivo
Entrada pagens
Vovó entrando com as aliançasVovó entrando com as alianças
Saida pagens