Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Noiva Constante Junho 2024 São Paulo

Divisão de gastos

Gabriela, dia 13 de Novembro de 2023 às 23:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 13
Acredito que meu namorado é mal acostumado, sempre fui gastona e acabei bancando as coisas, pq se eu quero, eu pago.
No casamento estou sentindo isso também é hj especialmente me bateu um desânimo.. parece que só eu quero casar, só eu quero festa (por ele não fazíamos nada!) O casamento ja ultrapassou a marca de 60 mil e eu posso te dizer que 90% chutando baixo fui eu que paguei. Até aí tudo bem, eu trabalhava em dois lugares e estava com uma ótima renda, mas acontece que estou só em 1 agora e com uma renda normal. Não consigo mais bancar tudo sozinha e estamos há 7 meses do casamento. Detalhe que ele ganha igual eu, não ganha mal.

Há algumas coisas para quitarmos, orquestra, chopp, decoração da igreja e eu já penso, vou pegar meu 13, meu bônus e ir pagando, mas não vejo isso dele, ao contrário, ele não falou nada e se eu perguntar, sei que vai dar ruim.
Não é só sobre casamento essa coisa de gasto, são com várias outras coisas que mexem no bolso..
Sinceramente, nessa altura do campeonato eu desanimei. Sem contar a lua de mel que eu planejei, quero ir pra Europa e eu juntei o euro todinho, só falei pra ele me ajudar na passagem - e ele ainda reclama, seja pela passagem ou hospedagem.
Sei lá, não tem como desistir, mas queria saber se alguém passou por isso e uma boa conversa resolveu.

13 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 19 de Novembro de 2023 às 22:35
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que deveria ser proporcional, vocês já conversaram so re como vão dividir as despesas quando morarem juntos? Essa conversa tem que existir o quanto antes, e bem detalhada.
    Por aqui estamos pagando mais ou menos meio a meio. Meu noivo não fazia questão nenhuma de festa mas ele sabia que pra mim era super importante e topou entrar nessa comigo, mesmo sendo bem suado de pagar. Isso é compromisso e parceria, essencial para que o relacionamento funcione direitinho.
    Acho importante vocês conversarem sobre isso abertamente e alinharem, para no mínimo você saber o que esperar.
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha tudo bem??? Vamos lá

    Acho que você pagar a maior parte do casamento não chegaria a ser um problema SE ele nao tivesse uma renda como a sua. Esse é um ponto que pra mim particularmente não seria negociável. Hoje, meu noivo não tem uma renda como a minha e dividimos proporcionalmente os gastos do casamento. Se vocês estão tendo problemas com relação ao dinheiro no noivado, imagine como será seu casamento.

    Se seu noivo não está mais interessado na festa do casamento, vocês precisam se comunicar e tentar resolver, seja você abrindo mão ou ele. Pra dar certo alguém tem que ceder, e deve ser assim durante o casamento também. Caso ninguém queira abrir mão, é hora de rever os planos.

    Outra coisa que percebi do seu texto, "não tem como desistir". Minha linda, se for necessário, tem como sim. Desista mas não insista em algo que não está te fazendo feliz, por favor.

    Fica com Deus! Espero que tudo dê certo!!

    • Responder
  • Mercedes
    Noiva Constante outubro 2024 Pernambuco
    Mercedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, existem algumas conversas que precisam ser feitas indispensavelmente antes do casamento, como exemplo: Filhos, finanças, tipo de moradia... Então não deixe para ter essas conversas depois que casar.

    Por aqui, antes mesmo do curso de noivos, já tinhamos tido conversas sobre todos os tipos de assunto... Por exemplo, quando casarmos, juntaremos nossas contas, independente de quanto cada um ganhar, o salário não será apenas meu, será nosso e vice versa. Claro que mensalmente nós tiraremos uma espécie de "mesada" para cada um, enfim... São gostos e prioridades do casal, é importantíssima essa conversa Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gabi, vocês precisam conversar a alinhar isso urgente!!! Porque se está desse jeito antes do casamento, imagina depois? Segundo estudos, a crise financeira é o segundo maior motivo que leva ao divorcio.

    Seu namorado está acomodado e acostumado que você leva as contas nas costas, e isso precisa mudar.
    Eu sempre fui contra a festa mas pra meu marido era primordial. Fizemos a festa mas eu impus que fosse para um orçamento bem limitado e pagamos metade/metade. A única coisa que eu não paguei e foi acordado, foram as bebidas alcoólicas.

    E no meu casamento sigo fazendo planilhas de gastos para controlar, assim teremos uma vida financeira mais justa.

    Hoje você está trabalhando, ganhando bem e amanhã? Se você não é funcionária publica, então ninguém garante que será assim pra sempre. E é na dificuldade que o outro precisa apoiar, e vice-versa.

    Outra coisa que gosto de falar é: separação TOTAL de bens. Ninguém quer divorcio mas essa modalidade traz benefícios mesmo no matrimonio. Vale a pena.

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gabriela, por aqui também sempre foi um sonho meu e também paguei a mais pelo casamento (arquei com 20% a mais) e tudo que eu queria "extra" eu também paguei, mas isso foi acordado com meu marido inicialmente.

    Quando ele me pediu em casamento e decidimos fazer a festa, assim que começamos a olhar as coisas já decidimos o orçamento e o quanto iríamos gastar. Tudo que "extrapolou" do orçamento e eu não abria mão, foi responsabilidade minha. Porém, conversamos e acordamos que todo esse valor "extra" que eu arquei, meu marido investiria em coisas para a nossa casa.

    Mesmo sendo um sonho mais seu do que dele, certamente terão convidados e familiares dele presentes, logo, ele tem que ter essa noção de que o casamento é do dois, e que ele tem sim que dividir os gastos com você, ao contrário, você convidaria apenas quem você quisesse.

    Mesmo sendo difícil uma conversa, é essencial falar sobre dinheiro desde o namoro. Vocês precisam ter um planejamento financeiro como família e o dinheiro nunca poderá ser um tabu. Agora é o casamento, futuramente será casa, filhos, etc.

    • Responder
  • Jhenifer
    Noiva Ativa Novembro 2024 São Paulo Estado
    Jhenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também acho que vocês deveriam ter uma conversa séria, até porque, como será, depois que casar? por mais que o sonho seja seu de fazer festa, ele tem que te ajudar. Espero que dê tudo certo.

    Meu noivo no começo não queria festa, para ele a gente reformava nosso apartamento. só que expliquei que a festa era meu sonho e não abriria mão da festa. por conhecer ele, eu sabia que se eu deixasse para fazer a festa só depois não iria acontecer pois ele iria se acomodar e não faria esforço nenhum para realizar meu sonho, sendo que já estaríamos casados (Cartório) e com o apartamento reformado, ele estaria de boa.

    Sendo que fazendo a festa e depois com tempo deixamos o apartamento do nosso gosto, por que aí seria prioridade dos dois. Ele entendeu super bem, e hoje me ajuda com todo o gasto do casamento, meio a meio para cada.

    Ter uma conversa séria é a melhor forma de resolver, colocar seu ponto de vista pode fazer ele entender o que você está sentido.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha estou com as meninas vocês precisam conversar sobre o assunto financeiro em todos os sentidos por que começar assim não dá certo por aqui eu faço mais coisas que meu noivo mais ele também me ajuda bastante mesmo sendo coisas que não são do casamento então sempre temos ajuda um do outro

    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gabi, como as meninas comentaram, planejamento financeiro é um dos temas mais importantes para esclarecer ANTES do casamento. Como será o resto da vida essa divisão? Como vocês se organizarão para investir, viajar, comprar bens? Esse é um dos principais motivos de divórcio. Vocês precisam ter uma conversa clara e transparente sobre esse tema. Colocar tudo o que tem na mesa e os planos para o futuro.

    • Responder
  • Thayná
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sonhei primeiro em ter festa e casar com tudo que tem direito, meu noivo não tinha esse sonho. Mas, ele me apoiou e embarcou nessa.
    Questões do apartamento eu e ele combinamos e dividimos meio a meio, já que ganhamos praticamente igual e não pesa pra ninguém.
    No dia de pagar os bem casado, com pix era mais em conta e eu acabei pagando do meu salário. Depois, comentei com ele se podia me ajudar pra eu não ficar sem dinheiro, e ele aceitou numa boa.
    Nessa questão consegui levar bem com ele, em conversas normais a gente comentava.
    Antes de marcamos o casamento, fizemos as contas de quanto em média a gente ganhava e quanto seria de gastos.

    Acredito que o ideal, é você conversar com ele antes. Conversar sobre gastos do casamento, gastos de casa. Pra que vocês cresçam juntos e sejam companheiros e você não ficar sobrecarregada.

    • Responder
  • Ludmila
    Super Noiva Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês tem q alinhar essa questão financeira antes do casamento e se n der certo tem como desistir sim. Casamento se desfaz até na porta do cartório. Se n conseguirem se resolver é melhor cancelar (mesmo levando prejuízo) do q enfrentar um divórcio em menos de um ano.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabriela, vcs tem que conversar sobre o planejamento financeiro, pode ate ser uma conversa difícil mas não deve ser evitada. Vc não deve arcar com todos os custos sozinha, a partir do momento que vcs casarem, o dinheiro da casa será dos dois e as contas devem ser divididas entre vcs. Essa conversa é a mais importante que vcs tem que ter antes do casamento. Se vc já esta cansada agora imagina a vida inteira assim. E a conversa não precisa ser ruim, as vzs nós ficamos guardando aquele sentimento e falamos de uma forma rispida por causa da raiva que sentimos. Mas se vc falar normal sobre seu sentimento e como acha importante vcs dividirem as contas pode ser que seja só mais conversa
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre achei ser mais minha responsabilidade em pagar do q do meu noivo. Eu q quis fazer a festa e tudo mais. Então não cobro muito dele, apesar dele ganhar mais q eu. Mas eu tbm me programei pra isso, quando decidimos eu já tinha um bom dinheiro guardado.
    Até agora o dinheiro só saiu de mim, mas concordamos no começo que foto e filmagem, bar e alianças ele iria pagar. Ainda não pagou nada 😂 mas ele sabe da responsabilidade dele. E agora faltando menos de um ano, todo mês eu lembro ele msm. Conheço ele, e sei q é bem esquecido kkkkkk
    É bom um diálogo, ficar sem falar acho q é pior. Sugiro que conversem sobre isso.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conselho: vcs precisam ter uma conversa séria sobre planejamento financeiro...e eu não estou nem dizendo em relação ao casamento (festa) em si, mas como será a vida a dois depois...uma das coisas q mais desgasta a vida do casal e problemas financeiros...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas