Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fernanda
Noiva Master Junho 2025 Paraná

Diferenças entre brunch, café colonial, tea party e café da tarde: post explicando (parte I)

Fernanda, dia 5 de Dezembro de 2022 às 07:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9

Bom dia comu Smiley cake

Quem mais acordou cedo e com fome assim como eu nessa segundona? Então nada melhor do que falar de evento que tem comida né? Nesse post eu vou primeiro dar uma situada e ambientada dos eventos pra vocês e no próximo nós vamos falar apenas de comida, então por enquanto passem fome aqui comigo haha

hungry.gif

Nesse post aqui eu perguntei quem sabia as principais diferenças entre esses menus de casamento ou de festas pré-casamento que estão se popularizando atualmente no mundo dos casamentos e vi que a maior parte das pessoas ainda não sabe, e mesmo quem sabe, tem só uma ideia bem abrasileirada da coisa, por isso vim explicar de forma concisa as diferenças, até porque 3 desses 4 menus foram minhas escolhas para o casamento, o chá de lingerie e o open house que teremos após, mas já já eu conto pra vocês qual será qual por aqui.

Vou separar tudo em categorias assim a diferença fica BEM clara.

PROPOSTA:

Café Colonial: Sabe aquele café da manhã que te sustenta para o dia todo? É essa a proposta do café colonial, é pra deixar até café da manhã de hotel no chinelo.

Brunch: A perfeita união de café da manhã (breakfast) e almoço (lunch) para quem gosta de almoços levinhos como os Americanos e de pratos cheios de combinações é a pedida ideal.

Café da tarde: Aquele bem brasileiro e sem erro, o segredo é a variedade e a fartura, pra poder comer de tudo um pouquinho durante um evento longo.

Chá da tarde (tea party): Bem inglês e tradicional, com muitas comidinhas diferentes para o nosso paladar, é a pedida certa para quem quer um evento requintado e com classe.

LOCAL ADEQUADO (e como servir a comida):

brunch-champagne.gif

Café Colonial: Combina com locais rústicos ou industriais. Precisa-se de mesas e cadeiras convencionais para os convidados comerem, afinal as comidas são geralmente pesadas e é normal encher o prato no buffet, que é a melhor forma de servir essa refeição.

Brunch: Combina com qualquer lugar, tudo vai depender da decoração, pode ser algo mais moderno, elegante ou até no campo. Pode ou não ter mesas convencionais para os convidados, mesas estilo bistrô são bem-vindas desde que o tamanho dos pratos seja reduzido, se o tamanho dos mesmos for reduzido, o ideal são ilhas gastronômicas com esses pratinhos prontos para as pessoas pegarem, afinal a apresentação é tuuuudo em um brunch, mas se os pratos forem tradicionais o melhor é servi-los a la carte nas mesas.

Café da tarde: Combina melhor com ambientes informais/casuais como a sua própria casa ou jardim da mesma, o salão do seu prédio, ou até em formato de picnic em um parque bonito, porque não? Como não tem muita regra com o momento de servir a comida, o melhor é o buffet ou ilhas gastronômicas separadas por categorias (bolos, tortas, pães, salgadinhos, etc).

Chá da tarde (tea party): Esse evento pede um local minimamente elegante, não combina com lugares rústicos, mas pode funcionar no campo desde que bem ambientado e decorado. Já a comida fica bem servida em ilhas individuais (aquelas torres com andares que podem ser colocadas em cada mesa) ou em serviço a la carte se a pessoa quiser investir um pouco mais.

DRESSCODE:

the-office-jim-halpert.gif

(o item mais ignorado pelos convidados e as vezes até pelos hosts dos eventos)

Café Colonial: Como você se vestiria para tomar café da manhã em um lugar bacana na sua cidade? Vá assim, um casual elegante e comportado basta.

Brunch: Nesse caso pense nas roupas que você geralmente usa como convidado para ir a aniversários ou festas da empresa, algo mais no sentido do esporte fino, nem muito formal nem formal de menos, e cores vivas são muito bem-vindas, é um evento com ar leve e feliz.

Café da tarde: O mais informal do grupo, é nesse que a gente tem mais liberdade e justamente por isso é mais fácil de errar, por isso é sempre válido perguntar aos hosts se a festa terá um segmento ou tema e assim pode-se ir mais adequadamente vestido.

Chá da tarde (tea party): Pensem na família real britânica e sigam essa vibe, não tem como ser diferente se não fica inadequado.

Ps. jeans e saias/vestidos muito acima do joelho nunca são bem-vindos em nenhum evento desse tipo, por mais informal que seja.

HORÁRIO:

Café Colonial: A partir do nascer do sol até o meio dia tá valendo, afinal como citei antes é aquela refeição pesada pra te sustentar o dia todo.

Brunch: deve ser servido entre 10 e 14h para não ser descaracterizado, antes disso seria apenas um breakfast com comidas inadequadas, depois disso o ideal já é um almoço completo e as comidinhas de café da manhã ficam sem sentido.

Café da tarde: A partir das 14h até o pôr-do-sol vale tudo, e como o mais legal é buffet, dá pra ficar beliscando o tempo todo durante a tarde, é maravilhoso.

Chá da tarde (tea party): como o chá deve ser servido pontualmente as 17h, o ideal é iniciar o evento às 16 ou 16:30 para poder conversar um pouco e beliscar algo, às 18-18:30h no máximo já é hora de finalizar para não ficar cansativo ou perder o propósito.

Por aqui a escolha foi o Brunch para a nossa recepção de casamento, que acontecerá em um domingo às 11 da manhã. Já a tea party sempre foi meu sonho realizar, e como sempre quis um chá de lingerie comportado apenas para ganhar pijaminhas e camisolas para a lua de mel, vi aí a oportunidade de me reunir com as madrinhas e mulheres da família. E o café da tarde que é o mais simples vai ser nosso evento de open house pós-reforma do apartamento que vai rolar ali uns dias após o casamento, assim mantemos todos reunidos e no ambiente familiar e aconchegante que tanto amamos. Inclusive acredito que farei um post contando mais sobre o que é um open house pra vocês!

Agora que já demos uma situada de quando e onde fazer esses eventos vou esperar vocês me contarem qual mais gostaram e se vão realizar algum deles, e em breve trago mais um post com dicas do que servir de doces, salgados e bebidas e principalmente dicas de decoração, porque ela faz toda diferença para esses eventos. Beijinhos!!!

9 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 10 de Dezembro de 2022 às 11:14
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você fez uma escolha excelente para o horario e para a economia também, com certeza
    • Responder
  • Taiza
    Noiva Principiante Maio 2023 Rio de Janeiro
    Taiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu casamento será as 15 hrs e a recepção será uma mistura de coquetel com café da tarde , bem casual , sem mesas , só com bistros e louges pelo local , acho lindo e ficou muito mais barato
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Post super informativo e necessário

• Responder
  • Vanessa Kathenin
    Noiva VIP Fevereiro 2023 Pernambuco
    Vanessa Kathenin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas dicas Smiley heart

• Responder
  • Luísa
    Super Noiva Setembro 2023 São Paulo Estado
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal novinha, orbigada pelas dicas e por compartilhar conosco
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Março 2024 Bahia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Fer, amei as dicas, post muito importante ❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei Fe, confesso que achav que era tudo parecido hahaha mas é bem diferenteeee
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fê amei o post. Super necessário! Eu mesma era uma que sabia bem pouco sobre a diferença entre cada eventos e não saberia explicar se alguém me perguntasse.

Agora sei tudoo!! Arrasou!

• Responder
  • Esthefani
    Noiva Master Dezembro 2023 São Paulo
    Esthefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiie Fê, amei o post muito informativo e delicioso rs' ... obrigada por compartilhar Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe