Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nane
Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal

Diferentes rituais de casamento

Nane, dia 8 de Junho de 2020 às 12:20 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 6 101

Oi comunidade casamenteira mais linda do Brasil! Smiley ring

Hoje decidi criar um compilado de rituais/simbologias para a cerimônia de casamento, cada vez mais em alta e alguns super originais. Alguns eu confesso que só conheci quando conversei com uma celebrante que iria celebrar meu grande dia, mas achei as ideias lindas, e gostaria de compartilhar com vocês.

Cerimônia das areias:

Cada vez mais em alta, este ritual é muito usado pelos noivos de culturas ou religiões diferentes. Aqui, os noivos vão misturando cores diferentes de areia em um vaso, que representa a singularidade do casal, mas também o compromisso para a vida toda que ali estão assumindo, já que os grãos de areia ficarão naquela posição para sempre. Além do mais, é uma excelente recordação deste dia especial!


Diferentes rituais de casamento 1


Plantio de árvore:

Através deste ritual, os noivos demonstram sua intenção em cultivar o amor, bem como a fertilidade. A árvore fica a escolha do casal, mas poderá ser levada para o novo lar, relembrando este dia especial e também, a necessidade diária de regar com carinho, amor e atenção, em alusão ao que devemos fazer com o casamento.


Diferentes rituais de casamento 2


Ritual do vinho:

Aqui entra um ritual bem original, de inspiração judaica: cada noivo recebe uma taça de vinho, um de vinho branco e de vinho tinto, misturam em um cálice só, o que forma, então, uma nova bebida, única para o casal. Depois de beberem, os noivos quebram a taça, referindo-se a ideia de que somente eles tomarão daquele vinho, ou seja, não se unirão a outra pessoa a partir daquele dia.


Diferentes rituais de casamento 3


Ritual da caixa de vinho:

Aqui os noivos fazem referência à melhor qualidade do vinho e do casamento com o passar do tempo e com o cuidado dispensado à preservação dos dois. Nessa cerimônia, o celebrante coloca uma boa garrafa de vinho e cartas escritas pelos noivos, familiares próximos, pais, padrinhos e madrinhas em uma baixa bem bonita. Depois, lacra a caixa sem que os noivos tenham acesso ao que foi escrito. A caixa deverá ocupar um lugar de destaque na residência do casal e fará os noivos se recordarem do projeto de amadurecimento da relação e compromisso assumido por eles de fazer com que o casamento se torne ainda mais incrível a cada comemoração de bodas. Os noivos devem escolher em que ano abrirão a caixa para a leitura das caixas, renovação dos votos e brinde com o vinho guardado.


Diferentes rituais de casamento 4



Cerimônia dos balões:

Esse é um ritual cada vez mais consolidado dentre os noivos. Os convidados recebem balões com gás hélio, e no momento indicado pelo celebrante, mentalizam boas intenções ao novo casal e soltam aos céus, para que sejam abençoados com os votos das pessoas queridas.


Diferentes rituais de casamento 5


Ritual das velas:

Os noivos recebem, cada um, uma vela, de forma que, juntos, acendam uma terceira vela. Após a luz que se inicia com a terceira vela, eles apagam as duas primeiras, remetendo a ideia de que a partir dali, deixaram a vida de solteiros (vivendo individualmente) para viverem a vida a dois. Há uma variação onde os pais do noivo acendem uma vela e os da noiva outra, enquanto os noivos acenderão uma terceira a partir das velas dos pais, também representando a unidade dos noivos e a formação da nova família.


Diferentes rituais de casamento 6


Ritual da lavagem dos pés:

De inspiração cristã, os noivos lavam os pés um do outro (às vezes o dos pais), em demonstração de humildade, respeito, amor e servir ao outro, tal como Jesus fez.


Diferentes rituais de casamento 7


Dispersando energias negativas:

Inspirada na cultura celta, nessa tradição as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. A água, representando a transparência da conexão do homem com Deus, o sal, por sua vez, já representa uma catalisador da negatividade.


Diferentes rituais de casamento 8

(Créditos: Natasha Cohn celebrante e Zankyou)

____

Há vários outros rituais e simbologias, assim como outros tantos podem ser criados, respeitando sempre a identidade e estilo dos noivos.

Agora me contem: alguém aqui vai fazer algum ritual? Tem outra ideia para acrescentar para as noivinhas?

Smiley heart

101 Respostas

Última atividade por Nane, dia 9 de Dezembro de 2020 às 11:16
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Gi!! Que bom que você gostou, fico feliz. Também adoro alguns rituais. Esse das areias é super especial e significativo mesmo. 🥰🥰
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei esse compilado! Amei saber um pouquinho mais. Achei legal o ritual das areias!!!
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lindo mesmo, Lia. Super significativo, né? 😍😍
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Thay! Fico feliz que tenha gostado. O ritual das areias é lindo mesmo. Acho super significativo! Se optarem por algum, depois nos mostre o resultado. 🥰🥰
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Li C. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo o ritual da areia.
    "Uma vez juntos jamais se separam"
    • Responder
  • Thay
    Noiva Novata Julho 2021 Rio de Janeiro
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei cada idéia, mas a das areias e de lavagem dos pés tem o meu coração.
    Já mandei as ideias pro Noivo
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que tenha gostado! Realmente, existem várias formas originais e com significados diferentes, agradando todo mundo. 😊
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Esperta Setembro 2023 Minas Gerais
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quantas formas. Muito interessante

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Teresa! Fico feliz que tenha gostado. Reuni rituais que acredito serem bem democráticos, assim agradando todo mundo. Celebrar o amor é bom demais! Um beijo, linda! ☺️
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Principiante outubro 2023 São Paulo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o post! Várias ideias legais para um ritual diferente e apaixonante para uma celebração cheia de amor!

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beijão!!! ❤️ ❤️ ❤️ ❤️
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Simone! Sinto pelo adiamento, sei bem como é a sensação, mas como você disse, um dia ainda mais especial está sendo preparado para vocês. Vai ficar lindo o ritual do vinho, acho muito significativo. 🥰
    • Responder
  • Simone
    Noiva Constante Novembro 2021 São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou umbandista , meu noivo não tem religião definida ,somente acredita em Deus. Como meu pai é evangélico e não se sentiria a vontade com uma cerimônia umbandista , optamos por casar com cerimonialista e fazer a do vinho em nossa cerimonia ecumênica no buffet , infelizmente adiada de 26/04 para ainda uma data que Deus irá preparar para nós após a pandemia .

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lara! Ahhh, que bom que gostou, fico feliz! Eu não tinha pensado na questão da sustentabilidade quanto aos balões até a Dé falar, e agora você. A da árvore é muuuito significativo, né? Imagina só, ter que ir cuidando da plantinha, que nem o casamento, todos os dias? Muito especial! Se fizer fala para gente! E sinceramente? Agora que vc falou da plantinha, realmente... 🤣🤣🤣🤣🤣



    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nane, que lindos! A maioria eu já conhecia, com exceção das do balão e do plantio da árvore.

    A do balão é bem legal, mas eu não faria por uma questão de sustentabilidade msm. A do plantio tem muito a ver com a gente! Vou propor para o meu noivo. Ele ama cuidar de plantas (tenho ZERO talento), mas achei bacana ter esse símbolo em nossa casa, seria minha árvore preferida Smiley heart . OBS. Só achei essa plantinha da foto meio suspeita Smiley xd Smiley xd

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Renata! Acho tão significativo o das areias. Fica muito especial! Mas realmente, o do vinho é uma lembrança muito boa e ao mesmo tempo legal de se esperar a data para apreciar o vinho e rememorar O dia do casamento, né? Veja com seu noivo qual ele prefere, talvez seja uma boa maneira de vocês decidirem. Depois conta pra gente! Beijinhos
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém, minha linda. Que tenhamos todas dias especiais e inesquecíveis. ❤️🥰😘🙏🏻
    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Fevereiro 2022 Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não conhecia os outros e achei excelente o da caixa do vinho.

    Escolhemos a principio da areia, mas o da caixa me deixou bem tentada.

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nane.. Nossa, que coincidência!! Sinto muito pelo seu adiamento também. Me sugeriram adiar pra dezembro também, mas como eu não gosto muito de calor e sempre quis casar no frio, acabei preferindo passar pro ano que vem mesmo. Sim... Se Deus quiser o meu e o seu serão lindos e inesquecíveis. Obrigada pelo carinho e fique bem aí também! Um beijão!! ❤️
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém, Dé! Super beijo! 😍❤️
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagina, Nane. É sempre bom a gente ter outros olhares, né? Eu que te agradeço pelo carinho. Nosso casamento foi um momento sublime em nossas vidas, e tenho certeza que o seu também será!! Beijo enorme!! Smiley heart

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Dé maravilhosa! Fico muito feliz que você tenha gostado, de verdade. Realmente, há rituais lindos, né? Todos cheios de significados! Sobre o dos balões, é um dos meus favoritos, nunca tinha pensado sobre o que você falou. Esse é um dos pontos positivos de uma amiga bióloga, Brasil! Hahahah Você tem razão, Dé. Ahhh, e os votos de vocês ficaram demais! Eu li no site! 😅😍 Vocês tiveram um casamento lindo demais! Obrigada de novo pelo carinho e um super beijo!
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nane, eu ainda não tinha visto esse debate maravilhoso que você trouxe pra gente! Que demais!!! Eu já ouvi falar de vários dos rituais listados, mas esse ritual do vinho inspirado na religião judaica eu achei bem diferente, interessante e bonito. Repleto de significados mesmo e eu ainda não conhecia!!! O único dentre os que você trouxe que eu tenho minhas ressalvas é o dos balões. Apesar de lindo ver os balões ao céu, esses balões vão cair em algum lugar (e nunca vai ser em uma lixeira, né? kkkk)... Geralmente caem em cursos de rios, represas ou em terra mesmo. Mas sinto que cada vez mais as pessoas têm essa consciência ambiental e têm optado por outras formas de rituais. Eu adoraria ter feito o das areias, acabamos fazendo apenas a celebração com os votos pessoais mesmo, já que não fizemos celebração religiosa. E foi lindo e muito emocionante!! Beijos pra você e obrigada por ter trazido um debate tão completo!! Smiley heart

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Fernanda! Sinto muito pelo adiamento, meu casamento também seria dia 18/07. 😢 Só que adiamos para dezembro, vamos ver se dá certo. De qualquer forma, mesmo que falte um tempinho, quando chegar sua data (que será linda e especial) vc mostra pra gente o resultado, tenho certeza que vai ficar demais! Super beijo e fica bem, especialmente nesses dias, pois sei que não deve estar sendo fácil - por aqui não está, rsrs. ❤️🙏🏻😘
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oie Nane... Então, se eu não tivesse que ter adiado o casamento, semana que vem já mostraria o resultado da junção das areias, porque meu casamento seria dia 18/07! Maaas, com a pandemia, passei pra 22/05/2021. Então ainda vai demorar um pouquinho, mas depois que eu tiver as fotos, vou compartilhar tudo aqui! Um beijão! Smiley heart

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho bonito e significativo considerando a tradição cristã, mas se o casal não professa essa fé não faz muito sentido mesmo. 😊
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Letícia, depois que publiquei esse debate fiquei conhecendo porque uma noivinha falou. Achei tão significativo. Muito bonito! Vai ficar demais. 🥰🥰
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lavar os pés não é muito romântico, acho meio humilhante também
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conhece a lenda japonesa Akai ito? Ela diz que almas gêmeas são unidas por um fio vermelho que não arrebenta nunca. Antes das alianças, pretendo amarrar um fio vermelho no mindinho dele e na outra ponta, ele amarra no meu dedo
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, muito boa e acho super romântica... Ah, faz sim ☺️
    Está bem, mostro sim Smiley laugh
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu amoooo a ideia dos balões! Em casamentos ao ar livre fica demais!! 😍😍
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Isabel! Que bom que gostou das ideias. Também adoro o ritual da caixa do vinho, meu noivo também. Quem sabe não fazemos? 🤗 se vc fizer mostra pra gente! 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas