Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nane
Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal

Diferentes rituais de casamento

Nane, dia 8 de Junho de 2020 às 12:20

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 101

Oi comunidade casamenteira mais linda do Brasil! Hoje decidi criar um compilado de rituais/simbologias para a cerimônia de casamento, cada vez mais em alta e alguns super originais. Alguns eu confesso que só conheci quando conversei com uma celebrante que iria celebrar meu grande dia, mas...

Oi comunidade casamenteira mais linda do Brasil! Smiley ring

Hoje decidi criar um compilado de rituais/simbologias para a cerimônia de casamento, cada vez mais em alta e alguns super originais. Alguns eu confesso que só conheci quando conversei com uma celebrante que iria celebrar meu grande dia, mas achei as ideias lindas, e gostaria de compartilhar com vocês.

Cerimônia das areias:

Cada vez mais em alta, este ritual é muito usado pelos noivos de culturas ou religiões diferentes. Aqui, os noivos vão misturando cores diferentes de areia em um vaso, que representa a singularidade do casal, mas também o compromisso para a vida toda que ali estão assumindo, já que os grãos de areia ficarão naquela posição para sempre. Além do mais, é uma excelente recordação deste dia especial!

cfb_1776937.jpg

Plantio de árvore:

Através deste ritual, os noivos demonstram sua intenção em cultivar o amor, bem como a fertilidade. A árvore fica a escolha do casal, mas poderá ser levada para o novo lar, relembrando este dia especial e também, a necessidade diária de regar com carinho, amor e atenção, em alusão ao que devemos fazer com o casamento.

cfb_1776939.jpg

Ritual do vinho:

Aqui entra um ritual bem original, de inspiração judaica: cada noivo recebe uma taça de vinho, um de vinho branco e de vinho tinto, misturam em um cálice só, o que forma, então, uma nova bebida, única para o casal. Depois de beberem, os noivos quebram a taça, referindo-se a ideia de que somente eles tomarão daquele vinho, ou seja, não se unirão a outra pessoa a partir daquele dia.

cfb_1776941.jpg

Ritual da caixa de vinho:

Aqui os noivos fazem referência à melhor qualidade do vinho e do casamento com o passar do tempo e com o cuidado dispensado à preservação dos dois. Nessa cerimônia, o celebrante coloca uma boa garrafa de vinho e cartas escritas pelos noivos, familiares próximos, pais, padrinhos e madrinhas em uma baixa bem bonita. Depois, lacra a caixa sem que os noivos tenham acesso ao que foi escrito. A caixa deverá ocupar um lugar de destaque na residência do casal e fará os noivos se recordarem do projeto de amadurecimento da relação e compromisso assumido por eles de fazer com que o casamento se torne ainda mais incrível a cada comemoração de bodas. Os noivos devem escolher em que ano abrirão a caixa para a leitura das caixas, renovação dos votos e brinde com o vinho guardado.

cfb_1776943.jpg

Cerimônia dos balões:

Esse é um ritual cada vez mais consolidado dentre os noivos. Os convidados recebem balões com gás hélio, e no momento indicado pelo celebrante, mentalizam boas intenções ao novo casal e soltam aos céus, para que sejam abençoados com os votos das pessoas queridas.

cfb_1776945.jpg

Ritual das velas:

Os noivos recebem, cada um, uma vela, de forma que, juntos, acendam uma terceira vela. Após a luz que se inicia com a terceira vela, eles apagam as duas primeiras, remetendo a ideia de que a partir dali, deixaram a vida de solteiros (vivendo individualmente) para viverem a vida a dois. Há uma variação onde os pais do noivo acendem uma vela e os da noiva outra, enquanto os noivos acenderão uma terceira a partir das velas dos pais, também representando a unidade dos noivos e a formação da nova família.

cfb_1776947.jpg

Ritual da lavagem dos pés:

De inspiração cristã, os noivos lavam os pés um do outro (às vezes o dos pais), em demonstração de humildade, respeito, amor e servir ao outro, tal como Jesus fez.

cfb_1776949.jpg

Dispersando energias negativas:

Inspirada na cultura celta, nessa tradição as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. A água, representando a transparência da conexão do homem com Deus, o sal, por sua vez, já representa uma catalisador da negatividade.

cfb_1776951.jpg

(Créditos: Natasha Cohn celebrante e Zankyou)

____

Há vários outros rituais e simbologias, assim como outros tantos podem ser criados, respeitando sempre a identidade e estilo dos noivos.

Agora me contem: alguém aqui vai fazer algum ritual? Tem outra ideia para acrescentar para as noivinhas?

Smiley heart

101 Respostas

• Brenda
    Super Noiva Abril 2021 Bahia
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as ideias, agora estou pensando em fazer a cerimônia dos balões! 🥰
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, adorei as ideias! Estou pensando em fazer a da caixa do vinho Smiley smile

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii Carol!!! Eu vi seu debate sobre isso! Ficou lindo! Bom saber de alguém que fez. 🤗🥰😘
    • Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Novembro 2019 Santa Catarina
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que legal.
    São tantas dinâmicas que foi difícil pra escolher. Primeiro iriamos fazer a das areias, mas depois optamos pela caixa de vinho. Foi super bonito.
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi linda! Que bom que gostou, fico feliz! Se for usar algum depois nos mostra! Um beijo de Brasília 🥰😘
    • Responder
  • T. Belchior
    Noiva Novata Janeiro 2022 Pernambuco
    T. Belchior ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ameiiii!!!
    Sou espírita e quero sair do óbvio pq além de não querer a tradição católica, me identifiquei com algumas que vc escreveu aqui ❤️
    Me inspirou!!! Um bjo de Recife-PE
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Fernanda! Nossa, eu também acho linda e super memorável! Vai ficar lindo! Depois do casamento mostra pra gente o resultado ❤️🥰
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos fazer a cerimônia das areias. Acho muito lindo!
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Carol! Eu também só vim conhecer alguns há pouco tempo. Tem uns bem diferentes, né? Que bom que gostou, linda. Beijinhos 😊😘
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Eduarda! Tem uns bem diferentes, né? Eu também conheci recentemente. Que bom que gostou! 😊🥰😘
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Flaviana! Fico feliz que tenha gostado. Quando vi alguns a primeira vez também achei super diferentes, aí pensei: “vou compartilhar com as meninas, vai que alguém se identifique”. Por aqui meu noivo também gostou muito do ritual da caixa de vinho, se a igreja permitir, é bem capaz que façamos. Se vocês fizerem não deixe de nos mostrar o resultado final! 🥰 beijinhos 😘
    • Responder
  • E
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraíba
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo... não conhecia alguns. 🙂
    • Responder
  • Caroline
    Super Noiva Novembro 2021 Paraná
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal os rituais eu conhecia somente das areias e do lava pés, gostei de conhecer os outros, obrigada pelo debate noivinha Smiley smile

• Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate mais super, hiper, mega interessante!!!

Não conhecia a maioria desses rituais, Nane. Só a cerimônia das areias que vi uma vez, mas não sabia o significado dessa simbologia.

Achei super bacana a ideia de incluir algum desses rituais ao casamento.

Se fosse para escolher um, seria o ritual da caixa de vinho. Acho que vou adotar a ideia e fazer o ritual no dia do meu casamento.

Gratidão por compartilhar conosco! Smiley heart

• Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode deixar!! Mostrarei sim 💛
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal, Laís! Ia ficar super simbólico e marcante! Se fizer mostra pra gente depois 😍😍
    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós estamos pensando em fazer o plantio da árvore... nós plantamos uma no dia em que começamos a namorar de bobeira sabe?

como faremos o first look, pensamos em plantar nesse momento, já que faremos a cerimônia tradicional na Igreja

• Responder
  • Caroline
    Super Noiva Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza.
    • Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou, Vanessa! Ainda que a gente decida não fazer nenhum ou que não seja a cara dos noivos é legal conhecer né? Beijinhos 😘😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que maximo...alguns eu não conhecia...adorei.

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Gabriela! Concordo com vc, tem que ser a cara dos noivos. De qualquer jeito o casamento é um momento muito lindo, independente do gosto do casal. 🥰🤗
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não gosto, sou muita clássica para casamentos!

Mas respeito quem gosta, a cerimonia tem que ser a nossa cara =D

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo, Juliana! Vai ficar demais! Depois mostra o resultado pra gente. ☺️🥰
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pretendemos fazer a cerimonia das areias, com as cores da bandeira lgbt

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ambos são super significativos! Se decidir fazer algum deles mostra para nós o resultado 😊🥰
    • Responder
  • Caroline
    Super Noiva Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou entra a de lavar os pés e a do vinho q quebra as taças
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com toda a certeza, Nane!

Se o casal gosta, acho que fica muito legal ser original!

• Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro que venho.... Smiley heart Smiley heart

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahahah

claro!

vou fazer o debate de hoje e dps crio um falando mais! hehehe

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ebaaa! Mostra sim! Adoro ver, especialmente quando já somos “próximas” e vamos pegando o estilo da pessoa. Fico ansiosa para ver os detalhes hahaha

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh entendi

verdade!

viu, se decidir eu aviso a voces sim!

compartilharei mais depois o que ja temos pro casamento eheheh

• Responder
  • Nane
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legais né, Carol? Tem uns tão diferentes e simbólicos, adorei! Amo o da caixa do vinho e dos balões ( esse não vou conseguir fazer pq será na igreja), mas dependendo das regras da igreja, adorei a da caixa do vinho, que nem vc! Vou ver se a igreja autoriza. Se vc decidir fazer depois mostra pra gente 😍
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas