Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Master Março 2054 São Paulo

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças!

Paula, dia 12 de Julho de 2017 às 08:16

Publicado em Fórum Organizar um casamento 52

BBom, todo o planejamento de um casamento tem que começar por algum lugar... No caso, iniciamos a busca por um buffet (espaço) que nos agradasse, desde que fosse próximo a uma igreja, pois tanto eu, quanto meu marido, queríamos casar na igreja, esse era nosso sonho!E olha, posso dizer que bati...

BBom, todo o planejamento de um casamento tem que começar por algum lugar... No caso, iniciamos a busca por um buffet (espaço) que nos agradasse, desde que fosse próximo a uma igreja, pois tanto eu, quanto meu marido, queríamos casar na igreja, esse era nosso sonho!E olha, posso dizer que bati muita perna por aí! Como somos da zona leste de São Paulo, acho que o maior sentido seria casar na mesma região.

Nada contra, mas não vejo sentido em morar na leste e casar na sul, ao meu ver dificulta tudo. É longe, pega trânsito, e a maioria dos seus convidados provavelmente é da mesma região que você, ou seja, ninguém vai entender nada. Rs Exceto em casos de casar em sítio ou chácaras, onde a cerimônia e festa são realizados no mesmo local, aí sim tem um propósito.Pois bem... Assim comecei a busca frenética pelas igrejas.

O ponto principal era que nós já havíamos escolhido o buffet, que fica localizado na região da Penha. Então não queríamos ir pra muito longe disso, então estávamos dispostos a casar talvez na Mooca, Tatuapé, Belém, até mesmo no Ipiranga. Das que eu procurei, vi as seguintes igrejas: São Carlos Borromeu, São José do Belém, Cristo Rei, Regina Mundi e São José do Ipiranga.

O problema era: quando encontrávamos uma boa localização, era caro demais. Quando o preço agradava, era burocrático demais ou não tinha o horario e dia que queríamos, ou quando o preço era bom e não era tão burocrático, era longe demais. Fora que todas elas (exceto a São Carlos Borromeu) tinham que pagar a decoração a parte (aliás, o que é o mais comum). Então fora os valores que sempre terminavam em "il" reais, ainda teríamos o custo de decoração, música e etc.

Até que um dia nos falaram do Santuário Eucaristico Nossa Senhora da Penha. Uma igreja pequenininha bem no centro da Penha, aconchegante e estilo barroca! Tudo que nós queríamos! Corri lá para ver do que se tratava e me APAIXONEI! Pensei comigo mesma "é aqui!". Na primeira oportunidade levei meu marido para ver (na época era noivo), e ele também amou! E ela era perfeita por vários motivos: era próxima ao buffet (3min de distancia), o valor incluía a decoração (pagamos R$ 2.500,00), e ainda tinha um significado sentimental para o noivo, pois descobrimos que o avô falecido que ele mais amava, havia casado ali! Fora algumas tias da família. Ou seja, perfeito!

Todo o trâmite de papéis foi tranquilo, curso de noivos também bem sossegado, decoração já estava inclusa então não tive preocupações quanto a isso, e ainda ficamos LIVRES para escolher QUALQUER fornecedor de foto e vídeo, e a orquestra também, assim como poderíamos tocar QUALQUER música que quiséssemos! Acho o fim do mundo quando as igrejas impõe um roteiro específicos de música (ainda mais quando são apenas religiosas) ou quando impõe fornecedores específicos! Isso só gera mais custos e aborrecimentos.

Pudemos escolher tudo livremente... então montamos o cortejo da seguinte maneira:

Entrada dos padrinhos
Entrada da mãe da noiva e pai do noivo
Entrada do noivo
Entrada dos pagens
Entrada da noiva
Entrada das alianças
Bênçãos das alianças
Assinatura
Cumprimentos
Saída padrinhos, pais e pagens
Saída dos noivos

Meu marido escolheu deixar os padrinhos entrarem primeiro para ele não ficar sozinho no altar desde o início, mas se forem livres para escolher a ordem, vocês podem inverter.

E eu diria que uma das coisas MAIS lindas que pudemos fazer, foi ter escolhido minha avó para entrar com as alianças! Foi lindo, emocionante e CHEIO de amor! Não poderíamos ter feito escolha mais certa! Todos amaram, e ela parecia uma princesa entrando! Nao fizemos por ser moda, nem nada disso, fizemos porque ela era a pessoa certa para isso, foi perfeito! Foi um momento de encher o coração de felicidade e muito, muito amor para nós!

Para as noivinhas que procuram por igrejas, acho que vale a pena pesquisar bastante e aliar a localização do buffet com a da igreja. Pra mim isso foi crucial, pois casamos em uma sexta-feira e seria impossível fazer nossos convidados cruzarem a cidade de um ponto ao outro. Outra dica que eu daria, seria para que vocês se atentassem muito as burocracias que a igreja impõe. Sei que existem regras, mas cuidado para não ficarem presas as regras que não se encaixem no que vocês querem, pois o casamento tem que ser a cara de vocês!

E se vocês têm alguém que amam muito, não importa se é vó, vô, tio, tia, primo, sobrinho, irmao, novo, velho, criança ou adulto... se o coração de vocês disser que essa pessoa significa muito e vocês sentirem a vontade de compartilhar esse momento com a pessoa, façam! Sei que pode parecer bobagem, mas é um momento que vai ficar gravado pra sempre em nossas vidas, e nada melhor do que ele ser dividido com aqueles que realmente amamos! Não liguem se "não está na moda", ou se "você nunca viu ninguém fazer" , ou se "é diferente". O que importa é o que vem do coração!

Bjs!!!

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 1

Entrada noivoEntrada noivo

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 2

Entrada pagensEntrada pagens

Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 4Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 5Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 7Dicas de uma casadinha: igreja, ordem do cortejo e entrada das alianças! - 8

Vovó entrando com as aliançasVovó entrando com as aliançasVovó entrando com as aliançasVovó entrando com as alianças

Saida pagensSaida pagens

52 Respostas

• Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindaaaaaaaa, maravilhosa!!!! Parabéns amigaaaa! Smiley smile

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com ctz!!! Cidade vazia, sem fluxo nem trânsito! Smiley laugh
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, é muito provável que sejam justamente os meus viu! Kkkkk não pedi pra recolher não, alias nem lembrei da existência deles! Engraçado que a gente corre pra fazer esses mínimos detalhes mas pelo menos eu no dia nem liguei pra isso, tanto que nem pedi pra levar embora! Rs Tenho certeza que vc terá uma festa incrível, lá eles são sensacionais!
    • Responder
  • Laudimarcia
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Laudimarcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ontem lembrei de um post seu...heheheTb vou casar no Evian. Ontem fui fazer a degustação do meu prato e os porta guardanapos que estavam na mesa eram os que vc postou aqui na comunidade um tempo atras...rsrs
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais que final de semana, me caso em um feriado rsrs. Então, ajuda né rs
    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mais ou menos assim que eu penso também. Nunca desejei que o noivo entrasse primeiro.
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é esquisito não Michele, na verdade é bem utilizado. Quando os padrinhos entram primeiro, o noivo é "recebido" por eles no altar. Se o noivo entra primeiro, aí os padrinhos que são "recebidos" pelo noivo. O meu marido não quis ficar lá sozinho, então preferiu a primeira opção, e é bem comum, já vi em vários casamentos! Smiley smile
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se acredita que a igreja onde casamos não vetava nem hino de futebol? Rsrs claro que desde que fosse apenas instrumental (como foi nosso caso). Meu noivo até cogitou a ideia, ele é Corinthiano roxo, mas percebeu que não tinha nada a ver com o momento. Sim, tem lugares da zl q ficam bem perto de são Caetano, a Mooca mesmo é um desses bairros! Boa sorte pra vcs!!! Smiley smile bjs!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é tranquilo 20 min Fernanda, eu iria! Rs ainda mais se for de final de semana, tranquilo!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa festa foi no Buffet Evian! Smiley laugh
    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Paula. Seu debate me ajudou bastante, pois eu estou pensando em colocar a entrada dos padrinhos primeiro também e estava com medo de ficar um pouco estranho. .Eu não irei casar na igreja, mas acho que as dicas que você deu foram muito úteis. Já fui em casamentos onde o buffet era muito longe da igreja e confesso que foi um tédio! A igreja que você casou é extremamente linda. Parabéns 👏👏
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo lindo e você estava linda, moro na zona leste, mas por eu conhecer o pároco e por ser menos burocracia e muuuuito prestativos , sem restrições de músicas(claro que tem, não vai entrar com hino do Palmeiras como disse a moça do curso de noivos ) mas do mais estou amando a igreja e São Caetano do Sul é a 20 minutos no máximo e o salão fica a 5 minutos. Estou apaixonada.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que post útil, noivinha. Também estou na saga de igreja-salão. Infelizmente, a igreja que é perto do meu salão não tem a data. Então, vou casar na minha mesmo, que dá uns 20 minutos do local. Será que é demais?
    • Responder
  • Valéria
    Noiva Ativa Junho 2018 São Paulo
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo seu poste, não vou casar na igreja, mais meu salão será na penha, em qual vc casou?
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza, tem gente que até desisti de ir quando percebe que a festa é muito longe da cerimonia!! Obrigada gatona! Smiley smile

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!! Que bom que ajudei! Smiley smile bjs

• Responder
  • Suany
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Suany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vou me casar na igreja e também não sou católica mas achei o seu post muito importante pra quem procura essa modalidade, quando é muito distante do buffet pode pegar transito e muitas vezes tem pessoas que não têm carro e fica complicado pagar uber/taxi para um lugar muito longe. Lindo casório viu ♥

• Responder
  • Bruna Rocha
    Super Noiva Janeiro 2018 Paraná
    Bruna Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que sonho, foi tudo muito lindo, parabéns! !Vc estava linda e radiante... ótimas dicas,obrigada
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico feliz que gostou! Smiley smile bjs!!!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Setembro 2018 Santa Catarina
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Coisa mais linda! Agradeço as dicas !

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas