Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Dicas de uma recém casada #parte1

Keytellyn, dia 9 de Julho de 2020 às 16:41

Publicado em Fórum Vida de casal 94

Olaaaaaaaaaaaaa comunidade maravilhosa! Tudo bem por aí? A Geovana acabou de postar um debate pedindo ajuda das casadinhas ou das meninas que já moram junto, em relação a custos, e pensando nisso vim aqui dar compartilhar algumas dicas para quem ainda não casou, e claro, pedir dicas para as meninas...

Olaaaaaaaaaaaaa comunidade maravilhosa!

Tudo bem por aí?

A Geovana acabou de postar um debate pedindo ajuda das casadinhas ou das meninas que já moram junto, em relação a custos, e pensando nisso vim aqui dar compartilhar algumas dicas para quem ainda não casou, e claro, pedir dicas para as meninas que já tem experiências!

Então vamos lá?


Dica n° 1: Montem um fundo de garantia/reserva de emergência!

Como o próprio nome indica, nada mais é do que aquele montante de dinheiro que precisamos ter à mão em um momento emergencial, como um acidente de carro, a perda de um emprego, alguma reforma inesperada em casa ou até mesmo um falecimento inesperado.

cfb_1791127.jpg


Qual o valor que devemos ter para isso?

Normalmente a reserva equivale a pelo menos 6 meses do seu sálario, podendo chegar a um ano.

Ex: se juntos vocês ganham R$ 3.000,00, então terão que ter no mínimo R$ 18.000,00.


Eu aconselho a deixar rendendo em alguma conta.

(Aqui, por exemplo, usamos o nubank, por render 100% CDI.)


Dica n° 2: Nunca, absolutamente NUNCA gastem mais do que ganham

cfb_1791131.jpg

Essa parece obvio, né?

Mas acreditem, muuitos casais gastam horrores com cartões de crédito e com compras desnecessárias, por não terem nem planejamento nem sabedoria financeira.

Então antes de decidirem juntar os panos de bunda, como diz minha mãe, planejem bem os gastos que terão!


Dica n° 3: Tenham uma planilha em mãos

cfb_1791129.jpg


Mas Keyte, eu odeio planilhas.

Aprenda a ama-las então!

Quem tem o costume sabe em como elas ajudam (e muito) no planejamento financeiro.

Sabe quando chega o final do mês e você se pergunta "mas onde foi parar o meu dinheiro?", com a planilha você saberá exatamente onde foi parar e poderá direcionar melhor em que áreas gasta mais ou menos.



Dica n° 4: Façam testes em mercados

cfb_1791133.jpg


Não estou louca não!

Vocês precisam testar a forma em que lidarão melhor com as compras e em qual economizarão mais!

Aqui por exemplo, testamos todos os mercados da cidade e também todos os jeitos: compras semanais, compras quinzenais e compras mensais.

Eu particularmente não indico ninguém a fazer compras semanais, porque é preciso muito auto controle. Já que você chega no mercado querendo comprar alho e arroz e leva para casa pão, farofa, iogurte, banana, etc.


Dica dentro da dica

Comprar carne em peças sai mais barato.

Você pode pegar uma peça de alcatra com maminha, por exemplo, que são carnes que nos possibilitam vários preparos e pode corta-la conforme preferir (bife, cubos, tiras, etc).

cfb_1791125.jpg

Mas eu não sei cortar carne, Keyte!

Youtube está aí para isso e lá tem muitos vídeos ensinando!



Dica dentro da dica 2

Separar as carnes e misturas em porções ajudam muuuito a controlar o gasto desnecessário!

cfb_1791123.jpg




Dica dentro da dica 3

Quando as compras envolvem produtos de limpeza, fica bem mais caro, então economizem mais nesse mês.

Eu por exemplo, sou a louca dos produtos de limpeza e toda vez tenho uma lista novas com produtos para testar!

Os meus queridinhos são: Lysoform, detergente de côco, vinagre de alcool (para tirar mal cheiro), bicabornato de sódio, e praticamente todos os procutos da linha pato kkkk

Alô pato, me nota aqui!


Dica n° 5: Aprendam a gastar

cfb_1791139.jpg


Todo mundo sabe gastar, não é mesmo?

se eu te desafiasse a gastar 5 mil reais em 2 dias, tenho certeza que isso seria fácil!

Mas gastar da forma certa é totalmente difererente!


Por exemplo:

Eu como recem casada tinha ar condicionado, forno, microondas, e várias outras coisas novas para usar e estava morrendo de vontade de colocar tudo na tomada e me fingir de louca quando a fatura da energia chegasse.

Mas eu fiz isso?

Não fiz!

Nós dois fomos testando aos poucos o que gastava mais, o que gastava menos, e chegamos a um consenso.

Sempre sabemos em média quanto iremos ter que pagar, conforme o consumo que tivemos durante o mês.

Não tem surpresa quando a fatura chega!


Dica n° 6: Esqueçam os cartões de créditos

cfb_1791137.jpg


Essa é dificil, né? O Brasileiro aaaama um cartãozinho, se puder faz até coleção.

Mas esse pode ser um vilão, e dos grandes se vocês não souberem usar a seu favor.

Então a não ser que seja realmente necessário, ou que não interfira no orçamento de vocês, deixe o cartãozinho juntando teia de aranha!


Dica n° 7: Conheçam o seu parceiro

cfb_1791141.jpg


Sabe aqueles papos chatos que a gente sempre deixa para depois? Tenham todos eles!


Quantos filhos você quer ter? Qual seu objetivo de vida? Como é sua relação com os pais? Quanto você gasta por mês? como funcionarão as divisões de tarefas?


Se conheçam para não casar com um desconhecido, ou com um(a) mala sem alça!


Por ultimo: Saibam aproveitar o momento

O primeiro ano de casados é o mais dificil sim, mas não é um monstro de 7 cabeças!

Muito pelo contrário! Passar todos os dias ao lado de quem amamos, dividindo tudo (alegria, tristeza, prazeres e contas) é uma delícia e são momentos que merecem serem vividos com leveza.

Sério, é tão gostoso se conhecer melhor, aprender a brigar melhor (isso existe sim), a conversar melhor.

O casamento não é um conto de fadas, mas é uma relação que precisa ser regada todos os dias com sabedoria, compreensão, confiança, amor, carinho, respeito e paciência!


Mais alguma dica para compartilhar? Se sim, pode deixar aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima!

94 Respostas

  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mônica, ótimo relato!

    E realmente o cartão de crédito pode ser usado se o casal tiver controle e um bom planejamento E isso realmente precisa de tempo e organização, não é da agua para o vinho!

    Que bom que vocês dois adquiriram essa sabedoria financeira, parabéns!

    • Responder
  • Mônica
    Noiva Constante Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah essas dicas são todas suuuper verdadeiras. Casei em novembro de 2019 e fizemos uma reserva (de 3 salários, pois foi o que conseguimos guardar em 2019 e economizamos mais 1 salário em 2020), temos uma planilha que já usamos há anos e temos uma relação ótima com o cartão de crédito, que nós usamos muito, porém fazemos todo o controle de gastos por uma planilha exclusiva para o cartão, assim quando percebemos que o gasto está ficando alto, paramos de usar. E eu também recomendo para todos que não sabem usar o cartão, que o deixem de lado ou aprendam a usar aos poucos.

    Sobre as compras, faz uns 2 meses que começamos a ir em uma nutricionista, o que nos ajudou bastante a planejar a lista e como tem mercados perto de casa e do trabalho, fazemos uma compra mensal com os produtos básicos e toda a semana compramos carnes e frutas/legumes nos dias de promoção do mercado.

    Essa pandemia poderia ter estragado todos os nossos planos e causado muitas brigas, pois a situação financeira ruim geralmente leva a isso, porém como temos essa parte financeira bem planejada, conseguimos nos adaptar cortando alguns gastos e readaptando a nossa vida um pouquinho e até agora só tivemos que recorrer a nossa reserva uma única vez, que foi quando o total dos nossos ganhos caiu 60%.

    Realmente não é algo que se faz da noite para o dia, nós dois começamos a organizar as finanças já faz alguns anos, porém e importante começar mesmo que pareça difícil, pois vale muito a pena.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente tudo está caro, mas é questão de procurar, pesquisar e analisar em qual mercado você consegue economizar mais Smiley laugh

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tenho vontade de CHORAR toda vez que vejo o saldo final no caixa do mercado. Está tudo muito caro. E olha que nem sou do tipo que enche a geladeira de guloseimas.

    Estou pesquisando ainda uma forma de me adaptar com essa parte relacionada a alimentação.

    Ótimas dicas. Gostei muito

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!!!! Smiley heart Smiley heart

    kkkk te entendo, mas tento seguir a risca o cardápio e, tirar um dia para facilitar os preparos, como cozinhar feijão, lentilha para congelar, fazer temperos e cheiro verde picadinho.

    e vamos que vamos tentando equilibrar tudo!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Alice! Smiley heart

    • Responder
  • Alice
    Noiva Ativa Fevereiro 2023 São Paulo
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ARRASOOOU Smiley heart EXCELENTES DICAS

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaa obrigada, Lline!

    Siim, os preços mudam mesmo!

    Aqui infelizmente a gente acaba gastando mais com a carne, porque compramos no mercado que tem a carne melhor, mas nada exagerado.

    Acredita que cardapio não funciona muito comigo? Nem sempre quero cozinhar aquilo que planejei kkkk, mas realmente é uma ótima opção!

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Keyte,

    Que ótimas dicas!!!

    Aqui seguimos tudo tudo!!!

    Planilhamos tudo!!!

    sobre gastos com mercados, estamos em teste e como o preço muda de um por outro!!! kkk

    Uma coisa que me ajuda muito é fazer um cardápio, assim as compras ficam mais baratas.

    Ah produtos de limpeza eu amo amo!!!

    Adoro instagram de dicas domésticas!!

    Beijos beijos!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que te ajudarão! Smiley laugh

    Por nada!! Smiley heart

    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas!!!

    Vão nos ajudar pra caramba

    Obrigada!

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada, meu bem... Smiley kiss

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaaaaaaaa muito obrigada, Babi! Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como sempre, vc arrasou no debate, né Keyte!!

    Com certeza, dicas valiosas pras noivinhas que estão prestes a casar, e também pras recém casadinhas que estão perdidas... hehehe

    Adoreiii!!!

    Parabéns!! ❤️

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!!! Smiley heart

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate, dicas valiosas e importantes para quem ainda não se casou. Obrigada 😘
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaa que bom que gostou, Mi!
    Já vai treinando desde agora, quando casar fica mais fácil! 😁
    Por nada! ❤️
    • Responder
  • Milene
    Super Noiva Julho 2024 Rio de Janeiro
    Milene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoreei! Essa questão da planinha eu vou precisar se acostumar hahaha, porque sei que realmente faz toda diferença. 😅
    Obrigada por tantas dicas boas. 🥰
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Dé! Aaaaaa você é demais!
    Também acho que deveria ser lei kkkk
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate, Keyte!! Smiley heart

    E não me canso de falar que você arrasa SEMPRE nos debates, né? Dicas super úteis e que vão ajudar muuuuuito todo mundo que vai iniciar a vida a dois!! Quem ama planilhas sabe como elas são importantes! hehe... E conversar sobre as finanças, assim como todas as outras coisas, é sempre muito importante. Não gastar mais do que pode deveria ser uma LEI!! hehehe... Beijossss!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A do cartão é ruim para quem não sabe controlar os gastos, porque é muito fácil perder o controle... aqui usamos cartão, mas só débito.

    Siim, eu também tempero tudo de uma vez só, principalmente frango e porco, pois jogo água quente para limpar antes.

    Aqui em casa não usamos muito, mas também fazemos isso com essas verduras!

    Alho todo picado é vida, Lili! Porque picar todo dia da muita preguiça kkkk

    Algumas dicas eu deixei para a parte 2, mas outras você me ajudou a lembrar, obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas. Dentre todas as únicas q eu não obedeço é; planilha (essa parte fica com o marido, pois eu sou desorganizada com finanças) e cortar cartão de crédito. Quase impossível pra mim, principiante em tempos de pandemia (compro, pago via cartão e recebo em casa) é mais por questão de praticidade.


    Amei o item q vc falou sobre separar as carnes. E digo mais, pra aquelas q não gostam de perder muito tempo na cozinha, além de cortar e separar, pode tb temperar as carnes. Assim, qd vc for usar, poupa muito tempo (o tempero muito tempo na carne deixa ela mais saborosa) Com as verduras (cebola e cheiro verde) eu corto picadinha e reservo. Algumas frutas como banana e frutas vermelhas tb. O alho aqui já fica picado na geladeira. Etc.....
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Sue! Smiley heart

    Kkkkk ai, as planilhas salvam muito!

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate!

    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Compartilha sempre que quiser! adoroooo kkk

    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas maravilhosas, Keyte! Parabéns! 💐

    Eu ri muito na parte da planilha, porque elas são necessárias mesmo!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, são mesmo!
    Por nada!! ❤️❤️
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada!! ❤️
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse tipo de pensamento é organização entre os casais são muito importantes! Obrigada pelas dicas! Smiley heart
    • Responder
  • Aysha
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Aysha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aa muito obrigada por essas dicas 😍
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaaaaaa que bom que gostou, Gio! Fico feliz!
    Kkkk pode deixar, vou começar a planejar a parte dois! ❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas